Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

[Peugeot 206] E tem início mais um... SET no 206!!!!

Recommended Posts

Muito obrigado pela ajuda brother.

Até procurei e encontrei alguns tópicos seus sobre esse assunto, etc...

O único lado "ruim" da história... O custo desses cabos na futureUK, não é brinquedo. :( . Só sei lá quando Deus quiser....

se quiser eu te mando via mp, to com mais de 15 lojas online de cabos, vira e mexe eu to pesquisando qual tem melhor preço... e normalmente a futureUK são um dos mais caros...

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se quiser eu te mando via mp, to com mais de 15 lojas online de cabos, vira e mexe eu to pesquisando qual tem melhor preço... e normalmente a futureUK são um dos mais caros...

abs

triatletadan, manda os sites pra mim também, por favor?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, voltando ao assunto do tópico... última versão dos tweeters ficando pronta. Amanhã entra em testes, e desconfio que AGORA VAI.

p4170084.jpg

p4170085.jpg

Domo (invertido) de papel de 2", empurrado por um array de piezos de 27mm. Deve responder bem a partir de uns 2.5KHz, quiçá mais baixo. Mas o que eu preciso é nesta faixa mesmo.

Amanhã faço os plates pra eles. Testei um sem plate, segurando na mão mesmo, e achei a sensibilidade boa.

Acho que amanhã monto as colunas no carro. Atrasei a colocação pq acabou o tecido ortofônico preto na loja, e estou esperando chegar. Mas acho que vai sem mesmo amanhã, tô curioso pra ver os brucutuzinhos tocando no carro. Em casa (na BLH) é só alegrias.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, esse arral seria um sanduíche de pequenos tweeters cladoso uns nos outros? Qual a altura dessa "pilha" de tw?

Compartilhar este post

Link para o post

É uma pilha de pastilhas piezo coladas sim. Nos extremos e no meio. Os extremos ficarão fixos.

Esses 3 aí dão uns 5mm de altura. Pretendo fazer um horn ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, com essa altura não deve haver problemas com interferência destrutiva entre a postilha da frente e a de trás... mas no meio as coisas ficarão soltas? Se realmente ficar solto, pode surgir um doppler por aí, não?

Compartilhar este post

Link para o post

A pastilha flexiona, então eu colei elas nas bordas e no centro. E o domo vai colado no centro, enquanto as pastilhas são fixadas à base pelas bordas.

Na verdade, ainda são testes. Este set é mais um teste mesmo, puro passatempo. Daqui a uns 3 meses eu devo começar um set mais sério, com 6" + tw em cima do painel (saudades!).

Compartilhar este post

Link para o post

Pequenos espaçadores feitos em pinus tratado, de baixa massa e baixa frequência de ressonância.

Foram feitos a partir de instrumentos odontológicos de remoção de restos alimentares (palitos de dente), cortados com precisão em lâminas afiadas a laser (tesoura). :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Estão tosquinhos, mas o objetivo ainda não é beleza.

p4180085.jpg

Amanhã vem teste sério. Só liguei, estão tocando e a sensibilidade está muito boa. Não tem nenhum fonoabsorvente ainda, é coisa que eu vou colocando e testando durante a semana.

Compartilhar este post

Link para o post

ô loco até tw o omi ta fazendo.

acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

Oq é isso na parte de cima? Parece uma calota de sub, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

É sim, uma calotinha de 50mm.

Ela é muito pesada. O tw toca direitinho, fui comprar um rango com a patroa agora. MAS ela tá com o falador ligado no modo HARD hoje, então não deu pra ouvir NADA. Sobe bem, boa sensibilidade e aparentemente bem detalhado. Amanhã ouço direito.

Compartilhar este post

Link para o post

É sim, uma calotinha de 50mm.

Ela é muito pesada. O tw toca direitinho, fui comprar um rango com a patroa agora. MAS ela tá com o falador ligado no modo HARD hoje, então não deu pra ouvir NADA. Sobe bem, boa sensibilidade e aparentemente bem detalhado. Amanhã ouço direito.

cara achei que era so a minha esposa que ligava o falador assim!!!

fala direto e quando eu nao respondo ela responde por mim hahahhahahahha

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vim pro trabalho ouvindo Joss Stone hoje.

Puta mer**, o tw superou as expectativas de um "rascunho". Sobe bem, ótimo timbre, MUITO detalhado. Apesar de não estar usando resistor em série (vou usar apenas pra proteger o amplificador, coisa de 2 ohms, meio por paranóia) não tem nenhum pico, não tem aquele overshoot nas altas que todo Piezo tem.

Ficou bem correto mesmo. Agora é aprimorar o esquema de espaçamento entre as pastilhas, o processo de colagem e soldagem, além de arranjar um domo mais leve. Aí sim eu consigo atingir o que espero dele, que é tudo isto que já se mostrou ser, só que com arejamento de tw residencial decente.

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, estou surpreso com esse tw... tá se saindo melhor que a encomenda. Tem um ataque estúpido, consegue reproduzir transientes (como pequenas batidas na música, barulho de boca abrindo e etc) com muita precisão.

Ouvindo Norah Jones, achei uma PUTA ressonância, a ser resolvida com mateeriaal fono absorvente na cavidade atrás do domo. Se repetiu ouvindo Foo Fighters, onde apareceu um médio mais agressivo que antes não existia. Como a cavidade tava sem nada, não me causou nenhuma surpresa. É preencher e testar.

Agora é achar um jeito melhor de colar as pastilhas, com espaçadores mais leves, e experimentar domos mais leves também. Agora finalmente me sinto no caminho.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora é achar um jeito melhor de colar as pastilhas, com espaçadores mais leves, e experimentar domos mais leves também. Agora finalmente me sinto no caminho.

Vc tentou usar apenas duas pastilhas, e colar uma na outra direto?

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz com duas, mas ainda não tinha a sensibilidade necessária.

Quero fazer com 4 pastilhas. Preciso ir atrás de componentes pra falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, atualização de planos:

Como tive que colocar à venda muita coisa (amps, mids e tudo mais) pra cobrir um prejuízo (que veio junto com o pagamento do IPVA e aí fodeu tudo), o projeto sofrerá sensíveis mudanças:

Na frente, terei os 8 x 2" e tw, e na mala, o sub, que está quase pronto. Este, amplificado por um SD250.2.

Pra frente, por hora, ando pensando em 8 pequenos amplificadores discretos de 10W pra cada midzinho. Sim, um pra cada, pois vão funcionar com motional feedback também. Nos testes em casa, ficou bem legal! Canibalizei um, colei-lhe uma pastilha piezo, e tive toda a resposta à aceleração do cone que precisava.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu endoidou de vez Kleber! kkkkkk :pirou:

Curiosidades:

- O que está usando para colar o piezo no domo?

- O que está usando entre os piezos?

- Porque não usar um domo menor? 1" por exemplo?

- Mesmo com o cone em papel, o tweeter está subindo bem?

Ps. Eu sei que vc adora os piezos, mas já pensou em colar uma bobina direto no domo invertido?

Abraços.

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

Tu endoidou de vez Kleber! kkkkkk :pirou:

Curiosidades:

- O que está usando para colar o piezo no domo?

- O que está usando entre os piezos?

- Porque não usar um domo menor? 1" por exemplo?

- Mesmo com o cone em papel, o tweeter está subindo bem?

Ps. Eu sei que vc adora os piezos, mas já pensou em colar uma bobina direto no domo invertido?

Abraços.

Tô colando com superbonder (mas não está bom. A aderência é ruim, solta com alguma facilidade. preciso testar outros adesivos). Usei espaçadores de palito de dente... hehehehehe. Só pra teste, devo usar papel nas próximas.

Domo menor pode ser... usei 2" pq já tinha aqui, e pq queria maior sensibilidade e resposta nas frequências mais baixas. Sim, sobe MUITO bem.

Não quero bobina. Indutores são para agudos a mesma coisa que uma peneira é para limões. Se abrir BEM a trama, pode ser até que passe um... mas não é feito pra isto, por isto todo tweeter, por melhor que seja, tem rolloff em altas frequências. Os melhores tws conseguem jogar esse rolloff bem lá pra cima, mas ainda existirá.

Já os piezos são o inverso. Quanto mais o conjunto mecânico tem dificuldade pra se mover, mais o piezo consegue aplicar força.

Essa idéia não é minha... Resolvi apenas perseguir resultados obtidos por este carinha aqui:

p_0007.jpg

É um Piezo de uns 9k dólares o par, se não me engano. São muito conceituados.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando a doideira... hehehe... Show de bola !

Kleber, sincero, curtiu mesmo o SD250.2 (sq)? Tocaria BEM e bonito, um kit 2 vias "caro" ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...