Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

John2012

Sugestão de Caixa para MTX JH5512-44

Recommended Posts

Postado em

Boa noite!

Seguinte... Preciso da ajuda de vocês :vts

O sub em questão é o MTX JH5512-44... Não tenho o manual em mãos (vou receber em breve) e já queria ir mais ou menos tendo idéia de caixa para ele... Em geral, as caixas originais MTX não prestam, tem um pico muito alto.... Queria uma caixa para tocar black music...

Vai ser aplicado 500~600Wrms nele (reais, amplificador alpine) e a caixa será dutada.

http://shop.mtx.com/support/Download/1831/JH5512-04.pdf

Aqui tem o manual do subwoofer bobina simples, para terem uma idéia. Eu vou usar o bobina dupla, não achei o manual na net.

Qualquer ajuda é bem vinda!

Ps: Claro que eu pesquisei, e achei apenas tópicos da galera querendo usar no SQ iuhaeiauhe não é minha intenção.

Postado em (editado)

Dei uma simulada...

mtxd.png

Caixa 55 Litros...

Verde: Duto 4" x 50 cm

Sintonia: 27,81 hz

Pico de +2 db à 54 hz

-3 db à 29 hz

Vermelho: Duto 4" x 40 cm

Sintonia: 30,60 hz

Pico de +2,6 db à 50 hz

-3 db à 29 hz

Amarelo: Duto 4" x 30 cm

Sintonia: 34,44 hz

Pico de +3,7 db à 49,5 hz

-3 db à 30,8 hz

Azul: Duto 4" x 20 cm

Sintonia: 40,23 hz

Pico de 5,6 db à 51,4 hz

-3 db à 33,4 hz

Acho que algo com 55 litros e duto por volta de 33~34 cm fique legal :legal:

Editado por guedes767
  • Upvote 1
Postado em

Essa caixa vai para um C3...

No vectra eu vou usar 2 alpine type r 10" em selada... 1400W na bundinha do par =X

Esse é o som de um amigo meu, que eu to ajudando a montar...

Postado em (editado)

guedes, acho que é isso mesmo que eu quero... A linha amarela ali =P Vou usar um duto de uns 33cm +/-, acho que ficou bem legal o gráfico!

Edit: Se alguém tiver outras sugestões, estou aberto a elas. Até por que não entendo NADA desses gráficos!!!

Editado por João Guilherme
Postado em

aproveitando, guedes, e o group delay, nao ficou muito alto?

Jão, quanto antes "em Hertz" passar na linha dos -3dB, melhor. Não deve ter tambem um pico nas frequencias. Ai depende do que ele busca, se vai qeure algo mais equilibrado ou se vai mais SPL. Mas tem que ver o group delay antes disso ai. Se o group delay estive ralto, pode embolar o som.

Eu iria na verde pra algo mais equilibrado. Ou na amarela pra algo mais SPL. Mas primeiro vamos ver o group delay.

Postado em (editado)

aproveitando, guedes, e o group delay, nao ficou muito alto?

Jão, quanto antes "em Hertz" passar na linha dos -3dB, melhor. Não deve ter tambem um pico nas frequencias. Ai depende do que ele busca, se vai qeure algo mais equilibrado ou se vai mais SPL. Mas tem que ver o group delay antes disso ai. Se o group delay estive ralto, pode embolar o som.

Eu iria na verde pra algo mais equilibrado. Ou na amarela pra algo mais SPL. Mas primeiro vamos ver o group delay.

Então Scult, eu achei que o Group Delay está aceitavel, Maxima de 17 ms:

groupdelayb.png

Editado por guedes767
Postado em

Group Delay é para saber o "atraso" do subwoofer, abaixo de 25 ms nós não conseguimos notar uma diferença...

Pra saber se vai soprar ou não tem que ver o "Air Velocity", que por acaso eu tinha esquecido de checar rsrs...

Com o duto de 4" x 30 tá dando pico de 42 ms, vai soprar um pouco... Melhor colocar 2 dutos de 3" x 42 cm, ai não vai soprar nada... []-[]

Postado em

O objetivo é spl, o pico em 45~50 hz é totalmente desejável... F3 em 30 está mais do que ótimo, pouquissimas músicas tocam abaixo disso e o ganho de cabine da uma boa ajuda!

Air velocity é importante, realmente... Talvez eu faça duto régua, ae eu me viro para fazer a equivalência. Ou posto aqui as dimensões possíveis do duto para calcularem a largura =P Vou ver se faço um rascunho da caixa hoje a noite... Vou falar com meu amigo também sobre a preferência do duto....

Sobre o delay.... Bom, o fdp é viciado em black... Subwoofer embolar em black eu nunca vi :vts

Postado em

Fala jao da montana... simulei uma caixa pra voce... pra fazer precisaria de espaco...

Bom, eu simulei para o JH5512-04, pois nao achei o 44...

Bom, simulei uma Bp6...

Como voce pode ver, deu mais de 5 db para 45 hz...

bp1l.jpg

Bom, é uma caixa grande, 2 camaras, a camara de LP ficou com 60 litros com 2 dutos de 4" por 45 cm, e outra camara, a de HP ficou com 35 litros com 2 dutos de 4" por 30 cm....

Bom, como voce pode ver, com 600 rms a 45 hz, ha um deslocamento de cone muito aceitavel.. e so comecaria a passar do xmax em 26 hz...

bp1c.jpg

Bom, a velocidade do ar nos dutos, com 600 rms, ficaram todos abaixo de 18m/s... oque é bem aceitavel...

bp1m.jpg

Curva de impedancia legal, na faixa de atuacao da caixa...

bp1v.jpg

Bom, realmente é uma caixa grande..rs mas esta ai a sugestao...

Abraco..

Postado em

Bom ai só testando... eu vejo a galera falando que acima de 20/25ms ja da sopro no duto, mas ai só testando....

Pra galera do SQ mais purista.. 16ms já consegue-se ouvir.

Pra galera mais normal.. é em torno dos 25ms..

..mas tem gente que usa caixa com sintonia mega-baixa, daquelas pra rachar tudo nas música "slow".. que ultrapassa os 30ms e nunca reclamou!

Detalhe: Se tiver beirando os 20ms mas já nos 20~35hz, não tem problema! Ruim é quando o delay tá nos 40~50hz!

Postado em (editado)

Ta engraçadinho você em..rs Se revoltou com o mundo? rs

Abraco..

Revoltado? Jamais =)

Mas o msn dela eu aceitava de boas! A não ser q seja tua mulé ou coisa assim =D

coew bloww

Ja pegou todos os travecos de aracaju? como anda as modas por aew?

Peguei nenhum ainda, a coisa ta fraca! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bicho.. moda aqui? Sei lá.. nem ando reparando essas coisas =)

Galera se junta no chat, resolve encher o saco de alguem.. é comédia! Povo quer ser "bad" à pulso! rsrs []-[] (Saudades dos tempos de colegial!)

Editado por blOom
Postado em

Galera se junta no chat, resolve encher o saco de alguem.. é comédia! Povo quer ser "bad" à pulso! rsrs []-[] (Saudades dos tempos de colegial!)

Rapaz olha o cara me chamando pra mao..rsrs

Po Bloom, so porque eu sou pequeno..rs

Abraco, e nao liga pra brincadeira nao brother... faz parte.. rs

Postado em

Não não.. era que nos tempos de colegial que rolava isso.. tipo "olha o fulano ali.. vamo zuar com ele!" kkkkkkkkkkkkkkkkkk sacou?

No colegial eu sempre fui na minha.. já me ligava em paquera e talz.. daí não perdia tempo com os muleques ;)

Tranquilo pô... estresso não! Sair da moderação me fez uma pessoa melhor! hohohohohoho :mac1

Postado em

aow jão, depois fala pra galera como toca esse JH, eu ia comprar ele mas acabei comprando um R.Thunder 12", no maximo até segunda já estou com ele em mãos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...