Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eng. Alves

Acoplamento de alto-falantes?

Recommended Posts

pois é ... Num sei pq me preocupo com estudos , se é simples assim uahuahauhauhauah

brincadeira Sandrão ... vc é um cara que pode dizer as coisas com certeza ... tu é velho de guerra !

Isso que eu citei é algo à grosso modo, hehehe, claro q tem muito mais ciência na coisa né !!! Mas tbm não existe tanta revolução como alguns comentam, que dependendo da maneira que os mais leigos entendem, pensam que é o "Fim do Mundo". Vamo devagar com os milagres pessoal, senão o santo num guenta, hehehe... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico.

Existem falantes que tem uma resposta mais cheia, mesmo que vc esteja na transversal e outros que o som “emagrece” se vc sair do eixo.

Comparando um WPU 1509 em 800 hz: cerca de -6dB a 90 graus do eixo; para não sair da linha profissional: um WPU1505 tem perda maior que -10dB na mesma condição, conforme os PDF da Selenium.

Existiria maior facilidade ou maior ganho no acoplamento de um WPU1509 em relação a um WPU1505 a partir de certa frequência?

Aproveito também para parabenizar a Selenium pelo respeito com que trata seus clientes, apresentando os parâmetros de seus produtos de forma clara e honesta.

fala bro td blz, o 1505 é posterior ao 1509? seria pra atender maior apelo comercial (SPL/potencia), perdendo na capacidade de difusão?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não passei receita nenhuma de tweeter... a receita existe, MAS...

Não tem milagre... bebam dessa água: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=179

Agora peguem um par de tweeters e vão à luta.

Só digo que vai tocar direitinho. Bom ou não, não vou dizer por N motivos já explicados, pq não quero uma avalanche de MPs perguntando como faz, pq isso ou aquilo, e pq sei que vai me dar mais complicação que felicidade.

O que tá tocando no meu carro segue essa linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Existiria maior facilidade ou maior ganho no acoplamento de um WPU1509 em relação a um WPU1505 a partir de certa frequência?

Dando meu PITACO (certeza, só testando): Sim, há maior facilidade.

Em sistemas de Line Array, a maior vantagem está em NÃO HAVER acoplamento nas vias de alta frequência. Pra isto os guias de onda vão "evitar" que as dispersões se cruzem. A idéia é chegar à direcionalidade absurda.

Pensando assim, sim, se temos um falante mais direcional, a tendência é que nos médios a interferência destrutiva seja menor. Quão menor? um pouco, talvez muito pouco, ou quem sabe faça muita diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Delima, posso estar enganado, mas acho que o caminho não é bem esse.

Ambos são 450 wrms e tem 97 dB de sensibilidade.

Mas a compressão de potência os diferencia: 1505 e 1509 a 0 dB (ou seja com 450 wrms na veia): perda de 2,5 e 3,9 dB, respectivamente.

Será que o 1505 é para um projeto que vise rendimento em intensidade (gritar alto) e a cobertura da área seja feita por muitos falantes e o 1509 é para um projeto cujo foco primeiro seja ampla cobertura direcional(teatro, anfiteatro, cinema), que com poucos falantes (dois hehehe) vc cobre uma grande área, mantendo o praticamente a mesma resposta em intensidade e frequencia independente do ângulo em que o ouvinte se encontra?

Isto?

Kleber, a partir de que frequencia o acoplamento causa mais dano que benefício?

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tópico.

Existem falantes que tem uma resposta mais cheia, mesmo que vc esteja na transversal e outros que o som “emagrece” se vc sair do eixo.

Comparando um WPU 1509 em 800 hz: cerca de -6dB a 90 graus do eixo; para não sair da linha profissional: um WPU1505 tem perda maior que -10dB na mesma condição, conforme os PDF da Selenium.

Aproveito também para parabenizar a Selenium pelo respeito com que trata seus clientes, apresentando os parâmetros de seus produtos de forma clara e honesta.

Bicho ... PUTA PERGUNTA LEGAL !!!

Eu não sei responder com exatidão ... então vou passar a bola ... fala ACHISMO é ruim !

Mas olha ... PUTA PERGUNTA BOA !

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tópico.

dn_mosfet,

Tenho que te parabenizar pela excelente observação, não havia feito essa comparação até então.

Observando as respostas polares de ambos falantes, nota-se que nas do WPU1505 as respostas não são simétricas nas projeções esquerda e direita em relação ao eixo 0°, indicando que existe algum erro de medição, já que o falante é simétrico (e deve ser considerado que o mesmo encontra-se no centro do painel da caixa acústica) e consequentemente a resposta também deveria ser simétrica. Isso pode ter acontecido por reflexões, posicionamento do microfone, posicionamento do falante em relação ao painel da caixa acústica e outros fatores, na medição. Diferente do WPU1509, que na minha opnião, tem uma resposta mais coerente e aparentemente mais precisa. Na época do WPU1505 a Selenium solicitava esse tipo de medição ao Inmetro, então não tenho como opinar sobre as medições. No WPU1509, este por sua vez foi medido dentro dos laboratórios da empresa, que contava com mesa giratória, microfone fixo, posicionamento ideal do falante em relação a caixa e câmara anecóica, o que acaba garantindo uma medição mais consistente.

1505vs1509.jpg

Vale resaltar que a curva de resposta polar não deveria variar (estou falando em variar, não atenuar) considerávelmente abaixo de 900Hz, já que até ai o comprimento de onda é maior que o falante de 15" (38,2cm), acima disso, ai sim, a geometria do sistema móvel varia bastante a dispersão polar do falante.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Dando meu PITACO (certeza, só testando): Sim, há maior facilidade.

Em sistemas de Line Array, a maior vantagem está em NÃO HAVER acoplamento nas vias de alta frequência. Pra isto os guias de onda vão "evitar" que as dispersões se cruzem. A idéia é chegar à direcionalidade absurda.

Pensando assim, sim, se temos um falante mais direcional, a tendência é que nos médios a interferência destrutiva seja menor. Quão menor? um pouco, talvez muito pouco, ou quem sabe faça muita diferença.

Kleber,

Desculpa a indelicadeza:

No Line Array a maior vantagem seria a de não haver interferências nas vias de alta e para isso a utilização do guia de ondas formando a frente de onda plana, essa por sua vez evita esse cruzamento que vc fala.

Acoplamento é muito importante ter para que se aproxime ao máximo do line source evitando "buracos" ou lóbulos no alinhamento vertical do sistema.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Estava Fazendo meus estudos para uma futura caixa para subs de 8" (alias , vou te mandar depois Renan e pedir sua opinião) ...

e achei um tópico no áudio list sobre o "LOUD" progressivo , conforme a intensidade , e PASMES PURISTAS , a BOSE usa isso ok ? As consagradas caixas de palestas e voz e violão "BOSE 802" usam um processador no qual chega a aplicar mais de 20DBs em Agudos e 15DBs em Graves ! Não acredita ?

então leia : http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=5

Isso para uns pode não ser novidade , mas para mim É ... e prova que Equalização usada CORRETAMENTE é bom SIM ... só sabe o que está fazendo !

Grande abraço à todos e vou voltar pra meu projeto =) !

Compartilhar este post

Link para o post

Estava Fazendo meus estudos para uma futura caixa para subs de 8" (alias , vou te mandar depois Renan e pedir sua opinião) ...

e achei um tópico no áudio list sobre o "LOUD" progressivo , conforme a intensidade , e PASMES PURISTAS , a BOSE usa isso ok ? As consagradas caixas de palestas e voz e violão "BOSE 802" usam um processador no qual chega a aplicar mais de 20DBs em Agudos e 15DBs em Graves ! Não acredita ?

então leia : http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=5

Isso para uns pode não ser novidade , mas para mim É ... e prova que Equalização usada CORRETAMENTE é bom SIM ... só sabe o que está fazendo !

Grande abraço à todos e vou voltar pra meu projeto =) !

Guto,

Mas sempre defendi isso! A falta de informação de alguns que recriminam o Loud.. Tem que saber usá-lo.

As dirtorções que muitos falam é para quando o volume está muito alto e os ganhos não são reduzidos, claro que ai irá saturar!

Sempre usei o loud e sempre fui feliz!! hehehehe...

Conte comigo no projeto da caixa.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Acho qur todas as Bose são processadas, então é normal mesmo ter equalizações pesadas pra acertar a resposta.

Incluisve, se você olhar um gráfico tipo waterfall (ou seja, curvas de resposta em diferentes níveis de potência) vai ver que, dependendo no nível, a curva dá uma variada.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho qur todas as Bose são processadas, então é normal mesmo ter equalizações pesadas pra acertar a resposta.

Incluisve, se você olhar um gráfico tipo waterfall (ou seja, curvas de resposta em diferentes níveis de potência) vai ver que, dependendo no nível, a curva dá uma variada.

ow klebão , mas muda mesmo ... esse é o grande lance ... sobe o som , fica mais "PLANO" ... isso que é legal !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Processamento é tudo. Num evento num hotel mês passado ouvi wooferzinho de 12 dar graves de woofer de 15 e ainda por cima fazer o casamento com supertweeter.

Um luxo.

Renan, obrigado pelas palavras e pelo esclarecimento. Vc sabe se além do 1509 existe algum outro woofer de 15 que a resposta polar do pdf tenha sido medida no laboratório da Selenium e não pelo INMETRO? Fiquei meio perdido agora.

Minha crença era que directividade era uma variável, de forma razoável, controlada em projeto através de parâmetros TS, forma e detalhes de cone, conjunto magnético, etc.

Por favor esclareça, se eu estava sonhando demais e no mundo real o negócio é mais empírico mesmo (montar projeto e ver o que acontece, por acaso pode ser dispersivo ou mais direcional).

Compartilhar este post

Link para o post

Processamento é tudo. Num evento num hotel mês passado ouvi wooferzinho de 12 dar graves de woofer de 15 e ainda por cima fazer o casamento com supertweeter.

Um luxo.

Renan, obrigado pelas palavras e pelo esclarecimento. Vc sabe se além do 1509 existe algum outro woofer de 15 que a resposta polar do pdf tenha sido medida no laboratório da Selenium e não pelo INMETRO? Fiquei meio perdido agora.

Minha crença era que directividade era uma variável, de forma razoável, controlada em projeto através de parâmetros TS, forma e detalhes de cone, conjunto magnético, etc.

Por favor esclareça, se eu estava sonhando demais e no mundo real o negócio é mais empírico mesmo (montar projeto e ver o que acontece, por acaso pode ser dispersivo ou mais direcional).

dn_mosfet,

Infelizmente não sei te dizer, apenas que a partir de 2004 com certeza as medições foram feitas dentro da Selenium. Antes disso não sei como eram feita.

Sim, directividade depende principalmente da frequencia, quanto menor o comprimento de onda maior a diretividade, deixa de ser omnidirecional e passa a ser direcional.

Acoplamento em linha (Line Array) quanto mais se aproxima do Line Source também tende a ficar direcional, independente da frequência.

Att,

RenanLopes

*Edit: Correção do Guto no post #141

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Delima, posso estar enganado, mas acho que o caminho não é bem esse.

Ambos são 450 wrms e tem 97 dB de sensibilidade.

Mas a compressão de potência os diferencia: 1505 e 1509 a 0 dB (ou seja com 450 wrms na veia): perda de 2,5 e 3,9 dB, respectivamente.

Será que o 1505 é para um projeto que vise rendimento em intensidade (gritar alto) e a cobertura da área seja feita por muitos falantes e o 1509 é para um projeto cujo foco primeiro seja ampla cobertura direcional(teatro, anfiteatro, cinema), que com poucos falantes (dois hehehe) vc cobre uma grande área, mantendo o praticamente a mesma resposta em intensidade e frequencia independente do ângulo em que o ouvinte se encontra?

Isto?

bah, isso que dá postar depois de 3h de aula de tributos municipais mais 1h de leitura de teoria constitucional, eu comparei com o automotivo 1505X, daí sim hehe

essa diferença de compressão dinâmica é muito relevante, mais até que a dispersão que vc colocou em questão; mas pra nao desviar do assunto, segundo os autores que já li a "dispersão" depende especialmente da caixa e da medição e nao diretamente dos parametros T/S (F. Alton Everest escreveu o Master Handbook antes de Thiele/Small ficarem tão conhecidos), assim depende do material da caixa, das dimensões, sua qualidade de absorção, posicionamento do falante, da medição ter sido feita em camara anecóica, tipo de microfone, etc

isso leva a crer que a aplicação era definida após o projeto montado, testado e devidamente mensurado; minha opinião é que sua afirmação provavelmente terá sucesso na aplicação proposta, apesar de que ao ar livre a absorção do ar influenciará no sentido de equiparar tais comportamentos

abs

Compartilhar este post

Link para o post

dn_mosfet,

Infelizmente não sei te dizer, apenas que a partir de 2004 com certeza as medições foram feitas dentro da Selenium. Antes disso não sei como eram feita.

Sim, directividade depende principalmente da frequencia, quanto maior o comprimento de onda maior a diretividade, deixa de ser omnidirecional e passa a ser direcional.

Acoplamento em linha (Line Array) quanto mais se aproxima do Line Source também tende a ficar direcional, independente da frequência.

Att,

RenanLopes

não seria quanto MENOR Renan ?

Compartilhar este post

Link para o post

não seria quanto MENOR Renan ?

Exatamente!!

Pensei em frequencia e escrevi comprimento de onda... heheheh

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a insistência com o assunto, mas então toda essa discrepante diferença no rendimento --- pelo menos 25% a mais em 250 hz nos falantes em questão --- é mais provável que não seja o real, mas sim diferença de equipamentos e laboratórios?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a insistência com o assunto, mas então toda essa discrepante diferença no rendimento --- pelo menos 25% a mais em 250 hz nos falantes em questão --- é mais provável que não seja o real, mas sim diferença de equipamentos e laboratórios?

dn_mosfet,

Como falei no post anterior, eu também não havia parado para fazer essa comparação/avaliação e a única explicação lógica para os dados apresentados são as que expressei (opinião pessoal), pois não vejo outra maneira, se não medição e equipamentos, para explicar pq tanta variação e assimetria no gráfico da curva polar do WPU1505, principalmente em frequências baixas. A curva polar de um falante deve ser simétrica em relação ao eixo 0°, se tem variação não é por culpa do falante, mas sim da posição onde o mesmo está fixado na caixa, alguma característica intrínseca do local de medição.. O falante é redondo!

Sugiro entrar em contato com a própria Selenium (Atual Grupo Harman/JBL) para maiores informações, assim você também nos tira essa dúvida e ajuda para o crescimento do conhecimento do forum.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Isso nao é um Topico e sim uma Aula...

Sinceramente que Saudade que senti das boas Épocas do forum.. sei que ja fui um que encheu e mtooo o saco do Guto... Segui Suas linhas.. e acho que fui um dos maiores consumidores dos produtos doidos dele... kkk

tanto que o Cross dele ainda ta no meu Tw...

tenho 4 Woofers MG de 10 GA audio..

dois mids GA audio de 6' tocando no meu home de sub e tremendo o quarto inteiro! kk

Gradiente HPA que nao uso porem nao vendo nao empresto...

deve ter Mais coisa.. kkk

Sinceramente.. Aprendi e mto com esse cara que hoje eh meu amigo.. hj meu sistema Simples porem mto efeciente todo Feito e Projetado por mim.. foi Devido a tudo isso..

nao tenho nada a Somar no Topico Claramente dito.. Porem queria Agradecer ao Kleber, Renan, Delima, Guto e todos que fizeram bons comentarios..

E pedir pra ter mais topicos assim...

Não Aguentava mais USE ISSO OU AQUILO.. TAL COISA É RUIM USA ESSA! ai melhor montar um Blog "Receitas de Som Automotivo" pq Forum de discução faz tempo que nao é!

isso ae! abraços...

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post

Link para o post

rsrsrs obrigado KBLO , realmente tu é minha cobaia rsrsrs ... mas mano ... preciso escutar seu trio com o módulo novo ... estou curioso !

Compartilhar este post

Link para o post

Vai no Paca hj? se For escutará... nao só o trio como o SQPL tambem.. hehehe

rsrsrs obrigado KBLO , realmente tu é minha cobaia rsrsrs ... mas mano ... preciso escutar seu trio com o módulo novo ... estou curioso !

Compartilhar este post

Link para o post

hoje trampei o dia todo em um carro mano , to PODRE , queria muito ir ... mas hoje num vai rolar hahaha hoje não rs

Pacaembu de quinta a noite?

Vcs tão indo no encontro do 272? areuhueaheuahe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...