Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Caixas de subwoofers, responsabilidade do vendedor?

Recommended Posts

Tenho notado uma enxurrada de tópicos perguntando sobre caixas, dutos, volumes, etc etc.

Minha opinião é que esta é uma responsabilidade do pós-venda de quem vende subwoofer ou do fabricante ou de quem instalada.

Ou quem vende não tem conhecimento suficiente para vender?

Ou o atendimento ao consumidos dos fabricantes é falha?

O que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vendedor vende, quem projeta som não quer saber muito de dar explicações a clientes que não tem menor noção sobre o assunto geralmente. Com isso eu acho válido o comportamento curioso do pessoal querendo se informar sobre o negócio antes de montar, ou mesmo depois de ter o som pronto querer melhorá-lo.

O que deixa muitos veteranos de cara, no entanto, é a tamanha preguiça dos iniciantes em pesquisar no fórum assuntos que já foram AMPLAMENTE debatidos por aqui e mesmo assim toda semana surge um tópico novo perdido pra perguntar a mesma coisa.

Opinião de quem não é vendedor, estalador ou qualquer coisa do tipo, mas quem antes de pensar em por os pés em um terreno novo leu muito sobre o assunto antes de abrir a boca pra começar a falar de som automotivo ou de fazer perguntas totalmente desnecessárias. Um mínimo de informação prévias se faz necessário inclusive pra saber perguntar a meu ver.

Observadas essas questões tenho maior prazer de ajudar aos interessados seja no assunto que for e acho que é assim que o fórum cresce cada vez mais.

Minha opinião pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas vezes a informação toda está lá no manual, no e-mail do vendedor ou no site.

MAS o Zé Moleza, do alto da sua incapacidade de raciocinar, abre um tópico e fica esperando os outros fazerem o "trabalho sujo" por ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é nem falta de capacidade.....é vagabundagem mesmo..... se não tem no manual...tem no site do fabricante.....se não achar o site ou não gostou da caixa padrão....tem aki no DiY..... ou seja, tem em vários lugares. Sou a favor de fechar imediatamente este tipo de posts....

Compartilhar este post

Link para o post

Posso nao ser expert, mais toda venda que faço ja digo ao cliente que faço o projeto da caixa, só passar as medidas do porta malas e o formato que quer a caixa!! Faço de acordo com o manual do auto falante e passo o projeto com todos os detalhes possiveis para nao ficar duvida pro cliente!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é nem falta de capacidade.....é vagabundagem mesmo..... se não tem no manual...tem no site do fabricante.....se não achar o site ou não gostou da caixa padrão....tem aki no DiY..... ou seja, tem em vários lugares. Sou a favor de fechar imediatamente este tipo de posts....

Não preciza ser tão radical...

O mais correto e deixar FIXO em um topico a tecnica de montagem de caixas aqui no DIY ou no geral , em fim onde a moderação preferir.. pois as caixas da DD não são corretas , e se alguem quizer fazer uma caixa diferente do manual? e se o vendedor não tiver o projeto como o cliente quer?

Ai cabe a moderação escolher os melhores post's topicos na ajuda de construção de caixas , eu mesmo tive que falar com users do SMD Forum pra encontrar um projeto pro meu 3515 pra tocar só subgrave...

Muitas pessoas tem em mente fazer caixas que não são recomendadas pelo manual e que PODEM ter um rendimento CONSIDERAVEL....

Em fim trancar todos os topicos?

Não... simples colocar fixo os MELHORES projetos... sei que muitos não tem tempo de selecionarem tais projetos/topicos/posts e etc mais radicalizar também não dá....FTW!

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas pessoas tem em mente fazer caixas que não são recomendadas pelo manual e que PODEM ter um rendimento CONSIDERAVEL....

Se alguem quer alguma coisa personalizada tem q correr atraz, vai estudar, se não tem paciencia pra isso então fique com a do manual mesmo....... agora é vagabundagem sim ficar pedindo caixa pra pioneer, bomber e etc sendo que o forum já ta cheio.

O mínimo que se espera antes de uma pergunta e a verificação se a resposta já não existe no proprio forum. Não existindo daí sim seve-se abrir um topico.

Compartilhar este post

Link para o post

responsabilidade do fabricante, afinal o vendedor não é quem projetou o sub...

mas acho legal discutir sobre as caixas sim, afinal não existe uma caixa padrão q serve pra todos os gostos musicais, ja q cada caso é um caso. (exceto a palhetada do tio nelson :vts )

e tbm aquele topico q mostra o set todo sendo feito, desde o prejeto da caixa até o resultado final, eu curto acompanhar....

mas oque irrita todo mundo acredito q seja os topicos repetidos, onde uma pesquisa resolveria tudo, ai sim eu concordo até com o boom boom pow do cadeado. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho notado uma enxurrada de tópicos perguntando sobre caixas, dutos, volumes, etc etc.

Minha opinião é que esta é uma responsabilidade do pós-venda de quem vende subwoofer ou do fabricante ou de quem instalada.

O que vocês acham?

O fabricante tem a obrigaçao de tirar os parametros T/S e mandar no manual.

O vendedor nao tem obrigaçao de saber calcular caixa, mas teria que ter a obrigaçao de entender o MINIMO de falantes para poder indicar o falante certo ao projeto do cliente.

Ja o instalador tem a OBRIGAÇAO de saber calcular caixa, e se nao souber calcular... vai trabalhar de pedreiro ou servidor publico, porque, instalador nao ? esta no emprego errado !

Se alguem quer alguma coisa personalizada tem q correr atraz, vai estudar, se não tem paciencia pra isso então fique com a do manual mesmo....... agora é vagabundagem sim ficar pedindo caixa pra pioneer, bomber e etc sendo que o forum já ta cheio.

O mínimo que se espera antes de uma pergunta e a verificação se a resposta já não existe no proprio forum. Não existindo daí sim seve-se abrir um topico.

Nem todo mundo tem tempo e saco pra estudar sobre isso. Seria bem mais facil colocar na mao de um profissional nao acha ? Isso se tivessemos bons profissionais em todos os lugares... E tambem nao eh todo mundo que conhece o autoforum.

Independente do tipo de caixa e grave que vc quer o fabricandte sempre vai mandar UM modelo de caixa so, para todos os casos, seja ele trio, SPL ou "SQ". Ja vi muuiitttoooo casos assim.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vocês acham?

Realmente existe mesmo uma enxorrada de topicos repetidos............a maioria são os novatos sem paciencia, tinha varios no meu msn....rererere procuro ajudar da melhor forma possivel afinal de contas já fui novato tbm........

realmente os vendedores na maioria não sabem po*** nenhuma!!!!!!!!!!!!!!

instaladores são piores ainda pois alem da maioria fazer cagada se acham os donos da verdade....e nem sempre são....... na verdade são peritos em enrolar novatos........então muito cuidado onde comprar e instalar..........

a galera na maioria das vezes não são membros ativos do forum e não participam dos encontros, onde acontece muita troca de informação e a possibilidade de ouvir muito set's com respostas diferentes.....eu valorizo muito os encontros mesmo.....pode se comparar escolher o que quer......muitos user fazem recomendações, mas nunca se quer ouviram ou tiveram contato com produto que recomenda!!!!!!!!!!

no que se refere ao fabricante entendo que eles fazem caixas que proteja o seu produto, por isso uma caixa padrão......para o sem noção não queimar os subwoofer...... mas mesmo assim muito conseguem isso......

um exemplo foi narrado no penultimo encontro, onde o cara ligou para bravox para conseguir informações para uma caixa com melhor rendimento e o atendimento se limitou pedir para ver o manual que são aquelas e mais nada..........

então a certa dificulde em informações neste aspecto.......

mas os novatos realmente são os que acabam fazendo isso, uma enxorrada de topicos repetitivos, bom se moderador verificar que ja tem topico e trancar eu apoio esta ideia...........

Compartilhar este post

Link para o post

Tá certo que tem gente que tem preguiça ou não sabe como pesquisar sobre o que quer, mas devemos levar em conta que cada caso é um caso, pois cada caso é um caso, e a função de um forum é justamente essa dos mais experientes, ajudarem os iniciantes que devem ser tratados com respeito já que ninguem nasce sabendo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Responsabilidade do fabricante, mas já vem informado no manual a caixa padrão para o subwoofer.

O problema é que na maioria das lojas, encontra-se apenas caixas prontas quenem mesmo o instalador sabe o volume e ou a sintonia da mesma.

Acho legal discutirmos aqui caixas com diferentes respostas para o mesmo sub, e opiniões sobre o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

O que realmente ocorre aqui é que a maioria das pessoas que realmente manjam alguma coisa de som automotivo não tem muita vontade de ajudar os "leigos"

no assunto, como eu por exemplo, quantas vezes pesquisei nos tópicos sobre montagem de caixas pra sub magnum Rex pro meu Palio(na ocasião estava

rodando no GNV) eo máximo que recebia de resposta era piadinhas idiotas sobre o kit GNV, isso aqui é um fórum, nao um concurso de piadas do tipo. tira

essa mer** fora, etc etc etc.

Nao estou generalizando mas 80% dos que estão aqui no fórum se preocupam mas em ajudar quem tem um DD ou um MTX do que ajudar o cara que trampa desde

as 4 da manhã, ganha um salário de mer** e so consegue comprar akele sub baratinho e deseja ter um sonzinho "manero" no carro dele.

Gente vendedor de loja de som nao quer nem saber se vc manja ou não, o negócio dele é vender, montar uma caixa dutada padrão e fo**-se vcs, mais nada.

por isso nós aqui temos que nos ajudar, esses dias consegui calcular as medidas da minha caixa e qdo fui na loja montar o som o kra disse que tava

errada e montou uma outra totalmente grotesca, gigante mesmo, como retirei o kit gnv do carro usei ela uma semana e voltei pra devolver(ja que tinha

pago no cheque pré mesmo, era so sustar o cheque e pronto, ele teve que montar outra caixa nas medidas que eu especifiquei, graças, nem ao pessoal

daqui do fórum, mas aos amigos do Orkut da comunidade Som Automotivo São paulo - SASP, sinceramente, agora só uso o fórum mesmo pra pesquisar preço nos

classificados, pq pra pedir ajuda nem tento. Desculpem o desabafo, mas se esse naão for o tópico certo pra falar isso ja não sei onde é...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim a responsabilidade é do fabricante...que manda fazer a caixa que esta no manual,

quando não esta errada o som fica um lixo...

a caixa que eles mandam fazer vem como uma proteção ao sub...e não pra dar uma som gostoso de ouvir...senão me engano o unico sub que USEI que segui o manual era da NAR...

do resto sem chance...

no nas lojas de instalações de som...como o Baboo falou vem caixas prontas...mais tbm existe um erro por parte de quem compra...

EX: ja vi muita gente que tem um 308 e quando vai instalar o sub compra a 1º caixa que ve na frente , outros compra a caixa só pq esta pronta e quando ve a litragem esta por volta de 40L

ou seja o 308 não tocará legal com esse litrgem...

e tbm muitos erros ou até má fé dos vendedores ou instaladores que empurram caixas e dutos errado...

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas vezes a informação toda está lá no manual, no e-mail do vendedor ou no site.

MAS o Zé Moleza, do alto da sua incapacidade de raciocinar, abre um tópico e fica esperando os outros fazerem o "trabalho sujo" por ele.

O Kleber tem toda a razão ! Alem de ter milhões de variantes no forum (inclusive no DIY tem topico fixo pra cada fabricante)

Na verdade a caixa pode sim sofrer variações do que está no manual, já que pode ser ajustada a cada caso e carro, mas em geral o que está no manual dá um resultado legal e é uma caixa que tira o melhor do falante. Pode ser que algum ajuste de acoplamento com o carro ou pra por exemplo usar um sub em trio onde se precisa de mais graves altos, ou para um carro de SPL, mas ai é caso a caso, em 90% das vezes a caixa do manual já é mais que satisfatoria.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Nao acho que o fabricante tem a responsabilidade de projetar as caixas e os instaladores seguirem aquela caixa a risca. Ao meu ver ele pode "indicar" a caixa ideal para o sub.

Mas por exemplo. Sub pioneer w308, tem gente que usa pra subgrave e tambem tem gente que usa pra SPL, funk, trio... entao, as caixas sao iguais ? logico que NAO ! O instalador tem que pegar os parametros do sub e projetar a caixa ao gosto do cliente.

E subs pra subgrave, se eu quero uma caixa que desca la no inferno... la nos 15hz... vai ser bem diferente de uma caixa pra tocar "da blow" que tem pico la nos 45hz pra mais. O fabricante NUNCA vai indicar uma caixa pra fazer o sub descer la nos 15hz. Ate porque uma caixa dessa na mao de um usuario qualquer, fara o sub "cuspir" o cone longe. O fabricante vai indicar uma caixa que alem de ser mais segura para o sub, tenha tambem maior rendimento.

Compartilhar este post

Link para o post

creio que caixa e etc, é coisa para os quem monta o som e nao para o vendedor.

ou então, faz o mais fácil, compra a paletada do nelsom e pronto, vai ter a melhor caixa sem dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião... garanto que 50% das pessoas que seguêm o manual sujerindo uma caixa onde a litragem será o melhor "teoricamente e praticamente" para o falante em termos de durabilidade e qualidade sonóra tanto para SPL,TRIO ou o que for, acabam não gostando do som produzido pelo woffer ou sub na caixa em questão, então vai um cara lá tipo eu que não entendo muito e pesquiso no forum... digamos que eu gostaria de ler apenas 1 resposta "a que eu queria ler ou a que seria a mais correta ao que procuro" tipo a melhor caixa pra voce é tantos litros com madeira de 20mm e duto de 3x15 ex... mas não! lá tem 5 ou 10 respostas diferentes relacionadas ao mesmo assunto.

Tipo streetbass 12 pol a caixa do manual é 54 litros mas já vi respostas dizendo que pra "trio ou som pra" fora é melhor 70 e "acho" que 80 tb... conheço 2 usuários inativos no forum (que não acessam diariamente) que se aventuraram a fazer caixa nessas 2 litragems uma cada um, pois calcular uma caixa é muito facil; Até o site da bravox tem um calculo de dimensões para os mais leigos tipo eu, ai tu leva pra alguêm montar ou se souber simplesmente monta. Resultado da caixa de 70 litros! LIXO!!! nunca vi um som tão embolado sinceramente não lembro o corte "80Hz" realmente não sei pois eu não so muito ligado ainda nesses lances o meu primo lá que montou a caixa que sabe ai depois de cortar a madeira foi... não tem muito o que fazer. a caixa de 80 litros então nem se fala uma pena que eu não filmei pois escursionava mais que um uxp que eu tinha isso com a metade da potência ia quebrar o cone certamente,por isso nem forcei a barra só pra terem uma idéia. Os vendedores que conheço não sabem nem o que quer dizer street em inglês outros tu pede um woffer de 12pol me vem com um de 15 hehehehehe, cansei de ligar para o fabricante " selenium, Bravox" e a resposta sempre é a mesma caixa tal pra falante tal, minha caixa do streetbass é de 54 litros e duto de 4x20 ou para experimento um de 4x10 e já é melhor que a do manual que são 2 dutos de 3x5.com certeza consegue-se respostas melhores para cada tipo de gosto de som ou nescessidade,mas não é da vontade dos técnicos do suporte das montadoras realmente ajudar. dai que vem aquela história eu sou meio fraco em som ainda não vou esconder e tou aprendendo mas neste forum esses ultimos dias estava desesperado sobre dicas de uma caixa menor pois precisava de espaço tanto que mandei mensagems particular perguntando o que fazer e estou até agora esperando resposta pessoas estas que tenho o maior respeito e consideração pois já mostraram que são os kras... perdoem-me eles (ou não se assim preferirem caso ainda não tiverem lido as mensagems) não vou citar os nomes mas quando essas pessoas lerem isso aqui com certeza vai doer na consciência. repito! to até agora esperando resposta... só que já fiz a caixa com 47 litros e duto de 4x9 ficou bem o que eu queria e acredite quem não souber! pra street bass muda muito 5 ou 10 litros a mais ou a menos na caixa, realmente isso vai de gosto, ficou bem do meu gosto uma resposta mais plana,mas fui por conta e risco no chutometro perigando fazer m.... felizmente me dei bem. sei que muitos não vão gostar desse jornal que escrevi aqui, mas esse é um dos motivos que leva um novato a abrir 10 bilhões de tópicos repetidos "a falta de respostas" muito obrigado à aqueles que responderam minhas perguntas particulares e bola pra frente.

Editado por jgeraldo

Compartilhar este post

Link para o post

1° o fabricante deve fornecer parametros com certo grau de precisao

2° quem deve fazer a caixa é quem MONTA O SOM ou na maioria das vezes o ESTALADÔ = (

se fosse assim...imagina voce mechendo sei la no motor do seu carro..compro tudo... acho que nao vem com manual de instruçoes kkk leva pra quem sabe... e pronto..

mas com som todo mundo acha que é so fazer um cubo com um duto que vai render...

e muito mais que isso..ninguem ta disposto a ler e aconhecer quando eles sabem que acham ou que conhecem bem..e que na verdade sabe apenas cortar mdf e diferencias serie de paralelo!

Compartilhar este post

Link para o post

1° o fabricante deve fornecer parametros com certo grau de precisao

2° quem deve fazer a caixa é quem MONTA O SOM ou na maioria das vezes o ESTALADÔ = (

se fosse assim...imagina voce mechendo sei la no motor do seu carro..compro tudo... acho que nao vem com manual de instruçoes kkk leva pra quem sabe... e pronto..

mas com som todo mundo acha que é so fazer um cubo com um duto que vai render...

e muito mais que isso..ninguem ta disposto a ler e aconhecer quando eles sabem que acham ou que conhecem bem..e que na verdade sabe apenas cortar mdf e diferencias serie de paralelo!

É, vale ressaltar se alguêm não entendeu que não to comprando briga nem por mim e nem pelos outros... mas é lógico que o fabricante vai passar os parametros mais corretos possiveis do seu produto, eles não são loucos (burros) de certa forma algums aqui do forum assim como eu construimos caixas maiores ou menores do que é especificado e se der algum problema no falante ou o som ficar ruim, problema é nosso. alias o que eu coloquei em questão é justamente isso:

Eu so estalador como dizem e todos aqui sabem disso conforme disse anteriormente; quem não sabe puxar um cabo da bateria pra ligar um módulo depois de primeiro ter conectado na carcaça do veiculo o cabo do terra? diferenciar serie de paralelo "essa foi demais" negativo e positivo "fio de duas cores e um de uma só" hehe pegar uma furadeira e fazer 4 furos no banco traseiro pra fixar o módulo? isso eu sei.

quem quiser pode zuar comigo porque o diferencial que é saber um pouco mais de parametros thiele Small,frequancias em Hz, litragem de caixas configurações no crossover e filtros subsonico todo aquele blablabla e etc etc etc... fique a vontade pois pra que serve um forum? no meu ver pra aprender e é bem isso que eu to tentando, todo mundo sabe que não é "receita de bolo" mas se por acaso tu não sabe e me pergunta quantos ovos vai pra fazer um bolo e eu não te responder fica dificil... isso que quero que entendam

Editado por jgeraldo

Compartilhar este post

Link para o post

A litragem da caixa vem sim no manual, ams a maioria das pessoas que abre tópico perguntando sobre caixa é mais o problema das medidas, o software que tem no link dos artigos requer informações de um conhecimento um pouco mais "avançado" muita gente não sabe nem o que significa alguams coisas e no que elas influem, acho que isso é o que leva a abertura do tópicos como este.

Aproveitando se possível dar uma simplificada naquele programa pq ele é de grande ajuda para quem quer um DIY e se poder fazer parecido com o da rockford fostage, que vc coloca as medidas internas ou externas e ele da a litragem da caixa.

Bom é só uma dica :P

Mas a responsabilidade, penso eu que ria do vendedor, afinal no teórico ele deveria recomendar o que se ajusta ao carro do comprador e ao bolso, logo deveria passar melhores especificações.

Compartilhar este post

Link para o post

No mundo perfeito a empresa deveria fornecer infomarções precisas, o vendedor deveria saber para informar o cliente e o instalador deveria procurar antes de instalar. Tem que gente que faz sua parte, em qualquer posição. Mas são a grande minoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Não preciza ser tão radical...

O mais correto e deixar FIXO em um topico a tecnica de montagem de caixas aqui no DIY ou no geral , em fim onde a moderação preferir.. pois as caixas da DD não são corretas , e se alguem quizer fazer uma caixa diferente do manual? e se o vendedor não tiver o projeto como o cliente quer?

Ai cabe a moderação escolher os melhores post's topicos na ajuda de construção de caixas , eu mesmo tive que falar com users do SMD Forum pra encontrar um projeto pro meu 3515 pra tocar só subgrave...

Em fim trancar todos os topicos?

Não... simples colocar fixo os MELHORES projetos... sei que muitos não tem tempo de selecionarem tais projetos/topicos/posts e etc mais radicalizar também não dá....FTW!

ja tem ahahaha

http://autoforum.com.br/index.php?showforum=47

praticamente todos os que estão fixos

Compartilhar este post

Link para o post

Simples e objetivo:

O fabricante deixa claro e explicito todos os parâmetros, gráfico de resposta, resultado de testes e um projetinho genérico de caixa caso alguém queira tentar.

O vendedor, é imprescindível que quem vende, conheça o que venda! Não precisa ser engenheiro, más é ridículo a pessoa querer simplesmente ganhar dinheiro e mal sabe se esta indicando algo que atenda a necessidade do cliente.

O instalador, por sua vez projetar e desenvolver um projeto para o cliente, analizando seu gosto musical, sua intenção com o set, com isso projetar a caixa baseado nos parâmetros e informações dadas pelo fabricante

De modo geral quem prejudica e muito o projeto é o instalador, se ele não souber desenvolver o projeto de forma correta põe a perder o trabalho do fabricante e do vendedor, o contexto geral, ou seja, o set tocando decepciona o cliente e ele critica a marca, critica o vendedor, fica insatisfeito com todos por erro de apenas um.

Porisso vale a pena hoje em dia se quer algo bem feito, procurar um PROFISSIONAL da area, não um curioso que instala player e sabe cortar madeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quer algo bem feito, procura bons instaladores e coisa e tal.

Se não conhece bem o WOOFER ou SUB, procure ver tocando, antes de comprar e dizer isso ou aquilo sobre tal coisa :legal:

E tambem da para tirar duvidas e ajudas com projetos nos seus devidos sites.

Eu penso assim pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...