Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

EliasSoares

LT + Trio = Fail ?

Recommended Posts

Postado em

Boa noite a todos.

Antes de mais nada, sei que ja existe diversos tópicos a respeito de LT, mas nenhum direciona elas ao Trio eletrico, pelo menos não que eu tenha encontrado.

Por isso estou criando este tópico para discutir isso.

Ando pensando muito nessa possibilidade, depois de ter construido uma LT para um Light 10" em meu carro, e ter gostado muito do resultado.

A Primeira opção/duvida:

Será que vale a pena fazer uma LT para um Subão de 15", destinando o uso ao Trio eletrico?

Usando como exemplo um Protech SUB1000 de 15", que tem FS em 55Hz

Sintonizando a LT um pouco acima da FS, em 65Hz, e usando 0,6 SD no inicio e 0,5 SD no final, será que o resultado seria agradável, e ao mesmo tempo conseguiriamos

um controle de cone melhor do que usando 1,2 e 1 Sd?

No momento não estou levando em consideração o fator espaço, só a eficiencia da caixa.

A segunda opção/duvida:

Será que vale a pena fazer uma LT para Médio Grave de 12" destinado ao Trio eletrico?

O ganho dessa caixa no médio-grave é tão alto como no grave?

Faço essas perguntas, pois estou projetando um mini-trio, e quero trabalhar com EFICIENCIA nesse projeto.

O mínimo e potencia, mas o máximo de rendimento.

Vamos discutir!

Postado em

Pro grave o ganho dela deve ser bem legal. E com sintonias mais altas, deve-se ter uma linha mais estreita.

Pra MG nem sei se tem como usar LT, pelo comprimento da linha.

Eu arriscaria uma LT sintonisada em 50~55hz pra usar em trio 3 vias

Postado em

Agora vamos para os contras:

A LT tem baixo controle de cone.

Dificilmente conseguiremos aplicar 100% da potencia RMS do Alto-falante.

Correto?

A minha duvida é: Será que a potencia que conseguiremos aplicar, trará resultados

suficientes para superar ou empatar com uma caixa dutada ou mani-fold?

Se sim, ja começa a ficar vantajoso, pois teremos muito menos necessidade de potencia

para um mesmo resultado, resultando em EFICIENCIA elevada.

Fora todas as vantagens de uma LT.

Quanto a LT para médio-graves, se não me engano o pessoal de som residencial usa elas para médio-grave sim, quem sabe valha a pena...

Postado em

Olha ... LT tem uma resposta estendida e plana , é FATO ... mas ela perde SPL comparada à uma dutada ... e Toca mais que uma selada !

Então Resumindo ... Acho que é perda de Madeira e tempo !!! e LT pra mim é 1SD ... já fiz muitas (acreditem , MUITAS) com falantes diversos ... e o Resultado é beeem legal , o som fica mais natural e Gostoso ... Mas as músicas que se usa em Trio muitas vezes nem DINÂMICA TEM ... então ... Sei lá ... acho perda de tempo !

Postado em

Se fosse pra fazer algo assim, eu faria um Air coupler sintonizado em 65hz, o que te dá resposta entre 50Hz e 80Hz com bom SPL. Daí pra cima, médio grave de 8" a dar com pau, pq eles vão ter que acompanhar...

Tirando por baixo, vc teria aí 2,6 metros de linha.

Eu arriscaria, mas você tem que ter em mente... pode dar certíssimo, ou pode não dar nada. Por isto mesmo que eu gosto de arriscar... hauhauhauhauhauhau

Postado em

Kra aqui na bahia o pessoal usa muiiiiito ele em trio, quase sempre em sub pioneer (toca muito mais q na dutada no trio)

e para woofer geralmente usa em tornado e tocam bem, e olhe q os projetos são feitos por "estaladores".

Eu arriscaria sem medo.

Obs: Caso desista dela eu iria de MTL 2, W horn ou J horn, apesar dessas caixas precisarem de acoplamento 1 já rende melhor q dutada se for feito tudo certinho.

Postado em

Kra aqui na bahia o pessoal usa muiiiiito ele em trio, quase sempre em sub pioneer (toca muito mais q na dutada no trio)

e para woofer geralmente usa em tornado e tocam bem, e olhe q os projetos são feitos por "estaladores".

Eu arriscaria sem medo.

Obs: Caso desista dela eu iria de MTL 2, W horn ou J horn, apesar dessas caixas precisarem de acoplamento 1 já rende melhor q dutada se for feito tudo certinho.

Vale salientar que as que o pessoal usa aqui na bahia são LTs bem mal feitas hein?

Os caras fazem um monte de gambiarra, so que no final das contas o troço acaba tocando mais que dutada.

Vc pergunta aos caras como foi feita a "caixa labirinto" e os caras falam q é apenas um labirinto... não seguem nada de teoria...

Postado em

Ow praia... tah na hora de mudar o Praia2009 pra Praia2011 neh..

Eu atualmente tenho uma manifold pra sub di 12" e gosto do rendimento dela pra fora..

mas to montando médios de 10" pra acompanhar... pq ela fica xoxa sozinha...

Postado em

Eu arriscaria sem medo.

Teve tópico dessas caixas pra Pioneer aqui no fórum já !!!

e eu lembro que nem era LT , era simplesmente uma dutada com duto continuo uhauahuaha (estranho falar isso né rsrsrs) ... Nunca escutei tocando ... mas de boa ? Num tem cara de que toca não uhauahuaha !!! ou que nem disse em outro tópico aqui no Trio ! Ela toca messsmo , ou é o Bass BOSTA que faz ela toca bem ?

Estou falando sem ter escutado ok ? quem escutou que pode dizer melhor !

Postado em

Realmente essa LT pra sub de 12 aí não se assemelha em nada com uma LT.

Pra começar pela pequena area da "linha"

Segundo, uma LT não deve ter uma camara logo atrás do Af...

Etc etc.

Acho que vou partir pra uma caixa palhetada. o-o-

--------

@Bloom

Cara, quanto a WHorn: Eu preciso de uma caixa que exponha o AF, pois o som

é para divulgação da marca.

Alguma outra sujestão de Horn?

Postado em

POdes tentar uma back loaded horn, tipo as "tobogã"..

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=3254

rapaz essas caixas tem um rendimento muito bom mesmo vi 4 dessas tocando com woofer de 15" de 150Wrms somente e headroom na casa dos 3db

fiquei surpreso, gostei muito mesmo uma pressão em graves diga-se de passagem bem alem doque esses simples woofers em caixas normais fariam !

Postado em (editado)

MANI de verdade , é grande !!! rsrsrs ... eu que o diga :

guto, doido é o video desse som seu tocando A Mille, no que dispara alguns alarmes

sobre a mani, tem que ser grandinha mesmo

Editado por jeff123

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...