Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Dudu Lima

[Dúvidas] Por que o ST200 do meu irmão grita mais que o meu?

Recommended Posts

Postado em

Então galera, na semana do Natal, meu irmão e eu fomos na feira dos importados daqui de Brasília...

Lugar onde se concentra praticamente 99% dos ESTALADORES DE SOM do DF!

Meu irmão comprou a famosa caixa-trio universal na feira dos Importados!

Ela veio com um Pioneer cara-preta de 10" TS-W258D-2, um driver Booster fenólico com corneta 14x50 e um super-tweeter Selenium ST200.

Agora eis a questão! Vi que eles pra vender estas caixas completas, colocam capacitores padrões nos tweeters e nos drivers!

No driver veio com um capacitor de 47uF, no ST200 um capacitor 2,2uF laranjado! Pois bem, ligamos a caixa e de cara eu já percebi que o super-tweeter abafa legal meu ST200!

Só que não é só isso, se eu botar meu trio do lado do carro do meu irmão, o ST200 dele abafa até minha corneta D200!

Qual a mágica nisso? O super-tweeter tá tocando muito médio-agudo e agudos sem distorcer e muito alto!!!

O amplificador é um Aikon Black Hawk 4.120 de 280Wrms.

Cara-preta em bridge nos canais Rear e nos canais Front tem ligados um par de kits coaxiais Selenium de 5" e um par de kits duas vias originais do PUG 307, todos ligados em série.

O driver Booster + ST200 estão ligados no canal esquerdo Front do amplificador. O ganho tá bem baixo, mas mesmo assim quando abre a mala do PUG 307, a corneta e o st200 estrondam!

Postado em

Então galera, na semana do Natal, meu irmão e eu fomos na feira dos importados daqui de Brasília...

Lugar onde se concentra praticamente 99% dos ESTALADORES DE SOM do DF!

Meu irmão comprou a famosa caixa-trio universal na feira dos Importados!

Ela veio com um Pioneer cara-preta de 10" TS-W258D-2, um driver Booster fenólico com corneta 14x50 e um super-tweeter Selenium ST200.

Agora eis a questão! Vi que eles pra vender estas caixas completas, colocam capacitores padrões nos tweeters e nos drivers!

No driver veio com um capacitor de 47uF, no ST200 um capacitor 2,2uF laranjado! Pois bem, ligamos a caixa e de cara eu já percebi que o super-tweeter abafa legal meu ST200!

Só que não é só isso, se eu botar meu trio do lado do carro do meu irmão, o ST200 dele abafa até minha corneta D200!

Qual a mágica nisso? O super-tweeter tá tocando muito médio-agudo e agudos sem distorcer e muito alto!!!

O amplificador é um Aikon Black Hawk 4.120 de 280Wrms.

Cara-preta em bridge nos canais Rear e nos canais Front tem ligados um par de kits coaxiais Selenium de 5" e um par de kits duas vias originais do PUG 307, todos ligados em série.

O driver Booster + ST200 estão ligados no canal esquerdo Front do amplificador. O ganho tá bem baixo, mas mesmo assim quando abre a mala do PUG 307, a corneta e o st200 estrondam!

amigo qual o seu amplificador

Postado em

amigo qual o seu amplificador

O meu é um MXR X500.4.

Meu sistema consta em:

1 Street Bass 12w2a em bridge nos canais traseiro do MXR;

1 Selenium D200 no canal 3;

1 Selenium ST200 no canal 4;

1 Crossover ativo Stetsom STX62;

Street controlado pelo canal Low do cross;

D200 controlado pelo canal High do cross;

ST200 com capacitor bipolar de 5,6uF controlado pelo canal Flat do cross.

A questão não é esse de mais potência recebida ou não, se for contar isso, só o meu driver e o st estão recebendo 45Wrms - 8ohms do amplificador!

O que já é muita potência para estes alto-falantes!

Eu quero saber pq o ST200 do meu irmão utilizando o mesmo capacitor que eu usava antes no meu ST200 grita bem mais?

Postado em

Vai ver que o ampli do seu irmão eh mais gritão, agudo mais aberto e o seu mais fechado, eh dificil explicar

Como estão as regulagens no player? as vezes ele colocou no +6 e por isso ficou assim.

Qto custa essa caixa ai?

Postado em

Vai ver que o ampli do seu irmão eh mais gritão, agudo mais aberto e o seu mais fechado, eh dificil explicar

Como estão as regulagens no player? as vezes ele colocou no +6 e por isso ficou assim.

Qto custa essa caixa ai?

Eu baixei o ganho do amplificador e não, o Aikon Black Hawk tem o som bem legal de se escutar! Regulagens dos agudos, eu regulei tbm, pois meu irmão tinha deixado tudo no máximo...

Cara esta caixa eu achei cara!!!

Foi R$ 370,00, caixa feita nas coxas <_<

Postado em

Eu baixei o ganho do amplificador e não, o Aikon Black Hawk tem o som bem legal de se escutar! Regulagens dos agudos, eu regulei tbm, pois meu irmão tinha deixado tudo no máximo...

Cara esta caixa eu achei cara!!!

Foi R$ 370,00, caixa feita nas coxas <_<

num eh este o caso, o som eh legal, mas sera que o seu não eh um pouco mais fanho que o dele? tipo comparar um player pioneer com um kenwood, os dois são legais de escutar, mas o pioneer eh um pouco mais fanho.

Postado em (editado)

num eh este o caso, o som eh legal, mas sera que o seu não eh um pouco mais fanho que o dele? tipo comparar um player pioneer com um kenwood, os dois são legais de escutar, mas o pioneer eh um pouco mais fanho.

:vts nem quis comentar a questão dos HU, pois o meu é um Sony CDX-GT707DX praticamente impróprio para ser usado em trio-elétrico!

Mas veja bem, todas estas caixas que eu já vi tocando, as cornetas e st gritam demais mesmo utilizando qualquer cd-player no sistema!

Editando: Foi que nem uma vez em 2005... Eu abri um tópico perguntando, pq o som do meu amigo toca mais que o meu, sendo que o dele tem menos potência?

:vts

Aí que eu desvendei o mistério!

O som dele constava de:

Um par de Selenium Bass bobina dupla de 4ohms - 250Wrms;

4 drivers D250X;

4 super-tweeters ST304;

Crossover Pyramid CR-82;

Duas Pyramid, uma GS800 jumpeada tocando os subs e uma Signature tocando as cornetas e super-tweeters.

Na época eu tinha um UXP de 12" 400Wrms com um Corzus PWR 1002. Teoricamente, meu sistema era pra tocar mais pois tinha mais potência no conjunto eu pensei assim!

Então desvendei o mistério, os graves do meu amigo tocava mais, pois simplesmente o Bass Boost da Pyramid GS800 estava ligado no talo (18dB), ganho no talo, ganho do Low do crossover CR-82 no talo e o bass boost do crossover tbm no talo!

O som dele no volume 5 já ficava muitíssimo alto!

pasmafaute

Editado por dudufuddellys
Postado em

Não foi você que fez cagada com o seu ST200 e teve que trocar o reparo?

Além disto, é a primeira vez que eu vejo essas caixas com alguma coisa da Selenium, e ainda não acredito muito que seja não.

Postado em

eh SIMPLA! faça o teste do tia e poe....troque o seu com o dele e veja se é soh o Tw ou eh o sistema como um todo...

Ia falar a mesma coisa...

Liga o teu ST no lugar do ST do teu irmão e veja se tem diferença, se tiver o problema tá no teu ST. :legal:

Postado em

e olha o detalhe ainda...

o do teu irmao tem capacitor de 2,2uf - corte +/- em 9khz

o teu tem capacitor de 5,6uf - corte +/- em 3,5khz

o gritao da historia devia ser o teu, nao o dele.

Postado em

sugiro que voce se importe mais com a qualidade do seu som..do que com se ELE TA GRITANDO mais do que do seu irmao!

Meu som tá uma maravilha. Só queria saber a mágica desses estaladores!

Não foi você que fez cagada com o seu ST200 e teve que trocar o reparo?Além disto, é a primeira vez que eu vejo essas caixas com alguma coisa da Selenium, e ainda não acredito muito que seja não.

Cagada não, estava instalando o st, quando ele escapoliu da minha mão! Mas já troquei o reparo.

e olha o detalhe ainda...o do teu irmao tem capacitor de 2,2uf - corte +/- em 9khzo teu tem capacitor de 5,6uf - corte +/- em 3,5khzo gritao da historia devia ser o teu, nao o dele.

Na pratica era para o meu tweeter gritar mais mesmo, mas com o capacitor de 5.6uF ele tá descendo um pouco mais, mas mesmo assim os agudos estão mais comportados do que do tweeter do meu irmão.

pasmafaute

Postado em

É se o reparo nao for original aí já sabe, mas acho que voce já deve ter pensado nisso muito antes que nós.

Faz coomo já falaram, troca o seu pelo do teu irmão e faz o teste. Por nada o teu st já está mais pra lá do que pra cá.. :legal:

Postado em

detalhe que vc tbm tem crossover, e ele não..

ja vi muitos casos do som sem o cross tocar muito mais forte do que com cross, claro que sem qualidade do cross..

Mas faz o teste liga direto seu ST sem passar pelo STX 62 e veja a diferença...

Outra coisa, capacitor pra ST é o 2.2uf 250V mesmo o laranjadinho..

Postado em

Então, vc trocou o reparo...

100% de possibilidade de ser isto, especialmente se ele não for original SELENIUM...

Mesmo quando era com o reparo original, o tweeter não gritava como grita o tweeter do meu irmão.

pasmafaute

Postado em

to axando que o Estaladô marotamente deu um grauzinho no ganho :legal:

:vts No dia que meu irmão for lá em casa vou pedir pra ele me deixar desmontar a caixa dele e ver o esquema de ligação do tweeter e do driver!

O.O

Postado em

Acredito muito a diferença se dever ao amp... aconteceu uma situação parecida comigo, comparei meu driver hi320 com um igual de um amigo e o dele tocava muuuito mais forte, a diferença é que ele usava uma Pyramid Gt670 e eu um Booster... o Pyramid classe A e o Booster AB, logo, a diferença.. pasmafaute

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...