Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ExTrEmE SPL

Duvida: Funcionamendo do Filtro Subsônico

Recommended Posts

Ola pessoal,

Estou com algumas duvidas a respeito do filtro subsônico (ou infrasônico) e imagino que assim como eu vários usuarios devem possuir tais dúvidas.

Inicialmente quero deixar claro que ja pesquisei aqui no forum e também li muita coisa a respeito no audiolist, porém não encontrei nada especifico.

O máximo que encontrei foi o que quase todos sabem: "serve para não deixar as baixas frequencias serem reproduzidas"

A minha dúvida é de saber como realmente funciona o Filtro subsonico! Como ele atua!

Tenho duvidas tais como:

Tem diferença entre filtro subsonico e HPF?

Ele corta (de vez) as baixas frequencias ou apenas atenua?

A frequencia mais atenuada será a de corte ou 1 oitava abaixo?

Por exemplo: meu subsonico é de 24Bd/8 e esta posicionado em 30hz. Isso significa que ele atenua 24Db 1 oitava abaixo (15hz)? Quantos Dbs ele atenua no ponto de "corte" (30z)?

Se eu usar um crossover com "corte" subsonico em 30hz 24db/8 e alem do crossover usar um módulo que também tenha filtro subsonico e "corta-lo" em 50hz a 12db/8, qts dbs estariam sendo atenuados na frequencia 40hz??

Se eu possuo 2 crossovers, só que nenhum possui um corte em 40z, teria como eu mesclar os cortes para que no final eu tenha uma maior atenuação na frequencia indicada (40hz)??

Como estão vendo são varias dúvidas que estão me martelando. Imagino que com uma simples expllicação de como realmente funciona o filtro subsonico eu possa chegar as respostas que desejo.

Pois bem, aguardo os ensinamentos dos mais experientes!

Abs

Igor

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive as mesmas duvidas quando um amigo me perguntou como funcionava o corte.

Acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

O Filtro sub Sonico nada mais é que um HPF ! isso inclusive tem slope como qualquer crossover !

Chama-se subsonico porque geralmente é um HPF de 20 HZ 18 ou 24 dB/8.a e as frequencia abaixo de 20 Hz são denominadas subsônicas, pois a principio ouvimos entre 20 Hz e 20.000 Hz qualquer coisa acima de 20 KHz é chamado de supra sonico e abaixo de 20 HZ sub sonico

Um filtro HPF de 40 Hz a principio não deveria ser chamado de sub sonico...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

1) Tem diferença entre filtro subsonico e HPF?

Nao! O subsonico eh um HPF porem em baixa frequencia (gerlamente 20 a 80hz)

2) Ele corta (de vez) as baixas frequencias ou apenas atenua?

Nao existe corte exato e perfeito. Eh sempre atenuacao! Porem, quanto maior os db/8ª, maior a atenuacao! Ex.. 6db/8ª significa que se tu bota em 100hz, em 50hz ele vai tocar 4x menos.. e em 25hz 8x menos!

3) A frequencia mais atenuada será a de corte ou 1 oitava abaixo?

Comeca a atenuar na frequencia de corte! Ex. Subsonico em 60hz, ele nao atenua 60hz.. atenua `x`db em 30hz (depende do corte, se eh 6db/8ª, 12, 24...).

4)Por exemplo: meu subsonico é de 24Bd/8 e esta posicionado em 30hz. Isso significa que ele atenua 24Db 1 oitava abaixo (15hz)? Quantos Dbs ele atenua no ponto de "corte" (30z)?

No ponto de corte, 0db! No exemplo q citou, em 15hz atenuaria 24db.. em +/- 22.5hz 12db e por aih vai! O ideal eh setar o subsonico um pouco acima do corte desejado! Se quer atenuar 30hz, coloca ele em 40hz ou pelo menos 35hz!

5) Se eu usar um crossover com "corte" subsonico em 30hz 24db/8 e alem do crossover usar um módulo que também tenha filtro subsonico e "corta-lo" em 50hz a 12db/8, qts dbs estariam sendo atenuados na frequencia 40hz??

em 40hz, vai estar atuando apenas o subsonico do amp.. que ta em 50hz! O do cross ainda nao entrou em acao! Sacou?

6) Se eu possuo 2 crossovers, só que nenhum possui um corte em 40z, teria como eu mesclar os cortes para que no final eu tenha uma maior atenuação na frequencia indicada (40hz)??

pode sim! 2 cross de 12db/8ª em serie (saida de um na entrada do outro) daria 24db/8ª... podes ainda usar o mesmo cross.. usando o canal R e L como se fossem crossovers diferentes (dps explico isso com mais calma)

Bom, a hora ta acabando aki na lan.. entao mais tarde explic0o com mais detalhes!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, ficou convencionado que na Frequencia de Corte há uma atenuação de 3dB.

Tem que prestar atenção nisso.

Do resto o pessoal respondeu já.

O Subsonico é um HPF igual a qualquer outro, é chamado assim só mesmo porque trabalha nas frequencias subsonicas.

Compartilhar este post

Link para o post

mas dai (postei o link, tive q ler de novo e fiquei eu na duvida) onde eh o 0db, uma 8ª acima do fc??? nao neh.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Dicas! Agradeço aos colegas!

Eu tenho tais questionamentos pois estou tendo um probleminha com o meu novo set.

Tenho 4 over sub800, caixa com sintonia em 45hz.

Quando corto o subsonico do meu cross em 50hz sinto uma enorme diferença nos graves. Eles ficam bem mais fracos do que quando coloco o cross em 30hz.

Simulando no bassbox, o corte ideal seria nos 40hz pois nesta frequencia o Xmax ainda não é atingido. Entre 30hz e 39hz o Xmax é ultrapassado.

Eis o problema! O meu crossover nao tem corte em 40hz! Apenas em 20, 30, 50, 80hz!

O crossover do modulo fica em 50hz, mas não confio muito nele!

Sera que terei de comprar um outro crossover, de 1 via só para os subs?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O subsonico tu pode deixar de acordo com o "olho" mesmo.. bota o som pra tocar e observa o cone.. se excursionar demais, sobe o subsonico! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O subsonico tu pode deixar de acordo com o "olho" mesmo.. bota o som pra tocar e observa o cone.. se excursionar demais, sobe o subsonico! :legal:

seria interessante usar senoide pura pra um teste assim ou uma musica com umas batida forte?

Compartilhar este post

Link para o post

pode ser senoide, mas ela mostraria um "extremo". Já com música... tu consegue um limite a mais porém, se tu pegar uma mp3 q o DJ sacou senoide, e o volume tiver no limite, pode danificar o sub!

Compartilhar este post

Link para o post

Simulando no bassbox, o corte ideal seria nos 40hz pois nesta frequencia o Xmax ainda não é atingido. Entre 30hz e 39hz o Xmax é ultrapassado.

Se no Bassbox diz que abaixo de 40Hz você ultrapassa o X-max, ao definir o subsônico em 40Hz, você vai atenuar em 3dB lá nesses 40Hz.

Ou seja, em 40Hz você está aplicando METADE da potência.

Se você quer realmente descobrir onde atenuar, pode simular o seu falante com a metade da potência aplicada, pra saber em que ponto REALMENTE atenuar.

MAS simulação não dá respostas definitivas. Ajuda, mas dá pra regular de ouvido. Se você corta a 30Hz e não faz diferença no que você ouve, mas a 40Hz faz, então corte a 30Hz mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se no Bassbox diz que abaixo de 40Hz você ultrapassa o X-max, ao definir o subsônico em 40Hz, você vai atenuar em 3dB lá nesses 40Hz.

Ou seja, em 40Hz você está aplicando METADE da potência.

Se você quer realmente descobrir onde atenuar, pode simular o seu falante com a metade da potência aplicada, pra saber em que ponto REALMENTE atenuar.

MAS simulação não dá respostas definitivas. Ajuda, mas dá pra regular de ouvido. Se você corta a 30Hz e não faz diferença no que você ouve, mas a 40Hz faz, então corte a 30Hz mesmo.

Desculpe desenterrar mais o assunto é muito interessante e a maioria como eu antes imagina que até o ponto de corte não tem atenuação ai sim começaria atenuar...

1ª duvida que não encontrei pesquisando...

então quer dizer que com o subsônico em 40hz nesse ponto de corte estará menos 3db em 40 e onde estará o ponto 0db?

uma oitava acima, ou seja em 80hz ?

2ª duvida por gentileza e se esse corte é maior ou seja (meu caso) minha caixa de medio/MG com omega driver 8" esta cortada em 80hz a 24db (fb 90 e f3 93) então com esse corte mais brusco ainda sim no corte de 80hz estara a -3 db? e nesse caso onde estaria o ponto 0db? em 160hz? sendo assim tenho uma atenuação onde o meu projeto de cx tem ganhos (93hz) ?

3ª assim para "atingir" esses 24db em 160hz estaria a 0db em 80hz e abaixo disso a curva se acentua pq uma oitava abaixo (40hz) estaria a quanto? - 21db? pq já se atenuou esses 3bd dos 24 totais no ponto de corte...

Editado por dandrs

Compartilhar este post

Link para o post

Na oitava abaixo vai estar a -27db, -3db do ponto e -24db do corte! C a linha de atenuação segue reta o 0db vai estar em 90hz, foi isso q entendi, no desenho do passa banda da pra ver em forma de gráfico!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...