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Chevrolet Omega Fittipaldi

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Três semanas após lançar o cupê esportivo Camaro, importado dos Estados Unidos, a General Motors aproveitou a antepenúltima semana do ano para manter a agenda automotiva de 2010 acelerada: nesta segunda-feira (13) foi a vez de oficializar a chegada do novo Chevrolet Omega, mostrado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo e, principalmente, no autódromo de Interlagos durante o GP Brasil de Fórmula 1.

 

Como a própria fabricante atesta, o Omega ano/modelo 2011 que desembarca nas lojas do país até o final do mês vindo da Austrália pelo valor de R$ 128.600 traz poucas e pontuais mudanças em relação às unidades vendidas entre o final de 2009 e o começo deste ano. Por fora, o sedã executivo ganha para-choque, grade e faróis dianteiros levemente remodelados, rodas de liga leve de 17 polegadas com novo desenho e tampa do porta-malas com spoiler integrado -- itens que garantiram coeficiente aerodinâmico ligeiramente melhor (0,33 cx contra 0,35 do anterior) e algum ganho na agressividade.

 

Por dentro, revestimento com mescla de tons (painel superior escuro com porção inferior, bancos e assoalhos na cor bege), painel central com tela de LCD sensível ao toque (para os sistemas de informação, climatização, comunicação, câmera de ré e entretenimento) e conexões Bluetooth (telefonia e áudio) e USB/iPod, além do painel de instrumentos com dois mostradores analógicos (conta-giros e velocímetro) ladeando a tela do computador de bordo com funções em Português.

 

As mudanças mais importantes, porém, estão sob o capô: o antigo motor de 254 cavalos dá lugar ao propulsor V6 de 3,6 litros e 24 válvulas, todo em alumínio, com 292 cv de potência máxima (a 6.200 rpm) e torque de 36,7 kgfm enviado às rodas traseiras relativamente cedo, antes dos 3 mil giros. Além de estar 38 cavalos mais potente, o novo motor conta com o sistema SIDI (Spark Ignition Direct Injection, ou injeção direta com ignição por faísca numa tradução literal), que coloca a Chevrolet no grupo ainda restrito de fábricas que oferecem ao comprador brasileiro uma motorização mais eficiente e moderna.

 

Há ainda a transmissão automática AT6 Active Select, de seis marchas com possibilidade de trocas manuais sequenciais feitas na alavanca de câmbio, acoplada ao propulsor. Em conjunto, estes equipamentos prometem melhor desempenho dinâmico mesmo com o peso extra da blindagem (que praticamente 100% dos compradores devem adotar, segundo a Chevrolet), com redução do consumo de gasolina e, de quebra, diminuição do nível de emissão de poluentes. A velocidade final é limitada em 235 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 s.

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Para diferenciar o modelo, a Chevrolet optou por chamá-lo de Omega Fittipaldi com duplo objetivo: Emerson Fittipaldi é homenageado por seus 64 anos de vida e 40 anos do primeiro triunfo internacional de um piloto brasileiro, enquanto a marca e o carro recebem a chancela do bicampeão de Fórmula 1, bicampeão das 500 milhas de Indianápolis e campeão da Fórmula Indy. A distinção, porém, é restrita à edição limitada de 600 unidades -- ao término do lote, a fabricante "definirá o que fazer". Quem comprar um, contará ainda com garantia de dois anos sem limite de quilometragem e com um conjunto de serviços que inclui mimos como assistência domiciliar com motorista à disposição e auxílio na reserva de serviços de hospedagem, alimentação e locação de carros.

 

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

Após a apresentação estática do Omega Fittipaldi, UOL Carros participou de um breve teste a bordo do sedã em um dos circuitos do centro de testes da GM em Indaiatuba (SP), primeiro como motorista, depois como passageiro do banco traseiro.

Apesar de (e até por) sabermos que o comprador padrão do Omega passará a maior parte do tempo viajando como passageiro, temos de avisar: este não é o melhor ponto do carro. No banco traseiro, sentado em uma das duas posições livres do assento, o ocupante terá muito espaço para se ajeitar, mas não poderá usufruir diretamente dos diferenciais do modelo. Há ainda um problema para o eventual terceiro passageiro, que ao se posicionar no centro do banco terá, às costas, o desconfortável apoio semirrígido de braço e, abaixo, o túnel central roubando espaço das pernas.

 

Já o motorista terá à disposição o melhor do novo Omega: falamos, claro, do motor V6 com injeção direta de gasolina e quase 300 cavalos de potência, principal atrativo do novo modelo e grande motivação para quem se dispuser a investir quase R$ 130 mil no modelo. Aliado ao câmbio automático de seis velocidades e trocas sequenciais, ele permite a melhor das experiências de condução para um sedã de quase 1.800 kg -- respostas imediatas, muito fôlego e, surpreendente, quase nenhum ruído, com o conta-giros se mantendo sempre abaixo da faixa das 3.500/4.000 rotações. O pacote tecnológico incluso na edição limitada também contribui para a boa vida ao volante, embora não seja excepcional: apesar dos controles no volante e da tela sensível ao toque, foi preciso apertar um botão no console central para ligar o rádio, por exemplo; a centralização dos comando de vidros e retrovisores elétricos, logo após o câmbio, segue o mau exemplo de carros como o Peugeot 206/207; o formato das alavancas de câmbio e freio-de-mão não é dos mais ergonômicos; e, por fim, a suspensão australiana, embora "tropicalizada", continua sensível (leia-se "mole") demais ao nosso asfalto.

 

Externamente, o Omega mantém alguma imponência e até um certo arrojo garantido pelas linhas musculosas, sobretudo graças aos para-lamas dianteiros proeminentes, a lateral com linhas ascendentes e à traseira bojuda e elevada. Ainda assim, está longe de ser aquele modelo que, anos atrás, respondia pelo slogan/alcunha "Absoluto". Sem ostentar a nova frente padrão dos Chevrolet -- embora tenha grade em forma de escudo com interior do tipo colmeia, não conta com barra transversal na cor do veículo ou faróis proeminentes --, o Omega acaba lembrando, dependendo do ângulo de observação, os menores e muito mais simples Astra (frontalmente) e Prisma (3/4 de perfil dianteiro), o que é péssimo para a imagem de um sedã "de patrão". Tanto é assim, que os técnicos da marca são categóricos: "Entregamos um motor de 292 cavalos, enquanto a concorrência entrega o apelo do marketing pessoal".

 

*Viagem a convite da General Motors do Brasil

Fonte: UOL carros

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É ser mto criativo achar o agile e prisma parecido.

 

Por R$ 127.000 ante os quase R$ 160.000 pedidos anteriormente o omega vai voltar a encomodar novos concorrentes hein!!!

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Só compraria esse carro se fosse o unico no segmento :vts

 

Sou bem mais um accord Top, carmy, prefiro até um fusion v6 do que esse omega..

Editado por Caiox

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Camry 284 cv

Accord 278cv

 

 

Motor por motor todos tem..

Ai vai mais do gosto pessoal mesmo e o omega nao me agrada pasmafaute

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Camry eu até gosto problema é que acho que vai mudar.

 

Accord 2010 naum me agrada! Meu pai teve um 1994 barnco com teto que achava lindo

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Camry eu até gosto problema é que acho que vai mudar.

 

Accord 2010 naum me agrada! Meu pai teve um 1994 barnco com teto que achava lindo

 

Mudar por mudar, acho que o Omega também muda logo.

 

Entre ele e o Camry eu iria no Toyota pois tenho preferência na marca.

 

Bom, o único Chevrolet que eu compraria por mérito seria esse Omega. Outros dois pelo preço, como o Corsa e o Astra e só.

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