Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Drift: a adrenalina de andar de lado

Recommended Posts

Drift: a adrenalina de andar de lado

 

Entramos na pista na tentativa de dominar um esportivo japonês

Compartilhe

 

Por Ricardo Sant'Anna / Fotos de Marcos Camargo

Marcos Camargo

0,,43880524,00.jpg

Toyota Mark II faz a curva de lado em apresentação de drift

Marcos Camargo

 

0,,43880542,00.jpg

Nosso professor de drift, Sérgio Hanazono

Dois pneus são trocados a cada 15 minutos. São 16 bólidos genuinamente japoneses bailando pelo espaço fechado. Ao todo, 150 pneus foram “fritados” em um final de semana de apresentação de drift, manobra — ou modo de condução, como preferir- em que o piloto acelera e mantém o carro derrapando de lado. O palco foi o Fullpower Fest, evento de carros personalizados que aconteceu em São Paulo neste final de semana. À convite da organização da mostra, Autoesporte foi aprender a “driftar”, ou ao menos, tentar e contou com a ajuda de dois grandes mestres desta arte no Brasil, os descendentes de japoneses Gerson Mekaru, da Drift Company e Sérgio Hanazono, da Drift Show, equipes que promovem apresentações da modalidade.

 

A história de ambos se confunde. Eles moraram 14 anos no Japão, onde aprenderam a fazer a manobra, digamos, na raça. “Lá não tem essa de tirar racha, os jovens gostam mesmo é de subir as montanhas e descer de lado. As próprias condições geográficas do país sugerem isso”, afirma Gerson Mekaro, que reprova a atitude ilegal. “Mas, sem dúvida, é perigoso, uma manobra que deve ser feita em autódromos ou pistas fechadas”, pondera.

 

0,,43880529,00.jpg

Marcos Camargo

Na competição, vence quem descer o morro antes e, claro, com as manobras mais bonitas. “Uma das coisas mais legais do drift é o movimento que o carro faz. Você deve manter controle sobre o que está descontrolado”, explica Sérgio. A modalidade surgiu ainda nos anos 70 e hoje é bastante difundida na Ásia e também nos Estados Unidos, onde acontece a competição oficial, o D1 Gran Prix, que consagra os melhores pilotos de drift do mundo e tem tirado os jovens das ruas. “Ganha quem faz o melhor tempo e da maneira mais bonita, sem rodar ou fugir da pista”, explica Gerson.

 

0,,43880530,00.jpg

Marcos Camargo

Nissan Silvia desliza enquanto Sérgio se divide entre volante, câmbio e pedais para fazer bonito na curva

 

0,,43880544,00.jpg

Marcos Camargo

O que sobra de um pneu após 15 minutos de drift

Junto de Sérgio, ele importou 16 carros do Japão especialmente para as manobras, entre eles os Nissan Silvia, Skyline e 350Z. “Tem que ter tração traseira para fazer drifit, é impossível com carros de tração dianteira e integral”, explica Gerson. Segundo ele, cada carro vale cerca de R$ 70 mil e a maioria é da década de 90, todos preparados com potência que variam de 300 cv a 600 cv. “Quanto mais forte, melhor”, garante. Os modelos chegam ao Brasil por meio de navio, em uma viagem que dura cerca de 40 dias e só podem rodar nas pistas.

 

A hora do vamos ver!

Depois de muito papo, chegou a hora de acelerar. Na primeira volta, andei no passageiro de Sérgio, que guia o Silvia 1993 no banco da direita e com louvor. Movimentos rápidos no acelerador, freio, embreagem, câmbio e volante garantem que o carro rode o circuito em altíssima velocidade totalmente de lado! Enquanto a poeira dos pneus invade a cabine, Sérgio para o carro e me explica a técnica: “Você tem que vir acelerando tudo e, em segunda marcha, virar a direção com tudo para um lado e, logo depois, virar para o outro, mantendo o controle. Quer tentar?” Para garantir, pedi mais uma volta dele para assistir.

 

0,,43880540,00.jpg

Marcos Camargo

Foram utilizados 150 pneus em dois dias de apresentação com 16 carros

Depois de comer mais um pouco de poeira e segurar firme no banco tipo concha, decidi trocar de lugar no Silvia. Acelerei, virei pra lá, pra cá, pés no freio e, cansei de dar “zerinhos”. O mais difícil de tudo é conseguir domar o carro de lado e, ao mesmo tempo, prestar atenção nos limites do espaço para as manobras com o pé fincado no acelerador. Com mais algumas dicas de Sérgio, consegui driftar por milésimos de segundos. “Não é fácil, treinei dias seguidos durante 2 anos para conseguir fazer uma curva inteira de lado. Para conseguir o mínimo, é necessário ao menos uns 5 dias de treinamento intensivo”, avisa Sérgio. Eu estava empolgado para isso. Não deu vontade de sair do Silvia, pena que o tempo acabara por ali e o fotógrafo Marcos Camargo me chamava do lado de fora. Abandonei o Silvia sem conseguir driftar. Valeu pela experiência. Ah, se eu tivesse mais tempo...

 

Siga @autoesporte no Twitter e confira todas as notícias do site, além de conteúdo exclusivo e interação com a nossa equipe!

 

0,,43880548,00.jpg

Marcos Camargo

Repórter bem que tentou, mas não conseguiu colocar Silvia de lado por muito tempo

 

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI189351-10142,00.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um dos esportes que eu mais admiro.

 

Como dito na reportagem, você precisa controlar o que está descontrolado.

 

Acho simplesmente lindo, e é um sonho dirigir um carro desses pra mim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não consigo acreditar que é "tããão" difícil, com certeza gostaria de experimentar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jogar de lado, qualquer ameba faz.

 

Andar de lado, seguindo trajetória, é coisa difícil sim. Senão hoje qualquer cheveteiro estaria por aí andando de banda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concerteza jogar de lado, o famoso power slide os caras do top gear fazem direto e eles nem são pilotos...

 

Agora fazer um circuito inteiro sem deixar o carro reto, mudando de direção, jogando peso, controlando inumeros tipos e forças é bem mais difícil, e é exatamente isso que até hoje não vi no brasil, aqui o cara da de lado numa curva a mídia já chama de Drift...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vou te falar, por de lado seguindo uma trajetória, até não é complicado, já brinquei muito com Chevette assim, o difícil é a hora que entra a velocidade hehehe, devagar de segunda, e usando o freio de mão pra fazer o pendulo vai que é uma beleza, mas descer o pau de quarta a mais de 80, 100, 120km/h, orra, tem que ter c# pra fazer hehehe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vou te falar, por de lado seguindo uma trajetória, até não é complicado, já brinquei muito com Chevette assim, o difícil é a hora que entra a velocidade hehehe, devagar de segunda, e usando o freio de mão pra fazer o pendulo vai que é uma beleza, mas descer o pau de quarta a mais de 80, 100, 120km/h, orra, tem que ter c# pra fazer hehehe...

 

Tem que ter C# e carro.

 

Suspensão dum carro desses deve ser uma loucura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest rodriguinhow

gostava de entrar de lado nas vagas da garagem qdo tinha um puminha....isso antes de saber o q era drift..

mas nunca tentei...desde entao só tive carro com traçao dianteira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso de por de lado em rotatória é sussa, quero ver é tocar o chevette que nem o Cascão faz com o Drivette hehe:

 

http://www.youtube.com/watch?v=0NNxwyLPae4

 

O Cascão conheço muito bem, é um baita piloto!....E nunca foi para o japão aprendeu aqui no brasil mesmo, e em pouco tempo.

Montou um chevette com custo minimo e faz tão bem quanto os Brazukas Japas com seus Japoneses.

É o tipo de cara esforçado pracas disposto a ideias novas, sem contar a humildade ....e com certeza vai dar muito trabalho para os "Brazukas".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse fazer drift no Japão em touge ou circuito, faria só na chuva... imagina destruir pneus tão rápido assim! Não é a realidade de nós brasileiros :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vendo uns vídeos tipo esse do cascão, dáa vontade de montar uma jaquinha só pra treinar. Tipo pegar um polara de 1000 reais e montar alguma mecânica nele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vendo uns vídeos tipo esse do cascão, dáa vontade de montar uma jaquinha só pra treinar. Tipo pegar um polara de 1000 reais e montar alguma mecânica nele.

 

 

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Doginho é dianteira, não é ?

Até ae, jogar um chevete por baixo não deve ser difícil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Doginho é dianteira, não é ?

 

Tração traseira Tales, se você falar de tração dianteira pra um Dodgeiro ele ou enfarta na hora ou te da uma coça hehe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...