Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

D. Castro

Trio na D-20 tentando unir spl e qualidade

Recommended Posts

Postado em (editado)

Atualização 30/11/2010

pessoal a D-20 foi trocada por uma strada adventure, tive q fazer uns poucos recortes na cx, mas vai caber direitinho na picapinha! os equipamentos continuam os mesmos.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal estou executando esse projeto pra um amigo e espero dentro de 1 mês ja estar tocando.

Os equipamentos são:

dvd pioneer 5280BT

sub xrc 10" e quadriaxial Qrx 69 pro som interno

voltimetro e porta fusível taramps

crossover roadstar digital

cabos rca stetsom

distribuidores de força e porta-fuse faca DB Link

stetsom 4k2 para 2 eros sds 2.4 15" em bp6

stetsom 2k5 para 2 eros MB 2.2k em dutada

stetsom th4100 para 2 drivers eros edt-7200

taramps t400 pro som interno

2 baterias de caminhão + a do carro

cabos de força industrial de 70mm, 35mm, 25mm e 10mm

cabo pp 8x2.5mm

o dvd e o som interno ja está instalado. Já estou com tudo em mãos e a caixa está quase concluída,logo mais posto fotos dela.

Editado por D. Castro
Postado em

cara sou novato aqui mas vc vai botar os eros numa band pass de 6a ordem isso?

cara se vc qr spl pq nao substitui o modelo 15 por 18? afinal vc tem uma bela de uma caçamba. e band pass pra trio nunca tinha visto... pelo que li se usa dutada ou a manifold. tenta descobrir se a manifold é boa pro seus suboes...

outra... pro seu som interno ja q vc vai gastar uma grana no som externo pq ao inves de botar esse xrc michuruca nao bota um dd audio 8 polegadas agora nao sei o modelo mas no site deles tem la... pelos videos do youtube toca muito praquele tamaínho...

Postado em

não vamos desmerecer alguns componentes, nada desse sistema está aí à toa, foi tudo pensado levando em conta o gosto musical e as limitaçôes de espaço atraz do banco pra cx de sub, amps, cross e etc fora a imposição do dono, de a caixa nao passar da altura da capota marítima e ainda ter espaço pra bagagem na caçamba.

Esse tópico e pra mostrar a EXECUÇÃO do sistema, os equipamentos e caixas são os já mencionados, sem possibilidades de mudanças.... manifolds ja fiz muitas com 2x15, 2x18, 3x18.. e com a bp6 nao tem nada de trabalhoso a mais, axei bem simples até, além de conseguir mais subgrave.

uma img para entenderem como é a cx

cxtriod20.jpg

Postado em (editado)

Opa pessoal!

a cx mede 1,23m de largura por 1m de profundidade, fica justa entre as caixas de rodas, ela vai ficar com uns 40 cm de distancia tanto da tampa da caçamba como do fundo. o espaço atras da cx de mg é pra colocar alguma bagagem, as baterias vao ficar em uma caixa do canto direito, na posição oposta ao estepe. A frente da cx ficará completamente livre.

pensei também numa corneta pra mg, ficaria perfeito a profundidade necessária pro comprimento de onda (80 cm para 1/4 de 80 hz), mas a área da boca da corneta ficaria muito muito grande, o que faria a altura passar dimais da capota... e como corneta é um trem complexo dimais e não tenho muita experiência com elas, vai na dutada mesmo que ja conheço bem como o falante se comporta.

fotos da cx mesmo só lá pra segunda ou terça, estou em viagem no momento, já com acabamento em batida de pedra aplicado.Nnao tive muito tempo pra tirar fotos da construção dela, mas a instalação vou detalhar mais

hand26

Editado por D. Castro
Postado em

cara ... Parabéns ... Gostei de vc encarar uma caixa BP de 6º !!! toca MUITO pra fora ... ao contrário do que vários pensam !!!

A minha tá uma beleza com 1 de 18" ...

Com 100 RMS toca BEM mais que 1 de 15" com 600 RMS em dutada comum !!! Digo isso pq TESTEI =) !!!

PS: Isso na faixa de SUB ...

Postado em

cara ... Parabéns ... Gostei de vc encarar uma caixa BP de 6º !!! toca MUITO pra fora ... ao contrário do que vários pensam !!!

A minha tá uma beleza com 1 de 18" ...

Com 100 RMS toca BEM mais que 1 de 15" com 600 RMS em dutada comum !!! Digo isso pq TESTEI =) !!!

PS: Isso na faixa de SUB ...

Com ctza gutao

uma bp bem projetada eh o terror ahuehauehaeuhaueuhe

eh infinitamente melhor q uma dutada (claro que dependendo da aplicacao) e fora que a simulacao de uma bp eh bem fiel quanto a pratica da mesma

e o mais legal eh qdo uma pessoa que possui os mesmo equips olha um som desses tocando e ve a diferenca gritante pro som dele auehuaheaueaueu

Postado em

sim nao sei que sub que era.. mais ouvi em um carnaval em Ivinhema - MS um gol com uma BP + 2 drivers + 2 sptw.. trio simples mesmo.. alias era o tempo de trio assim 5a atraz +/-... hj perdeu ate um pouco a noção... e só sei que fiquei besta do grave que saia daquela caixa... sempre que ouço falar em BP lembro desse gol.. rsrs

Postado em

Ae pessoal valeu pelas visitas, podem esperar que vem coisa forte...

Gutão vc me elogiando é uma honra, espero mesmo tocar muito com essa caixa, na simulação ela ta rendendo uns 2 a 3 db a mais que um par de tornado de 18 em dutada :rolleyes: na simulação o f3 ta em 50 e 120 hz, e extremamente plano, mas com bom rendimento de spl.

a nivel de comparação, no grafico em verde é a bp6 e em laranja é uma dutada de 150L onde os mesmos falantes tocavam antes com o 4k2, e já rendiam muito, no mesmo nivel de spl de tornado de 18.

imagem1aw.jpg

não posso deixar de falar da grande ajuda que o subsonic me deu nos calculos da BP, foram dias de conversa no msn fazendo várias comparações e tirando duvidas!

hand26

Postado em

Bela projeto cara =) !!!

o lance da band pass é que ela não DESCE como uma dutada ... mas tem MUITO MAIS eficiência ... e muitas vezes , bem mais controle que um dutada ... vai fundo ... spo te dou uma GRANDE DICA ... TRAVE MUITO BEM A CAIXA ... POIS ELA VIBRA MUUUITO !!! Ainda mais esse tampa enorme que vc quer usar no projeto !!! Isso é uma dica de quem tá se ferrando com a própria Band Pass rs !

Postado em (editado)

Bela projeto cara =) !!!

o lance da band pass é que ela não DESCE como uma dutada ... mas tem MUITO MAIS eficiência ... e muitas vezes , bem mais controle que um dutada ... vai fundo ... spo te dou uma GRANDE DICA ... TRAVE MUITO BEM A CAIXA ... POIS ELA VIBRA MUUUITO !!! Ainda mais esse tampa enorme que vc quer usar no projeto !!! Isso é uma dica de quem tá se ferrando com a própria Band Pass rs !

blz Guto, obrigado pelas dicas!

o travamento não foi esquecido, a cx toda é em compensado de 18mm com muito parafuso e cola, e a disposição das chapas foi colocado de forma que a cx toda fica "amarrada", por exemplo o fundo da cx de mg/drive é parafusada verticalmente na lateral da bp6, de cima a baixo, pelo lado de dentro, assim como a divisão horizontal entre os 12" e os drivers e na camara traseira da bp tem 2 travessas ligando a base à chapa que ficam os SDS.

a cx já ta construída até esse ponto, nao tenho fotos pq to viajando...

imagem1jf.jpg

agora a tampa é realmente a minha maior preocupação, ainda tinha pensado em fazer 2 tampas, mas o espaço entre elas ficaria muito estreito e nao sei se seria eficiente. Perceba que a parte superior da bp e a tampa são 2 chapas sobrepostas, onde a de baixo tem corte menor que a de cima, formando um borda de 3 cm onde a tampa será parafusada. Então axo que a tampa com 36mm dá pra segurar bem a pressão, não?

imagem2aq.jpg

Editado por D. Castro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...