Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Lely_Coelho

Bravox não está rendendo pra dentro

Recommended Posts

Postado em

Pensei bastante antes de criar este tópico, mas não achei solução.

Recentemente troquei meu explosound que não vale nada por um Roadstar 1200d, e inicialmente gostei bastante. Acontece que com o roadstar eu to tendo mais grave e nesta política notei que o sub (bravox roxinho 350wrms) está rendendo bacana pra fora e um pouco menos que o esperado pra dentro.

Poxa, to com uma bateria de 60Amp e um Megacapacitor de 3Faraday da Booster e meu bravox de 15" está rendendo menos que um pioneer de 12" ligado num Power one??!! Quando ando, quem está de fora não sente aquele gravão chegando, e pelo menos eu quando tinha meu mtx e meu nitro dava pra sentir, e com esse que está bem mais servido não dá!!!

Um amigo meu usa um pioneer numa caixa labirinto e eu passei muita vergonha perto dele!

Alguém sabe me dizer o que pode ser isso? Poxa, estou começando a ficar desapontado. :(

Postado em

Boa tarde...

Cara seguinte :

alimentação ? fiação ? impedancia do sub com o modulo? caixa ? regulagem do modulo ?

estes e mais alguns outros fatores contribuem pra um bom ou ruim desempenho de um som, com este modulo e mesmo com pouca bateria era pra render legalzinho...

Postado em

Pode ser a fase do sub que está invertida! Isso acontece acidentalmente.

Verifique isso aê pra nós!

E vc está apenas com uma bateria de 60A no cofre do motor?

Para um RS1200D render bem mesmo, 100A já são suficientes!

Postado em

Já começou errado...

O principal da alimentação é bateria, depois você coloca o megacapacitor, sendo que NÃO é necessário, já a bateria é ESSENCIAL para o sistema!

Pro RS1200D render bem, pelo menos uns 100Ah de bateria auxiliar você tem que ter, rs é rs, chupa bateria DEMAIS!

Na alimentação do modulo, a instalação tem que ser muito bem feita, qualquer errinho pode levar a queima dos equipamentos ou ao não rendimento deles, a fase do sub pode estar invertida, o fio da alimentação do rs1200d pode ser muito fino, a litragem da caixa...

TUDO influencia, pode ser qualquer SUB.

25% sub

25% caixa

25% instalação

25% alimentação

Postado em

éhh...

com um sub de 350W e uma 1200d mal alimentada e ainda por cima com MC... já era de se esperar por isso.. más qual litrajem está usando ? medidas do duto ? ou sabe sintonia... cabos de alimentação do amp.. regulagens no player e no RS1200... ???

Postado em (editado)

Pessoal, valeu pela ajuda!! Sabia que a galera do SPL iria me ajudar mesmo!! hehe Não se encontra gente legal assim no trio.

Então, levei numa loja especializada aqui em Teresina, justamente para que não saísse nada de errado. O volume da caixa está em aproximadamente 50L com duto de 4" por uns 15cm, mas notei hoje que quando o sub bate forte, fica alguma coisa vibrando bastante, e vi também que está vazando um pouco de ar na caixa.

Fiação utilizada foi de 16mm. Bateria de 60Ah, MC booster de 3Faraday (a idéia do MC é dar um visual bacana).

A ligação foi feita o seguinte: como o sub é bobina dupla 3+3ohms, liguei elas em paralelu, caindo para 1,5ohms e liguei em um dos canais do RS, restando outro.

Regulagem: O Bass do player está em +2, e no módulo está assim: ganho a 75% Bass a 30% low pass a 55% e sub sonic a 30% (fiz assim porque gosto de ouvir forró e gosto do contra-baixo carregado)

Quanto à bateria: pessoal, com o MC eu percebi bastante diferença, o grave ficou mais forte do que sem o MC e pode tocar mais alto sem distorcer, além de ser um voltímetro, neh...

Tá aí uma foto um pouco antiga, de quando eu usava o explosound, que, diga-se de passagem, não vale nada!! http://img40.imageshack.us/i/dsc09180w.jpg/

P.S.: hoje quando eu esperava meu irmão, ele vinha dirigindo com o som a uns 80% e deu pra sentir um leve gravezinho a uns 80m, e aumentando quando se aproximava. Por um instante dava pra perceber que estava forte, mas quando se aproximou não estava tão forte quanto prometia, sacam? Ele estava com os vidros abertos.

Editado por Lely_Coelho
Postado em (editado)

bravox de 15" e caixa com 50 litros com duto de 4" por apenas 15cm ???

acho q nem q fosse 50 litros livres não estaria bom... deveria ser ao menos 60 livres... ou 70 brutos com duto de 4" por no minimo 25cm... pra render bem em varios tipos de musicas.. e não embolar muito em batidas rapidas. sobre alimentação deveria ser no minimo 130A e cabos de 20 a 25mm indo ao rs1200.. o MC pode até encostar ele num canto do quarto kkkkkk

edit:

não é por q tá usando apenas um sub q não precisarás de bateria..(pois ainda tem o restante do som e o consumo do veiculo) sem falar no amp q está proximo da impedancia minima de funcionamento dele.. o MDF tem q ser no minimo 18mm pra caixa..

Editado por ((thytoin.))
Postado em

Pessoal, valeu pela ajuda!! Sabia que a galera do SPL iria me ajudar mesmo!! hehe Não se encontra gente legal assim no trio.

Então, levei numa loja especializada aqui em Teresina, justamente para que não saísse nada de errado. O volume da caixa está em aproximadamente 50L com duto de 4" por uns 15cm, mas notei hoje que quando o sub bate forte, fica alguma coisa vibrando bastante, e vi também que está vazando um pouco de ar na caixa.

Veja se não tem nada solto na caixa, ou no sub mesmo, e veda essa caixa, nem que seja com cola pra madeira.

Fiação utilizada foi de 16mm. Bateria de 60Ah, MC booster de 3Faraday (a idéia do MC é dar um visual bacana).

fiação eu usaria de 21mm

A ligação foi feita o seguinte: como o sub é bobina dupla 3+3ohms, liguei elas em paralelu, caindo para 1,5ohms e liguei em um dos canais do RS, restando outro.

o RS1200D eh mono, somente 2 saida pra facilitar a ligaçao

Regulagem: O Bass do player está em +2, e no módulo está assim: ganho a 75% Bass a 30% low pass a 55% e sub sonic a 30% (fiz assim porque gosto de ouvir forró e gosto do contra-baixo carregado)

acho que esse ganho ta alto demais, coloca o volume do player até em 70% e regula até acender o clip, ou distorcer.

Quanto à bateria: pessoal, com o MC eu percebi bastante diferença, o grave ficou mais forte do que sem o MC e pode tocar mais alto sem distorcer, além de ser um voltímetro, neh...

Tá aí uma foto um pouco antiga, de quando eu usava o explosound, que, diga-se de passagem, não vale nada!! http://img40.imageshack.us/i/dsc09180w.jpg/

P.S.: hoje quando eu esperava meu irmão, ele vinha dirigindo com o som a uns 80% e deu pra sentir um leve gravezinho a uns 80m, e aumentando quando se aproximava. Por um instante dava pra perceber que estava forte, mas quando se aproximou não estava tão forte quanto prometia, sacam? Ele estava com os vidros abertos.

Postado em

Veja se não tem nada solto na caixa, ou no sub mesmo, e veda essa caixa, nem que seja com cola pra madeira.

fiação eu usaria de 21mm

o RS1200D eh mono, somente 2 saida pra facilitar a ligaçao

acho que esse ganho ta alto demais, coloca o volume do player até em 70% e regula até acender o clip, ou distorcer.

Postado em

asuhaushasu.. é fo** neh. A gente paga caro pra loja fazer uma mer**!! Mas vou fazer o seguinte primeiro. A caixa tá vazando um pouco e vibrando também. Vou levar na loja pra consertar e tentar dar um UP na fiação.

Quanto ao MC já pensei em vendê-lo, mas gosto do voltímetro dele e do visual que ele dá, mas eu poderia facilmente trocar numa bateria de 60Ah por aqui, ou até numa de 100. Acho que vou ficar mesmo com ele.

Postado em

asuhaushasu.. é fo** neh. A gente paga caro pra loja fazer uma mer**!! Mas vou fazer o seguinte primeiro. A caixa tá vazando um pouco e vibrando também. Vou levar na loja pra consertar e tentar dar um UP na fiação.

Quanto ao MC já pensei em vendê-lo, mas gosto do voltímetro dele e do visual que ele dá, mas eu poderia facilmente trocar numa bateria de 60Ah por aqui, ou até numa de 100. Acho que vou ficar mesmo com ele.

da pra por uns tavamentos internos, ou fibra por dentro, mas vai diminuir muito a caixa, melhor os travamentos, e vedar com Cola+pó de MDF ou massa F12, que qdo seca fica parecendo madeira.

Se conseguir trocar por uma Bat de 100Ah seria legal, mas vamos esperar os universitarios para responder isso, jkkkkkkkkk

Postado em

Valeu pessoal!!

Só gostaria de frisar que o estranho é que não dá pra sentir tanto aquele gravão com o carro fechado do lado de fora. Dentro do carro acho o som bacana, mas quem tá de fora sente o grave, mas não tão presente quanto outros subs que já tive.

Acredito que seja a folga na caixa vazando, pois já tive um par de woofers que a caixa estava um pouco folgada e não estavam rendendo nem 50%.

Postado em

vou te dar uma luz! eu tenho uma boss AB 1500 Rms e te garanto q ela rende mais nas frequencia altas do que nas baixas, já o meu 2k5 classe D rende mais nas baixas do que nas altas! SPL: 2k5 maior q Boss; TRIO: Boss maior q a 2k5! então pode ser:1- o módulo q não rende bem nas baixas; 2- o player q não rende bem nas baixas, isso acontecia com o meu player antigo um philips; 3- sub q não rende bem nas baixas; 4- caixa inadequada; e por ae vai! :legal:

Postado em

vou te dar uma luz! eu tenho uma boss AB 1500 Rms e te garanto q ela rende mais nas frequencia altas do que nas baixas, já o meu 2k5 classe D rende mais nas baixas do que nas altas! SPL: 2k5 maior q Boss; TRIO: Boss maior q a 2k5! então pode ser:1- o módulo q não rende bem nas baixas; 2- o player q não rende bem nas baixas, isso acontecia com o meu player antigo um philips; 3- sub q não rende bem nas baixas; 4- caixa inadequada; e por ae vai! :legal:

Tá mais pra caixa!! rsrs O player é um Pioneer 2580UB, módulo é roadstar e sub é bravox roxinho, e a caixa a cada dia que passa vaza mais e só tenho tempo na sexta!! :(

Postado em

E você ainda vai voltar lá ? eu pegaria o dinheiro de volta e ia em outro lugar com certeza!

rsrsrs... seria bom, neh. Mas já ta tudo pronto. Só meti uns cagaços lá no cara.

Fui lá hoje e marcamos o serviço pra amanhã.

Ele perguntou como eu tinha conseguido abrir uma caixa daquelas. Eu prontamente disse: "rapaz, pus um Roadstar". Aí ele logo ficou calado!! ahsuahsuhasu

Pior que não é ele quem faz. Lá tem uns 10 funcionários, e dentre eles tem estaladores e instaladores. Eu tive a sorte de pegar um estalador, que diga-se de passagem, queimou meu capacitor quando fui instalar. Pra a sorte dele a loja me deu um novo.

Hoje notei que tá vazando ar e é muito. Tive um tempinho a mais (pra não ligar o som tarde da noite) e vi que o contra-baixo está vazando totalmente, e em baixas frequencias não sobra nada de grave. Tomara que o problema seja somente este.

Postado em

Olá pessoal!!

Só para dar o resultado da nossa discussão aqui.

Como havia dito, levei o som na sexta-feira para a loja e o cara não queria acreditar que a caixa estava vazando. Pois bem, quando desmontamos o set e pomos para tocar, parecia que não estava vedada de jeito nenhum!!! Todo o ar estava saindo pelas bordas, desse jeito nunca iria dar pressão!!!

Depois de gasta uma lata de massa para vedar, ligamos e o resultado: NOOSSAA, que baita grave!!! Agora sim está com cara de Bravox com RS1200d. Está tocando bacana até pra fora

Queria agradecer o empenho de todos que me auxiliaram nesse tópico! Valeu mesmo galera do SPL!! heheh

Mais tarde posto fotos e videos de como ficou.

Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...