Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
praia2009

brasil....

Recommended Posts

Hoje em dia acho que se formos somar a quantidade de alto falantes , amplificadores e caixas e bem provavel que esse numero seja do mesmo tamanho do impostometro...

Mais o que realmente define um som ? o que e preciso ter pra que o resultado final seja bom ?

Quando entramos nessa pergunta precisamos ver os 3 lados da moeda: na visao que de projeta ( cria desenvolve ) na visao financeira , e na visao de quem usa ( consumidor )

Vendo pelo lado do consumidor , ele sempre quer gastar pouco e ter muito resultado !

Vendo pela lado financeiro da empresa isso e otimo pois significa muitas vendas

Vendo pelo lado do projetista e so dor de cabeça , pois o mesmo precisa ficar horas em pesquisa pra fazer algo ser BBB , bom bonito e barato !

E e nessa hora que começa a aparecer as coisas novas no mercado , sendo que muitas delas não tem fundamento e poucas ideias conseguem ir adiante ! vou citar um exemplo vendo o lado do projetista da velha guarda fazendo um falante....

O departamento de vendas chega e diz :

Precisamos de um projeto para um alto falante de 500W!!! pois o mesmo precisa ter uma sonoridade exelente , uma acustica inigualavel , um timbre perfeito , e suportar regimes intensos ,como calor , diferentes niveis de pressao , alem de trabalhar com caixa em baixo volume alemmmm de suportar um pouco mais de potencia com uma folga de 20% isso sem perder nada na sensibilidade ....

Para termos qualidade de som e preciso ter um cone bom ! feito com o que a de melhor em celulose ,fibras , cola , resina , agua limpa e etc....

Para termos 500W ate que não precisamos de um conjunto magnetico tao grande , intao optamos por trabalhar com neodymium , onde reduzimos o tamanho e o peso , ganhamos eficiencia na densidade de fluxo magnetico deixando assim o QTS mais baixo , e consequentemente travando o falante de uma forma natural devido alto alto fluxo magnetico !

Usaremos carcaça de aluminio de otima liga , onde temos uam regidez sem igual !

Usamos centragem feita de tecido macio e com fibras longas que permite o cansasso da suspensao diminuir com o tempo !

Usamos um fio especial feito para altas temperaturas , e com uma liga especial , o que nos proporcionara um agudo mais definido e um medio mais limpo !

Cordoalha de primeira e todas as colas a base de mistura a vacuo ! assim não solta nem a pal !

O falante esta pronto , mais quanto vai custar isso ? queria ver a opniao de voces porque nos, nos contentamos com tao pouco , sendo que sabemos o caminho certo de fazer as coisas !ou e custo???custo??? custo ???

Vamos falando sobre o ponto financeiro e vendas , e o ponto do consumidor pra depois entrarmos na discurçao sobre o produto já na mao do consumidor ! abraco ai ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, depende do para que é voltado os falantes.

Falando de SQ por exemplo, fica complicado. Eu acho bacana o desenvolvimento nacional. O problema é o preço. Tudo feito aqui, por empresas sem um know-how tão extenso, acaba saindo mais caro que um falante com frete e alto imposto gringo, com métodos de produção mais elaborados e décadas de conhecimentos empíricos de desenvolvimento.

Se não tem como você ouvir e vai por informações de internet, em qual você arrisca?

Compartilhar este post

Link para o post

Praia, existem mercados e MERCADOS.

O mercado "povão" é na base do preço mesmo. Tem que ser bom E barato, sendo que o preço SEMPRE vem antes da qualidade.

E há os mercados de nicho, onde a qualidade, aplicabilidade, beleza, ou outra característica exigida pelo nicho em questão se sobrepõe ao preço.

Eu HOJE estou me preparando pra trabalhar com nicho, mas pegando nichos com demanda, e não trabalhar com público geral (povão), exatamente pra não passar essas raivas.

Ganhar em cima de valores agregados, e não apenas porcentagem em cima do custo. Não é a toaa que um falante cujo custo de produção (sem pensar no custo de desenvolvimento, isto é valor agregado) é praticamente o mesmo de outro pode custar 100x mais.

Compartilhar este post

Link para o post

sem reforma tributária......sem chance !

e outra , sempre irão taxar equipos de audio como SUPÉRFLUO (pra mim não é) e carcar tributão tesudão em cima , rsrsrs

então galera, vamos sonhando ...........

abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

e cleber eu concordo com vc , e estou andando nessa mesma linha de pensamento !

hoje estou trabalhando com um projeto de um crossover ! esse sera mais completo que o primeiro ,que nao foi lancando por motivo de força maior , quem me conhece sabe o porque ! mais isso nao vem ao caso !

sexta recebi as amostras do circuito de irei usar ! ja dei uma pincelada e fiquei babando , montei um circuito pequeno aqui so pra efeito de teste e fiquei impressionado com o som...sei que estou no caminho certo porque quero fazer coisa boa....

no final do dia liguei pro representante da empresa la em curitiba e disse :

CARA ESSE C.I E SHOW...VOU USAR ELE MESMO ! QUANTO CUSTA ???

o cara me disse assim cleber : ''custa X REAL'' ! e eu O.O:( .....pra vcs terem uma ideia o c.i que eu usava custa 2 esse custa 8 , ou seja 4x mais....o que fazer intao???

as diferencas sonoras sao consideraveis principalmente falando de ruido e interferencia !mais vou ter que me sacrificar....

ta fo** trabalhar no nosso pais ! ta dificil mesmo.....

Compartilhar este post

Link para o post

Ihhh... 8 tá barato ainda...

Se for partir pros Burr Brown você já chega nos 18 reais pros mais baratos... Esse de 18 reais vem de penca dentro do player DRZ9255...

Fugiu do padrão de mercado do JRC4558, fica ótimo.

Em tempo: testou os NE3552? 4 reais no varejo, e toca MUITO bem.

Compartilhar este post

Link para o post

ja testei ! ambos sao bons ! a vantagem do 4558 e que e ABzao na saida e pra fazer filtros ele ate e bom ! a linha NE segue um padrao melhor porque tem o slaw rate mais alto e uma impedancia de saida mais baixa !

a linha que quero usar na saida e uma linha recente da philips onde o c.i tem uma pa de transistores internos , mais de 20 so pra etapa de saida ! mais estou analizando ainda , por enquanto estou fazendo os filtros....

mais ate no final do ano quero estar com isso pronto...vlw ai :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ihhh... 8 tá barato ainda...

Se for partir pros Burr Brown você já chega nos 18 reais pros mais baratos... Esse de 18 reais vem de penca dentro do player DRZ9255...

Fugiu do padrão de mercado do JRC4558, fica ótimo.

Em tempo: testou os NE3552? 4 reais no varejo, e toca MUITO bem.

Barato nada, o cross tem que custar para a fabrica 50 mango.

Editado por muriloalvares

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...