Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Recommended Posts

Postado em

Acredito eu Hiperim que não seja a Chevrolet e sim modelos em especifico que para economizar a montadora não fez o projeto do sistema eletrico super dimensionado, e sim sub dimensionado

Por exemplo, meu camarada tbm tem um Corsa, só que 1.8, tem som tbm, e pode arregaçar que não oscila nada nas luzes, nem painel nem nada, e anda com a bateria original, tocando um banda 4.8

Outro exemplo meu primo tinha som no Golf e atualmente passou para a Zafira, nenhum dos dois quando aumentava bastante o volume oscilava as luzes e nada de várias baterias no set, só a do cofre e uma auxiliar e ele usava um Banda 9.8 e um 2.4

Postado em (editado)

QQ auto elétrica boqueta faz o teste de descarga, algumas mais decentes tem um aparelhinho que imprimem um relatório, mas aqueles aparelhos antigos já fazem o serviço, basicamente fecha um "quase curto circuito" na bateria e mede quando ela despeja de corrente em razão do tempo, a grosso modo vc traça a curva de descarga dela.

Achar q eua tensão da bateria em repouso indica que ela esta boa é o maior engano, qq bateria que fica 5 anos no chão, se vc der uma carguinha nela consegue medir 12v em repouso, mas na ahora que a corrente é solicitada, a tensão cai lá embaixo imediatamente.

Vai numa auto elétrica, geralmente eles nem cobram os testes....

Entao o que pode estar acontecendo é que minhas baterias não estão conseguindo suprir a corrente que meu amplificador necessita, seja por estarem velhas ou por estarem "cansadas"? O que vc disse ai acima foi isso? Que elas podem nao estar descarregando de forma eficiente?

Google...

Vc quiz dizer.... MAL DIMENSIONAMENTO DO SOM PARA O SISTEMA ELÉTRICO DO CARRO NÉ... para o carro o sistema dá e sobra, ninguém projeta carros para andar com 5kw de som....

Mas ninguém aqui tá falando de 5wrms de som.. Tenho 1500w rms e duas baterias extras pra suprir isso... Sei que sobrecarrega o alternador, mas é o jeito!

A hipotese de o sistema eletrico original do Celta ser um gargalo para o som nao é válida? Mas mesmo se fosse um gargalo, penso que o Big 3 deveria ter consertado isso... O que nao ocorreu!

O meu saco, viu... Que problema chato!

Editado por hiperim
Postado em

Entao o que pode estar acontecendo é que minhas baterias não estão conseguindo suprir a corrente que meu amplificador necessita, seja por estarem velhas ou por estarem "cansadas"? O que vc disse ai acima foi isso? Que elas podem nao estar descarregando de forma eficiente?

Mas ninguém aqui tá falando de 5wrms de som.. Tenho 1500w rms e duas baterias extras pra suprir isso... Sei que sobrecarrega o alternador, mas é o jeito!

A hipotese de o sistema eletrico original do Celta ser um gargalo para o som nao é válida? Mas mesmo se fosse um gargalo, penso que o Big 3 deveria ter consertado isso... O que nao ocorreu!

O meu saco, viu... Que problema chato!

O que eu quiz dizer é que um sitema automotivo usa uma corrente de pico alta em um ou dois segundos na partida, e o restante do tempo é uma corrente baixa ou média... muito ao contrário de grandes sistemas de som, e acredite 1,5kw é coisa pra ca***** de som....

Sobre a bateria, é isso mesmo, apenas uma estando rui pode ferrar tudo, as vezes se for só uma, tirando ela fica melhor...

Postado em (editado)

O que eu quiz dizer é que um sitema automotivo usa uma corrente de pico alta em um ou dois segundos na partida, e o restante do tempo é uma corrente baixa ou média... muito ao contrário de grandes sistemas de som, e acredite 1,5kw é coisa pra ca***** de som....

Sobre a bateria, é isso mesmo, apenas uma estando rui pode ferrar tudo, as vezes se for só uma, tirando ela fica melhor...

Poxa, mas como se explica o caso de alguns foristas que tem alternador original, bateria na mesma proporcao que eu, e voltagem nao baixando de 13.2volts? Um exemplo é o Diogenes que postou neste tópico, mais para o início...

Eu percebi, quando estavamos fazendo o Big 3, que o celta tem cabos ligando o alternador ao arranque do carro. Isso pode influenciar em algo?

Editado por hiperim
Postado em

hiperim axo q suas baterias já dançaram :P tinha uma moura aqi em ksa de 60ah q dava 12,1V em repouso, mas não tinha corrente continua, ou seja já estava velha, não tinha mais carga, então experimenta colocar ae uma bateria nova p/ ver no q dá :legal: , pois uso a 2k5 na moura de 60Ah, e vc com esse monte de bateria ficar oscilando desse jeito só pode ser batería leva ela numa elétrica p/ fazer o teste de carga! hand26

Postado em (editado)

vamos la hiperim cara ja aconteceu comigo isso comigo, tem tensão mas no bico cade?????? e a bateria que se foi!!!!!!! leve elas no auto eletrico e faça o teste nelas individualmente.....

outra coisa big 3 melhora mas não faz milagre!!!!!!!! no meu caso com cabeamento normal e media de 250 Ah eu so conseguia 12,9 com carro ligado e som desligado quando ligava a queda era muito violente chegou ate a desarmar a sd3k que tinha......

fiz o big 3 com 100mm + o original hoje com carro ligado e som desligado o sistema chega a 14,0 meu som ligado em volume em 70% fica acima de 13 volts em pico não desse de 12,4 volts sem clipar!!!!!!clipando e outra historia pq ai desce!!!!!!! isso para sd5k e 3k de sub e 330 amp.....

agora venho monitorando meu sistema eletrico para poder melhorar o set..... sei que quando a sd clipa a voltagem cai bem chega a 12volts.......então entendo que falta alimentação pq e nessa hora que banco de baterias bem dimencionado são utilizadas....nesse final vou fazer novos teste vou estar com 400amp no carro e vou monitorar a situação.......

para ter uma ideia meu carro não pisca nem a pau......so que quando bass esta comendo da para sentir a queda de rendimento do motor.........o carro reduz mais que quando esta com ar condicionado ligado!!!!!!

cara testes essas baterias principalmente a do cofre......q sofre mais devido o motor de arranque......

ham e para melhorar a tensão o ideial um alternador de maior porte de 120 para cima!!!!!!

boa sorte!!!!!

Editado por diogenes.carvalho
Postado em

Uma coisa que notei e acho q pode dar diferença ,vc fez o big 3 correto, aterrou o alternador e o negativo da bateria , puxou o positivo do alternador até o positivo da bateria do cofre ai vai um cabo positivo da bateria do cofre na bateria axiliar depois no amplificador certo ,ate ai ta sussa mas no negativo o certo um terra coloca no negativo da bateria axiliar e liga no negativo do amplificador acho que ta ai teu problema vc fez terra pra bateria e terra pro amplificador ele puxando corente do chassis do carro nos picos vai dar uma piscada nas luzes que são aterada no chassis.

:legal: espero ter ajudado....

Postado em

Uma coisa que notei e acho q pode dar diferença ,vc fez o big 3 correto, aterrou o alternador e o negativo da bateria , puxou o positivo do alternador até o positivo da bateria do cofre ai vai um cabo positivo da bateria do cofre na bateria axiliar depois no amplificador certo ,ate ai ta sussa mas no negativo o certo um terra coloca no negativo da bateria axiliar e liga no negativo do amplificador acho que ta ai teu problema vc fez terra pra bateria e terra pro amplificador ele puxando corente do chassis do carro nos picos vai dar uma piscada nas luzes que são aterada no chassis.

:legal: espero ter ajudado....

Eu nao entendi o que voce quis dizer... Explica melhor ai! Amplificaodr puxando corrente do chassis? Nao deu pra entender mesmo...

Vlw!

P.s.: galera, so to esperando umas provas passarem pra poder testar as bats. Depois posto aqui sobre o que deu!

Postado em

Esquece dicas de noob ,nem le direito da vontade!!!!Membro pro :rever1: vo desenha pra vc quem sabe entende!!!!

OgAAAI5hIq2P_PVgNK1Avt3qK67hccDLqVRAIYs-kHSPG5bw7mYGAghxTtawLr4dwhnat9IFMMOJZ3vyEj7iKijowP4Am1T1UCp-DZFFtcJokDHBWhzjVBxN0xBd.jpg

Voce acabou de me chamar de burro, cara?? Que idiotice, hein...

Umas coisas que tão erradas no seu "como deve ser aí": aterrar tanto na lata quanto no terminal negativo da bateria pode gerar uma coisa chamada de "ground loop". Dá uma lida no Google sobre isso. É bem interessante e é prejudicial ao sistema.

Outra coisa é que é IMPOSSÍVEL o amplificador "puxar corrente" pelo chassis cara! Isso que voce disse nao tem fundamento nenhum!

Postado em (editado)

Quando faço big3, costumo puxar os aterramentos direto da carcaça do alternador, um cabo da carcaça para o chassi e outro direto para bateria juntamente com o positivo... Nunca fiz nenhum teste mas, acredito que seja melhor doque puxar o terra do motor, dependendo do ponto do motor em que for fazer de aterramento a conduçao pode nao esta tao boa... :legal:

Editado por JurandirSB
Postado em

Quando faço big3, costumo puxar os aterramentos direto da carcaça do alternador, um cabo da carcaça para o chassi e outro direto para bateria juntamente com o positivo... Nunca fiz nenhum teste mas, acredito que seja melhor doque puxar o terra do motor, dependendo do ponto do motor em que for fazer de aterramento a conduçao pode nao esta tao boa... :legal:

Rapaz, motor ta novo... Sem ferrugem... e a parada é aço puro. Nao tem como nao estar boa a conducao...

Acho que a parada eh alternador pequeno + baterias que nunca sao carregadas ate 14.4volts (visto que é o alternador que carrega elas mesmo).

Sem trocar de alternador ou sem colocar um MC, acho dificil a tensao ficar acima de 12.4 ~ 12.6volts mesmo...

Mas ainda testarei minhas bats! FAzer o teste de descarga... O negocio eh q to sem tempo MESMO!

Postado em

Outra coisa é que é IMPOSSÍVEL o amplificador "puxar corrente" pelo chassis cara! Isso que voce disse nao tem fundamento nenhum!

hehehe se o negativo do amp tá aterrado no shassis e o positivo vem direto da bateria sendo o negativo da bateria no motor ou shassis (mesma coisa!!)

como o amp está se alimentando então ? pelo AR hehehehe

pelas leis da fisica eletrons possuem capacidade de se movimentarem , pra se obter o equilibrio sempre vão para o lado mais positivo ! ou seja onde estiver desprovido de eletrons ! como se diz mesmo,,, algo positivamente carregado..

então hipirim a corrente vai do negativo para o positivo no sentido real de condução (o convencional a anos luzes atraz era quando se pensava q a corrente passava do positivo para o negativo más não importa ),,

então a corrente q seu amp puxa passa sim pelo shassis ! pois de onde viria... se o negativo das baterias estiverem aterrados, mesmo q uma das baterias esteja ligada direto aos terminais de alimentação do modulo e tb esta mesma aterrada tb no shassis pra se carregar.. e a outra somente aterrada . como baterias em paralelo soma-se a corrente e mantem a tensão a corrente da bateria q estivar aterrada no motor ou shassis passrá sim por ele até chegar ao modulo..

a não ser q eu entendi errado oq vc quiz dizer q é impossivel o amp puxar corrente pelo shassis...hehehe

Postado em

Desculpa se escrevi errado ,agora uma coisa eu digo por experiencia propria o gnd do amplificador direto da ultima bateria auxiliar .A voltagem na carroceria fica mais estavel diminuim e muito as ocilaçoes nas luzes se se a voltagem na carroceria ocila menos o efeito que vc mencionou q é a diferença grande na voltagem nos equipamentos do sistema n ocorre ,mas isso é uma dica e é um assunto muito debatido e defendido tanto de um lado como outro.... Agora se as baterias estiverem bakiadas n muda nada.

O amigo ali encima menciono chassis é uma coisa motor é outra:o alternador fica preso ao motor este não tem passagem de corrente para o veiculo pois os coxins onde ele é preso são de borracha por isso o cabo que aterra o chassis ao motor acho que n interfere muito se ele é preso no bloco ou na carcaça do alternado mas o q vai tenho visto é na carcaça do alternado mesmo ,ai vem o negativo da bateria que é aterrado ao chassis ,e o positivo do alternador ate o positivo da bateria .

Postado em

Esquece dicas de noob ,nem le direito da vontade!!!!Membro pro :rever1: vo desenha pra vc quem sabe entende!!!!

OgAAAI5hIq2P_PVgNK1Avt3qK67hccDLqVRAIYs-kHSPG5bw7mYGAghxTtawLr4dwhnat9IFMMOJZ3vyEj7iKijowP4Am1T1UCp-DZFFtcJokDHBWhzjVBxN0xBd.jpg

Brother eu acho q o geito q o rpz desenhou é o + correto, n q o outro esteja errado..

pelo menos aqui eu uso da mesma forma e ate agora n tive problemas..

os cabos do meu alternador sao originais, a bateria secundaria AGM tbm 44ah mede 14.0V carro desligado 12.7V

abraços

Postado em

hiperim, que marca é o teu alternador? Se for Delco Remy deve ser igual o original do meu carro (corsa 98) O meu quando estava bom marcava 14.4v na bateria, sem som ligado. Nos últimos tempos marcava 14v na bateria sem o som e caia pra +/- 11.5v com o som no max. O teu problema não pode ser teu alternador?

Postado em

continuo falando, o problema dele é a batería q já tá detonada, já q ele não dá carga lenta nelas, experimenta dar carga lenta e depois faz o teste! :pirou:

Postado em (editado)

Agora fiquei confuso. tenho big 3. e o negativo do SD 1800 está aterrado no chassis (com ch). Aí vem o user 100%sub, e diz q é melhor ligar o negativo do modulo no negativo da bateria auxiliar, que está aterrada no chassis. AFINAL QUE É MELHOR???? :banghead:banghead [""]

Editado por ADILSONBP
Postado em

Pesquise sobre Ground Loop e voce verá o que é melhor... Eu voto no aterramento em um ponto só: ou chassis ou bateria. Aterrando em dois pontos distintos, pode surgir o Ground Loop.

O MELHOR DE TODOS para a voltagem melhorar é aterrar o amp no bloco do motor. Mas ai podem surgir ruidos...

Eu nao tenho como falar de bateria "bichada" ainda, eis que to sem tempo de testa-las...

Mas quando as provas terminarem, farei isso!

Vlw a todos q estao ajudando!

Postado em

Agora fiquei confuso. tenho big 3. e o negativo do SD 1800 está aterrado no chassis (com ch). Aí vem o user 100%sub, e diz q é melhor ligar o negativo do modulo no negativo da bateria auxiliar, que está aterrada no chassis. AFINAL QUE É MELHOR???? :banghead:banghead [""]

isso mesmo ! pode ligar direto no negativo da bateria auxiliar.. e sendo ela estando aterrada tb.. sobre o alternador e motor e tal independente dos coxins q os isolam naquela ponto.. o motor tem contato com o chassis devido a ser preso pelo cambio e ter nele varias coisas interligadas tb costuma-se ter uma mahla de cobre presa no motor e no chassis pra garantir q tudo esteja aterrado.. más voltando ao assunto vc pode aterrar a bateria do cofre (isso ela já é más use um bom cabo) e a aux. ligada direto aos terminais de alimentação dos modulos.. mesmo assim ela deve ter seu negativo aterrado tb.. e um bom cabo interligando as baterias no terminal positivo e até os modulos tb.. as percas são minimas, pode usar cabos de 50mm pra cima se puder..

Postado em (editado)

Qual a capacidade do seu alternador? Big3 em alternador pequeno não resolve muito, pelo menos em alguns que eu fiz, só tem melhora significativa com alternadores de 90A acima, ou em 75A se não tiver muita carga pendurada.

Edit: agora vi que o alternador é de 90A. Tenta conseguir um carregador inteligente e ver se as suas carregam até 14,5V em carga lenta (2A pra cada bateria, individualmente), se não chegar a isso, pode ser que elas estejam comprometidas.

Editado por djchu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...