Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
vxice

[Teste de audiçao] teste de cabos RCA

Recommended Posts

eu pensei varias vezes em fazer um diy num cabo desses

MULTICABO 6 VIAS 6X24 0,20MM 24AWG PT - SANTO ANGELO - R$ 4,65 o metro

Cobre OFHC, bitola 24 AWG (0,20mm²), estanhado, espaquetado e numerado.

com um conector desses

PLUG RCA MONO EM LATÃO BANHADO A OURO PRETO - SANTO ANGELO - R$ 11,95 cada

Plug tipo RCA mono em latão banhado a ouro para montagem com solda.

10988_1.jpg11003_1.jpg

será???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez digo...rs quero colocar o Knukonceptz Krystal no teste...rs

Acho seria bom, ateh pq muita gente aqui no forum usa !

Sei q nao vai chegar pertos dos cabos diy bons, mas seria bom saber ateh quanto ele fica pra tras !

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/09/2010 at 00:34, viniciusaleixo disse:

Mais uma vez digo...rs quero colocar o Knukonceptz Krystal no teste...rs

Acho seria bom, ateh pq muita gente aqui no forum usa !

Sei q nao vai chegar pertos dos cabos diy bons, mas seria bom saber ateh quanto ele fica pra tras !

Abraco !

Legal o teste !!!

Podia colocar o Santo Angelo também !!!

Estou aqui no Mato Grosso desde Segunda Feira (fico até Sexta Feira) e percebi que aqui em Cuiabá e em Rondonópolis ele é muito vendido !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 16/09/2010 at 02:25, JOAO DA BANDA disse:

Legal o teste !!!

Podia colocar o Santo Angelo também !!!

Estou aqui no Mato Grosso desde Segunda Feira (fico até Sexta Feira) e percebi que aqui em Cuiabá e em Rondonópolis ele é muito vendido !!!

Abraço !!!

João Otávio

A distribuição deles aqui no centro-oeste é MUITO boa. Qualquer loja rasoável já oferece.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui soh acha 2 modelos de cabo SA, de microfone, que ja testei e não me agradou.

Editado por Edgrau

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 19/09/2010 at 17:18, José Azêdo Netto disse:

vxice veleu pela ajuda, quanto a solda, pode ser solda comum ou essas com prata?

Abraços.

O ideal é usar a menor quantidade de solda possível, visto que ela é péssima para condução. Eu usaria a de prata, apesar de ter pouquíssima prata ela não tem chumbo, o que é bom (chumbo é ruim para meio ambiente e para condução de energia).

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me de um post há uns tempos atrás, de um conhecido de um cara que trabalhava em uma companhia de eletrônicos (creio que celulares), e testaram as variações desses tipos de solda com prata/ouro/adamantium/kryptonita contra a normal, e as diferenças não justificam nenhum investimento, seja barato ou caro.

Acho que uma solda bem feita influencia muito mais, como o João disse. (To fudido! Sou péssimo!)

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 19/09/2010 at 19:37, Pad disse:

Lembro-me de um post há uns tempos atrás, de um conhecido de um cara que trabalhava em uma companhia de eletrônicos (creio que celulares), e testaram as variações desses tipos de solda com prata/ouro/adamantium/kryptonita contra a normal, e as diferenças não justificam nenhum investimento, seja barato ou caro.

Acho que uma solda bem feita influencia muito mais, como o João disse. (To fudido! Sou péssimo!)

Pad, nesse teste incluia soldas com chumbo ou todas eram Lead-Free?

de td q eu ja li a respeito, o mais importante é a ausencia de chumbo!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 19/09/2010 at 20:15, SubSonic disse:

Pad, nesse teste incluia soldas com chumbo ou todas eram Lead-Free?

de td q eu ja li a respeito, o mais importante é a ausencia de chumbo!

Olha Sub, o post esta mais conclusivo, não estava assim tão eleboradonas condições. Como para a empresa isso é dinheiro de pinga, acredito que tenha testado com os mais variados tipos possíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem legal o teste, poderia fazer um com as marcas mais conhecidas também. Knukonceptz x MTX x Fosgate x JL e por aí vai...

Parabéns pela iniciativa !

Compartilhar este post

Link para o post

Esse teste, como disse no primeiro post, não foi usado um padrão nas soldas.

Se e a galera topar, podemos marcar um outro teste com outros cabos. Recomendo no próximo, 3 ouvintes e 1 para trocar os cabos.

Como eu disse, seria legal tb, fazer em ambiente controlado, com monitores de referência 20hz a 20kz (com sub é claro..) Aqui na minha cidade tem uma loja que possui uma sala interessante para testes desse tipo, seria o caso de eu ir lá e conversar com o gerente, acho que não teria problema algum. O único problema seria a fonte de áudio, teríamos que arrumar um player residencial fo**, coisa dificil por aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é ter uma referência prévia do sistema... usar cabos "padrão" (por exemplo, CAT5 com um par por canal) pra acertar e criar intimidade com o set.

Depois de deixá-lo bem neutro, aí o procedimento dos testes vai mmostrar a verdade sobre cada cabo.

Ah, sim... padronizem o tamanho dos cabos... por exemplo, todos de 4 a 5 metros, ou todos de 1 a 2 metros, pois dá muita diferença.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/09/2010 at 16:24, Kleberlpa disse:

O ideal é ter uma referência prévia do sistema... usar cabos "padrão" (por exemplo, CAT5 com um par por canal) pra acertar e criar intimidade com o set.

Depois de deixá-lo bem neutro, aí o procedimento dos testes vai mmostrar a verdade sobre cada cabo.

Ah, sim... padronizem o tamanho dos cabos... por exemplo, todos de 4 a 5 metros, ou todos de 1 a 2 metros, pois dá muita diferença.

Principalmente para cabos trançados....

Compartilhar este post

Link para o post

Para mais, para menos, em que?

Por favor me respondam.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/09/2010 at 17:49, Pad disse:

Para mais, para menos, em que?

Por favor me respondam.

se um cabo "sofre" com capacitancia, indutancia etc, quanto mais longo o cabo mais altos serão esses valores!

se a resistencia do cabo é alta em alguma frequencia, quanto mais longo mais aquela frequencia vai ser atenuada...

cabo quanto mais curto melhor! na realidade o cabo só estraga o som, qto menos, melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em parte sub. Por isso quero que o pessoal responda.

Tem muito efeito da "mitologia" de cabos que atrapalha. Os efeitos realmente existem e atrapalham, em linhas de mais de 1/2 kilômetro, não em cabos de 5 metros, além daqueles que não afetam a frequência de audio.

Acredito que sejam variações no RLC, só queria saber o quanto elas afetam o sinal nessa distancia.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/09/2010 at 18:32, Pad disse:

Tem muito efeito da "mitologia" de cabos que atrapalha. Os efeitos realmente existem e atrapalham, em linhas de mais de 1/2 kilômetro, não em cabos de 5 metros, além daqueles que não afetam a frequência de audio.

Acredito que sejam variações no RLC, só queria saber o quanto elas afetam o sinal nessa distancia.

Pad, eu também era cético, até começar a testar e fazer teste cego com meu irmão, primeiro ele trocava os cabos e eu ouvia, depois eu trocava (ou não, era aleatório, cara ou coroa, dado, whatever) e ele ouvia e anotavamos as impressões que tinhamos com cada cabo...

no fim as impressões eram muito parecidas (como as que são vistas nesse teste cego dos capixabas! repare que os cabos tiveram avaliações coerente entre os juizes) e batiam com a idéia inicial de construção do cabo!

os cabos Litz SEMPRE tem um desempenho de agudos superior aos cabos monofilamento, e geralmente são mais "magros" na faixa de grave/MG! alguns materiais mudam um pouco a dinamica do cabo e mesmo com teste cego isso aparece!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/09/2010 at 18:32, Pad disse:

Os efeitos só podem ser medidos em kms de cabos... sim...

Ouvidos, aí eu já te sugiro testar...

You´ll shit bricks.

Compartilhar este post

Link para o post

Sub, eu não sou cético. Não totalmente. Só quero separar a física da mitologia.

Eu sei que cabos tem diferenças. Quando troquei os cabos OEM do meu HT pelo Belden+Eichmann que tenho parecia que tirou 1/2 metro de espuma da frente dos falantes, é um HT Sony simples, 5.1. Mas aí estamos tratando de um cabo de 2 reais contra um de 200 reais.

Eu acredito no modelo RLC. O que eu quero é desempenho máximo com gasto mínimo. Principalmente porque estou montando um som residêncial, tenho um bom transporte e bom amplificador, fica mais fácil para fazer testes e perceber diferença.

Aí tem a parte da mitologia. Skineffect existe, mas eu não vejo grande influência em frequências audíveis. O pessoal gosta de por ouro e prata em tudo, mas o único mineral que tranfere sinais sem perder é o Telúrio. E nunca vi nenhum cabo com telúrio. Talvez por ser radioativo, mas vai saber.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 20/09/2010 at 19:01, Pad disse:

Eu acredito no modelo RLC.

2 metros de cabo não apresenta nem 1/100 de ohm... em uma linha de 10k ohms, não há qualquer atenuação.

Capacitância em alguns kms de cabos chega a 10pF em alguns modelos, o que daria um rolloff MENSURÁVEL na casa das centenas de MHz em cabos de 2 metros!

Indutância então... mesma coisa... lá pros MHz.

Logo, vê-se que há mais entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e acabam correpondendo a um crossover de 1ª ordem, associando os cabos com amplificadores, falantes et al.

Por isso que lá em cima você falou da diferença de importância de indutância, capacitância e resistência.

O que eu procuro é o "valor ideal" para cada variável, onde digamos, 0,00X e 0,000X não terão um impacto brutal. E se alguem falar que o valor ideal é zero, apanha.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, valores ideais sãao os valores não-críticos...

Ou seja, um RCA com capacitância alta, vai dar problema, quanto mais baixa, melhor.

Um speaker com indutância alta demais vai degradar... e se a capacitância for alta demais, o amp sofre.

Eu te diria pra olhar os valores divulgados de alguns bons cabos pra ter umas idéias.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...