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Caixas com mais de um sub Woofer

26 respostas neste tópico

#1
sepacheco

sepacheco

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Bem amigos, voltando a carga, eis uma discussão.

Suponhamos que temos dois sub woofers iguais , recebendo o mesmo sinal de dois canais do mesmo amplificador...

Usar uma ou duas câmaras ?

Bem, minha opinião pessoal é por uma câmara única, pois assim conseguimos acoplamento da onda traseira , e equalização de pressão.

O que me fariam usar câmaras diferentes seria:

Falantes diferentes
Amplificadores diferentes para cada falante
sinal estereo
sinal de frequência acima de 100 Hz.

Opiniões ?

[]

Sandro

  • 0



#2
Schneider

Schneider

    Abel Schneider

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ae mestre...tudo bem??

sem uma divisão não poderia haver cancelamento de onda??

os canais em todos os amplificadores qd tem a mesma potência são iguais criteriosamentes??? ou eles podem mandar "potência" diferente p/ o sub..

  • 0

#3
Ri7

Ri7

    "Don Vito Corleone"

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Minha opinião, sem entrar em mérito técnico é de usar uma única câmara para situações de frequ6encias baixas e falantes novos, depois de um breve teste numa caixa 'padrão'.

Se houver diferenças neste teste, optaria pela caixa individual, a menos que pudesse testar antes.

Em caso positivo, de resposta de frequência 'igual', camara unica na cabeça, só há vantagens.

[]s
Ri7

  • 0

#4
GGG

GGG

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Eu fico com a camara unica tb... pq alem dos motivos ja citados, é mt dificil fazer duas caixas exatamante iguais... usando camara unica vc certamente estara garantindo as mesmas condiçoes operacionais aos dois subs, q supostamente deveriam ter a mesma resposta

com camara unica as unicas diferenças possiveis no timbre dos falantes seriam as originadas na confecçao do falante...

claro q a diferença seria minima e imperceptivel pra maioria dos ouvintes, mas se a caixa ainda nao foi feita, e é mais facil d fazer com só uma camara, pq nao?

  • 0

#5
Cacius

Cacius

    Desde os tempos da Autosom no Yahoo!Grupos....

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os canais em todos os amplificadores qd tem a mesma potência são iguais criteriosamentes??? ou eles podem mandar "potência" diferente p/ o sub..

Podem existir pequenas diferenças entre a resposta e potência de canais diferentes do mesmo amplificador.

Geralmente isso é quase imperceptível, mas ocorre.

  • 0

#6
BLauPunKT

BLauPunKT

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Muito bom esse tópico, pois vai exatamente de encontro à minha dúvida mais aterrorizante: Caixa dutada p/ dois E2K 12-D2 700rms.
Eu optaria por fazer câmara separada pois eu possuo, no momento, apenas um dos dois subs... e pretendia colocá-lo para rodar no Ice até eu pegar o outro sub. Com isso, a caixa bi-câmara seria necessária...

Mas se a câmara única for realmente "a mais soda possível para subgraves absurdos e ignorantemente fortes... a ponto de tremer até o chão em 3 quarteirões de distância (vocês acabam de ler o texto de um cara altamente hiperbólico... hehehe)"...

UP! :legal:

  • 0

#7
gusk4x4

gusk4x4

    veterano

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Bom, acho que não há discussão quanto ao fato do sinal que eles vão receber ser diferente, afinal, eletrônica é eletrônica: nunca há dois componentes iguais!
Sabendo-se que vão haver várias diferenças no sinal, devidas aos componentes, regulagens de sensibilidade e etc, na minha opinião resta-nos saber até que ponto ela será prejudicial ao resultado final.

Especialistas sempre falam que pode-se arriscar o uso da câmara única caso tenha-se o mesmo sinal pra eles (subs associados), sob pena de sair perdendo sempre.

Sou muito interessado no assunto tbm!

Abraços

  • 0

#8
BLauPunKT

BLauPunKT

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Bom, acho que não há discussão quanto ao fato do sinal que eles vão receber ser diferente, afinal, eletrônica é eletrônica: nunca há dois componentes iguais!
Sabendo-se que vão haver várias diferenças no sinal, devidas aos componentes, regulagens de sensibilidade e etc, na minha opinião resta-nos saber até que ponto ela será prejudicial ao resultado final.

Especialistas sempre falam que pode-se arriscar o uso da câmara única caso tenha-se o mesmo sinal pra eles (subs associados), sob pena de sair perdendo sempre.

Sou muito interessado no assunto tbm!

Abraços

Com isso você reforça que câmaras individuais seriam a melhor opção?

  • 0

#9
gusk4x4

gusk4x4

    veterano

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Com isso você reforça que câmaras individuais seriam a melhor opção?

Fala Blaupunkt!

Estou aqui pra aprender justamente isso!
Meu comentário induz às camaras separadas mesmo, mas na verdade foi pra saber dos mestres se essas pequenas diferenças de sinal são irrisórias para o resultado final ou não.

Abraços

  • 0

#10
supersonico

supersonico

    "THE CHIEF"

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hum

poderíamos eliminar a variável "diferença de sinal" colocando os dois alto-falantes num mesmo canal... amp mono ou um bridge de amp de 2 ou 4 canais, dependendo da potência... nessa hipótese, pelo menos, é certeza que o sinal que chega nos dois é exatamente o mesmo.

mas aí esbarramos na variável "diferença de falante", coisa que nem mesmo a produção em massa consegue contornar.

gostaria que os experts explicassem mais a fundo as vantagens da câmara única... acoplamento de onda traseira só significa 3 dB a mais de SPL ou tem mais algum efeito prático? sandrão, do que se trata a "equalização de pressão" a que vc se refere?

  • 0

#11
gusk4x4

gusk4x4

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Na verdade o tópico era sobre 2 canais distindos, conforme

Suponhamos que temos dois sub woofers iguais , recebendo o mesmo sinal de dois canais do mesmo amplificador...


E o acoplamento não gera ganhos de 3dB, mas sim bem menos, ao meu ver. Alguém já mediu, será? Podia nos ajudar...

Abraços

Editado por gusk4x4, 17 abril 2004 - 14:35 .

  • 0

#12
sepacheco

sepacheco

    veterano

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Na verdade o tópico era sobre 2 canais distindos, conforme


E o acoplamento não gera ganhos de 3dB, mas sim bem menos, ao meu ver. Alguém já mediu, será? Podia nos ajudar...

Equalização de pressão eh uma dúvida grande minha tbm, q ainda naum pesquisei pra saber, to de olho no tópico! hehehe

Abraços

Bem, duas caixas tocam diferentes.... a questão é o que é mais diferente, duas caixas ou dois falantes numa única caixa ?

Em uma caixa única, temos excurssão parecida dos dois falantes, pois se um não for pra fora, amortece o outro, e vice versa, logo o deslocamento de ar dentro e fora da caixa parssa a ser idêntico, ou seja, pressão equalizada.
alem disso as pequenas diferenças de entoação passão a se misturar, e temos um sistema único emitindo o mesmo som, diferente de duas caixas (câmaras) onde temos dois sistemas diferentes emitindo sons, mesmo que muito pouco, diferentes.. conforme a situação duas caixas podem cancelar-se mutuamente, coisa que não acontece em uma única caixa. Isso considerando uma construção simétrica e identica das caixas.

Quanto a conta de dBs, vamos analizar o SPL de dois sistemas

No primeiro caso temos duas caixas com um JL 10W6 com 300 WRMS aplicados em 35L com FB de 30,6 Hz

O SPL pico presumível do sistema é de 111,950 dB em 47,24 Hz

Se dobrarmos tudo temos mais 6 dB de falante (potencia + área de cone)

Ou seja 117,950 dB

No segundo sistema temos uma caixa com dois JL 10W6 com 300 WRMS aplicados em cada em 70L com FB de 30,6 Hz

O SPL pico presumível do sistema é de 117,970 dB em 47,41 Hz ou seja um pouco mais forte que o primeiro sistema

Comparando-se o atrazo de grupo das duas caixas no f3, temos que o atrazo máximo do primeiro sistema é de 14,542 ms e do segundo 14,733 ms ou seja a o segundo sistema sou um pentelésimo mais extendido que o segundo.

[]

Sandro

  • 0

#13
AndreBSb

AndreBSb

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Pois é... e se por exemplo a caixa tem 110 litros internos para 2 sub´s (55 p/ cada) e um sub para de funcionar?? O outro vai tocar com a litragem 2x supeior? Deve detonar o falante. E se tirar o outro sub pra mandar consertar aí que nem rola de ligar o outro.

Qto a desempenho realmente mto difícil de saber o que é o melhor. A maioria fala que câmaras separadas é melhor, mas tb nem sempre a maioria está certa.

  • 0

#14
sepacheco

sepacheco

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Pois é... e se por exemplo a caixa tem 110 litros internos para 2 sub´s (55 p/ cada) e um sub para de funcionar?? O outro vai tocar com a litragem 2x supeior? Deve detonar o falante. E se tirar o outro sub pra mandar consertar aí que nem rola de ligar o outro.

Qto a desempenho realmente mto difícil de saber o que é o melhor. A maioria fala que câmaras separadas é melhor, mas tb nem sempre a maioria está certa.

Nesse caso o sub que parou vai amortecer o outro, atuando como um radiador passivo.. vai perder rendimento, mas tudo normal...

[]

Sandro

  • 0

#15
Guest_jcesar_*

Guest_jcesar_*
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não se entendi direito...

seria, por exemplo... fazer uma caixa de 45 litros e colocar 2 nitros de 12 nela ????? sabe que não tinha pensando nessa possibilidade....

  • 0

#16
muriloalvares

muriloalvares

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joao soma o volume necessario para cada sub...


bem no final das contas se a caixa nao estiver rigida, a separada internamente tem maiores vantagens

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#17
Guest_jcesar_*

Guest_jcesar_*
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joao soma o volume necessario para cada sub...


bem no final das contas se a caixa nao estiver rigida, a separada internamente tem maiores vantagens

mas nao tem que fazer uma divisão interna???? pois a caixa vai ficar com 90 litros e não com os 45 litros que o nitro requer....

sei lá... ainda fico com o metodo tradicional... com caixa divida na litragem correta...

  • 0

#18
Vector

Vector

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cada método tem suas vantagens... vale analisar o que acontece em diferentes situações de caixa, porque dependendo um método pode se sair melhor que o outro e vice-versa. Pra mim o melhor jeito de saber é testando.
É muito difícil teorizar com precisão matemática o comportamento de um sistema tão influenciado por vários fatores físicos diferentes ao mesmo tempo.

  • 0

#19
gusk4x4

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O que dizem os grandes figurões sobre o assunto? Prof. Homero? Marcello Lacerda? Mr Quality? Yamane? Alvaro Rego? Edu Silva?

E tantos outros!!!

Abraços

  • 0

#20
Zeus

Zeus

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Já tive os dois tipos de caixa e atualmente estou com um sem divisão, gostei mas do som dela, achei o grave um pouco mais forte(nada exagerado).Vamos ver o que os entendidos acham, minha opinião não está baseada em nada técnico só em observação.Abraço a todos. :legal:

  • 0

#21
gusk4x4

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Aí vão citadas algumas ótimas opiniões para quem se interessar pelo assunto, espero que os autores não se incomodem.

Abraços

--------------------------------------------------------------------------------------

De: "Renato S. Yamane"

Não há necessidade de utilizar uma câmara para cada subwoofer, pois
nesse seu exemplo você pode considerar que há apenas 1 alto falante com
o dobro do Vas, e não devido ao "acoplamento da onda traseira"
(lembre-se que o alto falante tem como função a compressão e rarefação
do ar) ou a "equalização de pressão" (a pressão será a mesma tanto com 1
alto falante em uma caixa com volume Vb quanto com 2 alto falantes em
uma caixa com volume 2Vb).
Algumas vantagens na utilização de câmaras separadas:
- Cada alto falante estará alojado em uma caixa de dimensões menores,
sendo menos difícil o tratamento das ressonâncias internas.
- Em uma caixa sem divisão interna, caso 1 alto falante deixe de
funcionar você terá basicamente um Radiador Passivo e geralmente o
deslocamento do conjunto móvel será muito elevado, podendo danificar os
alto falantes.
- A chapa de madeira no meio da caixa promove uma boa rigidez estrutural.
Um abraço,
Renato

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De: "Reference"

Para que você deseja acoplamento da onda traseira? Lembre-se de que se a caixa estiver dentro do porta-malas de um carro, quer queria quer não, haverá acoplamento na parte da frente.

Quanto a equalização de pressão... qual seria a diferença se os subs estivessem em câmaras diferentes com a mesma litragem ? Acredito que se o Xmax deles deles for o mesmo e se estiverem recebendo exatamente o mesmo sinal (com mesma amplitude)... então a pressão interna na caixa será a mesma para ambas as caixas, tanto com câmaras separadas como câmara única.

Marcello.

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#22
bigbota

bigbota

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na minha humilde opinião a diferença é mto pequena!!! fico com camaras separadas!

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#23
Neu

Neu

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Bem amigos, voltando a carga, eis uma discussão.

Suponhamos que temos dois sub woofers iguais , recebendo o mesmo sinal de dois canais do mesmo amplificador...

Usar uma ou duas câmaras ?

Bem, minha opinião pessoal é por uma câmara única, pois assim conseguimos acoplamento da onda traseira , e equalização de pressão.

O que me fariam usar câmaras diferentes seria:

Falantes diferentes
Amplificadores diferentes para cada falante
sinal estereo
sinal de frequência acima de 100 Hz.

Opiniões ?

[]

Sandro

NEM PENSAR !!!!
Já mandei 2 Fosgate pro saco por causa desse tipo de caixa :angry:

  • 0

#24
dj_vini

dj_vini

    veterano

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Eu vejo mais vantagens em câmaras separadas estando de acordo com o Yamane, pois imagina:

- Maior rigidez
- Facilidade para descobrir qdo um af queimou
- Nunca haverá 2 alto-falantes iguaizinhos iguaizinhos
- Se 1 desconectar um fio ou coisa parecida, o outro af poderá queimar o desligado
- Se queimar 1 vc poderia fica ouvindo o outro até comprar ou achar o outro...


Qto a essa frase do Sepacheco:

"Em uma caixa única, temos excurssão parecida dos dois falantes, pois se um não for pra fora, amortece o outro, e vice versa, logo o deslocamento de ar dentro e fora da caixa parssa a ser idêntico, ou seja, pressão equalizada."

Será que em câmara única um AF não provocaria o cancelamento de ondas do outro AF se houver uma pequena diferença na excursão, resposta ou timbre por exemplo?

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#25
working man

working man

    Santino "Sonny" Corleone

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Qto a essa frase do Sepacheco:

"Em uma caixa única, temos excurssão parecida dos dois falantes, pois se um não for pra fora, amortece o outro, e vice versa, logo o deslocamento de ar dentro e fora da caixa parssa a ser idêntico, ou seja, pressão equalizada."

Será que em câmara única um AF não provocaria o cancelamento de ondas do outro AF se houver uma pequena diferença na excursão, resposta ou timbre por exemplo?

Se um falante queimasse, não viraria uma caixa com radiador passivo, e o dobro do volume inicial (ex: 50 litros pra cada falante, queima um e fica 100 litros pra um falante com o outro funcionando como membrana do radiador passivo?

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