Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Carlos.Som

[Montando SET] Subs do PY(Ainda não sei quais) + Stetsom 3k7

Recommended Posts

Caros foristas, boa noite!

Como estão, tudo em paz?

Seguinte, gostaria da ajuda, sugestões, comentários para a montagem desse meu novo set, para os seguintes equipamentos:

- 2x Kicker 08 S15" L7 2DVC 1000RMS

- Stetsom 3k7

Como já descrevi no subtítulo do tópico, no momento preciso de ajuda em relação ao projeto/configuração da caixa para os Kickers.

Busco sub-grave, grave, escuto em 90% do tempo hip-hop, black music, dance, tecno, enfim músicas com bastante graves.

Espaço disponível que possuo em média para caixa entrar no porta malas 180L; meu carro é um Corsa Sedan(Classic), não uso o porta-malas. Módulo ficará fixo atrás do banco. Baterias atrás dos bancos, pé dos passageiros. Na parte de instalação possuo cabos 35mm para alimentação já no carro, pretendo colocar além da Moura de 65ah do cofre, mais uma ou duas baterias Moura de 100-150ah atrás dos bancos, alternador continuará original 90ah, possuo um carregador 10ah, no qual sempre manterei as baterias carregadas, já que uso o carro somente nos finais de semana e o som somente uso com o carro ligado.

Já pesquisei sobre a litragem usual para os Kickers e percebi uma boa diversidade de opiniões/opções, alguns seguem o recomendado pelo manual, outros partem para uma resposta diferenciada, usando como base os programas para simular a resposta dos subs.

Gostaria de usar caixa dutada para o set, já que minha intenção é voltada para o SPL, mas não sei se será a melhor opção(Espero que seja, já que a caixa dutada não só no caso dos Kickers há um ganho enorme em comparação com a caixa selada), lembrando que tenho um espaço limitado, em contra-partida tbm não faço a mínima idéia de como fique a resposta dos subs com praticamente a litragem mínima recomendada pelo manual, não viso/busco utilizar os subs em frequencias extremamente baixas(20hz - 30hz), creio eu que os subs me satisfação bem tocando entre 35-38hz até uns 60-80hz.

* Dimensões máximas de caixas que entram no porta-malas do Corsa Sedan

Largura: 90 cm

Altura: 40 cm

Profundidade: 58 cm

** Os subs ficarão obrigatoriamente posicionados virados para cima, como no meu último set(2x Protech Excursion 15"), já que pela pouca abertura/altura do porta-malas não tem como colocar os subs virados para trás, pela altura não entra a caixa.

Quem puder fazer algumas simulações da resposta dos subs com praticamente estas medidas máximas que consigo tirar do meu porta-malas ficarei agradecido, lembrando que utilizarei MDF de 20mm, sem preferencias por dutos redondos ou retangulares.

Quem tem/teve experiencia com Kickers compartilhe

Aguardo ajuda de vocês pessoal

Abraços

*Edit

Segue os parametros

Model: Kicker 08 S15 L7 2DVC

Norm Imp.- 4.00

SPL - 89.28

Lem - 4.085

Reve - 3.69

Sd - 0.1056

BL - 21.10

Vas - 156.56

Mms - 374.43

Fs - 26.2

Qms - 7.489

Qes - 0.511

Qts - 0.478

Editado por Carlos.Som

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

FL AI CARA ! VAI FICAR SHOW! UM AMIGO MEU TEM 2 L7 DE 15" COM 1500RMS COM UM ROADSTAR AGRESSIVE 6800 E MEU IRMAO ESTA MUITO FORTE CARA DESC BEM, A CAIXA N ESTA IDEPENDENTE E ESTA COM UNS 180 LITROS SELADA E UM ABSURDOESTA INSTALLADO EM UM 307 E QUANDO ESTAVA NO 206 CC LIGAMOS COM O TETO FECHADO O TETI (ABRIA ) TIPO LEVANTAVA NO MEIO REALMENTE MUITO FORTEPOSSO PEGAR AS MEDIDAS COM O INSTALADOR Q FEZ A CAIXA SE PREFERIR. VLW

Compartilhar este post

Link para o post

FL AI CARA! VAI FICAR SHOW! UM AMIGO MEU TEM 2 L7 DE 15" COM 1500RMS COM UM ROADSTAR AGRESSIVE 6800 E MEU IRMAO ESTA MUITO FORTE CARA DESC BEM, A CAIXA N ESTA IDEPENDENTE E ESTA COM UNS 180 LITROS SELADA E UM ABSURDOESTA INSTALLADO EM UM 307 E QUANDO ESTAVA NO 206 CC LIGAMOS COM O TETO FECHADO O TETI (ABRIA ) TIPO LEVANTAVA NO MEIO REALMENTE MUITO FORTEPOSSO PEGAR AS MEDIDAS COM O INSTALADOR Q FEZ A CAIXA SE PREFERIR. VLW

Tradução mode: ON

"Fala aí, cara! Vai ficar Show! Um amigo meu tem dois L7 de 15", totalizando 1500w rms, sendo tocados por um Roadster Agressive, e, meu irmão, está muito forte! Cara, desce bem. A caixa não está com câmaras independentes, tem uns 180Litros e é selada. É um absurdo! Está instalado em um Peugeot 307. Quando estava em um Peugeot 206 CC, com o teto solar fechado, o mesmo abria (tipo, levantava no meio). Realmente muito forte! Posso pegar as medidas com o instalador que fez a caixa, se quiser. Vlw!"

hauhauhauhauha

Editado por hiperim
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkk

O que vale é a intenção Hiperim

Realmente espero que fique bem forte, mesmo tendo um espaço limitado

Compartilhar este post

Link para o post

"Fala aí, cara! Vai ficar Show! Um amigo meu tem dois L7 de 15", totalizando 1500w rms, sendo tocados por um Roadster Agressive, e, meu irmão, está muito forte! Cara, desce bem. A caixa não está com câmaras independentes, tem uns 180Litros e é selada. É um absurdo! Está instalado em um Peugeot 307. Quando estava em um Peugeot 206 CC, com o teto solar fechado, o mesmo abria (tipo, levantava no meio). Realmente muito forte! Posso pegar as medidas com o instalador que fez a caixa, se quiser. Vlw!"

hauhauhauhauha

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

hauhauhauhauha

Valeu pela tradução/adivinhação do texto hiperim! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que já teve algum Kicker quadrado para compartilhar experiencia sobre configuração da caixa

Quem puder simular pra mim como ficaria os L7 de 15" em uma dutada de 180L agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive 2 L5 de 15" com um SD3000 em caixa de 160 e poucos litros livres, sintonizado em 35.8hz. Era bem estúpido, descia forte. Já tive 2 L7 de 15" tb mais eram amps fosgate e caixa selada. Os L7 numa dutada dessas tendem a tocar talvez um pouco mais forte subgraves.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive 2 L5 de 15" com um SD3000 em caixa de 160 e poucos litros livres, sintonizado em 35.8hz. Era bem estúpido, descia forte. Já tive 2 L7 de 15" tb mais eram amps fosgate e caixa selada. Os L7 numa dutada dessas tendem a tocar talvez um pouco mais forte subgraves.

desculpa a pergunta...mais 35 não é muito baixo para eles??

dizem que ele descem muito então entre 38 a 40 falaram que é o ideal

ja vi até com 45...

Compartilhar este post

Link para o post

45hz é muito alto pra um sub desses, correndo o risco até mesmo de danificar em baixas freq. por perda de controle do cone. Até uns 38-40hz com subsônico pra um sistema de SPL ainda vai.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa a pergunta...mais 35 não é muito baixo para eles??

dizem que ele descem muito então entre 38 a 40 falaram que é o ideal

ja vi até com 45...

cara 38hz está o meu extreme q tem uma resposta de 35 à 3000hz, eu colocaría 35hz mesmo no máximo, dá p/ render em graves e sub graves o meu vai de 40 até 90hz! acredito com os L7 desça mais e suba menos! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

cara 38hz está o meu extreme q tem uma resposta de 35 à 3000hz, eu colocaría 35hz mesmo no máximo, dá p/ render em graves e sub graves o meu vai de 40 até 90hz! acredito com os L7 desça mais e suba menos! []-[]

pow legal amigo...mais uma que aprendi :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço muito as respostas pessoal

Pelo que já tinha percebido mesmo quando pesquisei, o pessoal não vai nas caixas do manual, fazer aqueles caixotes que a Kicker recomenda ninguém merece, e tbm haja espaço.

Enfim melhor, menos espaço ocupado, e mesmo assim sabendo que tocará bem tbm.

Agora uma pergunta FanatiC, em comparação quando você tinha seus L5 em dutada(160L) que foi o que entendi, em relação aos L7 em selada, muita diferença, pouca? O que você achou entre os dois, no aspecto de SPL, subgraves, graves, claro que desconsiderando que amps Fosgate são outra realidade.

E acredito que sintonizando a caixa entre uns 35-40hz esteje pra lá de bom, não precisa descer até as profundezas não, já que perco em alta tbm.

Resposta de frequencia ficando entre 35hz - 80 hz está ótimo não? Claro que poderia ser melhor, descer mais, subir mais, mas pelo que procuro que é SPL está bom né, e pelo espaço que tenho disponível.

Agora se alguém confimar pra mim, o projeto já vai estar praticamente em mãos, com as seguintes dimensões o que consigo em relação resposta de frequencia, delay, dutos, velocidade do ar, x-max aplicando o SD3000 no par, etc

Dimensões

Largura: 96 cm

Altura: 46 cm

Profundidade: 50 cm

Totalizando 177.74L livres só faltará descontar dutos e subs

Compartilhar este post

Link para o post

Fica bem diferente o grave da selada pra dutada. A selada da um grave mais bonito, fica melhor pra tocar qualquer tipo de música e sobe mais. A dutada é pra fazer vento dentro do carro mesmo, tocar freq. baixíssimas com muita pressão, melhor pra hip hop, bass test e músicas com graves mais profundos e extendidos no geral.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz FanatiC, obrigado mesmo pela troca de informações

Nos L5 que você usava caixa dutada, qual a dimensão e quantidade de dutos?

2 dutos de 4" já são suficientes, ou 4 dutos de 4"?

Claro que variando o comprimento conforme a frequencia desejada

Compartilhar este post

Link para o post

Agora se alguém confimar pra mim, o projeto já vai estar praticamente em mãos, com as seguintes dimensões o que consigo em relação resposta de frequencia, delay, dutos, velocidade do ar, x-max aplicando o SD3000 no par, etc

Dimensões

Largura: 96 cm

Altura: 46 cm

Profundidade: 50 cm

Totalizando 177.74L livres só faltará descontar dutos e subs

Alguém consegue simular pra mim?

Specs dos subs estão no primeiro post

Editado por Carlos.Som

Compartilhar este post

Link para o post

manda MP pro ernany ou o sub. eles podem t ajudar com a caixa.. mas os 177 litros são oq vc consegue tirar do PM né ? e não vai usar tudo isso pra sub de 12 né ? eu to meio ocupado até o pescoço hehehe mas até o final de semana ninguem tiver esboçado nada eu posso t ajudar.. tem outro user( do C3) q fez a caixa pra 2 L5 e sd 3000.. deu muito subgrave inclusive rachou o parabriza dele.. já pra musicas eletronicas deve perder um pouco, acho q uma Fb em torno de 36 Hz tá excelente heim... é só não abusar da litrajem q consegue otimo spl como oque vc está querendo !

Compartilhar este post

Link para o post

Thytoin

Então os 177L é o máximo que consigo tirar para a caixa poder entrar no porta malas do Corsa, internamente sobra até um pouco de espaço para uma bateria do lado da caixa, e espaço para os dutos soprarem tranquilamente.

Esses 177L são para os dois L7 de 15".

Sobre o user do C3 que usa dois L5, cheguei a ler o tópico dele inteiro, mas a litragem que ele usa não cabe no meu Corsa Sedan, devido a pouca abertura/altura do porta malas e dificilmente caberá em algum carro sedan, ele está usando se não me engano cerca de 270L para os dois subs.

Sobre a resposta de frequencia, é aquilo que comentei anteriormente, acredito para o que procuro que é subgraves e graves, visando um SPL alto, acho que a caixa sintonizada em uns 35hz pra cima esteje bom para tocar black music, hip hop, dance, etc. Agora só confirmar se com esses 177L que tenho disponiveis, consigo chegar a essa resposta de frequencia.

Vou aguardar um pouco para ver se o pessoal aparece por aqui, qualquer coisa mandarei MPs

Agradeço Thytoin

Compartilhar este post

Link para o post

vo deixar minha simulação feita no bas box aqui hehe

então com o box quadrado de 960mm x 460mm x 500mm MDF 20mm Vol. bruto por volta de 177 Litros.

duto entre os subs voltado pra cima tb.caixa nas mesma dimenções externas mdf 20mm

(olhando por cima da caixa) largura do duto medida interna dele, 8cm x comprimento > 460mm ( 46cm descontado 2 + 2 cm do mdf) x 410mm de profundidade ! (41cm). pode colocar curva no centro já q o duto ficará entre os subs.

sintonia Fb - 36 HZ

F3 - 34 Hz

Vb - 152 litros

volume ocupado pelos 2 L7 - 9,8 litros

se alguem quizer analizar e se eu estiver errado a ponto de prejudicar o rendimento do box,, por favor me corrijam ou deixem opiniões de alguma melhoria :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mesmo pela simulação Thytoin, vai me ajudar e muito

Então com essa configuração de caixa e dutos a FB fica em 37hz

Acredito eu que esteje muito boa né, para o que procuro, ou até aumento um pouco a altura interna dos dutos para tentar baixar mais um pouco essa FB para uns 35hz o que acham?

Thytoin sobre a caixa, vou usar MDF de 20mm que já tenho, e estou pendendo mais a usar o duto na parte de cima da caixa, no centro ao lado dos subs, pensei em algo em torno de 10 cm de altura interna, 46 cm de comprimento, e uns 38 cm de profundidade, o que acha? A FB diminuiria um pouco tbm né?

A caixa com estas dimensões tocaria até que frequencia?

Editado por Carlos.Som

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mesmo pela simulação Thytoin, vai me ajudar e muito

Então com essa configuração de caixa e dutos a FB fica em 37hz

Acredito eu que esteje muito boa né, para o que procuro, ou até aumento um pouco a altura interna dos dutos para tentar baixar mais um pouco essa FB para uns 35hz o que acham?

Thytoin sobre a caixa, vou usar MDF de 20mm que já tenho, e estou pendendo mais a usar o duto na parte de cima da caixa, no centro ao lado dos subs, pensei em algo em torno de 10 cm de altura interna, 46 cm de comprimento, e uns 38 cm de profundidade, o que acha? A FB diminuiria um pouco tbm né?

A caixa com estas dimensões tocaria até que frequencia?

carlos dei uma editada nas medidas pois tinha passado o diametro dos L7 15" em diagonal e não é kkkkkk são 15 x 15" oq gera muito maior are de cone !

vou ver com mdf 20mm oq dá pra fazer,, mais já digo q esses kikcer descem muito talvez 35 hz vc não consiga escutar musicas eletronicas com mais perfeição e apenas hip hop.. vou ver aqui e edito as medidas com o mdf de 20mm ! :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo mano

Maior área de cone, melhor ainda kkkk

Mas então, o que achou em geral da configuração da caixa em MDF 20mm com os dutos na parte de cima ao lado dos subs?

Tocará forte subgraves, graves, e até que frequencia a caixa nessa configuração vai chegar?

Pensei em aumentar um pouco a altura interna do duto, e pouca coisa o comprimento, o que acha? Daria alguma diferença, melhoria em geral?

Compartilhar este post

Link para o post

com duto de 10cm de largura x 46cm o comprimento irá aumentar pra 517 cm levando a vc a fazer curvas nele voltadas uma pra cada lado do sub e tb vai perder Vb.. por usar duto maior.. então com 8cm x 46cm x 40 a 41cm de profundidade olhando por cima da caixa fica melhor heim.. e frequencia em 36 Hz agora.

editado hehehe

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Thytoin ficou assim então

Um duto único central localizado na parte de cima da caixa, no centro ao lado dos subs, com dimensões de:

- 46 cm de comprimento

- 8 cm de altura interna

- 40-41 cm de profundidade

E a FB agora fechou em 36hz, está pra lá de bom né?

Até quanto a caixa vai tocar Thytoin? Chega a uns 80hz?

Editado por Carlos.Som

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...