Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ednoxx

Corsa com superaquecimento

Recommended Posts

Fala pessoal, blz?

Ontem fiz uma pequena viagem com meu corsa (ano 96 1.0) e do nada a temperatura quase encostou no vermelho. Estava em rodovia estável em 80km/h e nessa situação o ponteiro nunca subiu acima do segundo ponto, sempre na casa de 90º. em congestionamento, o ponteiro sobe bem no meio da marcação entre 90 e 100, é quando liga a ventoinha e a temperatura desce.

de cara pensei na hipótese de ter vazado agua, pois já aconteceu de furar um lacre do monobloco por ferrugem.

Parei o carro e verifiquei que o reservatório tinha agua, mas com o motor girando a agua estava parada. Ela deveria estar circulando, não?

será que a bomba d'água foi pro saco?

pode ser junta de cabeçote queimada?

outra hipótese que descartei foi o ponteiro ou sensor de temperatura estar quebrado. Quando abri o capo vi que de fato o motor estava muito quente mesmo.

por enquanto é isso pessoal, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Válvula termostática mesmo.

Qualquer mecânico pé de chinelo poderia ter tirado ela pra você, pra poder terminar a viagem e comprar uma nova.

Eu mesmo já passei por isto e foi tranquilo. 5 minutos pra tirar. O problema é que o motor trabalha mais frio e consome mais, mas pra uma emergência apenas tá ótimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Válvula termostática.

:+1 quase fervi o motor do vectra q tinha por causa dela.

Compartilhar este post

Link para o post

certo pessoal, nunca mexi nessa parte ma já estou vendo uma válvula nova ACDelco pra trocar.

duas dúvidas:

- Essa válvula com defeito "tranca" a circulação da água?

- o ar quente parou de funcionar uns dias antes disso acontecer, está relacionado com essa válvula?

vlw pela ajuda pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa valvula é assim... Ela fica fechada até atingir uma determinada temperatura...

Quando atinge essa temperatura ela abre para circular a água pelo radiador...

Se ela está com problema, nunca circula água pelo radiador e o carro aquece de mais. Simples assim =P

Compartilhar este post

Link para o post

certo pessoal, nunca mexi nessa parte ma já estou vendo uma válvula nova ACDelco pra trocar.

duas dúvidas:

- Essa válvula com defeito "tranca" a circulação da água?

- o ar quente parou de funcionar uns dias antes disso acontecer, está relacionado com essa válvula?

vlw pela ajuda pessoal.

Pode ter a ver com o motivo da válvula ter travado: Água muito ácida, com ferrugem mesmo. isto danifica o sistema de aquecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente essa válvula trava numa posição só. Na verdade nunca ouvi falar dela travar na metade (só trava fechando a passagem). Nesse caso, o eletroventilador pode tb ñ disparar, pq precisa de água p/q isso aconteça. O motor pode tá fervendo, mas se ñ tiver água, o cebolão do radiador ñ dispa o ventilador.

Aproveita e dá uma olhada tb como tá o radiador. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

verificou se queimou a junta do cabeçote? normalmente quando chega a superaquecer tanto assim como vc descreveu, a junta não resiste não...

tantos carros dão pau nessa válvula, não sei pq não criaram algo mais resistente e eficaz ainda... ou criaram e não sei hehe

Compartilhar este post

Link para o post

verificou se queimou a junta do cabeçote? normalmente quando chega a superaquecer tanto assim como vc descreveu, a junta não resiste não...

tantos carros dão pau nessa válvula, não sei pq não criaram algo mais resistente e eficaz ainda... ou criaram e não sei hehe

Criaram, mas só a Ford usa... é uma válvula elétrica, então o motor altera a temperatura de funcionamento dependendo do combustível.

Compartilhar este post

Link para o post

Criaram, mas só a Ford usa... é uma válvula elétrica, então o motor altera a temperatura de funcionamento dependendo do combustível.

eu posso estar errado, mas meu 206 1.4 Flex parece fazer isso também... com álcool ou com gasolina, pelo que vejo no painel a temperatura de funcionamento do motor muda....

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, ja tive um problema parecido com um corsa de uma amiga ai... fomos no mecanico e o carro ja estava sem a válvula termostatica.

Depois de verificar bem, o problema era no radiador que estava entupido. Algumas oficinas oferecem o serviço para "varetar" o radiador e desentupi-lo... Se com a valvula nao resolveu, tente essa opcao ai ou comprar um radiador novo.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...