Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fernandogeleia

LT Selada

Recommended Posts

Galera, estava estudando um pouquinho sobre a teoria dos tubos ressonantes e me interessei na idéia das LT's seladas e me decidi a montar uma, porém lendo um artigo não entendi direito o comprimento da linha e também não vi nada que fale sobre o afinamento do tubo/caixa como é geralmente feito nas LT's. Numa LT normal o comprimento da linha é igual a velocidade do som * 1/4 da frequencia de ressonância da caixa, não é isso? na selada, seria interessante usar o comprimento igual a 1/2 da frequência de ressonância * velocidade do som? Fico em dúvida pois com o valor de 1/2 a impedância mecânica no alto falante será máxima amortecendo o cone e, com o valor de 1/4, será mínima fazendo com que o cone se mova como se estivesse no ''vácuo''. Bem Qualquer erro meu me corrijam por favor! Só quero tirar essas dúvidas para iniciar meu projeto! Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma LT selada deve ter o mesmo principio de uma caixa selada comum...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q LT selada Não existe,

As Nautilus da B&W são um exemplo de LT's seladas e estão entre uma das melhores caixas hi fi do mundo!

Compartilhar este post

Link para o post

Que princípios seriam esses? as vantagens e desvantagens de uma selada comum? Acredito que o comportamento de uma linha de transmissão selada se comporte mais como uma linha de transmissão comum do que a uma selada comum. Em relação ao comprimento da linha, alguém sabe algo? Valeu pela participação aí glr!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q LT selada Não existe,

existe. nao vi muita coisa sobre LT selada, mas a linha dela fica o dobro da aberta.

Compartilhar este post

Link para o post

As Nautilus da B&W são um exemplo de LT's seladas e estão entre uma das melhores caixas hi fi do mundo!

exemplo de melhore$$ sim, MAs LT não

"os engenheiros da B&W descobriram que os cantos vivos das tradicionais caixas de som formavam na verdade gabinetes cheios de distorção, e decidiram buscar nas formas da natureza, mais precisamente na acústica das conchas, uma solução para incrementar a fidelidade do som."

Disponível em :Nautilus

O princípio de funcionamento de um LT é justamente o SOm q sai na Outra ponta da caixa, se vc fechar não sairá nada então vira uma caixa Selada Beem comprida quase um bafle infinito.

MAs se eu estiver errado me corrijam

quero fzer uma LT pra mim tbm,,rsrs

abçs

Compartilhar este post

Link para o post

exemplo de melhore$$ sim, MAs LT não

"os engenheiros da B&W descobriram que os cantos vivos das tradicionais caixas de som formavam na verdade gabinetes cheios de distorção, e decidiram buscar nas formas da natureza, mais precisamente na acústica das conchas, uma solução para incrementar a fidelidade do som."

Disponível em :Nautilus

O princípio de funcionamento de um LT é justamente o SOm q sai na Outra ponta da caixa, se vc fechar não sairá nada então vira uma caixa Selada Beem comprida quase um bafle infinito.

MAs se eu estiver errado me corrijam

quero fzer uma LT pra mim tbm,,rsrs

abçs

Assim, tubos ressonantes podem ser abertos ou fechados, gerando zonas de compressão máxima(ventres) e de mínimas(nodos) se um tubo é fechado em uma extremidade as zonas de pressão máxima e mínimas aparecem da msm forma. Isso pode ajudar ou atrapalhar no trabalho do alto falante, causando uma impedância muito alta a este ou uma muito baixa. A grande questão é o comprimento que faz ele trabalhar da melhor forma! valeu glr!

Compartilhar este post

Link para o post

existe. nao vi muita coisa sobre LT selada, mas a linha dela fica o dobro da aberta.

Valeu aí amigo! mas você sabe se tem que ir afunilando tal com uma LT convencional? Se souber mais algo a respeito dessas caixas comenta aí que eu estou precisando só tirar essas dúvidas para iniciar o projeto! Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu aí amigo! mas você sabe se tem que ir afunilando tal com uma LT convencional? Se souber mais algo a respeito dessas caixas comenta aí que eu estou precisando só tirar essas dúvidas para iniciar o projeto! Abraço!

O pessoal afunila quando quer manter um maior controle do sub. Entra no topido do subsonic que tem muita informação.

Tem um artigo do CCDB sobre a air coupler, e la fala tambem pq a selada e o dobro da aberta.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal afunila quando quer manter um maior controle do sub. Entra no topido do subsonic que tem muita informação.

Tem um artigo do CCDB sobre a air coupler, e la fala tambem pq a selada e o dobro da aberta.

Pois foi JUSTAMENTE esse artigo que eu estava lendo! já fiz umas air couplers baseado nele e ficaram show! eu não entendo na parte que ele fala que com 1/4 de comprimento de onda numa selada se obterá um excelente amortecimento devido a alta impedância! O ideal é fazer com que ela tenha a maior impedância para controle do cone ou menor impedância para maior excursão do cone? Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois foi JUSTAMENTE esse artigo que eu estava lendo! já fiz umas air couplers baseado nele e ficaram show! eu não entendo na parte que ele fala que com 1/4 de comprimento de onda numa selada se obterá um excelente amortecimento devido a alta impedância! O ideal é fazer com que ela tenha a maior impedância para controle do cone ou menor impedância para maior excursão do cone? Valeu!

Fernando,

Uma LT selada, funciona exatamente como uma corneta inversa.

Vc tem uma região de entrada com alta impedância (Garganta) e uma saida com baixa impedância (Boca) para casamento com o ar.

No caso da Natillus a B&W pretendia eliminar as ondas estacionárias sem ter que amortecer a caixa, pois eles defendem a teoria de que material absorvente "amarra" o falante deixando o sistema sem dinâmica. Sendo assim, as ondas são enviadas para uma seção de alta impedância a fim de reduzi-las o máximo possível. O comprimento deve ter 1/4 da menor frequência, pois neste ponto é onde uma senóide atinge o máximo do seu ciclo positivo. Se a caixa for reta, sem alteração de impedância (Volume), esta deve ter 1 comprimento de onda.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando,

Vc tem uma região de entrada com alta impedância (Garganta) e uma saida com baixa impedância (Boca) para casamento com o ar.

No caso da Natillus a B&W pretendia eliminar as ondas estacionárias sem ter que amortecer a caixa, pois eles defendem a teoria de que material absorvente "amarra" o falante deixando o sistema sem dinâmica. Sendo assim, as ondas são enviadas para uma seção de alta impedância a fim de reduzi-las o máximo possível. O comprimento deve ter 1/4 da menor frequência, pois neste ponto é onde uma senóide atinge o máximo do seu ciclo positivo. Se a caixa for reta, sem alteração de impedância (Volume), esta deve ter 1 comprimento de onda.

Att,

RenanLopes

Obrigado Renan! então deve ter realmente o comprimento deve ter 1/4 da menor frequencia igual ao da LT aberta? Essa alta impedância ao alto falante não daria mais ''trabalho'' para ele excursionar e gerar pressão sonora adequada em subgraves?

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs

Editado por JgGemal

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando,

Att,

RenanLopes

pelo que eu estava vendo, no caso das LTs fechadas o tapering é agressivo, algo em torno de 8:1 ou até mais, o final da linha é realmente bem "fino", e em alguns casos há uma camara no final da linha, assim:

NautilusTLs.jpg

entretanto também se vê em vários lugares que a nautilus mesmo tem 1/2 comprimento de onda, ao invés de 1/4, aproveitando-se assim o retorno da onda gerada pelo falante para impulsionar o cone, aumentando o output do sistema... agora não sei oq é real! hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

:rever1: a explicaçao do renan Lopes ja diz tudo. O cara eh BOM...

MMMMMMAAAAAAAASSSSSSSSSSS...

Pra min nao passa de uma selada com back load alto. pasmafaute

E seria esse o principio entao ??? Back load da caixa alto ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ao contrário, tem o mesmo princípio da LT porém com 1/2 comprimento de onda!

:rever1: a explicaçao do renan Lopes ja diz tudo. O cara eh BOM...

MMMMMMAAAAAAAASSSSSSSSSSS...

Pra min nao passa de uma selada com back load alto. pasmafaute

E seria esse o principio entao ??? Back load da caixa alto ?

Em resumo é isso mesmo! Uma selada com alto back load!

Isso eu deixo pra galera do "hai fai"... pra mim, uma LT bem desenhada com o devido preenchimento cumpre seu papel! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que eu estava vendo, no caso das LTs fechadas o tapering é agressivo, algo em torno de 8:1 ou até mais, o final da linha é realmente bem "fino", e em alguns casos há uma camara no final da linha, assim:

NautilusTLs.jpg

entretanto também se vê em vários lugares que a nautilus mesmo tem 1/2 comprimento de onda, ao invés de 1/4, aproveitando-se assim o retorno da onda gerada pelo falante para impulsionar o cone, aumentando o output do sistema... agora não sei oq é real! hahahaha

hehehe Pois quando eu fizer a caixa eu digo pra vocês se foi uma cagada ou uma boa idéia!! tô só esperando o vest passar que eu começo ela com tudo que tem direito e vou postando aqui pra vocês! Valeu pela participação aí galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Ao contrário, tem o mesmo princípio da LT porém com 1/2 comprimento de onda!

Em resumo é isso mesmo! Uma selada com alto back load!

Isso eu deixo pra galera do "hai fai"... pra mim, uma LT bem desenhada com o devido preenchimento cumpre seu papel! :legal:

Também concordo contigo que uma LT bem desenhada cumpre seu dever, mas sou muito curioso pra essas coisas e num custa nada tentar né! Aposto que a 1a vez que chegaram construindo uma LT aqui todo mundo olhou torto dizendo que isso num tinha nada a ver!! Até meus amigos escutarem a air coupler e compararem com a caixa antiga só diziam que era perda de tempo e dinheiro, hoje em dia tão loucos pra fazer uma! hehehe Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Ali o buraco é BEM mais embaixo...

A LT é uma tapered perfeitamente constante, sem dobras, apenas curvada, usando um falante extensamente desenvolvido para LT...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é exatamente o mesmo comportamento de uma selada, porém com Qtc bem baixo, para um melhor amortecimento... Usando um filtro Bessel para um sistema criticamente amortecido, o Qtc gira em torno de 0.5 o que resulta num volume bem alto.

O fato de tornar a caixa comprida e reduzindo o seu volume, é um artifícil para reduzir as reverberações e ondas estacionária por reflexão da menor frequencia, isso evita o "som de barril", sem ter que colocar apenas material absorvente dentro da caixa.

Para simular uma caixa como essa é relativamente simples:

Via software obtenha o volume de uma câmara selada com amortecimento criticamente amortecido, Qtc de 0.5;

Suponhamos que esse volume seja 50L. Definindo a menor frequencia útil do sistema (F3) calcule o comprimento de onda para essa frequencia;

Digamos que o F3 ficou em 40Hz. 344/40 = 8,6m. divide isso por 1/4 do comprimento, 2,15m. Esse é o comprimento da tua linha.

Basta distribuir o volume de 50L numa caixa com 2,15m de profundidade reduzindo seu Sd.

Agora, se tens espaço disponível, pode optar por um "Baffle infinito", que de fato não influi no resultado do falante.

Considere 3-4x o valor de VAS como volume e contrua uma linha distribuindo esse volume até 1/4 do comprimento da última frequencia (Preferêncialmente na Fs do falante). Isso fará com que essa última frequencia não seja refletida com fase invertida de volta para o falante, além de não sofrer influencias das caracteristicas intrinsecas da caixa. Muito cuidado com essa configuração, pois não tem amortecimento ideal para o sistema móvel, o que resulta em excessivos deslocamentos com alta potência.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...