Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em (editado)

Gol de placa: demos uma volta no pioneiro GTI

Versão esportiva foi a primeira com injeção eletrônica no mercado brasileiro

0,,41128437,00.jpg

Volkswagen Gol GTI foi a grande atração do Salão do Automóvel de 1988

O Salão do Automóvel de 1988 atraiu a atenção do público e da imprensa especializada de forma singular. Além das novidades da linha 89, a grande expectativa ficou por conta da apresentação do primeiro modelo nacional equipado com injeção eletrônica: o Volkswagen Gol GTI. Além do aspecto tecnológico, a nova versão prometia fortes emoções ao volante. Os fãs da Volkswagen acompanhavam a linhagem esportiva do Gol desde o lançamento do GT, quatro anos antes. O GTS veio em seguida, remodelado e cheio de “más” intenções.

A injeção Bosch LE-Jetronic foi escolhida para equipar o modelo. Sem contar as vantagens do sistema em relação ao carburador, ainda havia o diferencial de eliminar o afogador, tornando as manhãs menos estressantes. Era só dar partida e ir embora. É importante salientar que, naquela época de importações fechadas, não tínhamos acesso a alguns itens – hoje banais – nos automóveis de passeio, como freios a disco nas quatro rodas e ABS, só para citar dois deles. Voltando ao aspecto emocional do texto, o novíssimo GTI causou forte impressão na mídia e nos leitores aficionados por novidade. A carroceria azul-mônaco com detalhes pintados de cinza, era uma combinação exclusiva do GTI ,o que tornou o esportivo ainda mais exclusivo.

0,,41128451,00.jpg

Esportivo era evolução das versões GT e GTS

Pequeno, veloz e bem equipado, o modelo rapidamente se tornou o rei das estradas. O motor de 1.984 cm³ de cilindrada e 120 cavalos sobrava no quesito desempenho. Desse modo, ele se tornou o carro mais rápido do Brasil, na época, cravando 174 km/h de velocidade máxima.

O acabamento interno é referência até hoje quando se fala em esportivos que, diga-se de passagem, estão em falta no mercado nacional. Esportivos de padrão médio, que fique claro, e não os importados, que oferecem uma gama enorme de opções.

O volante de boa empunhadura tem revestimento de couro. O capricho pode ser notado na alavanca de câmbio, com costuras na manopla, e no conforto dos bancos Recaro. O exemplar das fotos, ano 1990, traz os comandos do painel bem posicionados, todos ao alcance das mãos. Excelente ergonomia. Quando a chave é girada, o ronco encorpado do propulsor se faz presente. Algumas estocadas no acelerador e o verdadeiro espírito GTI aparece, evocado pelo DNA esportivo da empresa. O escapamento traz esse diferencial do ronco, um detalhe que faz toda a diferença para quem gosta de ouvir um motor trabalhando.

0,,41128479,00.jpg

0,,41128515,00.jpg

Bancos Recaro no interior do hatch

Maurício, o proprietário, é um apaixonado pela marca. “Me lembro muito bem de ver o modelo sendo lançado no salão. Na época eu tinha 16/17 anos. Imagina a fissura de um moleque vendo nascer o mito, me lembro de ler e guardar as revistas, ir a uma concessionária da VW só para olhar mais de perto”, revela. Vinte anos se passaram até que o “garoto” chegasse ao carro. Maurício conta que viu o modelo estacionado em frente a uma oficina e foi conferir. “Estava tudo lá, as rodas pingo d´água sem um raladinho, os bancos Recaro impecáveis, o volante de couro perfeito, o escape com ponteira dupla e só 64.000 km no odômetro”, conta.

As lembranças da adolescência voltaram na hora e ele deixou um cartão caso houvesse interesse do dono em vendê-lo algum dia. Qual não foi sua surpresa quando recebeu um telefonema, quatro meses depois. O GTI estava mais próximo, mas por um valor bastante alto. Mas sonho é sonho. “Até que, num domingo à noite, estava eu lá dando a minha conferida diária nas fotos quando notei que o valor havia abaixado um pouco. Nem dormi direito e mal podia esperar a segunda-feira de manhã”, diz.

E continua. “Assim que cheguei ao trabalho redigi um e-mail contando ao dono toda a minha paixão pelo modelo e pedindo desculpas. Fiz uma proposta de compra parcelada e ainda abaixo do valor pedido. Essa era de fato a única maneira de eu conseguir realizar o sonho e já esperava um “não” como resposta. Mas, para minha surpresa, ele aceitou”, revela. Desse modo o modelo chegou às suas mãos e hoje faz companhia a um GT 1984 na garagem.

No mês passado o primeiro exemplar do Gol recebeu a placa preta, prêmio máximo de reconhecimento para um automóvel. E na esteira dele virão os GT, GTS e GTI, verdadeiras máquinas esportivas que povoaram os sonhos e despertaram desejos de toda uma geração.

0,,41128501,00.jpg

PS.: PQP esse ai das fotos tá simplesmente sem comentários hein... :rever1:

Editado por Leandrinhom
Postado em

Amo incondicionalmente a família GTI da VW (desde moleque sonho com isso), se eu tivesse condições, teria um exemplar de cada carro (gol, passat, pointer, parati, polo, golf)......todos que já sairam com essa sigla.....

Tem um cara de curitiba (se não me engano) que 6 gti's quadrados, um de cada cor, coisa mais linda a garagem do cara.....

Postado em

Um mito!

Pena que os donos são muito sem noção no quesito preço.

Até que não, pq só se acha lixo...

Tinha um GTS acho que era 89, aqui na cidade, vermelho, coisa pra colecionador, o cara pedia 17.

Postado em

Tinha um GTS acho que era 89, aqui na cidade, vermelho, coisa pra colecionador, o cara pedia 17.

Concordo, acho que se estiver BEM conservado, vale bastante sim.....a tendência é valorizar mais com o tempo....

Postado em

Os donos viajam no preço sim.... cara vende um tudo surrado, judiado mesmo por 14K....

Vou comprar 8, um de cada cor e mais uns 7 GTS.....

A não... já tiveram essa idéia....

Postado em

Então galera, andei tendo um contato com o Fernando, o proprietário dos 5 GTI´s de Curitiba-PR, e ele disse estar meio sem vontade de colacionar os box, pois dá muito trampo deixar tudo limpinho, certinho, e tals... e que em 2.009 irá vender todos... 5estrelas1gc4.jpgBom, até aí tudo bem, sendo que ele mesmo mandou um email pra sua lista de distribuição anunciando o carro de um amigo dele, um GTI vinho (um dos que falatava pra ele, Fernando).Ae respondi a ele dizendo que seria o ideal pra ele, e ele me disse estar sem dinheiro e paciência...Bom, não entendi direito, mais depois recebi um email falando que ele arrematou o carro do amigo...pois é gente, 6 gti´s.Olhe o email do anuncio...---------------------------------------------------------Caros amigos admiradores de GTI ! Nosso amigo Darlan Reitz, de Florianópolis SC, está vendendo seu exemplar na cor vinho, 1994.O carro foi restaurado mantendo 100% da originalidade e está em Curitiba fazendo revisão.Os interessados podem entrar em contato diretamente com ele.Fotos em anexo ! Dados abaixo: Ano: 1994.Placa: CJK - 1950.Cor: Vinho.Rodas 15 orbital gomão com pneus zerados.95.500 km.Direção Hidráulica.Ar gelando.Documentação em dia.Interior zerado. Valor R$ 28.000,00.--------------------------------------------E o vinho....gtivinhodarlan1vc0.jpggtivinhodarlan2jf5.jpggtivinhodarlan4hk9.jpggtivinhodarlan5rl9.jpgE pra variar, está impecável....Abraços a todos...Goto....

Fotos dos 6 juntos:00wq6.jpg01ql5.jpg02go8.jpg03dx2.jpg

:mac1

Postado em

Posso estar viajando, mas é impressão minha ou ele ta com a injeção dos AP Mi ?

Acho que é original mesmo, todos GTI são multiponto.

Sobre o preço, vale o que pedem sim. Um mito tem seu valor, esqueçam preço de tabela.

Postado em

Vejo esse carro e lembro dos meus tempos de moleque, Uma coisa que me lembro bem eram dos pneus esportivos que vinham nele, Pireli P600, putza pneu bom hehe!

Já a injeção tinha alguns problemas, sofria algumas interferências, e coisas do tipo, mas nada de muito grave. Sacrilégio mesmo é a quantidade de GTi que tem por aí rodando com carburador... <_<

Postado em

Vejo esse carro e lembro dos meus tempos de moleque, Uma coisa que me lembro bem eram dos pneus esportivos que vinham nele, Pireli P600, putza pneu bom hehe!

Já a injeção tinha alguns problemas, sofria algumas interferências, e coisas do tipo, mas nada de muito grave. Sacrilégio mesmo é a quantidade de GTi que tem por aí rodando com carburador... <_<

é pura verdade essa questao do carburador,,,,,antes de comprar meu corsa andei olhando uns gti q tinha aqui na cidade,,,,,,era só abri o capô q desanimava de ver o carburadorzao la no lugar da injeção :banghead sacrilégio mesmo

Postado em (editado)

é pura verdade essa questao do carburador,,,,,antes de comprar meu corsa andei olhando uns gti q tinha aqui na cidade,,,,,,era só abri o capô q desanimava de ver o carburadorzao la no lugar da injeção :banghead sacrilégio mesmo

Tem gente que não tem noção das coisas e não sabe respeitar a silga GTI mesmo....onde já se viu, tacar um carbura no precursor da injeção eletrônica...... :(

Realmente, tem coisas que são restritas apenas à pessoas que sabem utilizá-las....

Sobre a injeção do GTI, é original ela multiponto sim, depois lançaram o gol bola em 1995 com injeção monoponto mesmo :pirou: ... meio estranho mas é isso!

Editado por Rafael Ramalho
Postado em

Em qualquer lixo nego pede 17.

Fodido mesmo, motor fumando, banco rasgado, o cara tem coragem de falar em 13k.

Postado em

Em qualquer lixo nego pede 17.

Fodido mesmo, motor fumando, banco rasgado, o cara tem coragem de falar em 13k.

Aqui eu já achei um GTi bem judiado por 9,5, da frente baixa já, chumbo, juro que deu vontade pegar pra criar, só não deu coragem de gastar $tempo$ nele.

Postado em

meu tio teve um exatamente igual esse da foto na época... era um tesão mesmo!

hoje em dia só vejo GTI de qualquer modelo (caixa, bolinha e GIII) surrado, destruído e tunado por caras sem noção... é bem raro ver um GTI inteiro... e qnd se ve, se o cara pensar em vender é por um preço q nunca eu pagaria nesse carro...

Postado em

Aqui eu já achei um GTi bem judiado por 9,5, da frente baixa já, chumbo, juro que deu vontade pegar pra criar, só não deu coragem de gastar $tempo$ nele.

Mas 9,5k num judiado vc acha bom preço???

Postado em

Mas 9,5k num judiado vc acha bom preço???

CLARO que é bom preço, pois por aí pedem 15 num judiado...

Quer pagar quanto? 5 conto num GTi? 5 conto compra Chevette, Corcel, Fusca, Del Rey...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...