Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gui f.

LED CLIP -> Verdades e Mentiras

Recommended Posts

Bom é o seguinte, procurei e nao achei esclarecimento sobre essas duvidas que acho que não é só minha!!!

Acho que todo mundo sabe que o led clip serve pra 'dizer' quando o sub comeca a distorcer. Até aí tudo bem, agora a duvida é o seguinte:

 

PS:Eu particularmente tenho 2DD 1515 com sd2500, e tive problemas no sub muita gente me dissse que foi porq deixei clipar demais por isso ocorreu o problema no DD, acontece que oque eu mais preocupava era com o clip, até deixei o amp numa posição que eu poderia ver quando ligasse o som, enfim!

 

• Deixar o LED clipar Bem pouco, do tipo que pisca somente quando da aquele grave mais forte, traz problemas pro sub???

 

• Deixar o LED clipar constantemente quase a musica toda é certeza de sub queimado em poucas semanas??

 

• Raramente deixar o LED clipar constante durante 1 musica inteira tem muita chance de queimar um sub?

 

• Falta de bateria faiz com que o LED clip ascenda mais cedo, em baixo volume?

 

• O sub só queima depois de MUITO uso com distorção ou até mesmo na primeira semana ja pode haver bobina saindo fumaça?

 

Talvez posso ter postado na area errada, mais acho que o povo da mais atenção aqui, qualquer coisa mude pra area certa pls!

Abraço

Editado por Gui f.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom é o seguinte, procurei e nao achei esclarecimento sobre essas duvidas que acho que não é só minha!!!

Acho que todo mundo sabe que o led clip serve pra 'dizer' quando o sub comeca a distorcer. Até aí tudo bem, agora a duvida é o seguinte:

Na verdade serve para monitorar o onda da saida, se ela estiver clipada. Eh a distorçao do Amp e nao do sub.

PS:Eu particularmente tenho 2DD 1515 com sd2500, e tive problemas no sub muita gente me dissse que foi porq deixei clipar demais por isso ocorreu o problema no DD, acontece que oque eu mais preocupava era com o clip, até deixei o amp numa posição que eu poderia ver quando ligasse o som, enfim!

 

• Deixar o LED clipar Bem pouco, do tipo que pisca somente quando da aquele grave mais forte, traz problemas pro sub???

Depende do sub. Se o sub for de 1000rms e vc estiver usando 1000rms com pouco clip eh ate dificil queimar. Se for 500rms com muito clip eh bem mais facil queimar e se for 2000rms com pouco clip ja eh bem mais facil queimar.

 

• Deixar o LED clipar constantemente quase a musica toda é certeza de sub queimado em poucas semanas??

Depende do sub. Isso varia da construçao da bobina e da discipaçao termica do sub.

 

• Raramente deixar o LED clipar constante durante 1 musica inteira tem muita chance de queimar um sub?

Eh o lance da potencia aplicada x clip aqui tambem.

 

• Falta de bateria faiz com que o LED clip ascenda mais cedo, em baixo volume?

Sim, com toda certesa.

 

• O sub só queima depois de MUITO uso com distorção ou até mesmo na primeira semana ja pode haver bobina saindo fumaça?

Dependendo da potencia aplicada. no seu caso, 2500rms em 1600rms de sub ja seria mais perigoso, nao podendo ter quase anda de clip... mas como esse sub eh muito bem refrigerado vc tem ate uma margem a mais para poder aplicar potencia. E pode acontecer de nos primeiros 5 min começar a sair fumaça e quimar mesmo. As veses bem antes disso.

 

Talvez posso ter postado na area errada, mais acho que o povo da mais atenção aqui, qualquer coisa mude pra area certa pls!

Abraço

Respostas em VERMELHO

 

Vc tem que entender que a bobina do sub eh uma resistencia e a potencia Rms do sub eh "basicamente" quanto ela consegue discipar. Imagine um chuveiro eletrico, se ligar ele sem agua ? a resistencia queima certo ? assim que acontece com o sub. Se ele nao conseguir refrigerar a bobina, ela queima.

 

Quanto mais potencia aplicada, mais o sub tem que ter refrigeraçao para poder discipar essa energia. e quanto mais distorçao... maior eh o aquecimento da bobina ainda.

 

mas isso eh bem mais complexo do que parece.

  • Upvote 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vxice entende, explicou direitinho =)

 

Ainda depende da música, tocar 100% clipado aerosmith é bem diferente de tocar 100% clipado lil wayne...

 

Pode ter certeza que jogar um lil wayne 100% clipado a chance de queimar o subwoofer é imensa, enquanto no aerosmith é baixa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e o amaciamento ? com serteza não deve esguelar os bixinhos no primeiro mês de uso.. o engrassado é só com sd q to vendo esses problemas :huh: , acho q vou pegar stetsom mesmo ....

edit:

o detalhe das baterias pro SD seria em torno de 230A, pra não ter dor de cabeça.. :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respostas em VERMELHO

 

Vc tem que entender que a bobina do sub eh uma resistencia e a potencia Rms do sub eh "basicamente" quanto ela consegue discipar. Imagine um chuveiro eletrico, se ligar ele sem agua ? a resistencia queima certo ? assim que acontece com o sub. Se ele nao conseguir refrigerar a bobina, ela queima.

 

Quanto mais potencia aplicada, mais o sub tem que ter refrigeraçao para poder discipar essa energia. e quanto mais distorçao... maior eh o aquecimento da bobina ainda.

 

mas isso eh bem mais complexo do que parece.

 

Hmm, quem intende, intende! hehe :rever1:

Quer dizer intao que se eu usasse 1500rms nos 2 DD's eu teria bem menas chance de queimalos por distorção?

 

Valeo manow!

 

e o amaciamento ? com serteza não deve esguelar os bixinhos no primeiro mês de uso.. o engrassado é só com sd q to vendo esses problemas :huh: , acho q vou pegar stetsom mesmo ....

 

Calma calma manow, nao é bem assim, os meus DD's foram exceção, ja vi muitos DD's 1515 ou 1512 tocando com sd3000 e nao aconteceu nada, até deixando clipar um pouco!! Lembrando tbm que nao estou aqui falando mal de marca alguma só disse do meu problema com os DD pra voces intenderem daonde é que vem minhas duvidas e acho que de muita gente tbm!

Editado por Gui f.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais potência vc aplica mais a bobina esquenta, e o mesmo serve pra distorção, ou seja, se juntar os dois a cagada ta feita. Mais como muito já foi discutido aqui, potência a mais do que o declarado é bem menos nocivo ao falante do que distorção, então o certo não seria vc usar menos potência pra não ter que se preocupar tanto como deveria com distorção, e sim usar o sinal mais limpo o possível.

 

O que houve com o seu sub, torrou ele ?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais potência vc aplica mais a bobina esquenta, e o mesmo serve pra distorção, ou seja, se juntar os dois a cagada ta feita. Mais como muito já foi discutido aqui, potência a mais do que o declarado é bem menos nocivo ao falante do que distorção, então o certo não seria vc usar menos potência pra não ter que se preocupar tanto como deveria com distorção, e sim usar o sinal mais limpo o possível.

 

O que houve com o seu sub, torrou ele ?

 

Abraços

 

Hmmm, intao no caso usa-se mais potencia pra nao precisar clipar, daí quando junta os 2 fode tudo mesmo!! isso que intendi =x

 

Meu sub na verdade usei ele umas 3 semanas mais nunca deixei tocar 1 musica se quer com o clip acesso, ja teve vez que dexei clipar sim claro, mais nada mais que segundos até mesmo pra regular o ganho que por sinal estava no minimo!!! Daí o sub feiz alguns barulhos estranhos tipo quando raspa a bobina aconteceu em 1 primeiro depois de 2 dias no outro, dai ja mandei arruma e ta tdo certo chega essa semana!!! Mais nao chegou a sair fumaça nao!! hehe

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa led clip aceso durante a musica é comum nao queimar em semanas...mas qeimar em MINUTOS! cara refrigeraçao do sub cai drasticamente = /

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima a explicação dele, agora gostaria de só de fazer um lembrete. Que as vezes o ledclip fica regulado num volume X (45 no meu caso), mas as vezes tem umas músicas tipo aquelas autobass, bass teste da vida etc que a música é gravada com um grave bem acima do normal e lá pelo volume 40 no mesmo sistema tu já atingiria o clip. Ai nessas situações, no 40 já ta clipando e vc acha q pode elevar ainda até o 45 e faz isso, se o sub não for dos mais parrudos as vezes ou já tiver um excesso de potência nele, qualquer tempo ai de uma música é suficiente para torrar eles.

 

Como costuma se dizer, um sub de 500w, pode muitas vezes aguentar até 1000w, desde que esteja com sinal limpo, da mesma forma que pode queimar com APENAS 250w com um sinal bem distorcido. Isso tudo pra ver a importância do sinal clipado.

 

O VX mesmo esteve usando 2 dd1508 com um stet 4k2d e não queimou, já vc mandou para o espaço 2 1515 com um sd2500! É esses detalhes que você tem que se ligar, da mesma forma que dei aquele primeiro exemplo, as vezes essa situação ainda ocorre depois q tu já esta com o som ligado a um tempo onde a tensão das baterias já caíram um pouco. Dai vc imagina onde estaria clipando em 40, acaba clipando no 37 O.O dai vc mais uma vez tenta achar q rola levar o som até o 45 e já viu o resultado [^]

 

No geral é cuidado e prudência cara, um nariz bem aguçado ajuda bastante tb, qlqr cheirinho estranho no carro já pode ficar antenado que pode ter uma bobina fritando! hehehe

 

Espero que tenhamos ajudado pra não queimar mais nada ai []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa:

O led de clip é um aviso de quando o SINAL amplificador está clipando.. e nao quando o sub está distorcendo.

ou seja... nao quer dizer que vc possa usar o som até o led acender. As vezes o sub ja ta no limite e o led nao acendeu ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tenho p/ mim, que nao e questão de potencia em RMS que o led clip acende. tava notando isso pois na quinta feira fui regular um dos meus 1508 na SD1000 de uma amigo meu e notei uma coisa, estava usando uma SD1000 com corte em 80hz ou seja no maximo q a SD corta em low pass o sub se comportava bem nao ficava ''bobao'' com o volume até no 50 e com uma piscada no led clip ( meu pioneer vai até o 62 de VOL) ai voltei ao volume 40 e vui descendo o corte até +ou- 40~50 o sub ficou ''loko'' fazendo um vrum vrvum tipo bubina raspando.

e na quinta msm, de manha meu outro 1508 tinha descolado a arranha do cone e a cordoalha rasgado a arranha. estava usando um corte nos 40hz +ou menos uns 35~40hz. na minha opnião isso vai do corte de frequencia q vc usa. pois quanto menor a frequencia maior a execução e deslocamento de ar do sub.

 

(Alimentação 45A Pioneiro + 75a Moura + SD 1000 ganho menos da metade + corte de frequencia 35~40hz + DD1508 = a sub p/ garantia)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa led clip aceso durante a musica é comum nao queimar em semanas...mas qeimar em MINUTOS! cara refrigeraçao do sub cai drasticamente = /

 

Hehehe, pode cre!! :legal:

 

Ótima a explicação dele, agora gostaria de só de fazer um lembrete. Que as vezes o ledclip fica regulado num volume X (45 no meu caso), mas as vezes tem umas músicas tipo aquelas autobass, bass teste da vida etc que a música é gravada com um grave bem acima do normal e lá pelo volume 40 no mesmo sistema tu já atingiria o clip. Ai nessas situações, no 40 já ta clipando e vc acha q pode elevar ainda até o 45 e faz isso, se o sub não for dos mais parrudos as vezes ou já tiver um excesso de potência nele, qualquer tempo ai de uma música é suficiente para torrar eles.

 

Como costuma se dizer, um sub de 500w, pode muitas vezes aguentar até 1000w, desde que esteja com sinal limpo, da mesma forma que pode queimar com APENAS 250w com um sinal bem distorcido. Isso tudo pra ver a importância do sinal clipado.

 

O VX mesmo esteve usando 2 dd1508 com um stet 4k2d e não queimou, já vc mandou para o espaço 2 1515 com um sd2500! É esses detalhes que você tem que se ligar, da mesma forma que dei aquele primeiro exemplo, as vezes essa situação ainda ocorre depois q tu já esta com o som ligado a um tempo onde a tensão das baterias já caíram um pouco. Dai vc imagina onde estaria clipando em 40, acaba clipando no 37 O.O dai vc mais uma vez tenta achar q rola levar o som até o 45 e já viu o resultado [^]

 

No geral é cuidado e prudência cara, um nariz bem aguçado ajuda bastante tb, qlqr cheirinho estranho no carro já pode ficar antenado que pode ter uma bobina fritando! hehehe

 

Espero que tenhamos ajudado pra não queimar mais nada ai []-[]

Hehehe boa man, valeo pela resposta, mais na verdade eu naoregulava por volume nao, eu deixava o AMP embaixo do banco do passageiro e do banco do motorista era só da uma olhadinha pra baixo e pra traz que dava pra ver os LEDS da SD!!! Eu percebi tbm que musicas x clipa mais cedo ou mais tarde por isso me preocupava com o clip!!!

 

 

Uma coisa:

O led de clip é um aviso de quando o SINAL amplificador está clipando.. e nao quando o sub está distorcendo.

ou seja... nao quer dizer que vc possa usar o som até o led acender. As vezes o sub ja ta no limite e o led nao acendeu ainda.

 

Sim sim, intendii no caso se o sinal do amp esta saindo distorcido ta fudendo com o sub mandando distorcao!!

Vlww

 

Bom, eu tenho p/ mim, que nao e questão de potencia em RMS que o led clip acende. tava notando isso pois na quinta feira fui regular um dos meus 1508 na SD1000 de uma amigo meu e notei uma coisa, estava usando uma SD1000 com corte em 80hz ou seja no maximo q a SD corta em low pass o sub se comportava bem nao ficava ''bobao'' com o volume até no 50 e com uma piscada no led clip ( meu pioneer vai até o 62 de VOL) ai voltei ao volume 40 e vui descendo o corte até +ou- 40~50 o sub ficou ''loko'' fazendo um vrum vrvum tipo bubina raspando.

e na quinta msm, de manha meu outro 1508 tinha descolado a arranha do cone e a cordoalha rasgado a arranha. estava usando um corte nos 40hz +ou menos uns 35~40hz. na minha opnião isso vai do corte de frequencia q vc usa. pois quanto menor a frequencia maior a execução e deslocamento de ar do sub.

 

(Alimentação 45A Pioneiro + 75a Moura + SD 1000 ganho menos da metade + corte de frequencia 35~40hz + DD1508 = a sub p/ garantia)

 

Foi o mesmo barulho que aconteceu no meu, parece que raspa a bobina né!!!! Mais me explica melhor ae oque aconteceu com o seu sub?? voce foi descendo o corte pra 40~~50hz pelo cross?? daí que ele ficou fazendo barulho??

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ops led de clip segnifica que seu passou da sua potencia em sinal limpo!!!!!isto é ja forneceu tudo que podia!!!!!! então o interessante e não clipar, pois evita o sobre-aquecimento de seu equipamentos;

 

voce pode gerar muito cedo a distorção muito prematura explicando melhor, com dimencionamento errado do cabeamento, falta de bateria, ganho do amp no maximo, recursos dos player tipo loud reforços de grave etc....etc.....tudo isso leva a ela!!!!!

 

no seu caso a possibilidade de sub-excurcionamento do seu sub, onde a bobina sai do gap e quando volta bati ou raspa tirando ela do centro, isso pode ser resultado caixa com sintonia alta, e vc mete sintonia baixa em alto volume não necessario o amp clipar para danificar o sub..........então seria muito interessante quando vc pegar os sub's usa-los de boas ate amaciar use o subsonic do amp em 30Hz no começo para danificar novamente os subs........

 

eu já tive um par de 1512 em sd3k no começo tem que ser de boa depois fica muito forte para não ter problemas!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

no seu caso a possibilidade de sub-excurcionamento do seu sub, onde a bobina sai do gap e quando volta bati ou raspa tirando ela do centro, isso pode ser resultado caixa com sintonia alta, e vc mete sintonia baixa em alto volume não necessario o amp clipar para danificar o sub..........então seria muito interessante quando vc pegar os sub's usa-los de boas ate amaciar use o subsonic do amp em 30Hz no começo para danificar novamente os subs........

 

 

'Me explica melhor esse lance da caixa com sintonia mais alta e eu meto sintonia baixa em alto volume' - Isso é passivo de queimar sub?? No caso eu regularia o subsonic em 30hz apenas no comeco até amaciar ou sempre deixar em 30hz??

Vlww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem muita coisa pra ver ainda. Um amplificador que tem maior voltagem na saida e menor amperagem aquece menos a bobina do que um que tem voltagem e amperagem iguais.

 

1000rms com 31,6v e 31,6A eh diferente de outro amplificador com 1000 rms sendo 66,6v e 15A na saida. ;)

Ja que a formula para calcula a potencia eh P=v.A/r

31,6 x 31.6 / 1 (ohm neste caso)

998rms a 1 ohm

 

e

 

66,6 x 15 / 1

999 rms a 1 ohm

 

Desses 2 amps diferentes o com menor amperagem na saida aquece menos a bobina, mesmo a potencia final sendo a mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SD1000 não detona um 1508 tão fácil assim não. Para atingir o limite do xmax deve ter sido problemas do tipo:

 

Caixa muito grande

Falta de subsonic

Excesso de potência

 

Como tinha comentado antes, já que o vxice tinha usado um Stet 4k5d num par de sub desses, creio que os sub de frágil não tem nada visto que além de fornecer mais de 5000wrms esse amplificador tem subsonic travado em 20hz. Com isso eu me arrisco a dizer que tu deve ter feito barbeiragem nessa caixa....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh entao ta estranho detonar o sub no sd1k, parece q tem varios relatos de dd dando problema ateh deseconraja isso.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha caixa é essa:

caixa.png

 

Fiz ela um pouco menor do que a do manual pra caber no porta malas!!

E tirei + o - o duto da caixa que vi de um projeto do moica!!!

Ve oque axam!!!

Editado por Gui f.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uai tbm fikei surpresoo Otreblig, uma SD1000 phuder um DD1508 a caixa fiz de acorodo com a do site, achei estranho pois la tem 2 caixa diferentes c der olha la p/ vc ver. e outra nao estava com Loud ligado tava com BASS -1 dependendo da musica era -2 tipo BME clik, nao podia passar do volume 41 e o ganho da SD nem tava acima dos 50%. falei com o Moica ele fikou surpreso quando disse o q tinha acontescido. mandei p/ fabrica sexta da-lhe garantia, e outra o sub estava ''gelado'' nada de aqcimento, devia ter tirado fotos da cordoalha e da arranha do sub. a e o sub nao tocou nem 2 musicas, fui apenas testa-lo pos meu stetsom so vou comprar no proximo mês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem muita coisa pra ver ainda. Um amplificador que tem maior voltagem na saida e menor amperagem aquece menos a bobina do que um que tem voltagem e amperagem iguais.

 

1000rms com 31,6v e 31,6A eh diferente de outro amplificador com 1000 rms sendo 66,6v e 15A na saida. ;)

Ja que a formula para calcula a potencia eh P=v.A/r

31,6 x 31.6 / 1 (ohm neste caso)

998rms a 1 ohm

 

e

 

66,6 x 15 / 1

999 rms a 1 ohm

 

Desses 2 amps diferentes o com menor amperagem na saida aquece menos a bobina, mesmo a potencia final sendo a mesma.

hum

 

então provavelmente SD tem a corrente mais alta q stetsom por exemplo? visto q muitos aqui usam 2k5 clipando pra um par de 1500 e não queima..

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

perguntas gostosas de se responder...

 

esta certinho o vxice.

 

só para constar, pra mim, cada musica tem sua regulagem, de nada adianta regular o clip escutando uma Shania Twain e virar a esquina colocar o Lil Wayne no mesmo volume e achar que esta "tudo certo"...

ñ estou dizendo que aconteceu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

'Me explica melhor esse lance da caixa com sintonia mais alta e eu meto sintonia baixa em alto volume' - Isso é passivo de queimar sub?? No caso eu regularia o subsonic em 30hz apenas no comeco até amaciar ou sempre deixar em 30hz??Vlww

 

 

 

exatamente vc acabou de matar a charada, toca caixa tem sua curva de resposta, quando vc alterou o volume dela provavel mudou a frequencia deve estar alta ai o que acontece em palavras simples para vc entender

 

sua caixa começa tocar em 40Hz tem pico em 60 Hz e morre la para 80 Hz uma caixa picuda isto e um exemplo, vc manda um sinal de 20 Hz com 800 rms limpos, o que acontece simplismente ele ultrapassa todo o limete de excurcionamento da bobina ela sai do gap q quando volta a possibilidade bater no gap ou raspar tirando a bobina do centro ou o que comum estourar a centragem, com isso a sobre aquecimento da mesma........

 

qualquer me chama no msn te explico melhor.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ve oque axam!!!

qdo o sub apresentou problemas, o que exatamente foi? vc sabe?

se a bobina estava deformada é a caixa mal projetada OU subsonico mal regulado OU até mesmo excesso de potencia mesmo em uma caixa correta faz com que a bobina "bata" no fundo do sub, ou conjunto magnetico...

 

agora se a bobina estava derenrolada muito provavelmente exceso de clip OU de potencia, algo por aquecimento....

 

 

são tudo suposições mas que te da uma noção do que possa ter ocorrido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

subsonico pra que? :rolleyes:

'Me explica melhor esse lance da caixa com sintonia mais alta e eu meto sintonia baixa em alto volume' - Isso é passivo de queimar sub?? No caso eu regularia o subsonic em 30hz apenas no comeco até amaciar ou sempre deixar em 30hz??

Vlww

:(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...