Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
avukte

Fiat lança no Punto os motores E.torQ

Recommended Posts

Carsale – A Fiat do Brasil e a FPT Powertrain Technologies, divisão de motores da marca italiana, lançaram nesta quarta-feira (30) os novos motores da familia E.torQ. Os blocos 1.6 e 1.8 litro, ambos com quatro cilindros em linha, 16 válvulas e tecnologia flex, estreiam sob o capô no hatch premium Punto. Com os propulsores, fabricados na nova planta da FPT em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, o compacto – lançado em 2007 – deixa para trás o bloco 1.8 Flex de comando simples e 115 cv de potência com álcool, fornecido pela General Motors.

 

NpuntoEtorq_zoom5.jpg

 

Mais modernos, os novos motores E.torQ chegam com 95% dos componentes fabricados no Brasil, sendo 70% das peças totalmente novas. O motor 1.6 litro 16V Flex gera potências de 115 cv e 117 cv aos 5.500 rpm, com gasolina e álcool, e torques de 16,2 kgfm e 16,8 kgfm aos 4.500 giros, na mesma ordem. Já o propulsor 1.8 litro 16V Flex produz 130 cv (G) e 132 cv (A) aos 5.250 rpm, além de 18,4 kgfm (G) e 18,9 kgfm (A) também aos 4.500 giros. Detalhe: segundo a Fiat, nos dois propulsores, até 93% do torque máximo é despejado logo aos 2.500 rpm.

 

NpuntoEtorq_zoom8.jpg

 

No Punto 2011, as novidades são poucas. A principal, além das versões estreantes, equipadas com os motores E.torQ, é a introdução do câmbio robotizado Dualogic, de cinco marchas com modo sequencial. Fora a transmissão, há tímidas modificações no interior, com detalhes metalizados no painel, novo padrão de iluminação dos instrumentos e novos tecidos e rodas de liga leve. Na base da gama, permanece a versão 1.4 Fire, agora chamada pelo sufixo Attractive – como no Novo Uno. O motor, porém, é o mesmo Fire antigo de 85 cv e 86 cv, com gasolina e álcool. Na nova geração do Uno, a Fiat lançou o modernizado propulsor 1.4 EVO, de 88 cv (A).

 

NpuntoEtorq_zoom14.jpg

 

A versão Attractive 1.4 Flex parte de R$ 39.290 com direção hidráulica, vidros e travas elétricos, computador de bordo, entre outros itens. Para tornar a configuração básica – que responde por 40% do mix de vendas – mais competitiva, a Fiat anunciou preço de R$ 1.219 para o Kit Comfort, pacote que reúne ar-condicionado, para-brisas degradê, regulagem de altura do volante e detalhes metalizados no painel. Mais acima, vem a configuração estreante Essence, que pode usar os dois motores E.torQ e o câmbio Dualogic. Os preços partem de R$ 44.190 com motor 1.6 16V Flex, de R$ 46.250 com o bloco 1.8 16V Flex, e de R$ 48.750 com motor 1.8 e a transmissão automatizada.

 

NpuntoEtorq_zoom20.jpg

 

E na parte superior da tabela ficam as já conhecidas versões Sporting e a topo de linha T-Jet, equipadas com os blocos 1.8 16V Flex e o 1.4 Turbo a gasolina, de 152 cv de potência. Assim como a versão Essence, a Sporting também pode vir equipada com o câmbio Dualogic. Os preços começam em R$ 51.200, com a transmissão manual de cinco marchas – uma redução de mais de R$ 2 mil no valor. Já o Punto Sporting Dualogic chega por iniciais R$ 53.730, seguido da versão ‘top’ T-Jet, à venda a partir de R$ 64.670, valor máximo do hatch compacto.

 

NpuntoEtorq_zoom23.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa iniciativa...

 

alguém sabe se esse 1.6 tem algo haver com o 1.6 do Mini Cooper? que eu saiba essa fabrica da Fiat é a antiga Tritec que fabricava os motores da BMW...

 

acho uma boa a Fiat ter feito isso... mas não sei se o mercado vai aceitar bem...

 

brasileiro gosta de mecânica velha... que até o tio da esquina sabe desmontar inteira e retificar no fundo do quintal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nos,

 

é o mesmo dos Mini... dos BMW...

 

é sim O MOTOR! ca***** a fiat vai dominar o mercado jaja! (ja tá como maior montadora a tempos!) pqp!

 

enquanto a fiat inova... a GM e VW se afogam! pqp!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse rico, eu teria um Punto, desses com Skydome e turbo. Tem um branco aqui na cidade um alguns upgrade ... é de babar mesmo.

 

E podem falar mal de Fiat, mas eles não ficam com a bunda no sofá sem fazer nada. São, no mínimo, bastante corajosos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

132 cv....que máquina!!! kkkkk

 

O Punto com esse motor deve ficar bem esperto, muito melhor que o GM atual.

 

132 originais, com turbo mesmo tendo pressão baixa já deve render bem mais que o T-jet.

 

Acho vão ser uns puta motor, GM e VW estão ficando anos luz dos concorrentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nos,

 

é o mesmo dos Mini... dos BMW...

 

é sim O MOTOR! ca***** a fiat vai dominar o mercado jaja! (ja tá como maior montadora a tempos!) pqp!

 

enquanto a fiat inova... a GM e VW se afogam! pqp!

So lembrando que exatamente agora, os MINI mudaram de motor.... e o antigo nao era "fabricado" pela BMW. Pelo que eu li a respeito era suspensão, caixa de direção e o carro em si. Mais o motor não.

 

Agora com o upgrade de troca de linha, que realmente ela passou a fabricar o motor. nos cooper antigos a2010 a BMW era dona da marca, fabricante do carro e nao das peças.

 

Mais motorzinho forte esse em.... Já andei num Mini S e o negocio puxava...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve andar perto do Brava HGT, e o mesmo motor, e os HGT eram bem bacaninhas de andar!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente a Fiat matou e enterrou o 1.8 velho da GM. Agora com esse 1.6 e 1.8 dá vontade de ter um Punto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa iniciativa...

 

alguém sabe se esse 1.6 tem algo haver com o 1.6 do Mini Cooper? que eu saiba essa fabrica da Fiat é a antiga Tritec que fabricava os motores da BMW...

 

acho uma boa a Fiat ter feito isso... mas não sei se o mercado vai aceitar bem...

 

brasileiro gosta de mecânica velha... que até o tio da esquina sabe desmontar inteira e retificar no fundo do quintal...

 

 

Sei lá esse negócio de mercado aceitar 16v .... Civic ... Corolla sempre foram 16v e acho que nunca teve rejeição por eles serem 16v .....Fit tb sempre teve 16v e nunca foram problemáticos ... 16v exige mais cuidado ... mas não acho que vão ser problemáticos ao extremo pq o cara não cuidou com muito mais cuidado do que ele cuidaria do 8v .... acho que é muito mais motor zuado do que falta de cuidado ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem me dera comprar um Punto 1.6 16v com teto, show de bola demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh so nao esquecer que ja teve 1.6 original de fabrica com 160cv eihn...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era o que faltava ao Punto!

 

E esses motores tem grande potencial: comando acionado por corrente ao invés de correia dentada, boa potência pra um motor sem variador de fase, excelente torque específico para um motor de ciclo otto da faixa de preço dos carros que ele vai equipar (mais de 10 m.kgf/L) e, se os dados se confirmarem, curva de torque bem distribuída.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha sinceridade?

 

A fiat tá de 1000x a frente das concorrentes... EU NAO TERIA UM PUNTO.... pelo fato da Fiat matar todos seus carros médios/grande em cerca de 2 a 4 anos... vide o Brava, o Tipo, etc...

 

Hoje PRA MIM o mercado está:

 

FIAT > FORD > O RESTO...

 

Fiat com várias inovações... Ford com o Motor Sigma... Rocam, etc... VW e GM... melhor nao falar.... heheheh :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andaram nos Puntos 1.6 e 1.8

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI152091-15846,00-COMO+ANDA+O+PUNTO+COM+OS+NOVOS+MOTORES+E.html

 

Gostei que o 1.6 tem desempenho proximo do 1.8. Mas gostei ainda mais do consumo do 1.8 ser tao bom qnto do 1.6...

Dados de fabrica ne. Mas ja anima.

 

E o 1.8 testado era Dualogic. O reporter comentou que nao tem trancos como no Linea.

 

 

 

Nunca dirigi esse cambios automatizados, queria ver se realmente incomoda essas passagens de marcha.

Editado por Felipe Algumacoisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh so nao esquecer que ja teve 1.6 original de fabrica com 160cv eihn...

 

O que não é nenhum milagre. Fazer rodar no trânsito é que foi a grande cartada da Honda, mas pra isto ela teve que usar um segundo comando, um pouco mais manso.

 

Um aspro 1.6 com R/L baixa e comando bravo vira esses mesmos 160cv... só que sem torque.

 

Se bem que o da Honda já é bem ruim de torque em baixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caracaaaaaaaa eu que adoro esse carro... com esse motorzinho... hummm que delicia em...

 

e o bravo? rsrsrsrs

vai ser com esse motor 1.8 e Tjet?

 

pow vai ser meio manquinho neh.. 0 1.8...

 

 

acho que vou acabar abraçando um punto sporting com teto e couro.. rsrsrs

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei dos novos motores... Pelo menos no papel são bem melhores q o 1.8 lixo da GM.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fora de brincadeira esse punto vermelhinho ! coisa linda ! e coração mais forte hehehehe :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

132 cv....que máquina!!! kkkkk

 

Volkswagen Golf 1.6 SPORTLINE

 

103/101cv A/G

 

Agora sim estamos falando de potência!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Volkswagen Golf 1.6 SPORTLINE

 

103/101cv A/G

 

Agora sim estamos falando de potência!

Não...

 

 

Volkswagen Golf 2.0 GT

 

120/116cv A/G

 

Isso sim é potência!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...