Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Manifold.jpg

Na verdade tem o mesmo princípio do meu projeto, a diferença da minha é que tem o duto bem no centro da corneta, o que já comprovei muitas vezes que funciona melhor do que esses na frente da caixa. Apenas não arrisco mais gabinetes com volume pequeno demais, prefiro algo com maior volume, toca bem Miami Bass, Las Vegas Bass, New York Bass e arrisca até um Boston Bass, kkkkkkk... []-[]

nessa configuração ocorrem 3 coisas que ao meu ver são o "segredo" do melhor rendimento, o duto no centro fica mais acoplado com os falantes, oq reduz q resistencia do ar no duto, e melhora o fluxo. O V formado pelos falantes, na realidade age como uma extensão do duto, oq altera a sintonia do sistema, e ao meu ver ajuda a descer mais!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A briguinha de qualificações negativas já está acontecendo...

Um fórum adulto não surge com atitudes infantis, de usuários que deveriam estar prezando pela boa convivência, por estarem regularmente postando nele.

Este ainda é um aviso parar que os mesmos parem com as brincadeiras de mal-gosto.

Não vou dizer quem são, mesmo sendo uma informação pública (http://autoforum.com.br/index.php?app=reputationhistory). Apenas espero que os mesmos reflitam e parem com atitudes que só vão fazer o fórum regredir.

:+1

Faz tempo que essas qualificações virou um transtorno. Minha idéia Kleber é ignorar...

O pessoal tem que saber diferenciar posts que contém brincadeiras que melhoram o clima dos tópicos de posts sem utilidades realmente.

Afinal isso não é nenhum fórum de medicina...

Acho que até um fórum de medicina deve ter brincadeiras! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

essa caixa do sandro realmente e muito interessante.

bem como o gabriel ressaltou sobre o duto.

eu confesso que nunca consegui assimilar as varias manis q existem.

mais lendo esse topico q esta beem recheado(parabens a todos)

me ajudou a formar opiniao.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal,

sobre o ângulo, tem que ser 40˚ ? ou pode usar tipo 60˚ no caso a caixa seria mais larga e com menor profundidade.

vlw

Como o Cleber comentou acima, se fechar mais o ângulo, menor a banda passante e maior pico, e com o angulo mais aberto gera menos pico e abrange uma gama maior de frequências. As caixas mais fechadas (Ex: MTL-2 e MTL-4) tendem a ter o típico "som de barril", com um grave bem artificial, chegando à ser forçado e bem pouco musical, por isso são as que mais nescessitam de equalização pra corrigir esses desníveis de resposta. Esse projeto meu tá com mais ou menos 67 graus, e notei que a corneta não inflenciou demais na resposta, ficou com um som bem natural. Uma vez fiz um clone da SB1000, aquele da Snake com as câmaras separadas, e sinceramente não gostei do que ouvi. O mesmo aconteceu com as MTL-2.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho Protech SUB600 18", se servir pra esse seu projeto de manifold.. eu teria interesse em testar.

ISso se.. for uma manifold que toque hiphop .. qe tenha um gravao bemm extendido como a do GUTO por exemplo. Pq das "Normais" que tocam musica eletronica eu ja tenho 2 uiaheiuaheiuahei

Esse projeto está sendo feito justamente pra ser testado e indicado pros Protech. Vou achar os parâmetros do Sub600 aqui e essa semana ainda com tempo eu ajusto essa caixa pra vc.

Quem tiver Protech ou tiver interesse em projetos pra marca aqui no fórum, eu terei prazer em ajudar, mesmo com meu tempo curto, digamos que eu seja um "funcionário" da marca. Pois conheço bem a estrutura e o material utilizado e a técnica de montagem dos falantes. Apenas não me responsabilizo se meus projetos for utilizados com outras marcas. Descupe ao pessoal que me pede ajuda com outros falantes e eu não consigo atender, mas o meu compromisso é apenas com Protech.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi a questao da angulacao...

Ela comecaria em 180graus entre autos, numa caixa reflex normal. alto-falantes um do lado do outro... e indo ao maximo de 0graus naquele modelo que o guto de almeida fez... abrindo o angulo, aumenta a faixa de frequencia e cai o rendimento manifold... e fechando o angulo diminui-se a faixa de frequencia e comecamos a notar seu pico em sua sintonia...

Vevendo e aprendendo... kkkk

Agora o funcionamento manifold esta comecando a clarear...

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra encerrar o assunto,

Kustela, eu não negativei os outros posts pelo simples fato de que o fórum só permite duas qualificações negativas por dia.

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

nessa configuração ocorrem 3 coisas que ao meu ver são o "segredo" do melhor rendimento, o duto no centro fica mais acoplado com os falantes, oq reduz q resistencia do ar no duto, e melhora o fluxo. O V formado pelos falantes, na realidade age como uma extensão do duto, oq altera a sintonia do sistema, e ao meu ver ajuda a descer mais!

Talves também essa forma de colocar o duto, reduza o SOPRO do mesmo, pelo fato de que queira ou não, o V formado pelas madeiras que seguram o falante, vão ser um "arredondamento" do duto.

Compartilhar este post

Link para o post

Talves também essa forma de colocar o duto, reduza o SOPRO do mesmo, pelo fato de que queira ou não, o V formado pelas madeiras que seguram o falante, vão ser um "arredondamento" do duto.

Exatamente, além de uma outra regra básica em caixas dutadas que é a utilização de dutos bem largos, com o comprimento sintonizado de acordo.

Se for pra construir caixa com duto estreito só pra ficar soprando, prefiro deixar selada de uma vez... Duto TEM QUE SER "GENEROSO" !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse projeto está sendo feito justamente pra ser testado e indicado pros Protech. Vou achar os parâmetros do Sub600 aqui e essa semana ainda com tempo eu ajusto essa caixa pra vc.

Quem tiver Protech ou tiver interesse em projetos pra marca aqui no fórum, eu terei prazer em ajudar, mesmo com meu tempo curto, digamos que eu seja um "funcionário" da marca. Pois conheço bem a estrutura e o material utilizado e a técnica de montagem dos falantes. Apenas não me responsabilizo se meus projetos for utilizados com outras marcas. Descupe ao pessoal que me pede ajuda com outros falantes e eu não consigo atender, mas o meu compromisso é apenas com Protech.

Sandro,

será que é possivel contruir uma caixa semelhante a esta que vc fez, porém com as camaras paralelas, para evitar o desgaste desproporcional dos falantes?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro,

será que é possivel contruir uma caixa semelhante a esta que vc fez, porém com as camaras paralelas, para evitar o desgaste desproporcional dos falantes?

Abraço.

Explique melhor "câmara paralela". Por acaso vc quis dizer aí que em câmara única os falantes se desgastam mais facilmente??? é isso??? Se sim, explica aí pra gente o porquê e onde ocorre esse desgaste.

No caso do meu projeto, os falante trabalham com a bunda de fora, hehehe... e não tem um ponto tão crítico de pressão ali que chegue à danificar os falantes. A câmara trazeira é única justamente com a intenção de melhor acoplamento e um melhor rendimento nas baixas frequencias, a única exigência aí é uma amplificação comum para os dois falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

mas parece um bando de putinha de esquina mesmo né ??? fala sério !

Quanto aos outros eu não sei, hehehe... Mas eu não sou puta não, no máximo uma "biscatinha" huahauhauha...

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

acho q ele quis dizer o arranjo fisico sem o v colocando os falantes paralelos, um de frente pro outro

Compartilhar este post

Link para o post

acho q ele quis dizer o arranjo fisico sem o v colocando os falantes paralelos, um de frente pro outro

No caso daquela SB1000 tabajara da Snake eu tenho relato de rasgos nos cones dos falantes ali no começo do V devido ao ponto de pressão muito grande, note que ela tem câmaras separadas e não tem duto ali mas na frente da caixas, igual a maioria dos projetos sem sentido que se vê por aí.

Eu escutei essa caixa "in solo", e o som dela não me agradou nem um pouco, mexi em tudo quanto foi regulagem disponível no som e não tinha acerto. Pode ser que trabalhando em conjunto com várias caixas. muita potência aplicada e muito processamento, se consiga um coice fortíssimo, mas uma só não é nada agradável de ouvir.

Note também que o centro de pressão entre os falantes é bem mais afastado que o da SB1000, além do duto ali. Portanto acho improvável um desgaste irregular dos falantes maior do que nos demais modelo de manifold.

O que vai ocorrer ao colocar os falantes retos um de frente pro outro é a redução da área frontal da caixa e a criação de frequencias estacionárias ali na boca da caixa devido às paredes paralelas. Creio que possa ocorrer alguns cancelamentos em certas áreas e criação de picos absurdos em outras, estreitamento da banda útil de resposta entre outras anomalias...

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

No caso daquela SB1000 tabajara da Snake eu tenho relato de rasgos nos cones dos falantes ali no começo do V devido ao ponto de pressão muito grande, note que ela tem câmaras separadas e não tem duto ali mas na frente da caixas, igual a maioria dos projetos sem sentido que se vê por aí.

Eu escutei essa caixa "in solo", e o som dela não me agradou nem um pouco, mexi em tudo quanto foi regulagem disponível no som e não tinha acerto. Pode ser que trabalhando em conjunto com várias caixas. muita potência aplicada e muito processamento, se consiga um coice fortíssimo, mas uma só não é nada agradável de ouvir.

Note também que o centro de pressão entre os falantes é bem mais afastado que o da SB1000, além do duto ali. Portanto acho improvável um desgaste irregular dos falantes maior do que nos demais modelo de manifold.

O que vai ocorrer ao colocar os falantes retos um de frente pro outro é a redução da área frontal da caixa e a criação de frequencias estacionárias ali na boca da caixa devido às paredes paralelas. Creio que possa ocorrer alguns cancelamentos em certas áreas e criação de picos absurdos em outras, estreitamento da banda útil de resposta entre outras anomalias...

O que eu queria saber é isso mesmo que vc explicou. A minha dúvida surgiu pq li aqui no fórum que na parte menor do V os falantes sofriam maior desgaste do que na saída da caixa (parte maior do V), por isso cogitei a idéia da caixa com AFs em paralelo.

Muito obrigado pela explicação!

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu queria saber é isso mesmo que vc explicou. A minha dúvida surgiu pq li aqui no fórum que na parte menor do V os falantes sofriam maior desgaste do que na saída da caixa (parte maior do V), por isso cogitei a idéia da caixa com AFs em paralelo.

Muito obrigado pela explicação!

Abraço.

Opa,

Eu sou bem ruim pra me expressar às vezes, mas fico feliz que tenha ajudado...

Compartilhar este post

Link para o post

é verdade, mas vc nao qualificou quem postou a primeira imagem off topic, como vc mesmo diz né ?

entao quem deveria analizar é vc meu caro !

Sim, fiz uma pequena brincadeira no tópico, que não o estragou, que não criou nenhuma situação, e que não desviou o assunto. Qualquer um sabe que um pouco de humor ou uma brincadeira é tolerável e até normal, aceitável e até faz bem se bem dosada.

Agora, ficar trocando qualificação negativa só por picuinha é algo aceitável?

Depois aparece um bando de gente reclamando que o fórum não caminha, que os usuários que sabemn estão saindo fora, que só dá briga... Talvez as mesmas pessoas que dão negativo num post importante como foi o que você desqualificou. Daqui a pouco mais alguns cansam disto e saem fora também.

Compartilhar este post

Link para o post

Poder pode, mas nunca é a melhor opção...

Primeiro porquê quanto maior o espaço entre eles, menor o acoplamento.

Segundo, que se eles estiverem em paralelo, a área da boca fica menor... pra ficar maior, tem que afastar. E o que uma área da boca menor faz? Reduz a resposta em baixas frequências!

AGORA, se você fizer paralela pra poder usar 4 falantes, ao invés de 2, dividido em 2 câmaras (acho que podemos chamar de câmara de compressão) você ganha em rendimento e recupera a perda nas baixas frequências...

Um bom projeto leva em conta não apenas a caixa sozinha, como ela em grupo. E isto é a maior limitação do uso de manifolds em veículos. Não adianta ouvir um trio com 10 delas empilhadas, e achar que uma só vai fazer tudo aquilo em escala menor, porquê não faz!

Uma solução pra evitar os danos nas bordas internas dos falantes é colocar uma "ripa" entre eles... algo que cegue alguns centímetros, de forma a reduzir o esforço mecânico de cada um ali naquela área. Deve afetar sim o funcionamento, mas duviso que seja de forma sensível.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, fiz uma pequena brincadeira no tópico, que não o estragou, que não criou nenhuma situação, e que não desviou o assunto. Qualquer um sabe que um pouco de humor ou uma brincadeira é tolerável e até normal, aceitável e até faz bem se bem dosada.

concordo. :legal:

editado

Editado por Kustella

Compartilhar este post

Link para o post

Poder pode, mas nunca é a melhor opção...

Primeiro porquê quanto maior o espaço entre eles, menor o acoplamento.

Segundo, que se eles estiverem em paralelo, a área da boca fica menor... pra ficar maior, tem que afastar. E o que uma área da boca menor faz? Reduz a resposta em baixas frequências!

AGORA, se você fizer paralela pra poder usar 4 falantes, ao invés de 2, dividido em 2 câmaras (acho que podemos chamar de câmara de compressão) você ganha em rendimento e recupera a perda nas baixas frequências...

Um bom projeto leva em conta não apenas a caixa sozinha, como ela em grupo. E isto é a maior limitação do uso de manifolds em veículos. Não adianta ouvir um trio com 10 delas empilhadas, e achar que uma só vai fazer tudo aquilo em escala menor, porquê não faz!

Uma solução pra evitar os danos nas bordas internas dos falantes é colocar uma "ripa" entre eles... algo que cegue alguns centímetros, de forma a reduzir o esforço mecânico de cada um ali naquela área. Deve afetar sim o funcionamento, mas duviso que seja de forma sensível.

Kleber,

Não entendi muito bem o que falou sobre a ripa entre os autofalantes.

Seria uma madeira dividindo parcialmente a camara central?

Eu não creio que mudaria a pressão naquela região do cone não.

Não sei. É uma coisa a ser testada.

Na AES 2010, na parte de exposição ao ar livre de sistemas PA/Line-array,

duas empresas estavam usando caixas manifold, uma com 18" e outra com 21".

Essa com 21" era mais ou menos tradicional, mas a camara central era BEM larga e paralela,

e a camara lateral também era volumosa. A caixa era extremamente grande.

O resultado? Um subgrave absurdo com só 4 Falantes de 21". Eu não tenho muita referencia

com falantes de 21", então posso estar equivocado, mas estava rendendo um bocado.

O Outro, eram 4x18, a camara central TAMBÉM era beeem larga, os autofalantes ficavam paralelos também.

Só que os conjuntos magneticos ficavam voltados para dentro, assim como no projeto do Guto. O grave também

era bem forte, mas mais grave do que subgrave, talves porque era 18" contra 21".

Então pelo que vi, a camara central deve ser bem larga pra poder descer melhor.

Eu queria mesmo, era patrocinio de uma madereira... uma folha de compensado por semana eu tava feliz.

:/

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro, quanto ao desgaste, na manifold, com certeza a pressão exercida nos falantes é absurda, muito diferente de uma dutada comum.

No momento em que um altofalante está empurrando o ar em uma direção, o outro altofalante está empurrando o ar na direção oposta.

Isso cria uma pressão absurda, que antes de escapar pela frente da caixa, vai agir por igual em todas as paredes da camara central,

inclusive no autofalante.

Só pra dar uma noção de como a pressão é forte.

Na Semana Santa, o meu paredão queimou um SUB1000 por distorção (Excesso de cerveja, deixei clipar, ja era), de forma que a bobina inchou

e travou no gap.

No dia seguinte, sabendo disso, fui pra praia com o som, e lá um cara botou de frente, tive que rachar. Quando cheguei em casa novamente,

fui olhar o estado dos autofalantes, e notei que esse falante que tinha queimado, estava com o cone solto da bobina/centragem.

E olhe que o cone é colado com resina epox.

O desgaste do falante, ocorre de qualquer forma, independente da angulação da caixa.

Só que acho que com as paredes paralelas, o desgaste é menos severo, pois se distribui por todo o altofalante.

Quem tem um sistema com manifold a muito tempo, pode tirar o falante e olhar como o lado de dentro está mais desgastado, a centragem está mais surrada, o cone também.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...