Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

vsaq.jpg

F3 em 73hz? (-3db em 73hz)

Pico em 114hz?

Subsonico em 60hz?

Só tenho uma coisa a dizer:

tuc tuc tuc tuc tuc :P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pico em 114hz?

Subsonico em 60hz?

Deus me livre!!!!! [o_]

Compartilhar este post

Link para o post

Pico em 114hz?

Subsonico em 60hz?

:+1

Também não entendi esse pico, visto que Manifold tem SÉRIOS problemas com cancelamento nessa faixa de frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

Pico em 114hz?

Subsonico em 60hz?

Ué, não dizem que os fabricantes é que indicam os projetos bons ??? Taí então, divirtam-se... <_<

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 Também não entendi esse pico, visto que Manifold tem SÉRIOS problemas com cancelamento nessa faixa de frequência.

nao seria essa a ideia talvez, pico justamente onde ela tem + cancelamentos, pra tentar compensar essa "falha".

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, não dizem que os fabricantes é que indicam os projetos bons ??? Taí então, divirtam-se... <_<

Sandro, e se pegarmos este modelo ai da snake e aumentarmos o volume (48,5L É muita sacanagem pra 15") pra uns 70~80L e baixar essa sintonia ai lá 50hz, será que ficaria ao menos parecida com a que vc fez? em termos de sonoridade?

outra duvida, sera que falantes de 12" destinados a grave, como o street bass, se adequaria a esse modelo, com volume e fs de acordo?

vlww!

Compartilhar este post

Link para o post

nao seria essa a ideia talvez, pico justamente onde ela tem + cancelamentos, pra tentar compensar essa "falha".

É CANCELAMENTO, não perda de rendimento. Pra corrigir isso, só cortando "baixo" e usando MG que desça lá bem. Fazer o pico ali é burrice, visto que perderia rendimento na faixa de graves que é mais importante em um projeto Manifold.

Compartilhar este post

Link para o post

sei la entao, mas a minha ta por ai tambem, 63, 120, 40...

se ta com cancelamento nos 120, imagine o q ia toca sem...

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro, e se pegarmos este modelo ai da snake e aumentarmos o volume (48,5L É muita sacanagem pra 15") pra uns 70~80L e baixar essa sintonia ai lá 50hz, será que ficaria ao menos parecida com a que vc fez? em termos de sonoridade?

outra duvida, sera que falantes de 12" destinados a grave, como o street bass, se adequaria a esse modelo, com volume e fs de acordo?

vlww!

Eu usei caixas assim lá por meados de 2003, com o mesmo projeto que vc mencionou.

Tocavam muito bem, na época com falantes Hinor HPF e módulo Roadstar 1200D, só que achei que esse projeto novo desceu mais, no caso utilizando uma câmara trazeira comum para os dois falantes, parece que ficou um grave mais cheio.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usei caixas assim lá por meados de 2003, com o mesmo projeto que vc mencionou.

Tocavam muito bem, na época com falantes Hinor HPF e módulo Roadstar 1200D, só que achei que esse projeto novo desceu mais, no caso utilizando uma câmara trazeira comum para os dois falantes, parece que ficou um grave mais cheio.

Também sempre tive a impressão que camara unica rende mais, o falante excursiona menos e a velocidade do ar no duto também é menor... seria por causa da curva de impedancia dos falantes, que baixa um pouco em camara unica?

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma lembrança...

Cancelamento em 120Hz não quer dizer jamais que ela só responda até 120Hz... em 120Hz temos um cancelamento, em 360Hz outro, 720Hz temos mais um...

Fora destes, temos resposta sim. Esses inúmeros picos e vales na resposta formam algo chamado "comb filtering", ou em bom português, Efeito Pente.

Além disto, não é pq é manifold que tem cancelamento em 120Hz. O cancelamento é uma relação entre as medidas da caixa, assim como a faixa de maior rendimento, ou seja, uma faixa compreendida entre 0 e -3dB.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante tudo o que foi postado, acompanhando!

:Off: que é praticamente um :On:

Bom, já que muita gente falou no HornResp, alguém poderia, postar ( ou mandar por MP, ou Fazer um outro tópico) um mini tutorial dele, pois o Bichinho complicado pra se mexer!

E espero que a galera não resolva tomar chimarrão neste tópico pois ele está sendo muito proveitoso

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante tudo o que foi postado, acompanhando!

:Off: que é praticamente um :On:

Bom, já que muita gente falou no HornResp, alguém poderia, postar ( ou mandar por MP, ou Fazer um outro tópico) um mini tutorial dele, pois o Bichinho complicado pra se mexer!

E espero que a galera não resolva tomar chimarrão neste tópico pois ele está sendo muito proveitoso

:vts:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi em algum lugar, acho que foi no speakerplans, a camara central dessas Caixas se assemelham as camaras de compressão das Horn?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, isto foi falado algumas páginas atrás... o princípio é o mesmo das Horns, embora o funcionamento seja um tanto diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

fazer um tutorial de como usar ele para as caixas manifolds, e de brinde como usa o winisd para as mesmas! kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro, quero testar essa sua caixa com um par de 18 que tenho encostado.

As dimensões disponiveis são: Altura: 53CM Largura: 98,5CM e Profundidade: 53CM.

O objetivo é 40 a 140 hz.

QQ dica agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Tutorial pra uma ferramenta como o Hornrresp é inútil.

Pra usar um programa desses, é preciso estudar e aprender aa respeito dos drivers de compressão. Não adianta querer usar uma ferramenta dessas sem saber o básico do básico. Mesmo que se faça um tutorial, o que se vai simular ali não tem qualquer valor, se os resultados não forem corretamente avaliados e contextualizados.

Não adianta saber usar o bisturi. É preciso dominar todo o envolvido numa cirurgia.

Pra quem quiser aprender sobre Horns, existe material sobrando na internet. Mas é preciso interesse. Não adianta querer um link com tudo mastigadinho em 10 linhas.

Como dizia minha avó: "IIIIISSSSSTÚUUUUUDA MINIIIIIIINO!"

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eu tô entendendo pq o véio Edu Silva gosta tanto de dar seus coices lá na Audiolist quando alguem faz pergunta. O povo quer tudo de mão beijada, ninguém procura pesquisar pra poder entrar no tópico trocando experiências ao invés de só pedir. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Tutorial pra uma ferramenta como o Hornrresp é inútil.

Pra usar um programa desses, é preciso estudar e aprender aa respeito dos drivers de compressão. Não adianta querer usar uma ferramenta dessas sem saber o básico do básico. Mesmo que se faça um tutorial, o que se vai simular ali não tem qualquer valor, se os resultados não forem corretamente avaliados e contextualizados.

Não adianta saber usar o bisturi. É preciso dominar todo o envolvido numa cirurgia.

Pra quem quiser aprender sobre Horns, existe material sobrando na internet. Mas é preciso interesse. Não adianta querer um link com tudo mastigadinho em 10 linhas.

Como dizia minha avó: "IIIIISSSSSTÚUUUUUDA MINIIIIIIINO!"

Em portugues ? ou ingles ?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eu tô entendendo pq o véio Edu Silva gosta tanto de dar seus coices lá na Audiolist quando alguem faz pergunta. O povo quer tudo de mão beijada, ninguém procura pesquisar pra poder entrar no tópico trocando experiências ao invés de só pedir. <_<

Não sei se essa resposta foi pra mim, mas se ler bem o que perguntei...

Era só uma opinião, não pedi projeto nem nada. Mas esqueça!

Iria simular como uma dutada com o duto pra fora, cada camera não sei se esse é o caminho, sou apenas um entusiasta com MUITA "sede" para aprender.

Um dia te perguntam, outro dia vc poderá vir aqui e perguntar.

Nunca esqueçam que isto aqui é um forum e não um balcão para negocios, se querem só responder para seus amigos usem o MSN :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Em portugues ? ou ingles ?

Ambos. Tem muito material, muito mesmo. Inclusive o próprio mestre CCDB publicou no fim dos anos 70 um artigo sobre cornetas. Por sorte consegui uma parte desse artigo, talvez a parte mais importante. Posso até escanear a Nova Eletrônica que saiu... infelizmente não acho mais as NE nos sebos, tá uma mer** isso...

Pra quem pensa em começar a aprender, precisa começar pelo básico do básico: saber o que é um driver de compressão, com todo o conceito de funcionamento... transformação de impedância acústica.

Sem saber disto, não adianta nem começar. É muita coisa pra ler, estudar... mas vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Ambos. Tem muito material, muito mesmo. Inclusive o próprio mestre CCDB publicou no fim dos anos 70 um artigo sobre cornetas. Por sorte consegui uma parte desse artigo, talvez a parte mais importante. Posso até escanear a Nova Eletrônica que saiu... infelizmente não acho mais as NE nos sebos, tá uma mer** isso...

Pra quem pensa em começar a aprender, precisa começar pelo básico do básico: saber o que é um driver de compressão, com todo o conceito de funcionamento... transformação de impedância acústica.

Sem saber disto, não adianta nem começar. É muita coisa pra ler, estudar... mas vale a pena.

Vc lembra o N° da edição? posso tentar achar aqui, talvez digitalizar e publicar como referencia online! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se essa resposta foi pra mim, mas se ler bem o que perguntei...

Era só uma opinião, não pedi projeto nem nada. Mas esqueça!

Iria simular como uma dutada com o duto pra fora, cada camera não sei se esse é o caminho, sou apenas um entusiasta com MUITA "sede" para aprender.

Um dia te perguntam, outro dia vc poderá vir aqui e perguntar.

Nunca esqueçam que isto aqui é um forum e não um balcão para negocios, se querem só responder para seus amigos usem o MSN :legal:

Não foi nada contigo não Marcelo, aliás nem tava falando de ninguém aqui, apenas citei o mau humor da véiarada lá na audiolist, ainda mais quando o uso é pra som automotivo. Os caras tem um preconceito ridículo quando citam modelos de PA pra ser utilizado em carros.

Desculpe se me entendeu mal. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...