Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
leo_

Dúvida DD

Recommended Posts

Estava querendo colocar 2 1515 no meu corsa super......

Me falaram que não cabe de 15, mesmo sendo da série 1500....apenas o de 12, ainda perdendo todo o porta malas...

Pq se a caixa ficar pequena para 2 de 15 corre o risco de perder para 2 de 12 em uma caixa bem feita... Essa informação procede????

Não cabe mesmo 2 de 15 no meu corsinha????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aaaa...

outra coisa, melhor pegar 2 1512 no caso ao invés de 1 3515 né?? Devido ao deslocamento de ar, area de cone etc....

Pq não devo fazer futuros ups na parte de grave...

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, melhor 2 de 12 em caixa adequada do que 2 de 15 em caixa errada.

Compartilhar este post

Link para o post

EU DUVIDO... mesmo dois de 15" numa caixa meia boca nao perde pra dois de 12" em SPL ma em respota com certeza vai perder...

caixa pra dois 1515 ta na casa dos 200 litros livres!

Compartilhar este post

Link para o post

EU DUVIDO... mesmo dois de 15" numa caixa meia boca nao perde pra dois de 12" em SPL ma em respota com certeza vai perder...

caixa pra dois 1515 ta na casa dos 200 litros livres!

Luiz, voce mesmo se contradisse... hehe

Obviamente, uma caixa errada (pequena) pra dois de 15" vai perder em SPL pra dois de 12" numa caixa de tamanho adequado em certas frequencias (nas mais baixas).

Quando vc diz que vai perder em resposta, automaticamente quis dizer que perdera em SPL em determinadas faixas de frequencia (nas mais baixas).

Explicando melhor: Claro que em 50hz, por exemplo, dois de 15" em caixa pequena irao moer dois de 12" em caixa adequada, mas isso nao quer dizer que o SPL a 20hz de dois de 15" numa caixa pequena sera maior que dois de 12" em caixa adequada.

:legal:

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive 02 DD1512 (caixa manual DDAUDIO), e agora estou com 02 DD1515 caixa bem abaixo do recomendado.

Com certeza agora esta mais forte que os 02 de 12", o DD mesmo em caixa pequena desce muito bem.

*** só pra não gerar uma discusão desnecessaria, volto a dizer que estou comparando meus 02 DD 1512 em caixa conforme manual da DD X meus atuais 02 DD1515 com caixa bem abaixo do recomendo.

carro: celta 4 portas (a moldura dos falantes trazeiros atrapalham a entrada de uma caixa com mais de 150L brutos)

Compartilhar este post

Link para o post

bom pessoal aproveitando o tópico do leo_...

tenho dois DDs 515 to querendo fazer um up trocando eles por dois DDs 1515

(assim q eu conseguir vende-los)

posso usar a mesma caixa? os parâmetros nao mudam de um modelo para o outro? essa é minha duvida! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

a DD expressa os valores de caixas em volume liquido ok?

SEndo assim terá que ser acrescentado o duto neste valor, apenas o sub que não costumo acrescentar e a resposta fica muito boa

Por exemplo essa caixa de dois 1515 com o duto e tudo terá volume interno total proximo aos 173 litros ok?

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa menor pode ter ate maior SPL que a maior... isso porque vc teria um pico maior em uma frequencia mais alta.

A litragem mais alta eh exatamente para se ter um pico em frequencia mais baixas o possivel. Se abaixar a litragem... o pico e o valor do pico sobem junto...

Vc pode diminuir a caixa, mas ajuste o duto para manter a mesma sintonia. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

mas essa de 200 litros livres foi de doer shaushaushaushaushaush. 140 livre já é muita coisa, pra 2 sub de 15", imaginem 2 2515, ou 3515, a caixa vai ser o carro inteiro, vai ocupar até o acento do passageiro kkk desse geito num acha lugar nem pra por um modulo de 100w....

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

mas a mesma caixa usada no 1515 pode ser usada no 2515 e no 3515 tranquilo, a unica coisa que percebi é que na linha 3500 eles descem mais pode ser devido aos parametros dos falantes mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

mas a mesma caixa usada no 1515 pode ser usada no 2515 e no 3515 tranquilo, a unica coisa que percebi é que na linha 3500 eles descem mais pode ser devido aos parametros dos falantes mesmo

justamente. é aí a moral da historia. se o 3515 pede a mesma litragem por q o 1515, não poderia ser menos um pouco, e tb, uma caixa bem projetada, mesmo q esteja um pouco abaixo do volume, e se ainda der serto pro veiculo, não tem erro de jeito nenhum...

Compartilhar este post

Link para o post

sim faz sentido o que voce diz, só que teria que arriscar como o spalenza falou voce pode conseguir o mesmo resultado em uma caixa menor más teria que ajustar a frequencia do duto pra que mantenha a mesma sintonia intendeu?

tambem fico curioso sobre isso se com uma caixa um pouco menor teria um resultado igual ou parecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Litragem bruta não faz mto sentido... sendo que só o duto pode ocupar 3L como pode ocupar 30L ou mais. Tem que ver livre.

No demais é como o vxice falou. SPL forte na casa dos 60hz vc consegue com caixa pequena, mais quem busca subgrave, com uma litragem de uns 140L LIVRES fica mais interessante 2 de 12" ainda mais da linha 1500, se quizer um pico em freq. mais baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Litragem bruta não faz mto sentido... sendo que só o duto pode ocupar 3L como pode ocupar 30L ou mais. Tem que ver livre.

No demais é como o vxice falou. SPL forte na casa dos 60hz vc consegue com caixa pequena, mais quem busca subgrave, com uma litragem de uns 140L LIVRES fica mais interessante 2 de 12" ainda mais da linha 1500, se quizer um pico em freq. mais baixas.

Isso mesmo, concordo com vc...

Priorizo subgrave, então acho a melhor opção os 1512 mesmo, pode ter menos spl, mais acho que deve ter até mais qualidade, um subgrave mais macio.....

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

tenho q conferir com um amigo meu q fez a caixa! se os 226L sao brutos ou livres!

nem me lembro mais!!! [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

isso quer dizer oq fanatic? que esta litragem da DD é ja com o duto? não intendi

Compartilhar este post

Link para o post

É o que constumo fazer sempre só que to ficando com duvida se consigo outros resultados mexendo nessa caixa manja leo?

sei la as vezes agente consegue algo menor que caiba por exemplo 2 3518 em um corsa com uma resposta boa rsrsrsrs

Exagero da P***

más acredito que de pra mexer nessa caixa só to sem coragem de arrisca

Compartilhar este post

Link para o post

Moica, os valores que a DD passa sao para volume livre, descontando o duto.

E isso quer dizer que todo o volume ocupado pelo duto, nao so a madeira usado pelo mesmo, deve ser subtraido da conta de litragem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...