Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dhobaro

Quanto mais DECIBEIS(SPL), mais som ?

Recommended Posts

Ola, amigos sou novo aqui no forum e tenho uma duvida que pesquisei mais não encontrei respostas!

É o seguinte....

O que determina a pressão sonora de um suboofer ou woofer é o seu spl, sua sensibilidade?

ex: um sub de 15 polegadas com 350rms e 90 dB faz menos barulho que um sub de 12 polegadas 350rms e 97 dB?

Me tira essa duvida ai galera... Eu tambem acho que é a duvida de muitos outras pessoas!

Quanto mais sensivel um sub é mais som ele reproduz não importa seu diamentro seja de 12", 15", 18", ...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende da frequência que toca, onde toca e tal..

Em termos de som, sim... Mas a destruição, não...

Fora que o "SPL" mostra a 1W... Depois de aplicar vários Wrms a coisa muda =P

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que analizar todos os parâmetros.. não adianta de nada olhar so a sensibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta ter barra de pesquisa, ou ela não funciona direito, ou ela está lá de enfeite!

Mas voltar no tempo com estes tipos de dúvidas é sempre bom e não faz mal a ninguém! Se o novato não usou a barra de pesquisas foi por preguiça, mas tbm que quem indicou os links dos tópicos de mil anos atrás, teve muita paciência para pesquisar, mas não teve paciência para dar uma simples resposta ahuahauhauahuahauhauah... :vts

Relembrar das coisas que um dia já passamos por isso é sempre bom! :rolleyes:

ex: um sub de 15 polegadas com 350rms e 90 dB faz menos barulho que um sub de 12 polegadas 350rms e 97 dB?

Enfim Dhobaro, bom suponhamos que esses dois subs do exemplo sejam da mesma marca e modelos, só muda seu tamanho! Aplicando a mesma potência e as mesmas frequências para ambos tocarem, o sub de 15" poderá tocar igual ou ligeiramente mais forte pelo fato da sua área de cone ser maior! Quanto maior a área de cone de um alto-falante, mais deslocamentos de ar vai ter e consequentemente maior SPL!!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta ter barra de pesquisa, ou ela não funciona direito, ou ela está lá de enfeite!

Acho que seu PC tem algum problema.

Dê uma verificada nisso, pois a barra de pesquisa "de enfeite" como você citou, está funcionando perfeitamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Se o novato não usou a barra de pesquisas foi por preguiça, mas tbm que quem indicou os links dos tópicos de mil anos atrás, teve muita paciência para pesquisar, mas não teve paciência para dar uma simples resposta ahuahauhauahuahauhauah... :vts

Se um dia tu também tiver princípio de tendinite, vai ver que alguns clickes no mouse doem BEEEM menos do que digitar 10 linhas! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim Dhobaro, bom suponhamos que esses dois subs do exemplo sejam da mesma marca e modelos, só muda seu tamanho! Aplicando a mesma potência e as mesmas frequências para ambos tocarem, o sub de 15" poderá tocar igual ou ligeiramente mais forte pelo fato da sua área de cone ser maior! Quanto maior a área de cone de um alto-falante, mais deslocamentos de ar vai ter e consequentemente maior SPL!!!

não sei se entendi mal mas esta meio errado isto que vc disse dudu,

vamos a explicação:

para saber no exemplo qual toca mais temos poucas informações, são elas: potencia, tamanho e sensibilidade, isto não definem quanto de db um falante reproduz, entram outras coisas e uma importante seria o xmax...

mas vamos lá

vamos designar como sub "A" o sub de 15, 350Wrms e 90db

e sub "B" o de 12, 350Wrms e 97db

sabemos que quando ambos recebem o mesmo sinal o sub B vai tocar 7db a mais que o sub A,

e sabemos que "se" dobrarmos a area de um falante(cone) teremos um ganho de 6db, no exemplo citado no topico o sub A(15pol.) não tem o dobro de área de cone que o sub B(12pol.), esta faltando apenas saber o xmax para sabermos com certeza se o sub B é realmente o campeão, com as informações que temos com certeza o sub B toca mais que o A apesar de ser menor.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, amigos sou novo aqui no forum e tenho uma duvida que pesquisei mais não encontrei respostas!

É o seguinte....

O que determina a pressão sonora de um suboofer ou woofer é o seu spl, sua sensibilidade?

Me tira essa duvida ai galera... Eu tambem acho que é a duvida de muitos outras pessoas!

Quanto mais sensivel um sub é mais som ele reproduz não importa seu diamentro seja de 12", 15", 18", ...

Olha se for olhar dessa forma é assim mesmo...quanto maior o sub maior SPL e mais som ele gera....mas nao é bem assim se tu começar a aprofundar na eletrica e fisica do sub... pq entra ai fatos de qualidade mecanico... bl... quantas aranhas tem...peso do cone e isso influencia na resposta (se bate funk hip hop ou dance trance) no caso eu tenho um sub de 12" 83 db de sensibilidae... toca hip hop BEM mais forte que muito bicho papao que tem ali seus 87 db de sensibilidade.... mas essa discurçao acho que nao vem ao caso..

sensibilidade nao é tudo! é uma sinal da direçao que o sub deve ser dedicado... se é pra som interno externo e pra que tipo de musica....

Compartilhar este post

Link para o post

Olha se for olhar dessa forma é assim mesmo...quanto maior o sub maior SPL e mais som ele gera....mas nao é bem assim se tu começar a aprofundar na eletrica e fisica do sub... pq entra ai fatos de qualidade mecanico... bl... quantas aranhas tem...peso do cone e isso influencia na resposta (se bate funk hip hop ou dance trance) no caso eu tenho um sub de 12" 83 db de sensibilidae... toca hip hop BEM mais forte que muito bicho papao que tem ali seus 87 db de sensibilidade.... mas essa discurçao acho que nao vem ao caso..

sensibilidade nao é tudo! é uma sinal da direçao que o sub deve ser dedicado... se é pra som interno externo e pra que tipo de musica....

não hein,

sensibilidade é sensibilidade,

nela já esta considerando todos estes "fatos" que vc citou "de qualidade mecanico... bl... quantas aranhas tem...peso do cone e isso influencia na resposta"...

o teste da sensibilidade é feita após o sub estar montado, ou seja, todos estes "fatos" ja estão definidos...

no caso do exemplo que vc citou, a grosso modo o sub que tem sens. de 87db vai tocar 4db a mais se receber a mesma potencia que o primeiro sub citado, o que entraria aí na briga é o xmax, que é o movimento positivo e negativo do cone onde gera a movimentação do ar.

Compartilhar este post

Link para o post

SPL é uma coisa, quanto toca é outra po***....

SPL é quanto toca com 1W, PONTO. Não importa o tamanho, se for mais, toca mais...

O que resta saber é que frequência...

Existem falantes de 10" com sensibilidade de 100dB.... E subs de 15" com sensibilidade de 83dB...

Para tocar, por exemplo, uns 40 hz, o sub de 15" tocará bem mais... Se for tocar 200 Hz, o falante de 10" tocará mais!

TUDO DEPENDE. O ideal é simular ambos para comparar qual faixa útil você quer.

Compartilhar este post

Link para o post

o jão, mas estamos falando de ambos os falantes receberem o mesmo sinal caracoles, se é o mesmo sinal a frequencia ñ muda...

pensa nos dois falantes do exemplo citado no inicio do topico, ligado a um modulo de 2 canais de 350rms c/ impedancias identicas e em free-air, recebendo ruído rosa, qual toca mais?

Compartilhar este post

Link para o post

SPL é quanto toca com 1W, PONTO. Não importa o tamanho, se for mais, toca mais...

Existem falantes de 10" com sensibilidade de 100dB.... E subs de 15" com sensibilidade de 83dB...

Para tocar, por exemplo, uns 40 hz, o sub de 15" tocará bem mais... Se for tocar 200 Hz, o falante de 10" tocará mais!

Era oque eu ia dizer.

Cada sub tem sua sensibilidade mas temos que levar em conta todos os outros parâmetros, fazer simulações e testes pra ver ONDE ESTÁ esses 83 ou 89, 93db que seja!

Os woofers de 12" por exemplo tem sensibilidade já beirando os 100db mas estes 100db estão láááá acima dos 100hz. Já os subwoofers mais parrudos tem 83~86db mas estes estão na casa dos 35hz, movimentam muito ar e fazem um estrago maior, dando a impressão de estar tocando mais.

Pessoal tem que perder a mania de assimilar intensidade sonora(db) com o efeito que o sub causa.

Não é pq o sub X ta destruindo o carro inteiro que está tocando mais que o Y que só ta "tremendo a praca".

Compartilhar este post

Link para o post

Xmax é APENAS mais um parâmetro, mais repito, tem que analisar TUDO ! A sensibilidade é medida em camara anecoica e não em caixa, e quando instalamos o falante ele vai aonde? Na caixa certo... por isso tem que saber o resto dos t&s, depois que não se sabe a que frequencia o falante atinge os "x"db/w/m.. teria que ter a curva da sensibilidade. Então consideraria mais fácil esquecer esses cálculos de log10 da vida e aquele que calculam VD... pois na prática não serve pra nada e não ser criar confusão.

Compartilhar este post

Link para o post

porr@, tem um topico do EDU SILVA explicando diferenças de sensibilidade, claro que existem N fatores a serem levados em consideração, a caixa vai ser o maior deles, aonde vai ser instalado(em que espaço)... varias e varias coisas vão alterar o resultado final, porém, com as informações que o camarada deu no topico, e se é que entendi o que ele tentou passar que foi "um sub de 15 com sens. menor toca mais que um de 12 com ses. maior?" a explicação abaixo é perfeita, além do mais de quem vem...

na resposta abaixo a pergunta foi mais ou menos igual a daqui, um falante de 800w e 96db produz mais spl que um de 1000w e 92db sens.?

Edu Silva

Mas... acredito que você "trocou as bolas", e quis perguntar se um falante com 800 W / 96 dB pode produzir maior pressão sonora que um com 1000 W / 92 dB SPL, ambos em máxima potência, certo? Veja que troquei as sensibilidades (92 x 96 dB SPL).

Em outras palavras, você quer saber se um falante menos potente e mais sensível "fala" mais que um mais potente e menos sensível. É uma dúvida frequente. Vejamos:

A diferença de sensibilidade entre os dois é de 4 dB (96-92). Isso significa que, quando recebem o mesmo sinal (por exemplo, um em cada canal de um mesmo amplificador), o mais sensível (96 dB SPL) irá emitir 4 decibéis a mais de pressão sonora que seu parceiro. Ou seja, vai "falar" mais.

Mas ele suporta apenas 800 W. O outro pode receber 1000 W, será que essa diferença de potência é maior que a diferença de sensibilidade? Esses 200 Watts a mais compensam?

Precisamos saber o quanto essa diferença representa, em decibéis. Para isso, usamos logaritmos:

dB = 10 * log (Potência 1 / Potência 2)

dB = 10 * log (1000 / 800) = 1

Ora, a diferença entre 800 W e 1000 W é, em decibéis, de apenas 1 dB. O falante de 1000 W ganha do outro apenas 1 dB em termos de potência, mas perde em 4 dB no quesito sensibilidade. Isso quer dizer que, com ambos falantes em sua máxima potência, o de 800 W consegue ser 3 dB melhor que o de 1000 W.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele só utilizou aquele calculo com log que citei acima... agora basta saber se quem ler isso vai tirar algum proveito, ou vai concluir que um papão de 800 toca mais que um RF T2 por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele só utilizou aquele calculo com log que citei acima... agora basta saber se quem ler isso vai tirar algum proveito, ou vai concluir que um papão de 800 toca mais que um RF T2 por exemplo.

mas aí são marcas distintas fanatic, aí entra na mesma coisa que comparar potencia rms que a fabrica declara com o que realmente o falante reproduz...

os exemplos são na teoria, na pratica é diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se entendi mal mas esta meio errado isto que vc disse dudu,

vamos a explicação:

para saber no exemplo qual toca mais temos poucas informações, são elas: potencia, tamanho e sensibilidade, isto não definem quanto de db um falante reproduz, entram outras coisas e uma importante seria o xmax...

mas vamos lá

vamos designar como sub "A" o sub de 15, 350Wrms e 90db

e sub "B" o de 12, 350Wrms e 97db

sabemos que quando ambos recebem o mesmo sinal o sub B vai tocar 7db a mais que o sub A,

e sabemos que "se" dobrarmos a area de um falante(cone) teremos um ganho de 6db, no exemplo citado no topico o sub A(15pol.) não tem o dobro de área de cone que o sub B(12pol.), esta faltando apenas saber o xmax para sabermos com certeza se o sub B é realmente o campeão, com as informações que temos com certeza o sub B toca mais que o A apesar de ser menor.

Ei daniel gostei de sua resposta!!! valleu Tirou mais minha duvida?

e esse tal do e-max? quanto maior melhor!!! Em relação a frequencia... estou me referindo a graves!

Compartilhar este post

Link para o post

Ei daniel gostei de sua resposta!!! valleu Tirou mais minha duvida?

e esse tal do e-max? quanto maior melhor!!! Em relação a frequencia... estou me referindo a graves!

sim, o xmax nada mais é que o movimento da suspensão do sub, para frente e para o fundo quando ele esta tocando, ou diga-se, movimentação positiva e negativa, quanto maior o movimento, maior a movimentação do ar, maior spl, maior db.

tudo isto que estou dizendo é na teoria, já que na pratica o erro ja começa nas mentiras encontradas nas especificações de varios falantes onde colocam que o falante rende uma coisa e na real rende outra bem pior.

Compartilhar este post

Link para o post

não hein,

sensibilidade é sensibilidade,

nela já esta considerando todos estes "fatos" que vc citou "de qualidade mecanico... bl... quantas aranhas tem...peso do cone e isso influencia na resposta"...

o teste da sensibilidade é feita após o sub estar montado, ou seja, todos estes "fatos" ja estão definidos...

no caso do exemplo que vc citou, a grosso modo o sub que tem sens. de 87db vai tocar 4db a mais se receber a mesma potencia que o primeiro sub citado, o que entraria aí na briga é o xmax, que é o movimento positivo e negativo do cone onde gera a movimentação do ar.

o cara nao tem base nenhuma cara...se eu for falar tesmos tecnicos e dar uma aula de subwoofer o cara vai desistir de aprender...

eu qui enfatizar que no geral mais sensibilidade mais ele toca...e que sub pode tem sensibilidades menores porem tocarem melhor em outras frequencias doque subs de maior sensibilidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é questão de ser a 1W.

O problema é que a resposta nunca é plana. O fabricante pegha o ponto onde ele rende mais.

Por exemplo, sub de 10" com sensibilidade de 90dB pode ter o maior rendimento ao ar livre em 50Hz. E um sub de 15" com sensibilidade de 88dB, a 35Hz.

O 10" vai produzir maior pressão, é fato.

Mas quem vai ter maior subgrave? Quem é que vai tocar mais na faixa onde interessa?

Meu sub tem sensibilidade baixa, mas o SPL dele a 20Hz é algo que pouco sub muito mais sensível e potente atinge...

Ou seja, este é mais um dado que só faz sentido quando inserido dentro de um contexto. Sozinho não diz nada (como qualquer dado, aliás).

Compartilhar este post

Link para o post

sim, o xmax nada mais é que o movimento da suspensão do sub, para frente e para o fundo quando ele esta tocando, ou diga-se, movimentação positiva e negativa, quanto maior o movimento, maior a movimentação do ar, maior spl, maior db.

Movimento possível com a bobina dentro do GAP... Não quer dizer que seja o movimento efetivo!

Aliás, muito sub de grande x-max só chega em grandes movimentações onde já não interessa mais... Em caixas dutadas, por exemplo, não adianta o sub se mover 100mm se for abaixo da Fb. Ele tem que mover isto tudo acima da Fb, mas a quase totalidade não move... e se você tentar mover, vai ter que aplicar 2, 3x mais potência...

Por isto que as caixas LT funcionam... aproveitando o que o fabricante deixou ocioso.

Compartilhar este post

Link para o post

Movimento possível com a bobina dentro do GAP... Não quer dizer que seja o movimento efetivo!

Aliás, muito sub de grande x-max só chega em grandes movimentações onde já não interessa mais... Em caixas dutadas, por exemplo, não adianta o sub se mover 100mm se for abaixo da Fb. Ele tem que mover isto tudo acima da Fb, mas a quase totalidade não move... e se você tentar mover, vai ter que aplicar 2, 3x mais potência...

Por isto que as caixas LT funcionam... aproveitando o que o fabricante deixou ocioso.

sim, se ele se mover fora do GAP ele vira um ex-falante rapidinho...

sobre xmax como voce disse a caixa vai influenciar e muito...

este assunto é meio complexo pois envolve o falante e tudo ao redor dele, seja caixa, local onde instalado, potencia aplicada, em que frequencia utilizada...

mas na teoria, se pegarmos apenas as especificações, um falante de menor tamanho e/ou menor potencia mas com maior sensibilidade pode sim tocar mais que outro maior e com mais potencia, que foi o que o nosso amigo criador do topico queria saber.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...