Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

cady

3 vias a partir de 2 vias....experiencias

Recommended Posts

Postado em

Com certeza deve ter algum topico mas a principio nao encontrei...

Gostaria de saber se o resultado q se obtem pode se considerar satisfatorio, partindo de um kit 2 vias comercial, adicionar um fullrange ou midrange de 2, 3 ou 4" (nao especifico para carro) mudando cross, etc.

Gostaria de escutar sobre resultados, kit de partida, qual falante e de que tamanho foi adicionado e se o projeto valeu a pena ou nao.

Abraco Gente

Postado em

Eu sei Pad, mas queria saber por exemplo, de experiencias com um custo baixo (peerless 830985 2.5" por exemplo), posso conseguir um resultado satisfatorio partindo de um kit 2 vias de qualidade razoavel (morel, focal, etc...) ou nao da para melhorar em nada??

Tendo meios para alterar os cortes, é plenamente possível integrar um 3 vias dessa forma.

Postado em

Sim, pode. Foi o que eu disse, em ligeiras outras palavras. No geral, só precisa mudar os cortes.

Inclusive acho que este full será bastante satisfatório.

Postado em

Com certeza deve melhorar.

Ainda mais se for um kit 2 vias com corte do tweeter por volta dos 4khz-5khz!

Adicionando o midrange, vou poderá direcionar as frequências de +ou- 400hz a 5khz, sem precisar fazer doorpod ou pezinho com o midbass...

Mas tem de encontrar o midrange que encaixe com teu kit 2 vias, tanto com relação aos cortes, quanto à assinatura sônica.

Ai poderia partir para um ativo com o HU ou fazer um cross 3 vias.

Abs.

Postado em

De nada adianta também pegar um kit que sejaa ruim de graves... aí não vira..

O ideal é pegar um kkit "parrudo" nos graves, pra poder ganhaar onde ele será falho, que é nos médios.

Senão, vai ser melhor investir em um kit de 5" ou 4" e comprar um par de midbass de 6" ou 8"...

Postado em

Por ai mesmo. Pegar um kit de 4' só importando mesmo. tudo depende de quanto quer investir e do som que quer ter. Se vai biamplificar, como fará os cortes, pense em tudo isso e terá um bom resultado.

Markto

Postado em

Eu ia fazer isso, mas resolvi ficar no momento so com o kit de 2 vias do Alpine, e fazer um bafle na porta direcionando o mid um pouco mais pra cima.

O 3 vias seria com TW Alpine, um full de 3 da TB de titanium, e o mid da Phase linear que desce muito.

Como coloquei o sub e ta tocando bem, resolvi ficar no Alpine mesmo que tem um medio muito bom, linear.

Postado em

Já temos opções de kit de 3" e de 4" no Brasil.

pode até ter, mas é caro heim! foi o que disse acima, depende do valor que vai querer investir.

abs

Markto

Postado em

Existe uma diferença consideravel entre o preço do kit 2 vias e o de 3 vias. Nao sei se esse preço é meramente comercial ou é um custo real de fabricação. Acredito que seje o primeiro na maioria dos casos pois as vezes o preço duplica.

Como o exemplo que coloquei do Peerless que tem preço atraente la no norte e ate daria tentar passar pela receita...

É verdade o dos graves, mas tb é verdade q com o tweeter e o full/mid nas colunas vc conseguiria um palco "melhor", sempre q bem instalado/posicionado.

Mas se vc nao tem ativo vai ter q ir de passivo...tres vias passivo deve estar perto dos 150 ??? Protheus??

No total com sorte seria 250...

Abraços

Ninguem fez??

Postado em

O Kleber falou oq ia dizer.

Só compensa se o midbass do 2vias descer bem. Lembre-se que no duas vias voce tem o medio de um falante de 6 e com o 3 vias esse medio vira de um falante de 3".

Voce ganhara em altura de palco mas se o midbass nao descer bem acho que nao vale a pena.

O preço de um 3 vias é bem mais alto pelo cross, se voce for usar tudo ativo vai gastar mais de amp doque oq o 3 vias custa a mais.

Postado em

Eu acho bem interessante o custo\benefício de um kit 3 vias montado.

Digo isso pq, pra ter um kit 2 vias bem acertado, vc precisa de 4 canais de amplificador, pra usar o TA e acertar a fase entre mid-bass e tweeter. Com os mesmos 4 canais vc liga 2 nos mid-bass e dois tacam tanto tweeter quanto mid-range, com os dois juntos pra não precisar de alinhameno de fase entre eles. Usando um cross passivo que não é tão caro pra o tweeter e mid, na casa dos 5K, e usa cross ativo pra mid-bass e mid-range, na casa dos 250Hz, ou até onde o mid descer bem.

Postado em

Eu mesmo tenho um kit de 4 polegadas da MTX!

Nem tinha pensado em fazer isto !

Ate que seria uma boa ideia!

Alem do mais meu kit tem a vantagem que o tweeter é de rosca ficando tudo acoplado na mesma peça..

Postado em

Ligar um 3vias em 4 canais é o ideal com certeza.

Mas sou meio reticente em construir um cross passivo.

A vantagem de usar drivers diferentes é poder mecher nos cortes e ver como fica melhor.

Com o cross passivo isso fica mais dificil, a chance de nao ficar bom é relativamente grande...

Mas que da pra fazer dah...

Postado em

Esse tópico me deu uma curiosidade. Entrei na madisound e cotei um kit 3 vias todo Peerless, com direito a woofer SLS, já com os componentes do cross (caps solem e indutores madisound)

Tudo isso chega aqui no brasil a uns R$800,00!!!! Achei barato. Mesmo se colocar o tweeter SEAS, que acho que é um dos melhores dos pequenos da madisound (só perde praquele ring Scan Speak), ainda assim sai por menos de R$1000,00.

Vale a pena...

Postado em

De nada adianta também pegar um kit que sejaa ruim de graves... aí não vira..

O ideal é pegar um kkit "parrudo" nos graves, pra poder ganhaar onde ele será falho, que é nos médios.

É o q estou fazendo.

Eu já tinha os mids do CS50B mas acabei comprando mids Fosgate Audiophile de 5".

P/acompanhar, comprei o "kit" da MB quart q era do João, composto de x-over 3 vias (350/2500 - 12dB), midrange de 4" e tw.

Tb tenho um par de tw Hertz do kit HSK (soft dome).

Tomara q dê tudo certo. :vts

Postado em

Eu estava querendo ir um pouco menos longe que vc, somente comprar um mid/full e inserir no meu sistema.

Essa opcao tua tb é boa, mas acho q pouca gente faz.

Esse tópico me deu uma curiosidade. Entrei na madisound e cotei um kit 3 vias todo Peerless, com direito a woofer SLS, já com os componentes do cross (caps solem e indutores madisound)

Tudo isso chega aqui no brasil a uns R$800,00!!!! Achei barato. Mesmo se colocar o tweeter SEAS, que acho que é um dos melhores dos pequenos da madisound (só perde praquele ring Scan Speak), ainda assim sai por menos de R$1000,00.

Vale a pena...

Postado em

Eu estava querendo ir um pouco menos longe que vc, somente comprar um mid/full e inserir no meu sistema.

Essa opcao tua tb é boa, mas acho q pouca gente faz.

Olá...

Pensei nisso também como solução para um amigo que está tentando montar um 3 vias num corolla, estamos coletando algumas informações aqui no fórum.. O pessoal já ajudou bastante, mas levando em consideração que um kit 3 vias "pronto" custa muito mais do que tentar "montar" um... a idéia é aproveitar o tópico para tentar bolar um sistema bacana a partir de um 2 vias, acho que o negócio mais difícil é encontrar um bom kit que case com um midrange bom também,estava olhando os kits da FOCAL,não deixa de ser inviável, se tiver um bom amp pra bi-amp dispensa o crossover passivo e faz tudo pelo amp/HU...Acho que fica bem legal, mais como sou bem leigo no assunto de som automotivo, vou esperar as opniões dos mais experientes...

Acompanhando..

Postado em (editado)

Oi Luciano. Pelo pouco q vi, ja estou desistindo da ideia. Meu kit é Morel Tempo de 5, na porta tratada. Optei pelo 5 pois consegui um bom direcionamento com 2 bafles. Sabemos q o mid do Morel nao é a parte forte do kit...

Na verdade estou satisfeito com o kit, mas queria um upzinho...e elevar o palco um pouco.

Mas como nao vou em ativo, em passivo ficaria aquele tiro no escuro.

O kit 3 vias mais barato (decente) q encontrei foi o DLS UP36i por 1100 reais, em Buenos Aires e como sempre vou la, estou pensando no caso. O UP6i esta 700...

Nao sei se a diferenca de qualidade justifica 400 reais a mais.

Abraco

Cady, que kit 2 vias vc tem?

Editado por cady
Postado em (editado)

Eu estou no mesmo dilema, porém não quero fazer isso a partir de kit 2 vias e sim de componentes avulsos, comprei recentemente um full/mid genérico com resposta de frequencia (segundo seus parametros) 250 - 12000 hz.

O Tweeters usarei os 1TW1 da Selenium, pelo principal fator de ser Domo de seda, o mid bass decidi usar o NAR de PP, apesar do FS alto ele desce bem, 40Hz se não me engano, irei tratar a porta e direcioná-lo um pouco com bafle de mdf.

Duvida que tenho é sobre o xover, usarei corte passivos com chave de atenuação em hi e band pass porém como devo fazer isto, por exemplo, devo cortar o tweeter em -6dB e o full em -3dB? Quais as vantagens de fazer cortes ativos? Desculpe a carona no topico.

abs.

Editado por lira´s

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...