Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

GGutoo

2 MTX SUB TS8512-22

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal sou novo aqui no forum, e não intendo muito de caixas acusticas, estou com o seguinte problema.

Estou comprando 2 subwoofer "MTX SUB TS8512-22","Link" tenho um corsa hatch e quero colocar os 2 subs, mas andei lendo que a caixa deste sub é monstra.

Ai que está minha duvida...Tenho um Banda ICE de 1800rms, será que se eu fazer uma caixa com 50 litros bruto para cauda Sub vai dar um som legal, porque o porta malas do corsa é pequeno, não da para fazer caixa muito grande. O que vcs me recomendam pessoal

Desde já agradeço pela ajuda.

Postado em

acho que 50L bruto pra cada sub é pouca coisa, mesmo sendo de 12" acho que precisam de mais, não são igual aos pioneer e uxp da vida ...

faz uma caixa no min 60L livres pra cada, +/- 135L brutos

• Upvote 1
Postado em

Eu irei construir uma caixa nova pro meu sub. Como gosto de subgrave, irei faze-la com 70L livres e sintonia em 30hz. Mas nao sei se esse seu Banda Ice tocaria bem frequencias tao baixas...

Pra esse amp seu ai, eu construiria uma caixa com uns 60L livres e sintonia em 35~40Hz.

Esse seu som vai ficar muito forte, se souber fazer as caixas e tiver bateria o bastante pro amp. Eu com um sub so ja to moendo o meu celta...hehe

Abracos

• Upvote 1
Postado em

Eu irei construir uma caixa nova pro meu sub. Como gosto de subgrave, irei faze-la com 70L livres e sintonia em 30hz. Mas nao sei se esse seu Banda Ice tocaria bem frequencias tao baixas...

Pra esse amp seu ai, eu construiria uma caixa com uns 60L livres e sintonia em 35~40Hz.

Esse seu som vai ficar muito forte, se souber fazer as caixas e tiver bateria o bastante pro amp. Eu com um sub so ja to moendo o meu celta...hehe

Abracos

Obrigado, fiz os calculos no BassBox e pensei em fazer uma caixa assim:

Arquivo do projeto no BassBox: LINK

Imagem de como vai ficar a caixa: LINK

A caixa ficou com 66.6l brutos e uns 60l livres para cada sub, com esse duto da simulação a caixa ficou com Fb 38,07Hz e F3 30,55Hz, queria saber se essa caixa ficou boa, simulei para um sub so porque eu vou fazer caixas separadas pros dois. Estou meio confuso com relação ao duto, porque para a caixa ficar nessa frequencia tive que deixar deste jeito...

Abraços, desde ja agradeço pela ajuda de todos.

Postado em

Litragem para os subs tu deve conseguir tranquilamente, o problema é local para colocar bateria suficiente no carro junto da caixa, pode não servir na mala...

Tem que se atentar também se o ICE vai conseguir tocar subgrave nesse sub, se não pode não valer muito a pena tu investir nesses subs e usar um módulo que toque só a partir de 35hz nele, não sei se é o caso mas alguns Banda vinham com subsonic travado lá em cima já.

• Upvote 1
Postado em (editado)

Litragem para os subs tu deve conseguir tranquilamente, o problema é local para colocar bateria suficiente no carro junto da caixa, pode não servir na mala...

Tem que se atentar também se o ICE vai conseguir tocar subgrave nesse sub, se não pode não valer muito a pena tu investir nesses subs e usar um módulo que toque só a partir de 35hz nele, não sei se é o caso mas alguns Banda vinham com subsonic travado lá em cima já.

Dados do Banda ICE:

Potência de Saída: 1800W RMS @ 2 ohms / 12,6 vcc (mono).

Número de Canais: 1

Resposta de frequência: de 30Hz a 5kHz (-3dB).

Sensibilidade de entrada: de 0,2 a 4Vrms.

THD: 1% @ 100Hz.

Relação S/N: melhor que 80dB.

Impedância de entrada: 150kohms.

Crossover ativo Linkwitz-Riley low pass:

variável de 30Hz a 5kHz (12dB/oitava).

Filtro Subsônico: 30hz (36db/8).

Estágio de saída: classe D em ponte.

Terminais de alimentação e saída: Triton para 25mm2.

Proteção de terminais: em ABS anti-chama.

Circuito: check-in / check-out.

Editado por GGutoo
Postado em (editado)

Dados do Banda ICE:

Potência de Saída: 1800W RMS @ 2 ohms / 12,6 vcc (mono).

Número de Canais: 1

Resposta de frequência: de 30Hz a 5kHz (-3dB).

Sensibilidade de entrada: de 0,2 a 4Vrms.

THD: 1% @ 100Hz.

Relação S/N: melhor que 80dB.

Impedância de entrada: 150kohms.

Crossover ativo Linkwitz-Riley low pass:

variável de 30Hz a 5kHz (12dB/oitava).

Filtro Subsônico: 14Hz (-24dB/oitava).

Estágio de saída: classe D em ponte.

Terminais de alimentação e saída: Triton para 25mm2.

Proteção de terminais: em ABS anti-chama.

Circuito: check-in / check-out.

As ICE 1800 tem o subsonico em 30hz (36db/8)

Editado por mr.tnt
Postado em

1° recomendaçao.... TROQUE DE AMPLIFICADOR!!! banda nao é dos melhores pra subgrave = / pra falar a verdade deixa muito a desejar...

2° ter bateria axiliar pelomenos 150A...

3° se kizer ajuda eu te ajudo a simular a caixa..mas se nao fizer os acima nao vai fica la grandes coisa...so vai ser mais 2 de 12" que batem legal

Postado em (editado)

1° recomendaçao.... TROQUE DE AMPLIFICADOR!!! banda nao é dos melhores pra subgrave = / pra falar a verdade deixa muito a desejar...

2° ter bateria axiliar pelomenos 150A...

3° se kizer ajuda eu te ajudo a simular a caixa..mas se nao fizer os acima nao vai fica la grandes coisa...so vai ser mais 2 de 12" que batem legal

Trocar de amplificador é dificil pq comprei faz pouco tempo e não compensa vende-lo, mas vejo o q posso fazer

Bateria eu vou colocar de sobra uns 250 amperes de bateria, e se puder me ajudar a simular as caixa quero ajuda sim, quero uma caixa boa, dai mais tarde vejo o que posso fazer para trocar de amplificador.

Editado por GGutoo
Postado em

:+1

Cara.. você está MUITO bem servido de subwoofer e não tem amplificação à altura!

Uma dupla desse porte merece no MÍNIMO um 2k5d ou sd2500! Fuja de Banda e Taramps... invista em equipamentos que façam valer o investimento nos MTX por favor.

Postado em

:+1

Cara.. você está MUITO bem servido de subwoofer e não tem amplificação à altura!

Uma dupla desse porte merece no MÍNIMO um 2k5d ou sd2500! Fuja de Banda e Taramps... invista em equipamentos que façam valer o investimento nos MTX por favor.

O problema que eu ja tenho um banda ICE, vo colocar nos 2 MTX, sei q num vai toca tudo que os sub tocam, mas sera que vai dar um som que o cara sente quando o carro passa, e vai dispara alguns alarmes? Vo colocar o ICE mesmo se num ficar bom mais para frente eu troco de amplificador..

Postado em

O problema que eu ja tenho um banda ICE, vo colocar nos 2 MTX, sei q num vai toca tudo que os sub tocam, mas sera que vai dar um som que o cara sente quando o carro passa, e vai dispara alguns alarmes? Vo colocar o ICE mesmo se num ficar bom mais para frente eu troco de amplificador..

1) Cara, se for deixar o FB (frequencia da caixa) em 38Hz (vc sabe o que isso significa?), o Ice vai tocar bem sim! So que os graves virao tipo uma porrada na nuca. Eu prefiro frequencias mais baixas, mas isso vai de cada um. Se quiser tocar subgrave (frequencias de 30Hz pra baixo), ele nao vai ser uma boa escolha... Mas se quiser tocar alarme, acho que o Fb a partir de 35Hz seria uma boa.

2) Se vai tocar alguns alarmes? Eu com um sub desses passo em ruas com muitos carros e fico ate com vergonha...serio mesmo. Eh mto alarme "pulando" e o pvo virando a cabeca p ver qq ta passando.

Se quer chamar atencao, vai conseguir! So constroi uma caixa firme e com, pelo menos, dois dutos de 4" pra cada sub. Se fizer duto quadrado, use, no minimo, 180cm2 de area de duto.

Abracos!

• Upvote 1
Postado em

1) Cara, se for deixar o FB (frequencia da caixa) em 38Hz (vc sabe o que isso significa?), o Ice vai tocar bem sim! So que os graves virao tipo uma porrada na nuca. Eu prefiro frequencias mais baixas, mas isso vai de cada um. Se quiser tocar subgrave (frequencias de 30Hz pra baixo), ele nao vai ser uma boa escolha... Mas se quiser tocar alarme, acho que o Fb a partir de 35Hz seria uma boa.

2) Se vai tocar alguns alarmes? Eu com um sub desses passo em ruas com muitos carros e fico ate com vergonha...serio mesmo. Eh mto alarme "pulando" e o pvo virando a cabeca p ver qq ta passando.

Se quer chamar atencao, vai conseguir! So constroi uma caixa firme e com, pelo menos, dois dutos de 4" pra cada sub. Se fizer duto quadrado, use, no minimo, 180cm2 de area de duto.

Abracos!

Blz..cara se puder mer ajudar no projeto das caixas, eu agradeço, pq to bem confuso de como fazer os dutos com relacao a frequencia, pq qualquer tamanho q mexo neles, a caixa sai dos 38Hz...Vlw pela ajuda

Postado em (editado)

Cara gosto de musica com batidão, hip-hop, reggae, musica eletronica com batida.

Vlw..pela ajuda!!

Editado por GGutoo
Postado em

Po, entao, pra estes tipos de musica, eu faria uma caixa tunada em 35Hz. Pra tocar tudo de forma legal.

Uma dica: pra fazer um duto quadrado com 180cm2 de area, faça, por exemplo, o duto com 10cmx18cm, sacou?

E mais: se quiser aumentar ou diminuir a frequencia de ressonancia da caixa, aumente ou diminua o comprimento do duto.

Comece a caixa com uns 65litros livres (descontando a madeira e uns 6 litros pro sub) e ai vai aumentando ou diminuindo o tamanho do duto pra chegar na Fb que quer atingir.

Usa esse site pra calcular o tamanho do duto: http://www.the12volt.com/caraudio/boxcalcs.asp#porsq

Mas antes tem que fazer a conversao de Litros para Cubic Feet (multiplique cada 1L por 0.0353146667) e centimetros para inches (multiplique cada 1cm por 0.393700787).

Abracos!

Postado em

Po, entao, pra estes tipos de musica, eu faria uma caixa tunada em 35Hz. Pra tocar tudo de forma legal.

Uma dica: pra fazer um duto quadrado com 180cm2 de area, faça, por exemplo, o duto com 10cmx18cm, sacou?

E mais: se quiser aumentar ou diminuir a frequencia de ressonancia da caixa, aumente ou diminua o comprimento do duto.

Comece a caixa com uns 65litros livres (descontando a madeira e uns 6 litros pro sub) e ai vai aumentando ou diminuindo o tamanho do duto pra chegar na Fb que quer atingir.

Usa esse site pra calcular o tamanho do duto: http://www.the12volt.com/caraudio/boxcalcs.asp#porsq

Mas antes tem que fazer a conversao de Litros para Cubic Feet (multiplique cada 1L por 0.0353146667) e centimetros para inches (multiplique cada 1cm por 0.393700787).

Abracos!

Cara, simulei a caixa no BassBox, simulei separado para cada sub, pq vou fazer duas caixas separadas, esse tamanho de caixa fica otimo no corsa, se puder da uma olhada pra mim no projeto e me diz se ta bom, olha o duto tb, pq para ficar na frequencia de 35Hz ele fico menor de 180cm2, "LINK do projeto no BassBox"

Desde ja vlw!! pela força

Postado em

Eu nao consegui ver a imagem. Voce salvou no arquivo do bassbox. Pq nao da um PrintScreen e usa o Paint pra salvar?

Cara, deixa em, NO MINIMO, 180cm2.

A area do duto vc deixa fixa em 180... Ai vai aumentando ou diminuindo o comprimento do duto pra chegar na freq. necessária. Se achar muito trabalhoso fazer duto quadrado, pode usar dois dutos de 4" tb... Vai ficar com 160cm2 mais ou menos... Mas seria melhor ter 180cm2 pra cima, ne... So nao pode exagerar e colocar uns 300cm2. Ai o sub vai ficar meio descontrolado. Eu colocaria entre 180 e 230.

Espero ter ajudado.

Abracos

Postado em

Eu estou pensnado em colocar 2 subs desses, estava pensando em um modulo da MTX mesmo, o TH1500D 1500WRMS 1OHMS DIGITAL MONO tocaria BEM os 2 subs?

E oque me recomenda para acompanhar eles em voz? Interna do carro uso 2 kits 2 vias MTX 6001.

Valeu!

Postado em

Galera, desculpa a ignorância, mas o que seria um duto de 180cm2? Qual seria acedida de um duto desses? To precisando fazer uma caixa pra esse sub e andei pesquisando bastante. Se alguém tiver um modelo de caixa e puder me mandar eu agradeço.

Postado em

Galera, desculpa a ignorância, mas o que seria um duto de 180cm2? Qual seria acedida de um duto desses? To precisando fazer uma caixa pra esse sub e andei pesquisando bastante. Se alguém tiver um modelo de caixa e puder me mandar eu agradeço.

Andou gazeando as aulas de física e matemática, né? kkkkkkkkkkk

Coisa feia!

Dá uma fuçada aqui tb: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168825

Postado em

Andou gazeando as aulas de física e matemática, né? kkkkkkkkkkk

Coisa feia!

Dá uma fuçada aqui tb: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=168825

duto redondo de 6" = 182cm²

ou mais proximo disso

2 dutos de 4" = 162cm²

4 dutos de 3" = 182cm²

Vlw galera. Tava com muita duvida nisso. Kkkkkkk. Ajudou bastante. Segunda-feira tentarei fazer a caixa com 85 litros brutos e duto retangular tunada em 34hz. Se alguem tiver uma sugestao melhor agradeço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...