Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
murilloalanis

sistemas sem t.a.

Recommended Posts

bom.. todos sabemos a importancia do t.a no ajuste pra formar a imagem estereofonica..

mas tambem é sabido que temos bons players sem t.a

bastante gente usa, e eu, confesso que nunca consegui algum resultado satisfatório sem o auxilio dessa ferramenta em um sistema automotivo, onde ficamos deslocado ao centro das caixas.

gostaria de saber aqui, quem ja teve boas experiencias sem o T.A e quais as soluçoes que mais trouxeram resultado, desde posicionamentos, cortes, direcionamento e outros..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca tinha usado TA e nao fazia ideia da diferenca que faz. Desde que comecei a usar nao da pra viver sem.

Pelo menos nao aprendi. Tentando pelo balance da pra melhorar porcamente, pelo menos num 2 vias.

Mas dificil hein...

Compartilhar este post

Link para o post

agora estou usando um player sem TA. No mid nao pude fazer muita coisa, mas o TW, eu posicionei o direito mais "pro rosto" e o esquerdo mais pra fora da orelha esquerda. E atenuei o TW da esquerda 2db no cross... ficou legal :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sem TA? usei um player básico pioneer e adicionei o amp Fosgate 400x4. esse amp tem 4 ganhos, um para cada canal. direcionei o kit duas vias e regulava cada falante com seu ganho. Funcionou muito bem.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Meu palpite também é esse, tentar regular no balanço. Pelo menos em sistemas 2 vias melhora um pouco. Já usei assim antigamente e ficava "bonzinho".

Compartilhar este post

Link para o post

E como eram feitos os sistemas quando T.A não era algo tão viável de se obter?

É possível sim montar um sistema sem uso de T.A só que requer muito conhecimento e planejamento do instalador.

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente ianaconi..

eu quero buscar mais conhecimento nisso, justamente por nem sempre poder ter o t.a disponivel.

o balanço apenas pode te fazer é igualar o nivel de pressao, mas nao muda nada na imagem.. eu acho que o que mais manda é direcionamento mesmo, gosteria de saber mais ou menos em que casos teve sucesso..

também se é mais possivel com 2 vias, 3 vias etc..

Compartilhar este post

Link para o post

este tópico merecia a participação do pessoal das antigas, Iasca 95 a 98... muita gente ganhou experiência montando equipamentos sem TA (Naka, Denon, etc), e teve de fazer a mágica no direcionamento e regulagem apenas. Eu já tive dois players com TA, não vou dizer que não sinto falta (claro, ainda mais usando os locais originais para os drivers... aí fica ainda mais nítida a falta dele!), mas na minha humilde opinião, é algo mais ligado à percepção e conforto auditivo do que à fidelidade propriamente dita. Eu adoraria ter novamente, e pretendo adicionar um dia um processador com TA ao meu sisteminha, mas primeiramente quero torná-lo equilibrado e fiel. Vejo (talvez erroneamente) o acerto com o TA como um recurso pós-acerto tonal, pós-ganho, pós-cortes, etc... ao menos, quando tinha players com o recurso, era o último acerto que eu fazia.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza riQ. mas o que eu digo mesmo é de formar imagem. fidelidade, detalhamento, equibrio tonal.. isso é outro capitulo..

tambem gostaria de ouvir a opiniao do pessoal das antigas..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja testei deixar os falantes "upper end" (no caso, fullranges em HPF 200Hz) em posição equidistante ao motorista. Não é algo que todo carro permite, mas no meu tive como testar.

O resultado do meu teste não foi satisfatório. As reflexões do lado esquerdo acabam com a definição da imagem e foco, talvez com muito tecido absorvente (dashmat, por exemplo) melhore o resultado, mas no posicionamento igual e com T.A. ficou muito melhor que equidistante, tendo uma imagem excelente.

A dica do markto é boa sim, como normalmente o falante do lado esquerdo fica mais próximo ao motorista, ele costuma ficar alguns dB mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o custo com instalação, raciocínio e logico. Não valem a diferença de preços para um sistema sem T.A. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando

esse assunto muito me interessa

uso player sem TA

e nunk ouvi um q tenha TA , quando tiver oportunidade vou testar

Compartilhar este post

Link para o post

as dicas sao um direcionamento on-axis, alinhamento entre as vias, sendo que o mais proximo possivel da um resultado melhor.

eu nunca tive um sistema planejado para hi-fi sem usar TA. senao dava mais detalhes do passo a passo

Compartilhar este post

Link para o post

Manter uma distância máxima entre as vias de +- 344/(frequência de corte).

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, fugindo um pouco ao assunto, mas tirar uma dúvida. E quando, em algumas músicas, sente o "mid muito em baixo", o palco fica muito em baixo. O que poderia resolver isso, sem alterar a posição do falante?

Compartilhar este post

Link para o post

éé´Galera..topico interessante para os Dinossauros do Autosom mesmo! Como faziam antigamente essa correção? Acho que a idéia seria direcionar tudo pro centro do carro. como os falantes mais proximos ficarão totalmente off axis, os do passageiro acabarão tento um direcionamento meio que on axis, por estarem direcionados para o centro e de tabela refletir melhor ao motorista. Assim estando mais longe mas, mais direcionado, daria a compensação que é preciso pra chegar ao centro. Mas pra isso, penso que o cara tem que ser bão!! Acertar isso de ouvido, vai ter que ter muuuuito paciência, sentar na posição do ouvinte(motorista), e pedir pra alguém ir mudando a direção dos mids e tweeters. assim ele vai ouvindo na real e prática o que acontece ao vivo.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é ter o menor PLD possível.

Por exemplo, no Civic que vimos no SBN o banco do motorista está no centro do veículo, ou seja, o PLD é zero.

Compartilhar este post

Link para o post

problema é o ambiente...carro é dificil!!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

No Quality, usei o rádio original do Polo, sem TA, e penamos para acertar o palco.

A solução foi usar o lado esquerdo em contra fase. Isso, parece absurdo, mas o som só ficou bom com um lado ligado errado.

Compartilhar este post

Link para o post

André, já usei esta solução esdrúxula umas vezes, e, incrível, funcionou... contrariando a crença na fase perfeita..rs... da primeira vez, revi toda a fiação, achando que estava ficando louco ('eu juro que isso aqui estava certo, pq. quando inverti ficou bom???'). Mas faz um tempão que não recorro a ela.

Compartilhar este post

Link para o post

No Quality, usei o rádio original do Polo, sem TA, e penamos para acertar o palco.

A solução foi usar o lado esquerdo em contra fase. Isso, parece absurdo, mas o som só ficou bom com um lado ligado errado.

absurdo nada. sempre usei o tuitwe em contra fase. parece que casa melhor mesmo.

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Será q fazendo um som pensando em SEM T.A e quando estiver quase perfeito botar o t.a so para ajustes finos ficaria mais qualidade no total ?

Editado por H2o0

Compartilhar este post

Link para o post

esse é meu primerio post. vai desculpando as brechas.....

bom ter ajuste de tempo digital ou analogico faz uma diferença no palco para o motorista. ISSO É MUITO BOM PRA ELE!!! citado por um amigo acima que inverteu a polaridade dos tweter foi uma defasagem de 180 graus, talvez ele não tenha percebio o cancelamento de faze pois ele ja estava defasado e um dos lados mais alto que o outro.

minha opinião é que em um carro a defazagem por tempo entre um lado e outro é minima coisa de 2.9 ms, não sei se ajuste de tempo é uma coisa a considerar como fundamental, acho que o nivel entre eles sim, como sitado porcamente com o balance funciona.

minha pergunta é: como fica o passagerio nessa historia? pra um fica bom e pro outro pessimo? em um campeonato de SQ como isso é julgado? Melhor eu criar outro topico?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...