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murilloalanis

sistemas sem t.a.

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bom.. todos sabemos a importancia do t.a no ajuste pra formar a imagem estereofonica..

 

mas tambem é sabido que temos bons players sem t.a

 

bastante gente usa, e eu, confesso que nunca consegui algum resultado satisfatório sem o auxilio dessa ferramenta em um sistema automotivo, onde ficamos deslocado ao centro das caixas.

 

gostaria de saber aqui, quem ja teve boas experiencias sem o T.A e quais as soluçoes que mais trouxeram resultado, desde posicionamentos, cortes, direcionamento e outros..

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Nunca tinha usado TA e nao fazia ideia da diferenca que faz. Desde que comecei a usar nao da pra viver sem.

Pelo menos nao aprendi. Tentando pelo balance da pra melhorar porcamente, pelo menos num 2 vias.

Mas dificil hein...

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agora estou usando um player sem TA. No mid nao pude fazer muita coisa, mas o TW, eu posicionei o direito mais "pro rosto" e o esquerdo mais pra fora da orelha esquerda. E atenuei o TW da esquerda 2db no cross... ficou legal :)

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Sem TA? usei um player básico pioneer e adicionei o amp Fosgate 400x4. esse amp tem 4 ganhos, um para cada canal. direcionei o kit duas vias e regulava cada falante com seu ganho. Funcionou muito bem.

 

Markto

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Meu palpite também é esse, tentar regular no balanço. Pelo menos em sistemas 2 vias melhora um pouco. Já usei assim antigamente e ficava "bonzinho".

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E como eram feitos os sistemas quando T.A não era algo tão viável de se obter?

 

É possível sim montar um sistema sem uso de T.A só que requer muito conhecimento e planejamento do instalador.

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exatamente ianaconi..

 

eu quero buscar mais conhecimento nisso, justamente por nem sempre poder ter o t.a disponivel.

 

o balanço apenas pode te fazer é igualar o nivel de pressao, mas nao muda nada na imagem.. eu acho que o que mais manda é direcionamento mesmo, gosteria de saber mais ou menos em que casos teve sucesso..

 

também se é mais possivel com 2 vias, 3 vias etc..

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este tópico merecia a participação do pessoal das antigas, Iasca 95 a 98... muita gente ganhou experiência montando equipamentos sem TA (Naka, Denon, etc), e teve de fazer a mágica no direcionamento e regulagem apenas. Eu já tive dois players com TA, não vou dizer que não sinto falta (claro, ainda mais usando os locais originais para os drivers... aí fica ainda mais nítida a falta dele!), mas na minha humilde opinião, é algo mais ligado à percepção e conforto auditivo do que à fidelidade propriamente dita. Eu adoraria ter novamente, e pretendo adicionar um dia um processador com TA ao meu sisteminha, mas primeiramente quero torná-lo equilibrado e fiel. Vejo (talvez erroneamente) o acerto com o TA como um recurso pós-acerto tonal, pós-ganho, pós-cortes, etc... ao menos, quando tinha players com o recurso, era o último acerto que eu fazia.

 

:legal:

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com certeza riQ. mas o que eu digo mesmo é de formar imagem. fidelidade, detalhamento, equibrio tonal.. isso é outro capitulo..

 

tambem gostaria de ouvir a opiniao do pessoal das antigas..

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Eu ja testei deixar os falantes "upper end" (no caso, fullranges em HPF 200Hz) em posição equidistante ao motorista. Não é algo que todo carro permite, mas no meu tive como testar.

 

O resultado do meu teste não foi satisfatório. As reflexões do lado esquerdo acabam com a definição da imagem e foco, talvez com muito tecido absorvente (dashmat, por exemplo) melhore o resultado, mas no posicionamento igual e com T.A. ficou muito melhor que equidistante, tendo uma imagem excelente.

 

A dica do markto é boa sim, como normalmente o falante do lado esquerdo fica mais próximo ao motorista, ele costuma ficar alguns dB mais forte.

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Eu acho que o custo com instalação, raciocínio e logico. Não valem a diferença de preços para um sistema sem T.A. []-[]

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acompanhando

 

 

esse assunto muito me interessa

 

 

uso player sem TA

 

e nunk ouvi um q tenha TA , quando tiver oportunidade vou testar

 

 

:legal:

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as dicas sao um direcionamento on-axis, alinhamento entre as vias, sendo que o mais proximo possivel da um resultado melhor.

 

eu nunca tive um sistema planejado para hi-fi sem usar TA. senao dava mais detalhes do passo a passo

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Manter uma distância máxima entre as vias de +- 344/(frequência de corte).

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Bom galera, fugindo um pouco ao assunto, mas tirar uma dúvida. E quando, em algumas músicas, sente o "mid muito em baixo", o palco fica muito em baixo. O que poderia resolver isso, sem alterar a posição do falante?

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éé´Galera..topico interessante para os Dinossauros do Autosom mesmo! Como faziam antigamente essa correção? Acho que a idéia seria direcionar tudo pro centro do carro. como os falantes mais proximos ficarão totalmente off axis, os do passageiro acabarão tento um direcionamento meio que on axis, por estarem direcionados para o centro e de tabela refletir melhor ao motorista. Assim estando mais longe mas, mais direcionado, daria a compensação que é preciso pra chegar ao centro. Mas pra isso, penso que o cara tem que ser bão!! Acertar isso de ouvido, vai ter que ter muuuuito paciência, sentar na posição do ouvinte(motorista), e pedir pra alguém ir mudando a direção dos mids e tweeters. assim ele vai ouvindo na real e prática o que acontece ao vivo.

 

Markto

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O ideal é ter o menor PLD possível.

 

Por exemplo, no Civic que vimos no SBN o banco do motorista está no centro do veículo, ou seja, o PLD é zero.

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problema é o ambiente...carro é dificil!!

 

Markto

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No Quality, usei o rádio original do Polo, sem TA, e penamos para acertar o palco.

A solução foi usar o lado esquerdo em contra fase. Isso, parece absurdo, mas o som só ficou bom com um lado ligado errado.

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André, já usei esta solução esdrúxula umas vezes, e, incrível, funcionou... contrariando a crença na fase perfeita..rs... da primeira vez, revi toda a fiação, achando que estava ficando louco ('eu juro que isso aqui estava certo, pq. quando inverti ficou bom???'). Mas faz um tempão que não recorro a ela.

 

:legal:

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No Quality, usei o rádio original do Polo, sem TA, e penamos para acertar o palco.

A solução foi usar o lado esquerdo em contra fase. Isso, parece absurdo, mas o som só ficou bom com um lado ligado errado.

 

absurdo nada. sempre usei o tuitwe em contra fase. parece que casa melhor mesmo.

 

abs

 

Markto

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Será q fazendo um som pensando em SEM T.A e quando estiver quase perfeito botar o t.a so para ajustes finos ficaria mais qualidade no total ?

Editado por H2o0

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esse é meu primerio post. vai desculpando as brechas.....

 

bom ter ajuste de tempo digital ou analogico faz uma diferença no palco para o motorista. ISSO É MUITO BOM PRA ELE!!! citado por um amigo acima que inverteu a polaridade dos tweter foi uma defasagem de 180 graus, talvez ele não tenha percebio o cancelamento de faze pois ele ja estava defasado e um dos lados mais alto que o outro.

 

minha opinião é que em um carro a defazagem por tempo entre um lado e outro é minima coisa de 2.9 ms, não sei se ajuste de tempo é uma coisa a considerar como fundamental, acho que o nivel entre eles sim, como sitado porcamente com o balance funciona.

 

minha pergunta é: como fica o passagerio nessa historia? pra um fica bom e pro outro pessimo? em um campeonato de SQ como isso é julgado? Melhor eu criar outro topico?

 

abraço

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