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Marcos Vinicius

Construção de um Mega Capacitor caseiro

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Os MC's decentes o voltimetro só se ativa com variação de voltagem brusca (ou seja, SPL), portanto mesmo esses mA acabam tendendo a zero.

 

Eu me preocuparia mais com a descarga natural da bateria do que com o que o MC vai roubar.....

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um capacitor pode se manter carregado por muito tempo quando novo... mesmo se bem construido por varios anos ele consegue segurar a carga sem fulgas.. se ele tem tensão de isolação de acordo com o lugar onde ele vai ser instalado não tem problema.. lógico vão ser consumidos alguns mA por causa do voltimetro existente nesses MC's e q costumam vim mal calibrados ainda, más vc pode adicionar disjuntor pra separar o som do restante tb...

 

É, eu mandei essa pergunta em vista de alguns usuarios relatarem que quando deixam seus carros parados, o MC fica la ligadão com aquelas luzes piscando parecendo um ovni a noite. :pirou:

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Sim eu pesquisei meu bruxo até li todo esse topico, mas nenhum comenta sobre o que eu perguntei la no outro, melhor do que criar um topico novo. :legal:

 

Curiosamente, lendo esse mesmo tópico eu encontrei respostas legais:

 

O MC não se torna parte da carga... É diferente de uma bateria. Um capacitor, quando está com tensão interna igual à externa é uma resistência infinita.

 

 

Quando "sobra" carga (ou seja, a tensão sobe) ele se equilibra novamente. Se a tensão subiu, é porquê o consumo cessou. Ou seja, ele aproveita o que "sobra" de energia.

 

 

 

Sendo assim, o capacitor só vai se carregar quando a tensão disponível no sistema for maior que sua tensão interna (mesma coisa para a bateria).

 

E sabe quando a tensão aumenta? Quando o consumo reduz.

 

Logo, o capacitor não vai se carregar enquanto o amplificador estiver consumindo... isto não existe! O capacitor não consome, apenas ARMAZENA. E a gente só armazena o que SOBRA, certo?

 

Logo, essa teoria de que o capacitor vai atrapalhar é puramente furada, sem sentido nem razão, afinal os capacitores existem em aparelhos eletrônicos, entre outras funções, para armazenar energia, e não para consumí-la.

 

 

...enfim.. tem mais, mas as citadas acima já responderiam! ;) rs

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Mas sobra a do voltimetro Bloom, se ficar ligado (assim como as luzes) pode sim se tornar um problema

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Considerando que um voltímetro tem consumo de ~200ma.. levaria mais de mês pra um voltímetro sozinho conseguir descarregar uma bateria de 60ah!

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dependendo da parte eletrica do veiculo tb se tem mais fulga de corrente.. aí soma-se um pouco aqui outro ali....( alarme, partes eletricas em geral, som em stand by,... MC,.. modulos de potencia q mesmo sem sinal no remote consomem mais um Kadin" etc..) e aos poucos a bateria vai se descarregando, .. mas não vai ser o MC sozinho o causador da descarga, isso é fato.. más tudo q puder fazer pra eliminar fulga tá valendo.. como sugeri, logico podem ter ideias melhor q a minha.. eu colocaria um disjuntor antes do MC e modulos pra isola-los quando o veiculo estiver parado e som desligado tb.

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Considerando que um voltímetro tem consumo de ~200ma.. levaria mais de mês pra um voltímetro sozinho conseguir descarregar uma bateria de 60ah!

 

maioria dos megacaps q eu conheço tem remote no voltímetro!

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Mas tirando o mostrador e as luzes do MC, o MC vai tentar manter a sua voltagem estavel com a da bateria, sendo da natureza do MC descarregar rapidamente, ele teria uma pequena queda e puxaria da bateria a mesma votlagem, sendo assim, não teria um pequeno consumo? por menor que ele seja?

 

Pode parecer pouco, mas isso a longo prazo é devastador, sendo que tem varios itens dentro do carro, radio, alarmes, relogios e outras coisas como o thytoin falo.

Editado por Rodrigo DK

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Sim, ele tem fugas internas.

 

MAS isto representa nada... a própria bateria tambémk perde carga em função do tempo.

 

Só pra você ter uma idéia, seu alarme consome 150mA.

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Eu to pra pegar um MC, meu som tem 3000rms total de modulos, mas futuramente vai ter um up mais pra frente pra uns 4k ou 5k de modulos.

 

Eu tenho duas opções de MC

 

Um BLITZ de 6 farad

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156525088-mega-capacitor-blitz-6-farad-voltimetro-integrado-6000-rms-_JM

 

ou um SSL de 20 Farad

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157974265-mega-capacitor-ssl-de-200-farad-de-2000-rms-ate-20000-rms-_JM

 

Qual vcs acham melhor pra por no carro, eu tenho bateria pro som e alternador pra carregar as baterias, alias até o alternador manten as bateria 100% com o som ligado, so queria algo pra manter a voltagem estavel, esse SSL presta sera? :huh:

 

 

So pra mostrar como ta ficando meu som. :rolleyes:

2 Tomahawk LIVE-X de 15" 700rms

2 Tomahawk Heavy de 10" de 300rms

6 drivers titanio oversound DTI 2560

 

Editado por Rodrigo DK

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seu som não precisa de 20F,, se é q esse MC chega a isso.. pode colocar o blits,, q esse ao menos funciona bem ! e tá mais doq dimencionado ao seu set.

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seu som não precisa de 20F,, se é q esse MC chega a isso.. pode colocar o blits,, q esse ao menos funciona bem ! e tá mais doq dimencionado ao seu set.

 

O SSL por isso o de 20, se é mesm oque tem os 20, kkkkkkkkkkkk, mas o blitz é até melhor, tem mais conectores nele, da pra usar como central de distribuição dos cabos de energia. :rolleyes:

 

Obrigado pela ajuda de todos.

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Revivendo o tópico que por sinal é MUITO interessante!

 

No meu sistema utilizo um amplificador AB que manda 690Wrms em 2ohms (Audiophonic 1700), estou usando 30hz~70hz.Grave e subgrave.

 

Bateria original do Corsa 1.4 (45Ah), cabeamento 21mm.

 

O que seria melhor no meu caso ? Sempre utilizo o som com o carro ligado, o investimento de um MC de 1,2F Blitz é R$100, que no caso cabe no meu bolso e não ocupa espaço.

 

Uma bateria Moura de 60Ah está na faixa de R$200, pesa mais no bolso e no carro, ocupa mais lugar também é claro...

 

Qual seria a melhor opção ? Adicionar mais bateria ficando com 105Ah totais ou adicionar o MC ? No caso ficaria 1,2F pra +/- 700Wrms de grave, vai fazer alguma diferença ou não !?

 

EDIT: Alternador de 60A

Editado por Lucas Rossi

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