Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
demonblack

SD3k + Protech 600 18" = problema.

Recommended Posts

Pessoal, seguinte, instalei o SD3000 nos protech subão 600, ganho zero, HPF em 40Hz + ou -, e LPF em 400Hz + ou - tbm.

bateria tenho uma de 160ah atrás do banco e uma de 60 no cofre. Não ta totalmente carregada a de 160ah. Caixa acredito que seja uns 90L por câmara, com 4 dutos de 4" (2 por câmara).

Até ae blz, instalei, liguei, botei uns pancadão pra testar o clip, blz, tocando horrores, e sem clipar.

SÓ QUE, fechei a mala, e saí pra da uma volta e testar. botei diversos tipos de musicas, e quando coloquei um hiphop, toco blz uma música, quando foi tocar a outra, o grave diminuiu. estranhei e parei pra ver, um dos subs tava mais fraco. tocando, mas mais fraco que o outro. mexi nos cabos, e tudo, e tava tudo certo. Não entendi o pq. blz, deixei baixo o volume e não mexi mais. Agora, hj fui testar de novo pra ver, aumentei por uns 10 segundos no máx, uma música eletrônica, e parou o grave que tinha de vez. fui ver e o outro sub agora, tava xiando. esse acho que foi pro pau, pq desligado, quando aperto a suspensão, ele arranha, mas o outro, que tava baixo, ta tranquilo, só que continua tocando baixo.

Alguém sabe pq aconteceu isso?

Não tive tempo de testar muita coisa, amanhã vou ver melhor. E o que será que aconteceu com os subs? será que só o reparo adianta, ou fudeu mais coisa?

Esse é o meu primeiro Trio de peso, então so meio leigo ainda. Agradeço qualquer ajuda e dica. :unsure:

segue fotos ae do meu set pra terem uma idéia:

OgAAAMHM_JukunLDvIRvvdBINDcxDo4O2tEmVtwOX6HQ_1NKCo-OpW4bZkGTozZZ80yeqAi9REV19xGxIyNjsriT9igAm1T1UKVpbFePVSkgTLM_Ah6fIj2v_x5D.jpg

17022010378.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

verifica se os "plug" + - do falante se nao estão frouxos ... (já aconteceu cmg) ...se nao for isso ... deve ter ido p o saco mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

edit; deixa pra la

Editado por savf

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho q com 3000wrms pra 2 falantes de 600wrms.. tocando hip hop, se clipar queima

deve ter clipado forte sem vc perceber e queimou, tem q ter muito cuidado

se vc fechou a mala e tampou o duto, provavelmente ele excursionou mais ainda e ajudou a queimar...

mas protech é mais facil de acontecer isso

Mesmo com o ganho no minimo ? =/

e pelo que eu me lembre... a gnt tava cuidando pra nao clipar e tals... quando piscava com a batida a gnt diminuia o volume...

um amigo nosso falou que pode ser por causa da caxa tbm... ele acha que ela nao tem os 90L... nao sei se tem haver...

abrass

Editado por fsfilipe

Compartilhar este post

Link para o post

eu axo q foi viaje tua cara. vc tem mta potenciua pra eles e não deve ter nada de clip

eu axco q tu escuto hip hop.. danifico a bobina por super aquecimento.... depois qdo foi escuta o somn alto acabo queimando de vez a bobina

eu ja danifikei um sub1000 sem ao menos clipar..

eu uso um par de sub1000 em um sd8k a 2oihms e ti garanto, q mesmo sem clipar os sub não aguentam.

axo q faz uns 3 meses q não acende akela luz de clip e meus suboes aquecem de mais cara...

Compartilhar este post

Link para o post

edit; deixa pra la

Editado por savf

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso o SD3k com metade da impedancia pros protech.

2400wrms pros 1200wrms de falantes, e já acho muito e cuido horrores com o led clip.

Pode encomendar um par de reparos, e encomenda reparos de 8ohms, porque 3000wrms pros protech é demais.

EDIT: Acho que foi pra vc que falei via MP e no topico do gino, que os protechs não guentariam 3000wrms no rabo. :unsure:

Editado por Leonam

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto de Caixa + Potência exagerada para o Projeto e mau dimensionamento do subsônico, foram as causas.

Todo projeto tem uma potência máxima suportada, o que leva o falante ao excesso de excursionamento.

Mais um caso que entra no rol dos problemas que poderiam ser evitados.

Leia um pouco sobre esses assuntos, principalmente sobre a Potência Máxima Admissível e não aontece só com Woofer, Sub. Muitos são os casos com Drivers e Stw. Outro dia, teve um amigo que queimou 12 reparos e outro que que quiemou mais alguns dos ETD 7200. Assim não dá.

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=149

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu uso um par de protech trio ligado num t2.0 a muito tempo e não tinha tido problemas... tocando bem forte para um falante de 350rms e aguentando o tranco... esses dias atraz tava com o som ligado sai um pouco de perto dele alguem meteu o dedão no volume dai nem precisa falar o resto ne,,,

Resumindo... os meus aguentaram mais de 1 ano com aprioximadamente 1000 rms para cada falante de 350 rms e duraria muito mais se eu não tivesse descuidado...

Compartilhar este post

Link para o post

rpz...os meus sub600...seu eu colocar uma musica pancadão e arrochar o volume...num sd1500...o cheiro de queimado sobe na hora...pelo que eu percebi...esses falantes dao um grave legalzinho...agora nao aguentam ca**** nao...queima facil mesmo...como eu n sou preocupado com essas coisas...em breve mudarei de alto-falante pra n ter prejuizo...partir para 815 sds!!

pelo posicionamento de seus dutos creio que ele nao estejam totalmente obstruidos...a meu ver deve ser o amp muito potente para os falante aliado a uma mão teimosa no botão do volume....

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo com o ganho no minimo ? =/

e pelo que eu me lembre... a gnt tava cuidando pra nao clipar e tals... quando piscava com a batida a gnt diminuia o volume...

um amigo nosso falou que pode ser por causa da caxa tbm... ele acha que ela nao tem os 90L... nao sei se tem haver...

abrass

E da pra me explicar o que o ganho tem a ver com a potencia de saida do amplificador ?

O ganho so ajusta o nivel maximo da saida com o volume que vc quer regular (basicamente).

vc estava usando o amp no LIMITE.

E quanto a caixa... acho que eu descartaria... O falante nunca PEDE uma litragem, vc ajusta ela para o que vc quer que ele faça. Se quer que desca mais eh basicamente fazer uma caixa maior (levando em conta os parametros) e se eu quier que os meus falantes tenham uma resposta com picos nas frequaencias mais altas eh so eu fazer caixa menor. O fabricante INDICA uma caixa, mas nao quer dizer que se vc fizer uma caixa diferente, vc estara fazendo uma caixa "ERRADA"...

Minha opiniao eh que vc deveria retirar os woofers da caixa e testar as bobinas com um multimetro ou com uma pilha mesmo, pra verificar se estao queimadas ou nao... Aproveite o ambalo do teste e ligue outra caixa de som nesse amplificador pra verificar logo a saida tambem.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

eu to achando que o barato sai caro......pasmafaute

depende do q se quer...se quiser impressionar com graves...os protechs nao vao servir nao...vão queimar, pois nao aguentam ca****..se quiser fazer um sonzinho de qualidade para o dia a dia..para cervejas com amigos...serve perfeitamente...

no meu caso eu uso para som interno e na cerveja com amigos...

Editado por totuning

Compartilhar este post

Link para o post

depende do q se quer...se quiser impressionar com graves...os protechs nao vao servir nao...vão queimar, pois nao aguentam ca****..se quiser fazer um sonzinho de qualidade para o dia a dia..para cervejas com amigos...serve perfeitamente...

no meu caso eu uso para som interno e na cerveja com amigos...

eu concordo, mais nao foi o caso dele poque olha o amplificador para o falante, se eu fosse usar em um som basico colocaria um amplificador com no maximo 2000wrms nestes falantes, nao concorda comigo? no meu ponto de vista eu usaria no maximo, e olhe la o dobro da potencia do falante, por melhor que ele seja,(suboes, subs, os que escursionam mais.

em pancadao nao tem limite ;)

abracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Aplicado mais que o DOBRO da potência especificada para o falante e ainda botam a culpa na qualidade do mesmo? :pirou:

Diegão, você tem que abusar dos cortes nesses casos cara.

Acredito que você torrou o falante.

Comentei com teu amigo deu pegar esses sub600 ai na troca e te dar um par de SUB1000 novo.

Assim fica mais cabível para sua potência.

já consegui botar meu celular para fucionar de novo.

Eu estraguei o antigo (cai no rio :rolleyes: ) e já comprei um novo hoje.

Qualquer coisa me liga que já resolvo isso pra você.

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao é muito alto cortar o lpf do subao em 400hz, ainda mais com 3000w? Tipo, quanto maior a frequencia, menor a excursao e menor a refrigeraçao da bobina, isso nao causaria a fadiga da bobina e depois de varias musicas, já nos hip hop, ela foi pro espaço? Sei lá, colocou mais potencia que os falantes suportam e ainda fez corte de lpf meio alto, nao seria isso? Minha opiniao.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito posto falando a mesma coisa e ninguém lembrou de dar uma cutucada no Led Remote né... Já passou da hora de termos um remote no painel pra controlar o clip. Faz tempinho que parei com som mas gosto de estar aqui xeretando pra eventual retorno... fim do ano pra ser mais exato hehhe....

Bora SD criar uma extensão pros leds...

Compartilhar este post

Link para o post

Aplicado mais que o DOBRO da potência especificada para o falante e ainda botam a culpa na qualidade do mesmo? :pirou:

Diegão, você tem que abusar dos cortes nesses casos cara.

Acredito que você torrou o falante.

Comentei com teu amigo deu pegar esses sub600 ai na troca e te dar um par de SUB1000 novo.

Assim fica mais cabível para sua potência.

já consegui botar meu celular para fucionar de novo.

Eu estraguei o antigo (cai no rio :rolleyes: ) e já comprei um novo hoje.

Qualquer coisa me liga que já resolvo isso pra você.

Abração.

Juro que nào quero criar polêmica... mas quando você vai atrás de um dos trocentosmilequinhetos vendedores de falante querendo eros ou selenium ouve inúmeras coisas do tipo... "ah é mesma coisa, só custa mais caro" "ah mas olha nos racha fulano tá matando a pau"... "cara pra que você vai gastar mais pra ter um falante inferior"... entre outras.

Taí... qq houve com a febre Ultravox... cade a fábrica? cadê as milhares de vendas no ML??? e No forummmmmmmmm>??????????????????????? PIRNCIPALMENTE???????????????? vendador que só faltava deixar a ultravox gozar na boca agora só diz... pzé, fechou...

Cada falante tem seu manual e acho q tem gente que compra falante "x" e leva em consideração manual do selenium que diz headroom db3+... taí a prova... FUMAAAAAAAAAÇA DE BOBINA.

Compartilhar este post

Link para o post

ja faz tempo que a gente fala pra colocarem um extensor de led clip. Ou a opiniao do consumidor nao conta... ou a ideia eh TAO ruim que nao pode ser colocada em pratica.

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que nào quero criar polêmica... mas quando você vai atrás de um dos trocentosmilequinhetos vendedores de falante querendo eros ou selenium ouve inúmeras coisas do tipo... "ah é mesma coisa, só custa mais caro" "ah mas olha nos racha fulano tá matando a pau"... "cara pra que você vai gastar mais pra ter um falante inferior"... entre outras.

Taí... qq houve com a febre Ultravox... cade a fábrica? cadê as milhares de vendas no ML??? e No forummmmmmmmm>??????????????????????? PIRNCIPALMENTE???????????????? vendador que só faltava deixar a ultravox gozar na boca agora só diz... pzé, fechou...

Cada falante tem seu manual e acho q tem gente que compra falante "x" e leva em consideração manual do selenium que diz headroom db3+... taí a prova... FUMAAAAAAAAAÇA DE BOBINA.

legal o post.

A ultravox fechou ? foi isso que entendi ?

Quando a pessoa vai fazer um head roon nos subs, ela tem que ter a conciencia de analizar os pontos como, excursao do cone, sintonia da caixa, ventilaçao da bobina, compressao de potencia, cortes, subsonico, entre outros... nao eh so tolar +3db ali na munda do sub e pronto. Seria como colcoar 3kg de turbo num motor original 1.6, ele vai rodar por um tempo, mas TUDO tem limite... Assim como tem motores que aguentam uma boa preparaçao sem precisar mecher em muita coisa e outros que ja funcionam quanse que no limite, tambem existem subs que aguentam um BOOMMM head roon simplismente SO almentando a potencia enviada e outros subs que na aguentam

Tudo tem que ser analizado.

Eu ja cheguei a enviar +6db + - de read roon num fosgate p3 sem NUNCA nem feder... mas por que ? Tudo foi analizado. o falante tem odima discipaçao termica, o falante nao passava muito do Xmax com a caixa e sintonia que eu estava usando, os cortes estavam corretos pro funcionamento so falante.

E em outro caso enviei pra esse mesmo falante (1 fosgate p3 12") 5000 rms, funcionou quase 1 min ate começar a feder... Ta ai a prova que TUDO existe limitaçoes, que devem serem estudadas antes do inicio do projeto.

A selenium por exemplo, se indica +3db de potencia em sinal musical (nao vou entrar em muitos detalhes e nao estou defendendo a marca "selenium") eh porque sabe que o projeto daquele falante tem capacidade de tarbalhar com aquele potencia.

Muitas pessoas acham que nao pode ligar um sub de 500 rms num amplificador de 1000 rms porque se nao o falante VAI queimar. E outras achamq ue nao se pode ligar um falante de 1000 rms num amp de 500 rms porque se nao o amp VAI queimar...

Ao meu ver, a UNICA empresa que apresenta a potencia RMS de seus subs corretamente eh a JL audio. Em forma de grafico, mostrando em que potencia o sub esta trabalhando com potencia X e esta tarbalhando folgado e com potencia Y e esta trabalhando no limite.

EX:

10w1v23-1.jpg

Mas eh isso ai.

Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...