Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

evepainkiller

Prysmian Eprotenax Gssette

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde!

Estava pesquisando cabos para speaker para o sistema que será montado a partir do início do mês no meu Gol, e a princípio estava vendo os antigo Pirelli Sintenax (hoje Prysmian).

Em Curitiba não consegui encontrar os Sintenax, mas encontrei os Eprotenax, que segundo o vendedor é de uma linha um pouco superior à Sintenax. O que muda basicamente é o revestimento. Enquanto no Sintenax é um tipo de PVC, no Eprotenax é um tipo de emborrachamento.

Comprei 20m do Eprotenax 4 x 1.5mm para fazer em esquema bi-wire para o kit, e 2m de Eprotenax 4 x 2.5mm para o sub.

Alguém já ouviu esses cabos em algum sistema, ou já comparou com o Sintenax para ver a diferença de qualidade no áudio?

A propósito, para quem quiser comprar, a loja é a Reymaster, atacadista/varejista de artigos elétricos, fica na esquina da Wenceslau Braz com a Sta. Bernadhette, a 2 quadras do Palladium, atrás do Extra.

Os preços se não me engano foram:

Prysmian Eprotenax Flex Gssette 4 x 1,5mm = R$ 2,49 o metro

Prysmian Eprotenax Flex Gssette 4 x 2,5mm = R$ 3,71 o metro

Achei bem convidativo o preço...

Postado em

Pad, eu acredito pelo princípio físico envolvido.

Esse tipo emborrachamento é anti-chama?

Sabe o material?

Como são os fios internos?

Com certeza é uma opção boa, estou usando prysmian para meu subwoofer.

Postado em (editado)

Se você acredita na física, pode descobrir do que um bom cabo é capaz :vts

Edit: Ta ta... Hi-end não, mas cabos bons sim =P

Editado por João Guilherme
Postado em

Para speaker cable você tendo bitola adequada e sem oxidação (aumento de impedância) para mim está ótimo. Para RCA é diferente, tem metalurgia do conector.

Eu comprei o que eu comprei porque saia mais barato que o nacional.

Postado em

Quando se consegue cabo importado a bom preço ai sim vale... mas o preço desses prysmian realmente tá muito bom, ai não tive como não comprar, ainda mais pq meu sistema é de entrada.

Quanto ao revestimento não sei se é antichama não viu... mas é bem flexível. Tenho um cabo 8awg de alimentação knukonceptz, aquilo é MUITO maleável, parece de silicone puro. O Eprotenax não fica muuuito atrás não em flexibilidade...

Postado em
Pad, eu acredito pelo princípio físico envolvido.

Esse tipo emborrachamento é anti-chama?

Sabe o material?

Como são os fios internos?

Com certeza é uma opção boa, estou usando prysmian para meu subwoofer.

João,

Sim, é anti-chama e a nível nacional, não conheço nada melhor que Pirelli, existem outros bons, mas são raros de achar em lojas comuns (varejo).

O material Eprotenax é um tipo de silicone que aguenta temperatura legal e é um ótimo isolante, também usados nos cabos de 1KV (esse deve ser, não lembro de ter visto PP da Pirelli 750V) e 15KV, o "Gssette" é o nome que a Pirelli deu pro material (EPR-Eprotenax) desenvolvido por eles.

Os fios são como os cabos flexíveis comuns da Pirelli, mas o encordoamento deve ser Classe 5 (como os cabos de solda e bateria e alguns de alimentação de audio automotivo), pois os PP são mais maleáveis que os flexíveis comuns (Classe 4).

Eu também usaria sem medo, pois o cobre da Pirelli é 99 vírgula alguma coisa em % de pureza, cabo Pirelli é show.

Postado em
Eu também usaria sem medo, pois o cobre da Pirelli é 99 vírgula alguma coisa em % de pureza, cabo Pirelli é show.

Pelas normas brasileiras, é necessário ser 99,9% de pureza.

Claro que, norma é uma coisa realidade é outra. Mas empresas sérias de produtos residenciais cumprem isso.

Eu também gosto de pirelli, só não gosto dos PNEUS deles :vts

Postado em
Pelas normas brasileiras, é necessário ser 99,9% de pureza.

Claro que, norma é uma coisa realidade é outra. Mas empresas sérias de produtos residenciais cumprem isso.

Já vi uns das antiga que eram ARAME cobreado, é sério, trabalhei 3 anos com material elétrico (baixa e média tensã, até 25KV)

Até os sérios não cumprem... Basta cortar um fio sólido Pirelli e comparar com um Sil, Brascopper, Cobrecom da vida... Já se percebe pela cor do cobre e tirando a isolação, compare a flexibilidade.

Bom, como ainda não comprei meu carro (acho que vai ser GM hein Jão! kkkkk), só usei pneu deles em motos (Fazer e XTZ, originais), nada a reclamar, tanto no seco quanto molhado e durabilidade/desgaste.

Ah, já usei em algumas bike tmb, TERRÍVEIS de pesados, mas duravam bem... kkk

Postado em (editado)
evepainkiller

Esse preço ta certo? Achei MUITO barato pra um PP da Pirelli.

Valeu pelas explicações sobre o material isolante, que bom que é de boa qualidade!

Quanto ao preço, é exatamente isso cara... eu tb fiquei impressionado... e é Prysmian sim, tanto que no site da própria Prysmian a loja que citei é a representante de Curitiba.

Quem quiser ligar para conferir, o nome da loja é Reymaster, telefone (41) 3021-5000.

Quanto a pneus, quero distância de Pirelli... Usei por algum tempo em uma F-1000 os Scorpion da Pirelli e é uma mer**. Durava 6 meses NO PAU DA VIOLA.

Na época pagava 450,00 em cada. Fiz um teste comprando Goodyear a 500,00 cada, pelas boas experiências que tive com a Goodyear para caminhões, faz 2 anos e ainda estão rodando de boa...

NUNCA MAIS PIRELLI NA VIDA (para pneus é claro...)

Editado por evepainkiller
Postado em

Estou usando o eprotenax 4x2,5 no sub e é uma beleza de cabo.

Quando meu ampzinho PPI chegar e eu puder fazer o bi-amp, minha ideia é substituir os Cabos Pirelli Cordplast (PP) que esta no kit, por:

Eprotenax 4x1,5 pros mids e cat5 pros tweeters.

Ja li e reli o post do Prof. Dantas la no HT Forum e me convenci apos escutar o som, de que realmente é um excelente cabo. Além do preço

convidativo né.

A unica duvida que tenho é com relação a usar cat5 como RCA? Alguem aí ja fez isso?

Desculpa me intrometer no seu topico pra perguntar isso, mas creio que seja pertinente, não?

Postado em
Estou usando o eprotenax 4x2,5 no sub e é uma beleza de cabo.

Quando meu ampzinho PPI chegar e eu puder fazer o bi-amp, minha ideia é substituir os Cabos Pirelli Cordplast (PP) que esta no kit, por:

Eprotenax 4x1,5 pros mids e cat5 pros tweeters.

Ja li e reli o post do Prof. Dantas la no HT Forum e me convenci apos escutar o som, de que realmente é um excelente cabo. Além do preço

convidativo né.

A unica duvida que tenho é com relação a usar cat5 como RCA? Alguem aí ja fez isso?

Desculpa me intrometer no seu topico pra perguntar isso, mas creio que seja pertinente, não?

Relax... é pertinente sim... Então, com cat5 como RCA deve ter gente que usa sim...

O meu será 4 x 2.5mm pro sub mesmo e 4 x 1.5mm pro kit, inclusive tweeters, pq não vou fazer biamp por enquanto... Mas depois que li também o tópico do Prof. Dantas não tenho mais dúvida, acho que custo x benefício igual para cabo de speaker é difícil...

Postado em

Segundo o Dantas, para obter o maximo do cabo, vc teria que usar os condutores em forma de cruz de 2 em 2, porque se for usar bicablagem a capacitancia vai aumentar muito.

Postado em

dando uma desenterradinha ahaha

to pensando em comprar o Eprotenax Gssette tambem. Vi na lista de perços deles e tem la com 1, 2, 3 ou 4 condutores. pra fazer a ligação dos falanetes (Mid e TW), eu usaria com dois condutores, correto?

Aqui em São Paulo, alguma dica de onde encontrar?

Postado em

O texto do Prof. Dantas fala a respeito do cabo com 4 condutores internos, sendo que vc usa aos pares,

mas opostos, não adjacentes.

Ou seja, pega o condutor revestido de azul e junta com o preto. Pega o condutor vermelho e junta com o azul.

Essas combinações não podem ser trocadas, pois só assim as propriedades deste cabo o fazem um bom

custo x benefício.

Postado em

Satyricon, agradecido pela resposta!

então, pego o cabo com 4 condutores, correto? pra fazer o corte dessa "capa de proteção", é muit dificil? apanhei pra caramba pra conseguir cortar os das minahs caixinhas de som do PC...

Postado em

Só eu que achei os cabos bem grossos? Comprei a fiação toda para a instalação e acabei deixando de lado pela bitola do cabo.

Não sei se vou usar, acredito que não.

Foi o que me desanimou nele também. Comprei o mesmo fio flexível pirelli que ele usa e trancei. A vaantagem é que na trança ele fica mais maleável, e, dependendo da trança, fica chato, facilitando a passagem pelo carpete.

Postado em

Realmente eh bem grosso, mas hj tive comparando com o knu krystal 12gauge (aquele azul com prata e revestimento transparente)e achei a espessura pau a pau hein.

Já a qualidade, não sei se da pra comparar. Na verdade nem sei se seria heresia colocar esses dois cabos em comparação. Talvez não.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...