Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
matheussom

Nova caixa de graves para a Vóvózinha do asfalto

Recommended Posts

Iai pessoal... como to de ferias e nao aguento ficar parado, resolvi entrar 2010 com um novo acabamento e mais falantes na caixa de graves do carro do meu pai..

muitos acompanham o projeto des do inicio.

comecei com 4 snakes SLX815 + 2WPU1805...

atualmente ela tem 4 WPU1505 + 2Wou1805...

e agora vou mudar denovo!! fiz a proposta pro meu pai e ele topou, vamos colocar 8 WPU 1505!!!

hj ja ranquei os falantes, como minha caixa é td parafusada... amanha vou desmontala e no decorrer da semana vou refazer as divisorias, reforços e o acabamento...

 

as caixas vao ficar com 86L pra cada e dutos retangulares, sintonizadas em 58hz...

 

ta ai a foto do projeto da caixa anterior e a caixa nova

 

medidasreaisvovozinhaco.jpg w1436.png

 

amanha posto masi fotos!!

abração

Editado por matheussom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse projeto vai ficar show no SPL! Já testei na prática e WPU toca flat até uns 400hz, sendo q toca aceitável até uns 800hz!

 

Uma dica boa: Tenta botar os falantes em distancias equivalentes pra tirar proveito do acoplamento! :legal: Falantes acoplando sempre tocarão mais!

 

EDIT: Como o tópico é referente a um trio eletrico (som externo), tow movendo pra seção TRIO, ok?

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já ví videos do seu carro!

 

Tesããão!

 

Mas acho que na parte TRIO seria melhor :vts

 

Parabéns pelo som e pelo projeto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po matheus... Aparece aqui com a vovo.

 

Aquela vez que tu apareceu aqui com ela nem deu pra trocar ideia...

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse projeto vai ficar show no SPL! Já testei na prática e WPU toca flat até uns 400hz, sendo q toca aceitável até uns 800hz!

 

Uma dica boa: Tenta botar os falantes em distancias equivalentes pra tirar proveito do acoplamento! :legal: Falantes acoplando sempre tocarão mais!

 

EDIT: Como o tópico é referente a um trio eletrico (som externo), tow movendo pra seção TRIO, ok?

opaa sem problemas bloom...

nao entendi em colocar os falantes em distancias equivalente??? como assim dá um exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso responder pelo bloOm.

 

Colocar os falantes em distancias iguais entre um e outro...

 

Ex. Todos com 35cm de centro a centro um do outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlww joão!!

eu ia colocar no trio mesmo so q nem vi q tava no geral kkkkkkkk

 

VXICE:

hahah c lembra cara?? fui ai no show do chiclete eu acho num foi???.... mas deixa o som fica pronto q nos vamos viajar pra esses canto a fora td hauhauha.. tirei carteira tem 4 semanas []-[]

Editado por matheussom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Posso responder pelo bloOm.

 

Colocar os falantes em distancias iguais entre um e outro...

 

Ex. Todos com 35cm de centro a centro um do outro.

humm entendi mas tipo... c eu fizer isso o acabamento nao vai ficar tao bonito quanto ta no desenho :( será q vai dar muita diferença?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, os vídeos que vi do teu carro fiquei fã, não só do som de presença como do carro também! To acompanhando ai... Não deixa de postar fotos e vídeos no decorrer das coisas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, não sou fã de Trio não.. mas teu carro tá de parabens viu? Lindo e o som tbm digo é nada :D

Tava vendo os videos da vovo ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otreblig:

opaa brigadão... pod deixar q eu vo deixar td registrado aki hehe

 

JoãoLucas:

vlww ai João!!

 

 

Hj já tirei os outros WPU q faltavam... ta ai a fotinha das crianças (carrega isso deu até dor na coluna viu kkkkkkkkkkk)

 

dsc03811y.jpg w640.png

 

dsc03812g.jpg w640.png

 

dsc03813f.jpg w640.png

 

amanha ja começo a passar a faca na caixa kkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porque vai colcoar os 1505 ? ja nao tinha uns 1509 ai ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
porque vai colcoar os 1505 ? ja nao tinha uns 1509 ai ?

 

nao nao marcelo kkkkkkkkkk sempre foram os 1505... ai meu pai tinha mais 2 pares parados la no minitrio... e o minitrio meu pai usa umas 6 vezes no ano.. intao eles estao novinhos... só um pouco empueirados.. nd q um paninho humido resolva hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cade a foto ou projeto da caixa?

 

parabens pelo som ja tinha visto alguns videos, a camionete tambem é bala

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq n arriscar mainfloid para esses falates???

Agora nesse caso seria nesseçario mg's

Kra sou fã do teu som.

Parabéns :legal:

 

 

obs: quais são as configurações das caixas??

Editado por lilofsa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matheus..

 

Na física existem coisas q é do conhecimento de todos, mas muita gente simplesmente ignora.

 

Na acústica mais especificamente, tem uma coisa chamada ACOPLAMENTO. Se você colocar os falantes com seu centro a menos de 1/4 do comprimento de onda da maior frequencia tocada, você gera uma coisa chamada acoplamento. Esse acoplamento dá um ganho de 3db pra cada vez que você dobra a quantidade de falantes.

 

Explicando em miúdos.

 

Você tem um amp de 1000wrms.. e 2 wpu.. suponhamos que esteja rendendo 140db...

Se vc coloca +2 wpu (dobra), com o mesmo amp, vc ganha 3dbs pelo acoplamento, pois dobrou a área de cone! (143db)

Se vc coloca + 4 wpu, num total de oito.. vc dobra novamente o SPL, com o mesmo amp! Os mesmos 1000wrms dessa vez estarão enviando ~146dbs, apenas pelo aumento da área de cone.

 

Como se isso não bastasse, sempre que você dobra a potência enviada (vamos ignorar a perda por compressão térmica, é outro assunto), se vc respeitar os limites do falante, vc ganha +3dbs!

 

Ou seja, voltando ao exemplo acima:

 

2 wpus com 1000wrms = 140db

4 wpus com 2000wrms = 146dbs (4x mais.... 3db pelo acoplamento e 3db por dobrar a potencia)

8 wpus com 4000wrms = 152dbs (8x mais som! 3dbs além do exemplo anterior por acoplamento e 3dbs por dobrar a potencia)

 

e assim sucessivamente!

 

 

 

Isso explica o motivo de os PAzeiros continuarem usando falantes tipo WPU, porém, em grandes quantidades! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pq n arriscar mainfloid para esses falates???

Agora nesse caso seria nesseçario mg's

Kra sou fã do teu som.

Parabéns :legal:

 

 

obs: quais são as configurações das caixas??

 

hehe vlww cara!!

olha eu até pensei nessa ipotese... mas a carroceria do carro é muito larga, c eu for fazer monifold eu perderia um bom volume lateral entende e eu nao sei c vai valer a pena...e com as dutadas do jeito q tava, o grave tava muuito forte!!! e olha q na epoca eu nem sabia mecher no winisd pra ter uma ideia, dei tiro no escuro mesmo, acabei dando sorte pois o resultado foi muito bom...

 

a caixa do jeito q ta la... estao com 100L com sintonia em 62 hz e pico pra la dos 5dbs em 75hz kkkkkkkkkkkkk muuito picuda.. mas agora q vou refazer a caixa vou tentar deixar ela mais plana rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matheus..

 

Na física existem coisas q é do conhecimento de todos, mas muita gente simplesmente ignora.

 

Na acústica mais especificamente, tem uma coisa chamada ACOPLAMENTO. Se você colocar os falantes com seu centro a menos de 1/4 do comprimento de onda da maior frequencia tocada, você gera uma coisa chamada acoplamento. Esse acoplamento dá um ganho de 3db pra cada vez que você dobra a quantidade de falantes.

 

Explicando em miúdos.

 

Você tem um amp de 1000wrms.. e 2 wpu.. suponhamos que esteja rendendo 140db...

Se vc coloca +2 wpu (dobra), com o mesmo amp, vc ganha 3dbs pelo acoplamento, pois dobrou a área de cone! (143db)

Se vc coloca + 4 wpu, num total de oito.. vc dobra novamente o SPL, com o mesmo amp! Os mesmos 1000wrms dessa vez estarão enviando ~146dbs, apenas pelo aumento da área de cone.

 

Como se isso não bastasse, sempre que você dobra a potência enviada (vamos ignorar a perda por compressão térmica, é outro assunto), se vc respeitar os limites do falante, vc ganha +3dbs!

 

Ou seja, voltando ao exemplo acima:

 

2 wpus com 1000wrms = 140db

4 wpus com 2000wrms = 146dbs (4x mais.... 3db pelo acoplamento e 3db por dobrar a potencia)

8 wpus com 4000wrms = 152dbs (8x mais som! 3dbs além do exemplo anterior por acoplamento e 3dbs por dobrar a potencia)

 

e assim sucessivamente!

 

 

 

Isso explica o motivo de os PAzeiros continuarem usando falantes tipo WPU, porém, em grandes quantidades! :legal:

 

 

caraio bloom hahah vc me deu uma aula ai agora.. vlw mesmoo pela explicação...

vo refazer o desenho hj mesmo pra mim ter uma ideia nova do acabamento... vou deixar os falantes mais centralizados todos na mesma posição com um duto central somente.. e to achando q vou usar 1 camara pra cada 2 WPU...

no caso eu tenho 86 litros disponiveis descontando os falantes... eu dei uma simulada aki e agradei da sintonia ali por volta do 55hz a 58hz... o pico fico em +- 3db pra 4db

oq vc acha??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To acompanhando mais essa tua empreitada!

Boa sorte.. =]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pico tá em uma boa frequencia. Na verdade, depende do gosto musical, mas ~60hz é BEM abrangente!

 

Quanto à caixa, se for usar uma pra cada 2 falantes, tenta usar os falantes mais similares o possível em cada caixa... na verdade seria muito bom conseguir os falantes todos iguais! O acoplamento seria 100%..

 

Uma dica rápida e que é sempre útil: Tente colocar os falantes o mais próximo possível uns dos outros! Dessa forma, mesmo sem fazer o cálculo da distancia x frequencia max.. vc já terá um bom acoplamento nas baixas frequencias!

 

E quanto ao acabamento, você pode coloca-los todos em linha e próximos, ao centro.. os dutos de lado.. alinhados com os falantes.. e algum acabamento na madeira/curvin em dois tons, seguindo a cor do veículo! :legal:

 

 

PS.: Uma coisa que esqueci de comentar sobre o acoplamento: Na prática ele ocorre porque, ao usar os falantes bem próximos, as ondas sonoras se somam e você ouve os dois falantes (ou seja lá quantos forem) como se fosse(m) um só! Sendo que a intensidade (SPL) aumenta por ter maior área de cone. Se fizer esse com com os WPUs bem proximos, o acoplamento vai fazer sua parte e o som vai render MUITO! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom, o simples aumento da área de cone não se aplica aos 3dB a mais então se eles não tiverem também o dobro de potência, exceto se eles tirem o efeito de acopamento então a vantagem seria essa. correto?

 

Ter os 3dB a mais com a mesma potência aplicada, porém com mais falantes. E no caso de dobrar a área de cone, mantendo a mesma potência sem o efeito de acoplamento, o ganho em dB's seria de quantos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bloom, o simples aumento da área de cone não se aplica aos 3dB a mais então se eles não tiverem também o dobro de potência, exceto se eles tirem o efeito de acopamento então a vantagem seria essa. correto?

 

Ter os 3dB a mais com a mesma potência aplicada, porém com mais falantes. E no caso de dobrar a área de cone, mantendo a mesma potência sem o efeito de acoplamento, o ganho em dB's seria de quantos?

 

Se vc dobrar a quantidade de falantes, mas distantes o suficiente pra não fazer acoplamento.. vc ganha os 3dbs por ter o dobro da potência admissivel de ser aplicada!

 

Agora, se vc dobra a quantidade de falantes, e eles estão suficientemente próximos, vc ganha 6dbs (3dbs pelo acoplamento, por ter dobrado a área de cone e 3dbs pelo dobro da potencia admissivel) :legal:

 

O que acontece quando não se tem o mínimo de distância suficiente (e consequentemente perde-se o acoplamento), é um efeito chamado "comb-filter" (ou filtro-pente, "aportuguesando").... é quando você escuta o som vindo de diversas fontes diferentes, como se fosse um "Pente" de ondas sonoras (diversas fileiras). Já quando os falantes estão próximos e "acoplam", vc escuta o som como um todo, como se os falantes fossem um só! Ex.: Line array!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hj o dia foi tensoo kkkkk, suamos pra tirar a caixa da carroceria fora q nao tinha parafusadeira na loja ai tivemos q tirar na mao mesmoo pra desmontar a caixa hahah..

ta ai as fotos:

 

dsc03816l.jpg w640.png

 

dsc03817z.jpg w640.png

 

dsc03818w.jpg w640.png

 

dsc03820y.jpg w640.png

 

dsc03821f.jpg w640.png

 

dsc03822u.jpg w640.png

 

amanha ja começo a cortar o compensado de 18mm

abraços a todos e vlw mais uma vez pela ajuda ai galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahah.. Hj pegamos pesaado... cortamos as novas divisorias, colamos, parafusamos, selamos as quinas das caixas e tampamos todos os buraquinhos...

 

fotos:

 

moto0206a.jpg w640.png

 

moto0207.jpg w640.png

 

moto0208d.jpg w640.png

 

moto0209.jpg w640.png

 

depois de amanha ja começa a fazer a frente da caixa e o acabamento feliz natal a todos ai

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sou só eu que nao vejo as fotos que tu posta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...