Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

viniciusaleixo

[TESTE DE OUVIDO] MTX 1501 Vs Stet2k5D

Recommended Posts

Postado em

Bom, conversando com o pessoal aqui do ES, comentamos a possibilidade de fazermos esse teste...

A ideia nao e saber qual é mais forte, mas sim pontuarmos se existe tal diferenca no grave, de um Amp Top Gringo (MTX) e a nossa tecnologia nacional (Stet2k5d)...

Bom vamos discutir um pouco...

MTX1501D

4 Ω 500rms 14,4v

2 Ω 1000rms 14,4v

1 Ω 1500rms 14,4v

CARACTERÍSTICAS 2K5D - 2 Ohms

Potência @ 13.8V Mono 2 Ohms: 3300 Watts RMS

Potência @ 13.8V Mono 4 Ohms: 2200 Watts RMS

Potência @ 12.6V Mono 2 Ohms: 2500 Watts RMS

Potência @ 12.6V Mono 4 Ohms: 1850 Watts RMS

Pra tentar um maxima equivalencia de potencia possivel, estavamos pensando em fazer 2k5d a 8 ohms Vs Mtx a 2 ohms...

Alguem tem uma sugestao melhor?...

Sub pra teste, a ser definido...

Quantidade de Bateria a ser confirmado...

Bom é isso ai, forca pra nos nao interessa tanto, a questao e tentar desmistificar ou nao, a diferenca de timbre dos amps...

Obs: O mtx e do Hiperim, o stet e meu, e o sub e o resto agente vai arrumar com toda essa galera do ES...

Abraco galera

Postado em

Eu já fiz teste parecido, de tira e põe varias vezes entre meus Fosgate e SD. Porém o RF é AB... o que complica um pouco pra comparar.

Mais acho que qualquer teste é valido, desde que quem leia saiba interpretar. Sempre da pra tirar alguma coisa.

Postado em
Seria bem interessante sim hehe .... muita gente pode se impressionar.

PS: o Thunder 1501D não permite ligação abaixo de 2 ohms .... a não ser que seja o TE 1501D

Isso noise, parece que e o modelo novo...

Postei antes, pra juntos tentarmos fazer da melhor forma, com sugestoes...

Abraco...

Postado em

ja presenciei um teste parecido com um mtx 9515... foi um teste tira e poem entre mtx1501 e sd2500... sistema bem alimentado e tals...

quando estava com o sd tava tocando muito forte mesmo... mas depois de colocar o mtx me impressionei, nao perdia nada de spl pro sd.... e no subgrave nossa, casamento perfeito .... tava tocando horrores nem acredeitei que aquilo só rendia 1500rms ... hj se desse pra mim escolhe nao trocaria esse modulo por nenhum nacional de até 3000rms.... qualidade infinitivamente melhor e nao perde em potencia desses que dão "teoricos" 3000rms

abrass

Postado em
Eu já fiz teste parecido, de tira e põe varias vezes entre meus Fosgate e SD. Porém o RF é AB... o que complica um pouco pra comparar.

Mais acho que qualquer teste é valido, desde que quem leia saiba interpretar. Sempre da pra tirar alguma coisa.

Ta e ai o que achou?

Postado em
Acho que pode ligar ambos em impedância correta. Aposto minhas fixas no MTX!

Jao tava pensando em tentar setar a mesma "tensao" de saida nos amps, claro levando em conta que estao em impedancias diferentes, com algumas continhas agente pode calcular uma tensao pra cada amp, para que teoricamente eles libere a mesma potencia pro sub..

Espero sugestoes...

Abraco...

Postado em

A questão é mais complicada mesmo, deixo pra galera que entende da eletrônica para que se manifeste. Potência alta os amplificadores nacionais tem, sem dúvidas! O X da questão é realmente o subgrave que agente percebe uma diferença entre eles.

Eu acho válido a título de curiosidade nos testes fazer um comparativo com diferentes potências também, ex:

MTX com 1000w

Stetsom com 1500w

Afinal de contas, nesse caso se estaria pondo a prova também o valor do investimento, pois o MTX pode ser top, mas custa bem mais caro, é algo que deve ser considerado também pra ver a equivalência...

Quem sabe mais de um sub e/ou caixa ou então usar subs considerados mistos pra tentar avaliar em diferentes condições apesar do alvo do teste provavelmente se o subgrave mesmo. Ai fica a cargo de vocês, apenas umas sugestões! Não deixem de levar em frente isso se possível... :)

E testes de subs também, rola? hehehe

Postado em
Ta e ai o que achou?

Achei que o Fosgate segue as características de um ÓTIMO amp AB e o SD de um ÓTIMO classe D. Aqui já não estariamos mais pontuando as diferenças no grave entre um Fosgate e um SD, e sim de um AB x D o que não acho muito interessante, pois é algo que já se sabe entre as características de cada um. Já no teste do tópico, é D importado x D nacional, ou seja, daí da pra colocar as marcas na jogada.

Postado em

opa , teste bem vindo sim !

eu aposto minhas fichas que não precisa de tanta potencia o MTX para brigar com 2k5d ....

vcs vão ver que o timbre muda , mesmo com menos potencia RMS a impressão que o som é mais forte .

Postado em
opa , teste bem vindo sim !

eu aposto minhas fichas que não precisa de tanta potencia o MTX para brigar com 2k5d ....

vcs vão ver que o timbre muda , mesmo com menos potencia RMS a impressão que o som é mais forte .

Nossa, quem pe vivo sempre aparece....

Ta sumidão hein Beto ?!?!? pelo amor hein !!! AUhAUhauhAUHAUhA

Flw!!

Postado em

esse teste será muito interessante.... pode testar em totas as impedâncias ué.... aproveita e testa o mtx em frequências altas pra ver como ele se sai!!

abrzz

:legal:

Postado em

Vou comentar um que puder fazer quando troquei de módulo.

Basicamente o que eu tinha:

MTX 8001D (800rms 12v e 900 e poucos 14v) tocando um TypeX de 1000RMS.

Pra mim o som já era ótimo, mas todo mundo falava que eu tinha que mandar mais potência pro Alpine.

Ai resolvi comprar o SD1800.1D. Ou seja, adicionei 1000rms na brincadeira.

A conclusão foi basicamente a seguinte:

MTX -> Grave aveludado e incorpado, aquele grave redondo saca?

SD -> Forte, agressivo mesmo mas eu perdi o grave redondo.

Com o SD meu carro se contorcia, painel, portas, porta malas, etc. Era forte, coçava nariz, tremia o olho. Minha mulher dizia que sentia falta de ar dentro do carro :pirou:

Mas pro dia-a-dia eu preferia o MTX por ter aquele grave redondinho bonitinho.

O mais engraçado era que com o MTX em volumes baixos o grave se propagava a uma distancia que com o SD só ia com volumes altos.

Mas é isto, quer quer força, eficiência, potência mesmo e não se importa muito com detalhes vai de SD.

Quem pode gastar um pouco mais e quer algo mais detalhado vai de MTX. :legal:

Ambos são ótimos.

Postado em
Vou comentar um que puder fazer quando troquei de módulo.

Basicamente o que eu tinha:

MTX 8001D (800rms 12v e 900 e poucos 14v) tocando um TypeX de 1000RMS.

Pra mim o som já era ótimo, mas todo mundo falava que eu tinha que mandar mais potência pro Alpine.

Ai resolvi comprar o SD1800.1D. Ou seja, adicionei 1000rms na brincadeira.

A conclusão foi basicamente a seguinte:

O mais engraçado era que com o MTX em volumes baixos o grave se propagava a uma distancia que com o SD só ia com volumes altos.

Mas é isto, quer quer força, eficiência, potência mesmo e não se importa muito com detalhes vai de SD.

Quem pode gastar um pouco mais e quer algo mais detalhado vai de MTX. :legal:

Ambos são ótimos.

Não entendi sua analogia, comparou um amplificador de 900rms a 14v com um de 1800rms a 12.6v, achou similar, e na maioria dos aspectos achou o mtx melhor e diz que ambos sao ótimos, a comparacao mais justa seria esse Mtx com um sd de 600rms a 12.6v.

Postado em
Não entendi sua analogia, comparou um amplificador de 900rms a 14v com um de 1800rms a 12.6v, achou similar, e na maioria dos aspectos achou o mtx melhor e diz que ambos sao ótimos, a comparacao mais justa seria esse Mtx com um sd de 600rms a 12.6v.

deixa eu tentar explicar de novo então

SD = potência não tem como comparar com o MTX 8001D isso é fato.

Mas o grave do 8001D é mais encorpado que o SD mesmo com 1000rms a menos. O grave do MTX era melhor de ouvir.

O SD disparava alarmes facilmente, fazia tremer a vizinhança inteira.

O MTX disparou alguns alarmes mas não tinha força pra tremer a vizinhança inteira.

Pro dia a dia eu prefiro o MTX, seja 800 ou 1500 rms.

Se fosse pra competir/trio/pancadão eu iria de SD em qualquer faixa de potência considerável em relação aos resto dos componentes.

É isso que eu quis dizer. :legal:

Postado em

Será que teremos um teste de amps acima de 1K RMS onde será avaliado mais que força bruta, bobina batendo, cheiro de resina?

Cenas do próximo capítulo ...

Por causa dessa montoeira de amps absurdamente fortes que essa banalização sobre headroom está tão fora da casinha. Coloquem um amplificador DECENTE e alimentem direito ... aí sim vamos falar de headroom.

Postado em
acho que seria legal avaliar a resposta e a pegada do amp...

o sub... nao da pra testar no mostrinho do JAO nao ?

Hehe, pois e, se ele topar e uma boa, tem o w6 do Gabriel_NT tb, ele falou que topa, mas o set do jao ta bom pra oq agente quer testar...rs

O Marcelo, vamo marcar um dia pra que vc tb possa participar, a tendencia e que esse teste so saia em janeiro, ja que Eu,Henrique provavelmente Jao e o Dimi, estamos todos apertado com o final de periodo na faculdade...

Bom, galera a tendencia é que seja 1 Sub D4, nao temos D2, na verdade temos meu Extreme, mas seria melhor um sub com enfase em baixas frequencias ...

Todo mundo concorda em ligar o Stet2k5d a 2 ohms e o Mtx a 2 ohms tb? Essa e minha duvida... Vamos chegar em um padrao?

Abraco e espero sugestoes...

Postado em
Será que teremos um teste de amps acima de 1K RMS onde será avaliado mais que força bruta, bobina batendo, cheiro de resina?

Por causa dessa montoeira de amps absurdamente fortes que essa banalização sobre headroom está tão fora da casinha. Coloquem um amplificador DECENTE e alimentem direito ... aí sim vamos falar de headroom.

Concordo contigo em gênero, número e grau!!!

Sempre questionei a galera aki do forum que possuem uma mentalidade de headroom escandalosa, e depois da tal banalização de potência elétrica que estes amp. absurdamente fortes proporcionam, parece que ficou meio que uma regra se utilizar um Amp. com mais de 1K rms para empurrar AF de 400, 500Wrms. Sempre que eu tentava entender o pq de tal excesso de potência elétrica aplicada, uma galera me criticava.

Postado em

Pois e Noise, o teste é pra tentarmos pontuar alguma diferenca...

Nao precisamos de mais de 600 rms de cada amp para notarmos se ha diferenca...

E valido sua lembranca pra nos deixarmos bem claro aqui, o teste nao servirá para compararmos potencia...

Abraco..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...