Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Saulo AudioTop

SD25KD a evolução começou pessoal

Recommended Posts

'julianflor'

Resposta errada João, nem com 50 baterias você consegue estabilizar a tensão em 12,6V que é a tensão que o amplificador precisa para dar 10KW.

A bateria tem 12,6V nominais, puxando 1A ela ja vai cair abaixo disso, então você nunca vai conseguir estabilizar em 12,6V sem o uso de fontes.

João, para de fazer conta multiplicando 12,6V pela corrente em A/H da bateria, eu o kleber e o murilo ja explicamos isso, se você ainda não entendeu deixa assim.

Juliano.

Taí um ponto em que vamos discordar sempre, pra mim ta certo multiplicar a Tensão pela Corrente, a não ser que você explique o porque parar de multiplicar !!!

Você simplesmente falar que ta errado não me convence !!!

Lógico que a tensão não vai estar estabilizada em 12,6Vcc sem o uso de fontes porém temos que ter um princípio é obrigação nossa orientar sobre isso !!!

Comercialmente é uma coisa técnicamente é outra senão como você chegou à conclusão que o consumo máximo de um SD8000 é de 1000A ???

Deixa assim então e desejo boa sorte pra você !!! []-[]:legal:

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Taí um ponto em que vamos discordar sempre, pra mim ta certo multiplicar a Tensão pela Corrente, a não ser que você explique o porque parar de multiplicar !!!

Sim, multiplicasse a tensão pela corrente. É a definição de potência, mas não é a corrente em A/h, pois está é a corrente média. É uma unidade de medida, é como falar que um carro fez 100 km/h de velocidade média em uma viagem de Brasília até São Paulo. Não significa que ele andou a 100 km/h o tempo todo. Pode ter andando a 200 km/h em alguns trechos, ficou parado em outros, parou para almoçar.... Mas na média fez 100 km/h....

Tá tá... Não é assim, mas análogo...

Corrente em A/h não é corrente máxima, é só uma medida por hora... Uma média. Pode-se adotar a média para muitas coisas, mas nunca para potência de amplificador, a menos que você precise tocar por uma hora apenas e queira que pare de tocar depois de uma hora. Mesmo assim seria complicado, pois o sinal não é senoidal e blablabla..

Compartilhar este post

Link para o post

João da banda, a medida A/h só te diz uma coisa: Quantos ampéres você pode consumir de forma constante pra ela se descarregar em uma hora. E só.

Até porquê se ela só fornece 100A em uma hora, isto significa que, por minuto, só vai entregar 1,6A.

Isso não alimenta nem o player...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse assunto sobre baterias,

é o básico do (básico) sobre som automotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

João.

A corrente em A/H define quanto se pode consumir de corrente em media por um determinado tempo. Não define a corrente máxima da bateria. Uma bateria AGM de 100A pode dar mais de 4000A de pico.

Como ja falei antes, carros com uma bateria de 100A nas categorias street passam de 10KW facil. Seguindo a mesma proporção, associando 8 baterias de 100A para formar os 400A a 24V seria possivel tirar 80KW.

Abs !

Compartilhar este post

Link para o post
'Kleberlpa'

João da banda, a medida A/h só te diz uma coisa: Quantos ampéres você pode consumir de forma constante pra ela se descarregar em uma hora. E só.

Até porquê se ela só fornece 100A em uma hora, isto significa que, por minuto, só vai entregar 1,6A.

Isso não alimenta nem o player...

Kleber !!!

Seguinte:

Tenho um Amplificador de 25000Wrms @ 24V e quero alimentá-lo com duas Baterias de 400A/H @ 12V ligadas em série para dar os 24V que o Amplificador precisa.

Quantos Wrms vou conseguir tirar desse Amplificador com a configuração de Alimentação que tenho disponível ???

25,2Vcc x 400A = 10080Wrms

Mais ou menos 8000Wrms descontando a perda na dissipação !!!

Se a minha conta esta errada "por favor" mostre o erro e refaça para eu entender !!!

Como você faria ???

Vamos trocar informações e agregar mais conhecimento à nossa relação !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo que eles acham que tao produzindo energia atômica, estão criando energia.

Isso reafirma mais o que eu falo, vi uma sd8000 com quatro baterias de 300a bem carregadas passando mal, ou ela nao tem os 8000 ou existem divergencia entre modelos. A maioria dos usuarios de som automotico nao tem idéia do que é a grandeza 8000rms, é muita coisa. O mesmo acontece com a sd3000 que vários usuários adoram, realmente é ótima mas comparada a amplificadores gringos ou de boate que informam a mesma potencia, a comparacao e vergonhosa.

Editado por Bestextreme

Compartilhar este post

Link para o post

25,2Vcc x 400A = 10080Wrm

mais onde é que o consumo máximo do amplificador é de 400A

Seria uma mentira descarada se fosse informado que da 25KW rms em 24V e com consumo máximo de 400A com senoide a 60Hz.

a fonte vai consumir o que for necessário, para atingir a potência dentro do limite do projeto, seja 1000A, 1500A 2000A...

o limite de potência desses amplificador seja SD ou outros é limitado praticamente a capacidade da fonte.

lembrando novamente que a mesma bateria de 400A/H pode fornecer muito mais A por menos tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
'Caluta'

25,2Vcc x 400A = 10080Wrm

Opa ... essa fórmula é minha ... já requeri patente e não pode ir usando ela assim não rsrsrs

mais onde é que o consumo máximo do amplificador é de 400A

Lugar nenhum !!!

Essa formula faz parte da pergunta que fiz ao Kleber !!!

Seria uma mentira descarada se fosse informado que da 25KW rms em 24V e com consumo máximo de 400A com senoide a 60Hz.

a fonte vai consumir o que for necessário, para atingir a potência dentro do limite do projeto, seja 1000A, 1500A 2000A...

o limite de potência desses amplificador seja SD ou outros é limitado praticamente a capacidade da fonte.

lembrando novamente que a mesma bateria de 400A/H pode fornecer muito mais A por menos tempo.

Concordo ... ainda bem que ninguém informou isso aqui !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber !!!

Seguinte:

Tenho um Amplificador de 25000Wrms @ 24V e quero alimentá-lo com duas Baterias de 400A/H @ 12V ligadas em série para dar os 24V que o Amplificador precisa.

Quantos Wrms vou conseguir tirar desse Amplificador com a configuração de Alimentação que tenho disponível ???

Se a minha conta esta errada "por favor" mostre o erro e refaça para eu entender !!!

Como você faria ???

Abraço !!!

João Otávio

Seu erro está em comparar o A/h com a real capacidade de entrega de corrente, que é o crank.

Se você tem uma bateria estacionária e uma comum, ambas de 100A/h, e tentar alimentar um amplificador, vai ver que a estacionária vai se sair muito pior, com quedas absurdas de tensão. Porquê?

Porquê a capacidade em A/h é a mesma. Mas não a capacidade de entrega de corrente. Esta capacidade é dada pela resistência interna, não pelo tempo que ela leva pra descarregar.

Se não fosse assim, meu uno fire que tinha bateria de 27Ah não daria nem mesmo partida.

Compartilhar este post

Link para o post
'Kleberlpa'

Seu erro está em comparar o A/h com a real capacidade de entrega de corrente, que é o crank.

Meu som é Trio, toca nas muvucas pras meninas fazerem coraçãozinho ...

DSC00550.jpg

E como postei lá atrás "Usar a Corrente (Craking Power) como referencia não é o ideal para o caso ... esta corrente é boa pra SPL ... coisas rápidas ... mas pra coisas como Trio Elétrico a corrente em A/H é muito mais importante ... que a corrente Craking Power... Claro que uma Bateria que alia as duas caracteristicas ... seria ideal !!!"

Pra você esta errado ... no problem ... mas na questão abaixo como devo fazer as contas ???

'JOAO DA BANDA'

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Como fazer a conta? Simples:

Sabendo que o crank current é a máxima corrente que você pode exigir para uma queda de tensão de 30% (logo, estamos falando em uma resistência no caminho, é ela quem limita a corrente, não o relógio), e você tem 3000A totais de crank, pode consumir:

3000A tendo uma queda de 30%.

1500A tendo uma queda de 15%

1000A tendo uma queda de 10%.

Logo, admitindo uma queda máxima de 10% na tensão de alimentação (que equivale a 10,8V num sistema de 12V e que, em tese, a fonte tem que compensar), você pode consumir aí, tranquilo, 24000W.

O Juliano falou em algum lugar sobre eficiência de 80%... então alimentaria 19200W na saída.

Mais que isto, só se a fonte conseguir compensar quedas maiores que esta. Aí pode mesmo chegar a alimentar os 25Kw. Só testando pra saber. Aliás, é um bom teste pra fábrica fazer, não? Independente se vai dar ou não a potência, pelo menos mostra qual é a aficácia dessa quantidade de baterias pro SD25k. Teste de potência de fábrica eu não acredito mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

João não me leve a mal, mas já está parecendo que vc não quer aprender mesmo, já foi bem explicado que a tensão A/H não é a usada para medir corrente da bateria, ainda mais de um modulo onde a tensão não é constante!

eu não entendo muita coisa, mas já intendi isso, e acredito pois se não não veria os resultados dos campeonatos!

Compartilhar este post

Link para o post
'Kleberlpa'

Como fazer a conta? Simples:

Sabendo que o crank current é a máxima corrente que você pode exigir para uma queda de tensão de 30% (logo, estamos falando em uma resistência no caminho, é ela quem limita a corrente, não o relógio), e você tem 3000A totais de crank, pode consumir:

3000A tendo uma queda de 30%.

1500A tendo uma queda de 15%

1000A tendo uma queda de 10%.

Logo, admitindo uma queda máxima de 10% na tensão de alimentação (que equivale a 10,8V num sistema de 12V e que, em tese, a fonte tem que compensar), você pode consumir aí, tranquilo, 24000W.

O Juliano falou em algum lugar sobre eficiência de 80%... então alimentaria 19200W na saída.

Ok !!!

Pode até aplicar a regra se o uso for para campeonato (máximo 8 segs) e seguindo seu raciocínio ficaria assim:

12,6V - 10% = 11,34V (desconto da queda da tensão)

11,34V x 2 = 22,68V (são duas Baterias em série)

22,68V x 1000A = 22.680Wrms (com a compensação da fonte pode chegar a 24000Wrms)

22.680Wrms / 1,2 = 18.900Wrms (conforme eficiência de 80%)

Como eu propus o uso em Trio e no Trio levamos em consideração o A/H pois o som toca por tempo prolongado a coisa pode ser assim ou você acha que eu teria que levar em conta os 22,68V ???

10080Wrms / 1,2 = 8400Wrms

Contar com o Craking em Trio é muito otimismo por isso acho melhor levar em consideração a pior das hipóteses que é o A/H !!!

Oque você acha Kleber ???

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post
'asneto_3'

João não me leve a mal, mas já está parecendo que vc não quer aprender mesmo, já foi bem explicado que a tensão A/H não é a usada para medir corrente da bateria, ainda mais de um modulo onde a tensão não é constante!

eu não entendo muita coisa, mas já intendi isso, e acredito pois se não não veria os resultados dos campeonatos!

Opa tranquilo !!!

Lê com calma que você vai ver que não é questão de "querer aprender" !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Boas galera, sou novo aqui mas velho na area, mas a questão de amplificadores a 24VCC tem muita eficiência como descrito nas repostasa anteriores, mas galera imaginem só, montar um sistema de amplificação toda em 24VCC, com alternadores auxiliares de onibus, galera os problemas dos conversores DC/DC dos amplificadores, queima precoce e desgastes de falantes, sem contar que com 24VCC o aquecimento dos conversores DC/DC vai pela metade, pois a corrente estando baixa ate a vida util do amplificador ira subir, sem contar que aplicando impedancias mais baixas nas saidas tera mais estabilidade, pois não tera as quedas bruscas de tensão e elevação de corrente constante, que quanto mais tende a tensão cair a corrente eleva.

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo no trio, uma musica não usa sempre o modulo no maximo, então essa folga acaba diminuindo a corrente e acaba aliviando a bateria por uns instantes e que acaba comepensando mais uns 8seg depois e assim por diante, claro que tem algumas musicas que nem tem como, mas mesmo assim, é só colocar um voltimetro que vc ve que o modulo não trabalha 15 min, puchando corrente maxima!

só se fosse onda de 100hz o tempo inteiro, sem folga ai seria outra coisa!

Compartilhar este post

Link para o post
John John... tirei suas viadagens do post pra ficar facil de evidenciar seu erro... basta ler com atenção oq vc mesmo escreveu e vc vai ver que tem um fator simples demais que vc não está vendo (ou não quer ver)

vamos brincar de "ache a diferença"

leia as partes em letra grande, negrito e sublinhadas e identifique a diferença entre elas:

Kleber !!!

Seguinte:

Tenho um Amplificador de 25000Wrms @ 24V e quero alimentá-lo com duas Baterias de400A/H @ 12V ligadas em série para dar os 24V que o Amplificador precisa.

Como você faria ???

Abraço !!!

João Otávio

VOCE MESMO, ao descrever as baterias usadas, às descreve como sendo de 400A/H, e depois, na hora da conta, usa o valor (a rigor, neste caso, arbitrário e equívoco) de 400A

isso é a mesma coisa que vc pegar um carro de F-1 e falar que é impossível ele atingir a velocidade que atinge pq tem apenas 50HP @ 1500rpm... isso não quer dizer que ele tenha apenas 50HP, mas a 1500RPM, ele só entrega isso! é como os 400A/H da bateria! em 1 hora de uso contínuo, ela consegue entregar 400A, mas isso não quer dizer que se eu "afundar o pé no acelerador" (elevar o volume do player exigindo mais do amp, em analogia ao motor do carro com uma rotação maior) eu não vá conseguir mais amperagem, ainda que por um periodo curto de tempo!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia João !

Como quer que eu diga que potencia vai dar com 2 baterias de 400A ?

Cada fabricante faz uma bateria diferente da outra, pode ter mais capacidade de reserva ou mais capacidade de pico.

Ja que você gosta de me perguntar bastante vou te perguntar tbm.

Quantas baterias são necessárias em A/H para o banda viking dar 10KW RMS ?

Juliano.

Juliano, vou dar o pitaco nessa tambem, olha esse amplificador ficou monstruoso, porem para alimentar esse monstrengu, o cara tem que instalar no minimo uns 6 alternadores de 140A rodando em 1000RPM para manter a diferença de potencial constante de 6 baterias de 150AH para conseguir o equlibrio eletrico entre consumo e amplificação certo.., e ainda contar que no mesmo sistema estara instalado uns 2 amplificadores para as medias e altas se o monstrengu estiver tocando "graves", pelo o que eu vi a respeito desse animal ele tem uma resposta de sub muito deficiente, ele não consegue descer nas baixas que os amplificadores importados que o pessoal mencionou que os graves é mais bonito e tal, e falo mais, quando estive fazendo treinamento na banda, eles estavam desenvolvendo o viking, perguntei ao paulo a respeito do sub-graves do amplificador ele me deu a seguinte resposta '' 30HZ a 6000HZ". Sempre digo aos meus clientes, amplificadores nacionais para resposta de sub's, não rola, a resposta dele é como se tivesse um compressor de audio esquelando essa faixa do espectru de audio responsaveis pela as frequencias que é maravilhosa quando se controi um gabinete preparado para o falante que ira acomoda-lo. E digo mais não adianta exagero de potencia, pois na minha cidade tem tornado tocando com ICE 1800 que eu montei a qual eu projetei e contrui os gabinetes, tocando muito melhor que tornado sendo tocado por 2nd que os concorrentes montam. Mas de acordo com o tempo que estou nesse ramo, não é exagero de potencia ou falantes robustos, e sim as devidas amplicações, saber como o falante se porta em determinados ambientes, tempetura que o cliente ira usar mais o som, o tempo que o som ficara ligado, se o cliente "BEBE", isso tudo influencia na eficiencia do sistema depois de montado.

Compartilhar este post

Link para o post
BIBA GABRIEL ... CONHECIDO COMO 'SubSonic' !!!

VOCE MESMO, ao descrever as baterias usadas, às descreve como sendo de 400A/H, e depois, na hora da conta, usa o valor (a rigor, neste caso, arbitrário e equívoco) de 400A

isso é a mesma coisa que vc pegar um carro de F-1 e falar que é impossível ele atingir a velocidade que atinge pq tem apenas 50HP @ 1500rpm... isso não quer dizer que ele tenha apenas 50HP, mas a 1500RPM, ele só entrega isso! é como os 400A/H da bateria! em 1 hora de uso contínuo, ela consegue entregar 400A, mas isso não quer dizer que se eu "afundar o pé no acelerador" (elevar o volume do player exigindo mais do amp, em analogia ao motor do carro com uma rotação maior) eu não vá conseguir mais amperagem, ainda que por um periodo curto de tempo!

Gostei de brincar de "ache a diferença" !!!

Agora vamos brincar de "deixa de ser chato" !!!! rsrsrsrs

Só não entende que é 400A/H quem não quer ... deixa de ser meticuloso !!!

Eu usei A/H porque o Amplificador vai ser usado em Trio (50HP uso moderado)

Se for para SPL ai vale oque o Kleber e CIA citou (50HP pé no fundo)

Pow Gaby ... deixa de ser preconceituoso ... chamando minhas coisas de viadagem ... sai do armário !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei de brincar de "ache a diferença" !!!

Agora vamos brincar de "deixa de ser chato" !!!! rsrsrsrs

Só não entende que é 400A/H quem não quer ... deixa de ser meticuloso !!!

Eu usei A/H porque o Amplificador vai ser usado em Trio (50HP uso moderado)

Se for para SPL ai vale oque o Kleber e CIA citou (50HP pé no fundo)

Pow Gaby ... deixa de ser preconceituoso ... chamando minhas coisas de viadagem ... sai do armário !!!

Abraço !!!

João Otávio

bom, já que vc não entendeu, eu vou desenhar! é sério!

olhe bem para essa imagem:

pancadao.jpg

esta imagem é do osciloscópio do foobar tocando este ruido aqui:

http://www.4shared.com/file/69376217/97294...ivo_Dj.html?s=1

nesta imagem vemos uma das "batidas" da musica, é um "poc" apenas, como vc pode ver, o POC em sí é aquela parte em que a onda ganha amplitude (se aproxima da borda na imagem)

para entender melhor:

pancadao2.jpg

pra não exigir muito de suas roldanas cerebrais, no momento de baixa amplitude, amp entregando 1/1000 de sua potencia nominal, a bateria tem um "descanso", e como vc pode ver, os picos são menores que os momentos de baixa amplitude, mesmo em um programa agressivo de pancadão, o fato da musica ser composta de picos permite que em cada pico desse, a bateria forneça algo proximo de sua corrente de pico, ou crank, ou corrente de partida!

POR ESTA RAZÃO é que uma bateria pode sim fornecer uma potencia superior à sua capacidade nominal POR HORA, quando falamos de pico (competição de SPL) ou mesmo no pancadão (programa musical, diferente de senoide pura, conforme imagens acima)

o que acontece é que NA HORA QUE O AMPLIFICADOR PRECISA, A BATERIA FORNECE A CORRENTE EXIGIDA!

agora deu pra entender????

Compartilhar este post

Link para o post
bom, já que vc não entendeu, eu vou desenhar! é sério!

BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA .... isso sim é VIADAGEM !!!

agora deu pra entender????

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

hand26

acho que agora caiu a ficha né??? =D

fico contente em ter ajudado!

só pra concluir, e meu post não virar flood como o seu ultimo:

quando vc diz que num pancadão tocando horas deve-se sim levar em consideração a corrente de reserva, eu concordo, parcialmente!

considerando a natureza modulada do programa musical, tanto em frequencia quanto em amplitude, o consumo de um amp de alta potencia tocando pancadão NUNCA será o mesmo de um amp tocando senóide pura! na senoide pura teremos um fornecimento de potencia total contínuo, entende?

eu não sei quanto a valores, mas um amp desse de 25KW tocando pancadão forneceria algo (creio eu) em torno de 6250RMS de média (considerando um ganho médio na musica de -9dB, isso serve pra varias musicas de SPL, e deve servir para pancadão)

dai sim a gente pode usar o seu cálculo:

400Ah x 24V = 9600WRMS

como vc pode ver, em média o amplificador de 25000WRMS vai fornecer em média 6250, ou seja, baterias que fornecessem apenas 260A de média, com possibilidade de atingir 1042A de crank seriam adequadas para manter um sistema tocando a máximo volume por 1 hora! ou seja, um par de baterias de 400Ah de boa qualidade (com um crank de mais de 1050A... todas do mercado devem ter isso) ligadas em série permitem que o SD25kd toque pancadão em volume máximo por aproximadamente 1 hora e meia!

Compartilhar este post

Link para o post

hand26

Cale-se Cale-se Cale-se... voce me deixa louuuuuuuuuCO!!!

rsrs zuera

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Eu falo que eles acham que tao produzindo energia atômica, estão criando energia.

Isso reafirma mais o que eu falo, vi uma sd8000 com quatro baterias de 300a bem carregadas passando mal, ou ela nao tem os 8000 ou existem divergencia entre modelos. A maioria dos usuarios de som automotico nao tem idéia do que é a grandeza 8000rms, é muita coisa. O mesmo acontece com a sd3000 que vários usuários adoram, realmente é ótima mas comparada a amplificadores gringos ou de boate que informam a mesma potencia, a comparacao e vergonhosa.

Já que os amplif.. nacionais é uma vergonha como vc está afirmando porque os Gringo ficão doido pra compar???

VC já deu uma olhada no World Recotds 2009??????? nas 12 categorias que existe 4 amplif é brasileiro "confirmado" e posso te dizer que ainda ten uns 3 "que não declaraaaaa" porque os griiingo tem que manter o seu nome :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...