Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
viniciusaleixo

Estudando Mecanica dos Fluidos na Faculdade

Recommended Posts

fetran2.th.jpg

Bom galera, alguem consegue ver nessa figura alguma semelhanca com nosso hobby?

Abraco...

MEC FLU é bem visto quando o cidadão está com aquela diarréia sinistra.... ushaiushiauhasiuh

Então, isso tem tudo a ver, ressonadores por exemplo....

Não consigo ver a fig.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A figura é de um ressonador.

E provavelmente o texto fala das perdas que o ressonador evita...

Chega a ser mais de 10 vezes mais eficiente usar uma "entrada" curva nos dutos...

Tem tudo a ver com nosso hobby, inclusive já passei um livro semelhante para o Jão Guilherme! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

nossa..nem me fala nessa materia do capeta

axei q tinha tirado um 10 lindo vejo um 2,4...ahuHUAHU

hj tem outra nessa nem vou pensando em tirar 10

Compartilhar este post

Link para o post
A figura é de um ressonador.

E provavelmente o texto fala das perdas que o ressonador evita...

Chega a ser mais de 10 vezes mais eficiente usar uma "entrada" curva nos dutos...

Tem tudo a ver com nosso hobby, inclusive já passei um livro semelhante para o Jão Guilherme! :vts

usei isso na minha nova caixa...

nos dois dutos..

4 ressonadores. 0 de sopro, nao sei se é por causa dos ressonadores, mas nao faz barulho nenhum nos dutos.. 000000 mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês tao tudo doido!

O problema disso ai é que a gente comeca a enxergar o que estuda em tudo que nos rodeia... só bebendo pra perder essa mania e olha lá...

Nao posso ver um carro fazendo uma curva, nao posso ver uma caixa de som, nao posso ver uma torneira aberta que comeco a ver números e formulas na minha frente etc etc etc etc

este é meu desabafo :vts:vts:vts:vts

Compartilhar este post

Link para o post
Vocês tao tudo doido!

O problema disso ai é que a gente comeca a enxergar o que estuda em tudo que nos rodeia... só bebendo pra perder essa mania e olha lá...

Nao posso ver um carro fazendo uma curva, nao posso ver uma caixa de som, nao posso ver uma torneira aberta que comeco a ver números e formulas na minha frente etc etc etc etc

este é meu desabafo :vts:vts:vts:vts

[""]

CARA QUE ESTUDOU MUITO: DETECTED!

Compartilhar este post

Link para o post
[""]

CARA QUE ESTUDOU MUITO: DETECTED!

pior que nao jao, mas a diferenca entre eu e os nerds que mandam muito bem em provas e formulas é que eles se apegam só nessa parte, já eu sempre fico tentando ver a parte pratica do estudo. 4 anos de baja, 1 ano em empresa que fabrica maquinas de corte a laser, 1 ano estagiando na alemanha, acaba nisso, vendo a teoria na prática mesmo "sem querer". As vezes é bom, conseguimos entender muitas coisas, mas as vezes deixa um pouco bitolado.

Por exemplo quando um carro faz uma curva ali na esquina o cara já fica analisando o comportamento, a rolagem, imaginando os angulos da suspencao e direcao, a deformacao dos pneus e por ai vai..... é côidiloooooooko :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

To ligado..

Coisa de louco mesmo... Mas pelo menos sabe o que está acontecendo!

Compartilhar este post

Link para o post

Está ai a única disciplina difícil que eu queria estudar, mas não tem no meu curso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ressonador e comportamento de fluidos em transiçao....

Materia interessante...mas acho q na minha engenharia nao via ter = /

vc poderia passar umas dicas pra nois de como se comporta os fluidos com ressonadores e tal..qual seria melhor AUAUHAH ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Passou pra vc mesmo?! O.O

Compartilhar este post

Link para o post
pior que nao jao, mas a diferenca entre eu e os nerds que mandam muito bem em provas e formulas é que eles se apegam só nessa parte, já eu sempre fico tentando ver a parte pratica do estudo. 4 anos de baja, 1 ano em empresa que fabrica maquinas de corte a laser, 1 ano estagiando na alemanha, acaba nisso, vendo a teoria na prática mesmo "sem querer". As vezes é bom, conseguimos entender muitas coisas, mas as vezes deixa um pouco bitolado.

Por exemplo quando um carro faz uma curva ali na esquina o cara já fica analisando o comportamento, a rolagem, imaginando os angulos da suspencao e direcao, a deformacao dos pneus e por ai vai..... é côidiloooooooko :rolleyes:

ca*****, baja... eu nao faço UFES (univercidade aqui do ES) '~ao, mas um amigao meu faz e eu sempre ia la ver os carrinho do baja e aprender com a galera... aprendi muita coisa la com eles...

é um projeto muito legal.. e muito sério, eu podia olhar e ouvir tudo, menos por a mão no carro deles!

Compartilhar este post

Link para o post
Passou pra vc mesmo?! O.O

Existem outro Jão Guilherme no fórum!

Eu ainda não estou tão louco assim!

Já postei 3 vezes a mesma coisa aqui (em momentos diferentes) e não saiu... Como sou teimoso, vou tentar de novo!

Lembrem que essas leis valem para escoamento laminar... 99,9% dos casos são turbulentos (inclusive o ar no duto, acredito eu)....

Logo, é uma boa noção, mas não comecem a calcular coisas que nem loucos! Aprendam o conceito. Melhora, ajuda, deixa de criar vortices e tal...

MecFlu sux! Oooo negocinho complicado! Eles ainda querem facilitar, e ensinar a parte mais fácil... Mesmo assim é fo** pra ca*****!

Existe muita coisa que simplesmente não dá para calcular...

Agora, tendo tudo isso em vista... Vocês ainda confiam no WinIsd?! :vts :vts Acredito que "feeling" conta mais que winisd para simular dutos... Simular a velocidade do ar e afirmar se vai soprar ou não

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post
Logo, é uma boa noção, mas não comecem a calcular coisas que nem loucos! Aprendam o conceito. Melhora, ajuda, deixa de criar vortices e tal...

:+1

Agora, tendo tudo isso em vista... Vocês ainda confiam no WinIsd?! :vts :vts Acredito que "feeling" conta mais que winisd para simular dutos...

-1

:P

Compartilhar este post

Link para o post
Existe muita coisa que simplesmente não dá para calcular...

Concordo... Praticamente tudo que se vê de cálculo em MecFlu (pelo menos no começo) é em regime laminar, em situações que tendem ao ideal. Ou ensinam a calcular coisas com pouca utilidade prática. Trabalhar com fluidos de verdade exige muita simulação, muito experimento prático, não é algo simples. Inclusive tem uma parte da MecFlu que estuda a relação entre as variáveis em tamanho real versus escala.

Se fosse fácil, as equipes de F1 não teriam túnel de vento, bastaria meia dúzia de nerds com calculadoras.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, tendo tudo isso em vista... Vocês ainda confiam no WinIsd?! :vts :vts Acredito que "feeling" conta mais que winisd para simular dutos... Simular a velocidade do ar e afirmar se vai soprar ou não

:+1

Agora sim!!! O velocidade no duto eu considero a parte mais falha dos programas de simulacao, até porque nao sei os parametros adotados pelo programa para as equacoes, mas de qualquer modo o programa nao vai mostrar a realidade neste quesito, e às vezes passa looooooooonge

Compartilhar este post

Link para o post
HP 50G :vts

Nah, Excel > all hehehe tem também MatLab, etc... Sou engenheiro mecânico, mas não trabalho na área, faz algum tempo que não mexo com essas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra que qq um q nao é da area de engenharia possa entender, a figura trata de 4 dutos com diferentes aberturas, semelhantes as que nos usamos em nossas caixas de som...

Duto rente a frente da caixa

Duto saindo pra fora da caixa

Duto retangular com curvamentos

Duto do tipo " ressonador"

<<Ef >> significa a perda gerada pelas formacao dos vortices, famosas turbulencias...

Observem com atencao que no duto do tipo "ressonador" o Ef total e 1/6 do Ef comun...

Ou seja a vc consegue reduzir 6x a perda, usando um duto com ressonador ... Isso em comparacao aos dutos comuns, rente a frente da caixa..

Sera pq o pessoal do spl, usa dutos de 8 polegadas e ressonadores nas pontas dos dutos?? eles tentam de qq forma diminuir a perda por turbulencia..

Achei interessante e postei, espero que tenham gostado, e se alguem tb viu uma coisa legal no dia dia ou na facul que tem relacao com som, posta ai, pq aprender nunca e demais...

Abraco aew..

Compartilhar este post

Link para o post
Observem com atencao que no duto do tipo "ressonador" o Ef total e 1/6 do Ef comun...

Ou seja a vc consegue reduzir 6x a perda, usando um duto com ressonador ... Isso em comparacao aos dutos comuns, rente a frente da caixa..

Sera pq o pessoal do spl, usa dutos de 8 polegadas e ressonadores nas pontas dos dutos?? eles tentam de qq forma diminuir a perda por turbulencia..

Abraco aew..

Será porque que eu uso dutos de 4" com ressonador ?? uishiuhaiush só não coloquei duto de 6" ou mais por causa do tamanho!

Estava eu pensando aqui com minha simples cabeça (de cima) eeeee... a angulação ideal para o ressonador é de 45º ??

Nunca fiz mec flu, mas esse final de semana ou mecher com 2 ressonadores e vou dar uma estudada em algumas coisas! se alguem puder me responder isso, já ajuda...

vlw

Editado por Gui_MA

Compartilhar este post

Link para o post

o comprimento do ressonador altera em que ?

porque, se eu fizer um ressonador com paredes em 45º com 5cm, vai ser igual a paredes com 10cm ? ou vai ser mais eficiente ?

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei um P3 12" denovo... KKKK

Agora vou fazer um duto com 260cm² por 96cm, vou bolar um jeito de adicionar um ressonador na caixa tambem, na parte interna e na externa do duto.

Deve-se somar o comprimento do ressonador ao duto, ou apenas o duto de 96cm por exemplo, e add o resonador nas pontas ?

E se apenas um dos lados tiver ressonador ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...