Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

[Quality Sound] Regras/Mudanças para temporada 2010

Recommended Posts

R2_luciano disse:
Ainda restam algumas dúvidas quanto ao equipamentos modificados:.

Mas e quanto aos crossovers DIY, ativos e passivos?

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué...

Para mim, deve-se optar melo mais simples.

O que for equipamento IDÊNTICO ao comprável em prateleiras de lojas, ok!

O que não for idêntico = Expert.

Não se trata de "fazer justiça", mas sim de SIMPLIFICAR a categorização e evitar uma série de emendas e retalhos...

Compartilhar este post

Link para o post

E eu?

Meu equipamento é montado... Não se compra em prateleiras!

Não de som automotivo, ao menos. Software eu mechi... Tela eu mechi (adaptei no carro), Gabinete eu mechi, cabos RCA DIY (não meus, do SubSonic)...

Eu como fico na história? :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  João Guilherme disse:
E eu?

Não de som automotivo, ao menos. Software eu mechi... Tela eu mechi (adaptei no carro), Gabinete eu mechi, cabos RCA DIY (não meus, do SubSonic)...

Eu diria: arrume um outro HU ou seja feliz da Expert! :P

Compartilhar este post

Link para o post
  João Guilherme disse:
E eu?

Por isto mesmo que eu falei em cnsiderar apenas algumas mods. Se a placa de som é stock, não vejo porquê o que está atrás dela tenha que ser considerado, já que não estão diretamente na cadeia do áudio. Se a CPU é Intel, AMD ou o que seja, não tem qualquer impacto na qualidade do áudio. Software até tem, mas nada que qualquer um não tenha acesso, logo, não depende de conhecimentos mestredosmagosíticos pra implementar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, por isso que disse que o bom senso vai sempre prevalecer.

Compartilhar este post

Link para o post
  Ianaconi disse:
Sim, por isso que disse que o bom senso vai sempre prevalecer.

É importante lembrar que é sempre impossível agradar a todos. Vamos (nós competidores) aguardar a divulgação oficial das regras, depois competir de acordo com elas, sem fazer biquinho.

Afinal opinião todos já demos as nossas, agora é aguardar. Espero que as regras consigam ao máximo levar pra categoria expert aqueles competidores com vantagem competitivas, e não aqueles que só procuraram um jeito mais barato de montar o som.

Compartilhar este post

Link para o post

isso é complicado!

eu sou um cara extremamente chato com fabricação, se eu fosse usar um tweeter com capacitor (até aqui não modifiquei nada, só comprei um capacitor e tô usando ele como passa alta de 1ª ordem), se não desse pra deixar o capacitor no borne do tweeter, eu faria uma plaquinha legal pra fixar, e criaria um crossover bonitinho, até pra ganhar uns pontinhos por atenção a detalhes... e ai? como fica? isso é um crossover passivo modificado! se eu inventar de montar um de 2ª ordem intão, seguindo a tabelinha do proprio autosom, e montar ele em uma caixinha acrílica, e TODO meu sistema for stock, HU, amps, cabos e falantes... automaticamente eu vou competir com o pessoal da EXPERT... e me ferrar grandão! pq o sistema é simples, mas tem um elemento DIY!

se for assim, metade do forum vai pra EXPERT (ou mais), quase todo mundo tem elementos no sistema q são DIY, e interferem na qualidade do som!

um cabo com RGC e conectores Sto. Angelo é modificação, não existe pra vender (existe, mas é um DIYer q faz e vende), ele interfere (e COMO) na qualidade do áudio, e joga um cara com um sisteminha simples e barato na categoria mais avançada do campeonato!

sei lá... isso tá bem CINZA pra mim ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

como o ianaconi disse, prevalece o bom senso, um crossover passivo, cabos diy não são coisas de outro mundo

mas alterar componentes de um amplificador e cd player, puxar DAC, ou fabricar um auto falante já é bem mais complicado!

sem fazer tempestades em copo dágua, atentem ao bom senso.

pergunta agora, como logista poderei ficar dentro do carro na audição para escutar as coisas que o juiz va falar e assim providenciar as modificaçoes necessarias para o cliente, ou somente ele poderá fazer isto? algo como ficar de consultor pros meus clientes, ou lá eles tem que estar por si só?

Editado por murilloalanis

Compartilhar este post

Link para o post
  SubSonic disse:
isso é complicado!

se for assim, metade do forum vai pra EXPERT (ou mais), quase todo mundo tem elementos no sistema q são DIY, e interferem na qualidade do som!

Tem que ser assim.

Algumas pessoas tem que entender que a ideia do campeonato nao eh para o Autoforum. Eh para todo mundo, desde lojista a fabricante a cliente final da loja simples de bairro.

Tem que se usar o bom senso, tipo o cara usou um cabo feito pela loja, ok. Pois cabos voce pode mandar fazer em qq lugar. O cara tem um divisor de frequencias passivo que foi montado? ok tambem, pois nem todo kit vem com crossovers.

Se voce (qualquer pessoa) acha que um cross passivo feito pela nasa tb eh uma vantagem, nao tente burlar o regulamento ou dar uma de esperto. Entre na expert e participe de maneira saudavel.

Afinal o objetivo eh se beneficiar da evolucao do mercado, nao se beneficiar dos coitados da amador/novato que entram no camp recomendados pelas lojas que eles sao clientes.

Imagina, dai ele entra na competicao, acha que ta abafando pq comprou tudo que o lojista recomendou, fez no capricho, gastou uma grana la... e o espertao do forum levando vantagem com equips modificados.

Minha dica eh parar de pensar no proprio umbigo e pensar no evento como um todo.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Só o competidor pode estar no carro, ou uma pessoa designada por ele. Apenas 1 pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post
  Fabio Arisa disse:
Tem que ser assim.

Algumas pessoas tem que entender que a ideia do campeonato nao eh para o Autoforum. Eh para todo mundo, desde lojista a fabricante a cliente final da loja simples de bairro.

Tem que se usar o bom senso, tipo o cara usou um cabo feito pela loja, ok. Pois cabos voce pode mandar fazer em qq lugar. O cara tem um divisor de frequencias passivo que foi montado? ok tambem, pois nem todo kit vem com crossovers.

Se voce (qualquer pessoa) acha que um cross passivo feito pela nasa tb eh uma vantagem, nao tente burlar o regulamento ou dar uma de esperto. Entre na expert e participe de maneira saudavel.

Afinal o objetivo eh se beneficiar da evolucao do mercado, nao se beneficiar dos coitados da amador/novato que entram no camp recomendados pelas lojas que eles sao clientes.

Imagina, dai ele entra na competicao, acha que ta abafando pq comprou tudo que o lojista recomendou, fez no capricho, gastou uma grana la... e o espertao do forum levando vantagem com equips modificados.

Minha dica eh parar de pensar no proprio umbigo e pensar no evento como um todo.

abs

concordo com o que vc disse, mas a idéia não é "levar vantagem" mas sim definir a linha entre instalação e seus elementos e modificações de equipamentos!

se vc for ver, só do individuo fazer uma caixa que não é a recomendada pelo fabricante, ele já está interferindo, lembrando que o sonofletor é um conjunto de driver+caixa, entende? se vc for ser taxativo e inflexível, vira uma coisa impraticável! EU SEI QUE NÃO SERÁ ASSIM...

entendo que o bom senso será o guia dos juízes, e na verdade o meu post foi justamente para ressaltar possiveis confusões que podem ocorrer quanto à regra! eu concordo com a divisão de categorias como está, mas acho que o "bom senso" deve ter parametros explicitos, não por mim, eu provavelmente só vou competir no fim do ano que vem, não to pensando em mim, mas sim nos proprios juízes que COM CERTEZA serão alvo de acusações de parcialidade, ao mesmo tempo que se eles levarem a ferro e fogo, estarão prejudicando muitos competidores que se valem de pequenas modificações (nada "EXPERTS", coisas corriqueiras cujas informações estão ai, gratuitas para qualquer um) PRINCIPALMENTE para reduzir custos! se não existisse a possibilidade de fazer muita coisa eu mesmo, certamente eu nem pensaria em participar de um campeonato, o custo fica totalmente fora das minhas possibilidades! eu certamente não teria um subwoofer aqui do meu lado no meu quarto (midbass ganhado, recondicionado por mim msm e caixa DIY, ligado com cabo DIY em um amplificador modificado para receber o sinal do PC... modificação pesada... som mediano, certamente nada EXPERT, e custo irrizório)

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente o que o Fabio falou. O campeonato não é só para o forum.

Pessoal tem que abrir mais a cabeça, e pensar no geral.

Estão falando coisas antes da hora. Em breve iremos divulgar o manual completo para temporada 2010.

Compartilhar este post

Link para o post
  Ianaconi disse:
Exatamente o que o Fabio falou. O campeonato não é só para o forum.

Pessoal tem que abrir mais a cabeça, e pensar no geral.

Estão falando coisas antes da hora. Em breve iremos divulgar o manual completo para temporada 2010.

blz! aguardando o manual!

é que do jeito que tava sendo falado e discutido... me pareceu estranho, só isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu acho que as regras tem que ser CLARAS. Bom senso acho algo bem complicado de levar em conta quando vc está pagando pelo serviço. Eu posso achar que o cara está tendo vantagem por algum mod, pagar a taxa, verem que o equip é mod mesmo, mas o bom senso do organizador diz que aquilo vale. Eaí? Eu perdi meus 50 reais ou não?

Eu acho que seria melhor colocar logo onde não pode mod e onde pode. Cabos e cross eu prefiro que fique fora da lista senão complica pra muita gente. Mas e se aparecer um cara com cross da nasa como diz o Arisa? Bem eu acredito que vamos ter que conviver com o bom senso do competidor de entrar na categoria correta...

Afinal a idéia inicial (e eu acho que o fundamental é isso) é nós podermos ganhar em conhecimento, não necessariamente ver quem fica na frente do outro.

Só umá idéia. Eu acredito que a categoria profissional deveria ter apenas pessoal do ramo, afinal, é isso que o nome diz, o balam ou seja lá quem ganhar a amador não tem como ser considerado profissional sem trabalhar no ramo. Acho que seria mais óbvio que o cara fosse pra expert. Profissional deveria ser uma categoria para lojistas, e só, inclusive eu acho até injusto o balam (ou qq outro) poder usar equips de qq marca e o lojista ter que usar das marcas com as quais ele trabalha. Extrapolando, o cara pode ter grana e estar lá com equips stock como Venti / Milbert / Zelos / Luxmann / Rainbow Ref / Sony xes / cabos Acapela Silver disputando com o pessoal de marcas nacionais???

Desculpa usar teu nome balam, mas foi vc que ganhou no campeonato que eu acompanhei hehehe

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

A divisão de classes já está definida.

Quanto a regras tudo vai estar definido no manual, como já foi dito.

Estará bem claro o que pode e o que não pode.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não li todos os post... mas acho que os MOD´s devem ficar restritos ao HU, Amplificadores e falantes (falantes em si). Acho que os cabos e crossoveres deveriam ser liberados.

Talvez a restrição total devesse ser somente na primeira categoria.

Editado por Herweg

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta um pouco idiota...

Tem como saber se o equipamento não é stock?

Digo, os amplificadores normais tem... Mas se o cara aparece com algo que ninguém nunca viu, ficaria a palavra dele contra a do juiz....

Edit: Eu sei que está definido, será claro e não tenho dúvidas disso. Concordo com a regra (desde que cabos fiquem de fora) e conheço a competência dos organizadores. Apenas é uma dúvida minha!

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post
  João Guilherme disse:
Uma pergunta um pouco idiota...

Tem como saber se o equipamento não é stock?

Digo, os amplificadores normais tem... Mas se o cara aparece com algo que ninguém nunca viu, ficaria a palavra dele contra a do juiz....

Edit: Eu sei que está definido, será claro e não tenho dúvidas disso. Concordo com a regra (desde que cabos fiquem de fora) e conheço a competência dos organizadores. Apenas é uma dúvida minha!

Isso dá pra pesquisar depois do campeonato. É só tirar e guardar fotos dos equipamentos.

Uma coisa é importante de ser lembrada: Até aqui a organização contou com o bom senso dos competidores para ser inscreverem na categoria correta, e ocorreu uma divisão bem bacana, então acho difícil ver gente falsificando certidão de nascimento pra jogar no "dente de leite". O cara com cross da NASA, mesmo que for permitido no regulamento, não vai querer participar na novato, do mesmo jeito que o Ronaldo não iria querer jogar na aspirantes.

Na Iasca, a categoria Expert é só pra que já ganhou a profissional, os competidores a desejam, só o fato de poder competir com este status já garante que sua loja é top. Pelo menos na época da Iasca Brasil era assim.

Compartilhar este post

Link para o post
  R2_luciano disse:
Isso dá pra pesquisar depois do campeonato. É só tirar e guardar fotos dos equipamentos.

Uma coisa é importante de ser lembrada: Até aqui a organização contou com o bom senso dos competidores para ser inscreverem na categoria correta, e ocorreu uma divisão bem bacana, então acho difícil ver gente falsificando certidão de nascimento pra jogar no "dente de leite". O cara com cross da NASA, mesmo que for permitido no regulamento, não vai querer participar na novato, do mesmo jeito que o Ronaldo não iria querer jogar na aspirantes.

Na Iasca, a categoria Expert é só pra que já ganhou a profissional, os competidores a desejam, só o fato de poder competir com este status já garante que sua loja é top. Pelo menos na época da Iasca Brasil era assim.

Exatamente!

Competir na EXPERT é um PRIVILÉGIO, não um ônus!

É assim que deve ser visto!

Espero que um dia a EXPERT seja apenas de campeões, também!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu dia eu estarei lá!

Ano que vem almejo amador :P:vts

Claro, se conseguir TOP 7 neste campeonato... Se não, continuo no iniciante...

Compartilhar este post

Link para o post
  murilloalanis disse:
top 7 pra pulae de categoria jão? cade o cara que falava de top 5?

Casão, rssilva, triatletadan, Capone...

Tudo isso na Iniciante =O

Pegar top5 seria pegar primeiro, para mim :vts

Top7 é uma meta bastante plausível...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...