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casão

Time alignment e direcionamento de falantes para palco definido e larg

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up

 

Grande Douglas, excelente tópico. Foi bom ter dado um up!

 

Tive a oportunidade de ouvir o corsa do Casão aqui em Brasília e surgiu uma incompatibilidade de ajustes entre o que ele utilizava e o que eu acho correto para o uso. Sempre li e tentei entender alguns conceitos pra melhorar o áudio dos meus carros. O alinhamento de tempo que o Casão usava era pra fixar o centro do palco na cara do motorista e não no centro do painel. Se a largura de palco deve estender-se de coluna a coluna, o mais lógico é que o centro do palco fique em um ponto eqüidistante entre as colunas. Creio que o problema narrado por ele nesse tópico é causado justamente por esse aspecto. Se você coloca o centro do palco na cara do motorista, ou seja centro-esquerda, é provável que o lado esquerdo do seu palco fique espremido entre o volante e a coluna esquerda. Creio que faltam definições mais claras sobre o posicionamento do palco sonoro. Em todos os textos que tive oportunidade de ler isso nunca fica bem claro, de que o centro do palco tem que ser no centro do painel. Claro que existe a coisa do gosto pessoal, só que deve haver uma definição quanto a isso. Quando ouvi o carro do Casão (o Fred inclusive estava junto), ele se queixou do palco. Fui mecher pra ver se melhorava alguma coisa e fiz a centralização do palco no centro do painel. Ficou bem definido o posicionamento dos instrumentos, a cantora no centro do painel e palco largo, de coluna a coluna

e com excelente foco. Quando ele ouviu, pedi que me apontasse onde estava o centro do palco e ele apontou no meio do parabrisa, logo abaixo do retrovisor. Pensei: missão cumprida! Mas ele se queixou de que o palco estava deslocado para a direita, ou seja, tinhamos referenciais diferentes quanto ao posicionamento. Segundo ele, "isso é coisa de americano", o que discordo. Pelo que sei, centro do painel deve ser a referência de centro do palco (me corrijam se eu estiver errado). Creio que falta mais definição quanto a esse posicionamento pra orienta o pessoal que queira se aventurar no mundo da qualidade de áudio.

 

Um abraço,

Sérgio.

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Concordo com você Sergio. Também já vi outras pessoas com essa mesma dúvida.

Se era isso faz todo sentido, o palco vai ficar com a largura comprometida do lado esquerdo, na época ninguem falou isso.

Outra coisa, para quem tem player que meche no TA por cm, tem que colocar a distância no direito e não no esquerdo. Diferente do alpine que vc atrasa o esquerdo.

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Concordo com você Sergio. Também já vi outras pessoas com essa mesma dúvida.

Se era isso faz todo sentido, o palco vai ficar com a largura comprometida do lado esquerdo, na época ninguem falou isso.

Outra coisa, para quem tem player que meche no TA por cm, tem que colocar a distância no direito e não no esquerdo. Diferente do alpine que vc atrasa o esquerdo.

 

Tenho um Pioneer c/TA (P880PRS)

 

1- Modo 3WAY

2- Escolhi a posição do ouvinte (motorista- Front Left)

3- Medi as distâncias dos TW+Mid (Considerei a mesma distância p/ambos pois estão encostados) até o centro do encosto, p/os midbass a mesma coisa. Só p/não começar do zero

4- Corrigi um pouco de ouvido até centralizar o vocal no centro do painel

5- Realmente tenho a impressão q tem um falante no centro do pára-brisa

Pronto, mto simples. Isso p/os Pioneer.

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O alinhamento de tempo que o Casão usava era pra fixar o centro do palco na cara do motorista e não no centro do painel.

 

Se a largura de palco deve estender-se de coluna a coluna, o mais lógico é que o centro do palco fique em um ponto eqüidistante entre as colunas.

 

Usando esta mesma lógica que comentou, então o motorista deveria dirigir com o banco no meio do carro para ter uma visão equidistante das colunas...

 

Mas não é o que acontece na prática. Por isto será que com o carro em movimento o ideal não era que o centro estivesse na frente do motorista, na sua mesma linha de visão? Ou deveria estar deslocado para a direita, com a sensação que esta um pouco para o lado dele?

 

Já pensei bastante no assunto, e tenho achado que o mais agrádavel para o dia a dia não é no meio exato do painel...

 

Mas há controvércias...

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Realmente qnd se poe o cantor para o centro, o palco fika bastante largo e definido! Qnd se espreme para a esquerda, tentando deixar o foco do cantor a frente do motorista, se perde e muito em definição na esquerda, sendo assim, no meu ponto de vista, errado de se ajustar! Claro, q qnd saimos de um player sem T.A., onde a voz eh totalmente espalhada, sem foco, e passamos a ouvir o canto no centro do painel, se tem uma diferença e um pekeno incomodo sim nos primeiros dias, fica tudo muito estranho de ouvir, mas é so kestao de costume. Hj ja acho estranho ouvir um set onde nao se tem o T.A. centralizado! So kestao de adaptação para depois ficar agradável pra ouvir!

 

No Alpine(cda-117), a medida usada da distancia é cm ou polegadas(inch). Entao, é so calcular a distancia do ouvinte pro left e pro right e fazer a subtração. o resultado que der é só jogar no left(delay) e pronto, ta centralizado direitinho. Se precisar é de uma pekena mudança pra acertar mais ainda!

Editado por RaoniPaiva

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No meu set, acabei usando um pouco de delay no lado direito, ajudou a melhorar o foco. Tem que ficar atento que depois de ajustar o TA, dá uma bagunçada na fase. No meu set, quando passa de 34cm, já inverte a fase, é bem nítido.

Abs

Edit: Lado DIREITO, não esquerdo como havia escrito.

Editado por rickfvb

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Usando as 7 batidas do cd de teste, percebo que por mais que o palco esteja centralizado, as batidas da esquerda sempre estão mais juntas, em todos os carros que já ouvi.. eu acho normal isso, até pq os falantes estão ali, pertinhos... o ambiente automotivo cria dificuldades... acho que o ideal mesmo é colocar a poltrona e o volante no meio do carro, igual os gringos fazem nos campeonatos.. aí sim.. é a melhor saída :)

Editado por Edgrau

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Usando as 7 batidas do cd de teste, percebo que por mais que o palco esteja centralizado, as batidas da esquerda sempre estão mais juntas, em todos os carros que já ouvi.. eu acho normal isso, até pq os falantes estão ali, pertinhos... o ambiente automotivo cria dificuldades... acho que o ideal mesmo é colocar a poltrona e o volante no meio do carro, igual os gringos fazem nos campeonatos.. aí sim.. é a melhor saída :)

 

Eu percebo isso também, mas se vc deslocar a cabeça para o centro do carro, como se a poltrona estivesse no meio, as batidas ficam simétricas.

 

Mas quanto ao acerto do palco, não tem muito milagre a se fazer, se perde um pouco em alguns pontos para ganhar em outros, cobertor curto mesmo.

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Claro, q qnd saimos de um player sem T.A., onde a voz eh totalmente espalhada, sem foco

 

Pode-se conseguir um palco centralizado,focado e com uma boa imagem utilizando um player sem TA.

Era o que se fazia nos velhos tempos... Muito tempo perdido no posicionamento dos falantes.

 

Mas se existe o recurso é pra ser utilizado mesmo...

 

Ideal é q não precisasse utilizar o atraso, mas é difícil pra caramba.

 

Por isso que eu tiro o chapéu pro pessoal que competia na "finada" Iasca, acho q hj em dia quem sabe utilizar o aparato tecnológico disponível precisa "suar menos" a camiseta.

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Eu tenho lá minhas duvidas desse tempo... já vi projetos campeoes da epoca, porêm usando pezinhos, aí sim... pois em portas, sem TA, nunca vi nada tao especial assim (no quesito palco centralizado)... talvez nesse caso a exigencia fosse menor, diante de uma situação tão complicada... sem os recursos disponiveis tao facilmente hoje em dia... sei lá..

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Usando esta mesma lógica que comentou, então o motorista deveria dirigir com o banco no meio do carro para ter uma visão equidistante das colunas...

 

Mas não é o que acontece na prática. Por isto será que com o carro em movimento o ideal não era que o centro estivesse na frente do motorista, na sua mesma linha de visão? Ou deveria estar deslocado para a direita, com a sensação que esta um pouco para o lado dele?

 

Já pensei bastante no assunto, e tenho achado que o mais agrádavel para o dia a dia não é no meio exato do painel...

 

Mas há controvércias...

 

Por isso comentei quanto a falta de um ponto de referência quanto ao assunto. Logicamente o gosto pessoal é que manda mas, prefiro pensar que estou na platéia, mas sentado na posição centro-esquerda. Acho pouco provável você ter uma boa imagem de palco com tudo "amontoado" do lado esquerdo. Na MINHA OPINIÃO PESSOAL, espero que fique bem claro isso, é errado esse acerto à frente do motorista. Exatamente por esse motivo que carros de competição são completamente alterados, colocando o banco do motorista no meio do carro e, em alguns casos, posicionado no local do banco traseiro. Essas transformações são inviáveis para o uso diário, ou seja, é totalmente utópico ter o palco sonoro à frente do motorista com a correta noção de espacialidade e largura de palco. Ressalto mais uma vez que essa é minha opinião sobre o assunto e que cada um utiliza da forma como achar melhor.

 

Um grande abraço,

Sérgio.

 

Edit: Erro de português!

Editado por sergiomontanha

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Usando esta mesma lógica que comentou, então o motorista deveria dirigir com o banco no meio do carro para ter uma visão equidistante das colunas...

 

Mas não é o que acontece na prática. Por isto será que com o carro em movimento o ideal não era que o centro estivesse na frente do motorista, na sua mesma linha de visão? Ou deveria estar deslocado para a direita, com a sensação que esta um pouco para o lado dele?

 

Já pensei bastante no assunto, e tenho achado que o mais agrádavel para o dia a dia não é no meio exato do painel...

 

Mas há controvércias...

 

Sim, o PERFEITO seria o motorista ficar no centro do "palco", mas isto traz muito mais problemas.

 

TA ajuda, mas nunca resolve. A questão é espaço físico... e aí, mais ou menos 30% fora do centro, forçar um centro do palco onde não existe implica num "esmagamento" de toda a informação do lado esquerdo. Qualquer faixa que use bem o espaço vai denunciar que fica tudo bagunçado. Nas 7 batidas, geralmente 5 delas correspondem ao espaço entre os falantes num acerto "normal". Com o centro puxado pra esquerda, fácil fácil as 3 primeiras tocariam no MESMO lugar, a do centro tocaria em cima do motorista, e as seguintes seriam bem espalhadas até o extremo direito.

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Bom, eu vejo esse povo saudosista (sem ofensas) falanto do tempo que não tinha T.A e bla bla bla... Pois bem, eu consegui testar os tweeteres equidistantes no meu carro, e... ficou uma bosta. Pior do que com um direcionamento com PLD sem ajustes. As reflexões (mais) desorganizadas são extremamente destrutivas.

 

Se nos kicks fica melhor, não sei. Eu acho uma baita perda de tempo. Pra mim não vale um PLD um pouco melhor (que ainda assim não te livra do Haas) em troca de uma atenuação brutal. A não ser que você vai usar algo muito potente com eq (uma horn, talvez) ou seja perneta.

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Como você fez o equidistante?

 

Puxando o tw da direnta mais pro centro?

 

E o médio-grave?

 

E as reflexões no parabrisa?

 

Tem muita coisa que muda.

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Kleber, eu disse tweeter. Um encostado no fundo do parabrisa, e o outro quase voando na janela do passegeiro. Não estou questionando isso em ambiente residencial, apenas no carro. E no carro sim, fica muito ruim.

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O meu aparelho eu simplismente configurei o carro como "hatch" e a localização dos falantes, "porta" em ambos, e ele me resulto na distância de 0,39ft para os traseiros e 0,92ft para o sub, ficando assim:

(medidas em fts)

 

front left - front right

0,00 ............. 0,00

rear left - rear right

0,39 ............. 0,39

sub

0,92

 

Logo em seguida eu setei, quero configurado para a posição do motorista, com isso, ele soma uma distância para os falantes do lado direito, resultando em:

 

front left - front right

0,00 ............. 1,12

rear left - rear right

0,39 ............. 1,51

sub

0,92

 

Esta "certo"? :unsure:

 

Existe MUITA diferença ter controle de TA independentes para MID e TWT ? Como é possível ter esse controle ? :huh:

Editado por FernandoCechinel

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Bom, eu vejo esse povo saudosista (sem ofensas) falanto do tempo que não tinha T.A e bla bla bla... Pois bem, eu consegui testar os tweeteres equidistantes no meu carro, e... ficou uma bosta. Pior do que com um direcionamento com PLD sem ajustes. As reflexões (mais) desorganizadas são extremamente destrutivas.

 

Se nos kicks fica melhor, não sei. Eu acho uma baita perda de tempo. Pra mim não vale um PLD um pouco melhor (que ainda assim não te livra do Haas) em troca de uma atenuação brutal. A não ser que você vai usar algo muito potente com eq (uma horn, talvez) ou seja perneta.

Mas a questão não é só o posicionamento do tw, quando me refiro a posicionamento, falo de todas as vias.

Pelo menos eu não achei perda de tempo os testes de posicionamento que eu fiz no meu carro, pois consegui "atenuar" bastante o uso do TA.

Eu senti que quanto maior era o atraso usado no Alpine (9887) mais "estranha" (menos natural)ficava a voz.

Concordo plenamente, que colocando os falantes no local original(porta), sem recurso nenhum, o palco é Zero.

 

Quanto ao nível de exigência entre os campeonatos "passados" e os atuais, também não sei responder, mas a tendência natural é que quanto mais se agregue recursos para acertar o som, maiores sejam as exigências.

 

O ideal era que alguém que competia naquela época e competiu agora( nos últimos QS) desse sua opinião.

:legal:

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Desenterrando...pá de ouro, kkk

 

Mas ainda to brigando com o T.A. do meu carro.

 

No cd do EMMA 2014 das cinco posições, a left-center não fica onde deveria (centro do volante, aproximadamente)

 

Fica mto próximo da coluna.

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Mas ainda to brigando com o T.A. do meu carro.

 

No cd do EMMA 2014 das cinco posições, a left-center não fica onde deveria (centro do volante, aproximadamente)

 

Fica mto próximo da coluna.

Só por curiosidade, como vc faz o TA no HX-D2, igual aos Alpine?

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Só por curiosidade, como vc faz o TA no HX-D2, igual aos Alpine?

 

O meu está no modo multi.

 

Insere as distâncias de cada falante em cm e depois faz ajuste fino.

 

No sub deixei 0 e reverti a fase.

 

Se simplesemente for pela trena, não fica centrado.

 

É aí q começa o pesadelo pq nos Pioneer (880PRS, P99) vc consegue desligar as vias e mexer só nas que interessam. No Clarion tem que baixar a intensidade (volume) de cada via (em pares) e ir acertando.

 

Eu faço nessa ordem:

 

- MR

- TW

- MB

- Sub

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Desenterrando...pá de ouro, kkk

 

Mas ainda to brigando com o T.A. do meu carro.

 

No cd do EMMA 2014 das cinco posições, a left-center não fica onde deveria (centro do volante, aproximadamente)

 

Fica mto próximo da coluna.

 

Joga o balance um, dois ou três pontinhos pra direita. Aí acerta o TA de novo e vê o que sai.

 

Sim, no começo parece estranho, porque você acostumou com a esquerda berrando nas suas zoreias.

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Joga o balance um, dois ou três pontinhos pra direita. Aí acerta o TA de novo e vê o que sai.

 

Sim, no começo parece estranho, porque você acostumou com a esquerda berrando nas suas zoreias.

:+1

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Desenterrando...pá de ouro, kkk

 

Mas ainda to brigando com o T.A. do meu carro.

 

No cd do EMMA 2014 das cinco posições, a left-center não fica onde deveria (centro do volante, aproximadamente)

 

Fica mto próximo da coluna.

Como faz pra arrumar esse CD do Emma? OpO OpO

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