Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

raphaelbmx

queimou o woofer

Recommended Posts

Postado em

fala rapaziada,,,,,,estava eu em um camp de som e após competir no spl resolvi montar 2 woofers e um conjuntinho basico para a voz para curtir bem na boa,,,,,,,os woofers eram um khromus voicer de 300 Wrms e o outro era um meteoro q eu mandei reformar tambem com 300 Wrms ambos os empurrados por uma taramps 2.0kw.

pois é regulei os cortes do tara tudo certinho (pelo menos eu acho q sim!!!!meu negocio é SPL mesmo!!!) e tava curtindo na boa os famosos pancadões da moda e sempre monitorando o amp pra ve se tava clipando,,,,após umas 2 horas curtindo esse tipo de som na mesma hora q eu tava mostrando o amplificador para um amigo meu senti um cheiro de queimado,,,,,,como vi q nao tava clipando nada nao imaginei q fosse um dos meus woofers mas por azar meu era um deles q começou a fumaçear,,,,,desliguei tudo na hora,,,,,,,ele nao chegou a queimar totalmente mas percebi q nao ta rendendo bem e ta raspando um pouco a bobina.

Agora fica a pergunta nao era pro maldito taramps ter clipado antes de queimar ?????????

valewww :rever1:

Postado em

Cara, pode nao ser culpa do "maldito taramps" como pode também ser. Nao é só sinal clipado que queima falante. Excesso de excursao levando a um excesso de temperatura da bobina também queima. Você estava colocando 2k nos dois?

:legal:

Postado em

Metafóricamente falando, é tipo, a velocidade do pensamento comparado a velocidade da diarréia...

O pensamento é muito rápido, porém, quando a diarréia é forte, você pensa em ir correndo pro banheiro e a mer** já desce com tudo... hehehe

Brincadeiras a parte... eu também acho potência demais pros subs, ah.. e não é só potência demais, pode ter tido distorção demais... enfim

Postado em
Cara, pode nao ser culpa do "maldito taramps" como pode também ser. Nao é só sinal clipado que queima falante. Excesso de excursao levando a um excesso de temperatura da bobina também queima. Você estava colocando 2k nos dois?

:legal:

achei estranho pois tocou bastante tempo bem tranquilo e queimo assim do nada,,,,,,,,creio eu q nao tava mandando a potência maxima pra eles por q tava bem moderado o ganho tanto no amp como no player tava bem moderado :legal:

Postado em
600w num T2000?

Quando chegar a clipar seus falantes ja foram pro espaço a muito tempo

até pensei q fosse por excesso de potência mas tava bem moderado o ganho,,,,,,e o mais estranho é q aguentou bastante antes de fritar

valeww!!! :legal:

Postado em
Metafóricamente falando, é tipo, a velocidade do pensamento comparado a velocidade da diarréia...

O pensamento é muito rápido, porém, quando a diarréia é forte, você pensa em ir correndo pro banheiro e a mer** já desce com tudo... hehehe

Brincadeiras a parte... eu também acho potência demais pros subs, ah.. e não é só potência demais, pode ter tido distorção demais... enfim

hehehe essa foi fo*!!!!

Postado em

é normal mesmo aguentar bastante tempo antes de queimar, este bastante tempo é o tempo que leva pra bobina fritar..

não tem nada a ver aí no seu caso o clip com a queima....

vc mandou muita potencia.

Postado em
é normal mesmo aguentar bastante tempo antes de queimar, este bastante tempo é o tempo que leva pra bobina fritar..

não tem nada a ver aí no seu caso o clip com a queima....

vc mandou muita potencia.

pois é pelo jeito exagerei na potencia mesmo,,,,,,,,valew fera :legal:

Postado em

Isso confunde muito, pensa se que se o sinal ta limpo, o falante esta seguro...

Head Room e bom, porem tem que se conhecer o seus equipamentos, pra perceber qual e o limite, nem sempre 1 volume abaixo do limiar do clip e o ideal...

O seu caso e um caso classico, um alto head room, e confiou no clip, porem muita potencia gera alta excursao... essa parte achu que vc ja sabe... rs

Eu uso meus subs pra um triozinho tb, sempre fico ligado principalmente na excursao, coloco em um volume em que qq tipo de musica que tocar, tocara seguro, no meu caso coloco um volume bem longe do volume do limiar do clip (vantagem de ter head room), ontem mesmo toco 5 horas direto, o grave comendo solto mesmo, mas como falei, tudo seguro...

Mas e isso aew...

Abraco..

Postado em
Isso confunde muito, pensa se que se o sinal ta limpo, o falante esta seguro...

Head Room e bom, porem tem que se conhecer o seus equipamentos, pra perceber qual e o limite, nem sempre 1 volume abaixo do limiar do clip e o ideal...

O seu caso e um caso classico, um alto head room, e confiou no clip, porem muita potencia gera alta excursao... essa parte achu que vc ja sabe... rs

Eu uso meus subs pra um triozinho tb, sempre fico ligado principalmente na excursao, coloco em um volume em que qq tipo de musica que tocar, tocara seguro, no meu caso coloco um volume bem longe do volume do limiar do clip (vantagem de ter head room), ontem mesmo toco 5 horas direto, o grave comendo solto mesmo, mas como falei, tudo seguro...

Mas e isso aew...

Abraco..

pois é eu achei q nao ia da nada pois o volume tava bem moderado mesmo,,,,,,ainda bem q o woofer q queimo era um q eu tinha mandado reforma,,,,,,,,,o cara q fez o conserto deve de ter feito tudo nas coxa,,,,,,vo leva ele la e vejo se pego uma garantia forçada!!!!! :legal:

Postado em

olha ... eu vendi Meu Taramp's pq ele é RUIM mesmo ... "PRA FINALIDADE QUE EU QUERIA" ...

No meu caso eu tava usando ele com a DOBRO da impedância Nominal , sem clipar , em 2 Fosgate de 250 rms cada ... E nem precisou clipar e um deles foi dessa pra melhor !

Ae vcs vão dizer que eu estava enviando MUITA POTÊNCIA , ok ... Então pq com um Amp. Fosgate de 1000 RMS nominal , e 1500 no Certificado da Fosgate (pra quem não sabe a Fosgate é uma das POUCAS que declaram a potência menor que a real fornecida , e mandam um relatório de CADA MÓDULO medido , com a Real Potência RMS do módulo , e no casso desse módulo , ele beirava os 1500 RMS REAIS) Não queimou meus 2 Falantes ??? e Olha que eu não tive dó não !!!

Alguma coisa está errada ... será que é a Fosgate ??? ACHO QUE NÃO !!!

Tirem suas próprias conclusões !

Postado em
Não bote a culpa no Taramps, bote a culpa na sua estupidez aliada a mal uso.

2000W para 600W tem que ter cuidado para usar, são mais de 3x a potencia nominal amigão.

posso ter exagerado no ganho mas nao muito,,,,,,nada pra ser conciderado como estupidez,,,,,,senao tinha queimado na primeira pancada :legal:

Postado em
olha ... eu vendi Meu Taramp's pq ele é RUIM mesmo ... "PRA FINALIDADE QUE EU QUERIA" ...

No meu caso eu tava usando ele com a DOBRO da impedância Nominal , sem clipar , em 2 Fosgate de 250 rms cada ... E nem precisou clipar e um deles foi dessa pra melhor !

Ae vcs vão dizer que eu estava enviando MUITA POTÊNCIA , ok ... Então pq com um Amp. Fosgate de 1000 RMS nominal , e 1500 no Certificado da Fosgate (pra quem não sabe a Fosgate é uma das POUCAS que declaram a potência menor que a real fornecida , e mandam um relatório de CADA MÓDULO medido , com a Real Potência RMS do módulo , e no casso desse módulo , ele beirava os 1500 RMS REAIS) Não queimou meus 2 Falantes ??? e Olha que eu não tive dó não !!!

o fosgate era D ou AB?

mesmo sendo D a distorção harmonica do taramps tem que ser maior, só pelas marcas comparadas por vc guto...

tendo como exemplo uma escala de distorção de 0 a 10, a questão é que, se vc passa do limite do falante c/ um modulo c/ distorçao "2" é uma coisa, e se vc passa o limite c/ distorção "9"... é outra... a fadiga é muito maior do conjunto.

e não me venha comparar os manuais que vc mesmo sabe que a fosgate não mente, e os modulos nacionais a grande maioria MENTE.

o marketing das empresas agem sobre o manual dos produtos automotivos nacionais "soltamente".

levando isto em consideração, o headroom usado pelo amigo do topico foi desproporcional, ainda mais em um woofer.

Postado em

nao tenho muito do q reclamar da taramps,,,,,,,,uso ele pra spl e todos os alertas funcionam 100% proteção,,,,clip...só fiquei de cara com o woofer, ja q o ganho tava praticamente no minimo e no player bem moderado

apesar q hoje estou negociando meu taramps,,,,,,,,vamo ve se concigo junta uma grana e pega um stetsom 4k2d,,,,dae só alegria (no S.P.L)

falowwww

Postado em
o fosgate era D ou AB?

mesmo sendo D a distorção harmonica do taramps tem que ser maior, só pelas marcas comparadas por vc guto...

tendo como exemplo uma escala de distorção de 0 a 10, a questão é que, se vc passa do limite do falante c/ um modulo c/ distorçao "2" é uma coisa, e se vc passa o limite c/ distorção "9"... é outra... a fadiga é muito maior do conjunto.

e não me venha comparar os manuais que vc mesmo sabe que a fosgate não mente, e os modulos nacionais a grande maioria MENTE.

o marketing das empresas agem sobre o manual dos produtos automotivos nacionais "soltamente".

levando isto em consideração, o headroom usado pelo amigo do topico foi desproporcional, ainda mais em um woofer.

o módulo é um "BD" ... não tem Clip nem po*** nenhuma , é ROOTS e ainda tem bass bost rsrsrs (que eu tava usando uns 20% rsrsrsrs SEM SUBSONICO !

mas enfim ... Taramp's pra mim , só se for num trio ... pois ele tem uma PEGADA muito boa pra trio !!! Pra SPL ... Tô fora ... ainda mais se for SPL de qualidade ... (com caixa plana , descendo fortemente até os 25hz da vida , igual meu SET tava)

É complicado dizer isso , dizer que "desta água não beberei" ... mais não é minha intenção voltar pra Taramp's não !

Postado em (editado)
fala rapaziada,,,,,,estava eu em um camp de som e após competir no spl resolvi montar 2 woofers e um conjuntinho basico para a voz para curtir bem na boa,,,,,,,os woofers eram um khromus voicer de 300 Wrms e o outro era um meteoro q eu mandei reformar tambem com 300 Wrms ambos os empurrados por uma taramps 2.0kw.

pois é regulei os cortes do tara tudo certinho (pelo menos eu acho q sim!!!!meu negocio é SPL mesmo!!!) e tava curtindo na boa os famosos pancadões da moda e sempre monitorando o amp pra ve se tava clipando,,,,após umas 2 horas curtindo esse tipo de som na mesma hora q eu tava mostrando o amplificador para um amigo meu senti um cheiro de queimado,,,,,,como vi q nao tava clipando nada nao imaginei q fosse um dos meus woofers mas por azar meu era um deles q começou a fumaçear,,,,,desliguei tudo na hora,,,,,,,ele nao chegou a queimar totalmente mas percebi q nao ta rendendo bem e ta raspando um pouco a bobina.

Agora fica a pergunta nao era pro maldito taramps ter clipado antes de queimar ?????????

valewww :rever1:

O pessoal falou mau dos amplificadores a vontade. "não to nem ai se é T , SD ou RD"

E não vi nenhum comenatrio sobre o falante recondicionado, sabe lá como foi feito o serviço,

sobre o tipo de musica que estava tocando pelo que li era estilo pancdao de racha de som.

só esses e por ultimo se não tava clipando era pq tinha potencia ainda sobrando e a nessa condição a distorção costuma ser baixa.

chega dessas ondinha de marca de arrota besteira pessoal.

tem nego aqui que manja pra caraio e ainda aceita esse papo furado.

um abraço.

Editado por Caluta
Postado em

Cara... 2000wrms pra 600wrms de falantes.. ia queimar com ou sem clip! Na verdade o clip seria como um "tiro na testa" do falante.. clipou, perdeu! Já sem distorção, uma hora ia queimar!

Galera, se liga... headroom não significa vc socar 10x mais potencia num falante não! Significa vc ter amplificador com capacidade pra fornecer 2x mais potencia NOS PICOS! E pra isso tem q ser observado trocentos fatores.. dentre eles: x-max (pra ver se n vai sobreexcursionar), sintonia (se tiver com a sintonia em torno da fs do falante é mais dificil de queimar, mas tem q usar subsonico a depender do sub) dentre otras cositas más!

No mais, próximo som, regula com um multímetro! rsrs

Postado em
chega dessas ondinha de marca de arrota besteira pessoal.

Ondinha de marca?

Não não... LONGEEE disto.

Ou pizza de muzzarela é tudo igual? É só massa, queijo e assada... Não é?

Se você achar que é, só posso sentir!

Mas claro que a culpa podia ser da música! Se ela era distorcida naturalmente... Mp3 ruim, ou "turbinada". Pode ser do falante recondicionado também, pode ser do amplificador, pode ser da cerveja (que fez não ver clipar)...

Mas o amplificador com certeza contribuiu, e foi decisivo. Pois se ele fosse um "xing-ling" não mandaria potência suficiente para queimar :vts

Eu, particularmente, uso e gosto de Taramps... Mas, com suas limitações. Não entra dentro do carro, fica apenas na caçamba!

[]'s

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...