Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

RenanLopes

Curva de Resposta - H-Buster HBD-7200MP

Recommended Posts

Postado em (editado)

Prezados,

Recentemente comprei um aparelho H-Buster HBD-7200MP de quebra galho até que as minhas condições financeiras melhorem para comprar outro player.

No primeiro momento achei que o player tinha muitas altas e não tinha uma boa definição. Então para tirar essa minha dúvida, resolvi traçar a curva de resposta da saída de alta impedância (RCA), e para minha decepção a curva de resposta do player de fato não é plana!

Segue especificações do teste:

Player: http://www.hbuster.com.br/produtoDetalhes.asp?p=178

Primeira Curva: curvapinknoise.jpg

- Sinal de Entrada: Pink Noise (+/- 6db)

- Volume Player: 31 (0-42 75%)

- EQ: Flat

- Loudness: Off

- Software: TrueRTA

- Tensão de Entrada: +/- 1V (1099.8 mV)

- Escala: -40db à 20db

- Resolução: 1/12db

Segunda Curva: curvasweep20hz20khz.jpg

- Sinal de Entrada: Sweep 20Hz à 20KHz

- Tensão de Entrada: +/- 1V (1093.5 mV)

- Escala: -40db à 20db

- Resolução: 1/12db

Ou seja, o player não é muito bom em llinearidade do sinal. Mas com alguns ajustes acredito de da pra tirar algum proveito dele enquanto quebra o galho.

- ATUALIZAÇÃO -

Curva de resposta da saída de sub dedicada:

As condições de medição foram iguais para todas, alterando apenas o corte nas configurações do player.

Desconsiderem o valor de entrada do sinal, que aparece no gráfico, acabei esquecendo de calibrá-lo e em momentos tive que desligá-lo.

- Sinal de Entrada: Sweep 20Hz à 20KHz

- Tensão de Entrada: +/- 1V (Ajustada com divisor de tensão)

- Escala: -20db à 20db

- Resolução: 1/24db

SAIDA (RCA) SUB - FLAT:

subflat.jpg

SAIDA (RCA) SUB - LPF 80Hz:

sublpf80hz.jpg

SAIDA (RCA) SUB - 120Hz:

sublpf120hz.jpg

SAIDA (RCA) SUB - 160Hz:

sublpf160hz.jpg

Aproveitei para acrescentar o Loudness nessa saída de sub, na configuração FLAT:

SAIDA (RCA) SUB - LOUD LOW:

subflatloudlow.jpg

SAIDA (RCA) SUB - LOUD MID:

subflatloudmid.jpg

SAIDA (RCA) SUB - LOUD HI:

subflatloudhi.jpg

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
Postado em

resposta cheia de picos e vales. meio dificil acertar isso ai com apenas a regulagens do aparelho. Achei pessimo esse pico de 10khz a uns 17khz... E esse vale nos subgraves eh bem esquizito tambem... Enfim... ja escutei vairios H-buster, e nenhum me agradou.

mais a empresa tem potencial pra melhorar, uma hora eles acertam.

Topico bem legal meu amigo renan !!

Aproveitando as "ferias" ?? hehehehe

Abraçao

Postado em
resposta cheia de picos e vales. meio dificil acertar isso ai com apenas a regulagens do aparelho. Achei pessimo esse pico de 10khz a uns 17khz... E esse vale nos subgraves eh bem esquizito tambem... Enfim... ja escutei vairios H-buster, e nenhum me agradou.

mais a empresa tem potencial pra melhorar, uma hora eles acertam.

Topico bem legal meu amigo renan !!

Aproveitando as "ferias" ?? hehehehe

Abraçao

Grande!

O Q do equalizador parece ser bem grande e como o mesmo é paramético, da para acertar uma banda muito grande, mas claro, não da pra chagar a perfeição.

Pois é, "Aproveitando as férias", amanhã já começa tudo de novo!

Abraço..

RenanLopes

Postado em

Prezados,

Para medir aparelhos como player, amps, crossovers, equalizadores e etc, da para usar a saida de sinal do note (Fone) para alimentar o sistema e a entrada (mic) para coletar o sinal na saida do aparelho. Mas antes você deve calibrar teu medidor fazendo uma função transferência da curva de resposta da tua placa (Isso vc pode medir fazendo um jump entre a saida e entrada) com a entrada do leitor. Só coida pra não exceder 1V na entrada e acabar saturando-a.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Att,

RenanLopes

Postado em

POOOXA , Tesão em ??? Tópico Instrutivo por aqui EITA coisa RARA de se ver ultimamente aqui !!!

Meus parabéns Amigo Renan !!! GOSTEI !

e fiquei com vontade de testar meu PIONEER agora rsrsrs Gostei !!!

Mas não entendi muito bem como faço pra calibrar minha placa de áudio não rs !

Postado em

Como seria essa calibraçao da placa?fiz aqui no spectralab pra levantar a curva de impedancia,mas tive duvidas, coloquei um resistor de 10R no jump e medi, apois isso abri o arquivo cal,e fiz as modificaçoes nas frequencias nescessarias para ficar plana a curva, depois usei a giga sugerida no help do mesmo para levantar a curva...

seria mais ou menos esse o procedimento de calibraçao? levantar a curva com uma resistencia conhecida e, apos isso corrigir?

abraço, e parabens pelo topico, lembra até os velhos tempos do forum,hiauhauha

Postado em

Minha placa nova virá com as instruções e softwares. Se servirem para qualquer placa, posto aqui..

Mas acompanhando!

Parabéns pelo teste! É uma forma excelente para verificar se é plano ou não... Queria ver isso nos Alpine, Pioneer....Seria interessante!

Postado em (editado)

Prezados,

Não tem muito erro fazer.

Faça um "Jump" (Curto-circuitar a entrada de audio com a saida da placa de som) e traçar um curva de resposta. Ou seja, fazendo isso vcs estão vendo as possíveis falhas e dificuldades que sua placa possa ter. A ideia é vc "pedir para o software" reduzir essa curva já traçada, numa função transferencia, da curva que será traçada. Fazendo isso, você conhece a curva, de fato, do aparelho e não da soma dos dois (Placa de Som + Aparelho).

* Na grande maioria das vezes a placa de som é plana, não havendo necessidade dessa operação! A vantagem de ser ter uma placa de som melhor, é que vc tem a possíbilidade de coletar dados com uma melhor resolução, em função da alta taxa de amostragem.

Pretendo traçar a curva de resposta do SD400.1D esse final de semana..

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
Postado em

Senhores,

Atualizei o tópico com mais curvas do player.

Acabei não tendo tempo de traçar a curva de resposta do SD400.1D, assim que conseguir, posto aqui.

Att,

RenanLopes

Postado em

Legal o teste, ficaria interessante se fizesse uma bancada de testes para testar os players mais usados pela galera e indicar quais seriam melhores para SPL, Trio, SQPL, SQ, etc...

Postado em

Agora eu sei como fica a resposta de um player com o Loud ligado. Se nao fosse pelo renan eu ia morrer sem saber rsrssrsrsrsrsr.

nao sabia que a resposta mudava tanto assim... OTIMO topico.

Postado em
Legal o teste, ficaria interessante se fizesse uma bancada de testes para testar os players mais usados pela galera e indicar quais seriam melhores para SPL, Trio, SQPL, SQ, etc...

Dudu,

Me predisponho a fazer essas medições.

Conto com a participação do grupo para fornecer os equipamentos.

Att,

RenanLopes

Postado em
Agora eu sei como fica a resposta de um player com o Loud ligado. Se nao fosse pelo renan eu ia morrer sem saber rsrssrsrsrsrsr.

nao sabia que a resposta mudava tanto assim... OTIMO topico.

vxice,

Na verdade, em função da "Curva Phon" dos nossos ouvidos, é um tanto quanto interessante termos esses ganhos, justamente onde nossos ouvidos são ineficientes em relação a pressão sonora. O ideal seria que o player tivesse essa compensação automática a medida que fôssemos aumentando o seu volume. O problema é que na grande maioria das vezes esses reforços saturam a saída do player o que resulta em distorções.

Para volumes baixos, é aceitável o Loudness.

Att,

RenanLopes

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...