Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lucasoreia

Trio Montana SD e Protech

Recommended Posts

Lucas

 

Desculpe a demora em postar no seu tópico!

 

Vou postar os parametros exatos dos seus falantes, foram medidos dos falantes que estão indo para você.....

 

Re: 3.38 ohms

Fs: 47 Hz

Qes: 0.6274

Qms: 3.8012

Qts: 0.5385

Sd: 1199 cm

Vas: 109 L

BL: 18.4

Eficiência: 1.7%

Sensibilidade: 94.32dB @1W/1m

Sensibilidade: 98.06dB @2.83Vrms/1m

 

Amanhã faço uma análise do seu projeto e dou meus "pitacos"...

O Saulo me ligou várias vezes e pediu pra mim ver os projetos, mas tamanha correria aki, só consegui ver agora!

 

Abraços

 

Rafael Oliveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lucas

 

Desculpe a demora em postar no seu tópico!

 

Vou postar os parametros exatos dos seus falantes, foram medidos dos falantes que estão indo para você.....

 

Re: 3.38 ohms

Fs: 47 Hz

Qes: 0.6274

Qms: 3.8012

Qts: 0.5385

Sd: 1199 cm

Vas: 109 L

BL: 18.4

Eficiência: 1.7%

Sensibilidade: 94.32dB @1W/1m

Sensibilidade: 98.06dB @2.83Vrms/1m

 

Amanhã faço uma análise do seu projeto e dou meus "pitacos"...

O Saulo me ligou várias vezes e pediu pra mim ver os projetos, mas tamanha correria aki, só consegui ver agora!

 

Abraços

 

Rafael Oliveira

 

Opa! Blz Rafael?

Não esquenta com a demora não... tá corrido pra todo lado... hehe

Falei com Saulo pra não esquentar, mas ele é super atencioso, ai já viu... hehe

Não lembro se mexi em mais alguma coisa depois do e-mail que pedi ao Saulo pra te encaminhar, por via das dúvidas, tá ai o que tenho...

 

Montando da maneira mais fácil, subs em baixo, drivers e médios, estava com mais de 150L pra cada sub e pouco mais de 20 pra cada médio... faltava em um e sobrava em outro. Então resolvi mudar... coloquei os susbs perto da cabine, em cima das baterias e os médios mais perto da tampa da caçamba....

projeto17.jpg

 

Desse jeito ficou com 100,76 litros internos pra cada sub, faltando descontar o volume ocupado pelos dutos, falantes, qubra-canto e travamento. Ela já tem 4 dutos de 44,75 x 6cm.

A caixa dos médios está com 38,44 litros internos pra cada medio, faltando descontar o volume ocupado pelos dutos, falantes, qubra-canto e travamento. Ela tem 8 dutos de 8x8xx11,3 cm (alt. comp. hipotenusa). Os dutos ficaram triangulares, pq queria baixar um pouco a caixa... se for ficar ruim, vou ver se consigo colocá-los retangulares...

Não precise ficar preso a essas litragens não... se for o caso, dou um jeito de conseguir mais...

 

 

Como não vou ficar empilhando sempre, acho que não vou passar muita raiva com isso. Optei por duas caixas semparadas, porque quem vai me ajudar, vai ser a namorada (kkk sobrou pra ela), então não podia ficar muito pesada. Sem falar que assim, posso rodar só com os de 18" durante a semana...

 

Quando for empilhar, deve ficar assim...

projeto18.jpg

Devo colocar um calço para não ter perigo da caixa tombar... a intenção é que ela coubesse em pé, perto da cabine... ai as baterias preenchiam esse buraco em baixo da caixa, mas por conta das caixas de rodas, parece que não vai dar...

projeto19.jpg

Acredito que na maioria das vezes, vou precisar fazer só isso mesmo...

projeto24.jpg

 

Rafa, fico aguardando seus "pitacos" e todos serão bem vindos...

Bora pq temos que colocar os tetech pra apavorar a cidade... hehe

 

Abraços,

Lucas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lucas

 

Desculpe a demora em postar no seu tópico!

 

Vou postar os parametros exatos dos seus falantes, foram medidos dos falantes que estão indo para você.....

 

Re: 3.38 ohms

Fs: 47 Hz

Qes: 0.6274

Qms: 3.8012

Qts: 0.5385

Sd: 1199 cm

Vas: 109 L

BL: 18.4

Eficiência: 1.7%

Sensibilidade: 94.32dB @1W/1m

Sensibilidade: 98.06dB @2.83Vrms/1m

 

Amanhã faço uma análise do seu projeto e dou meus "pitacos"...

O Saulo me ligou várias vezes e pediu pra mim ver os projetos, mas tamanha correria aki, só consegui ver agora!

 

Abraços

 

Rafael Oliveira

 

 

Ainda bem né Rafa se ta com correria quer dizer q a coisa ta indo bem por ai :rever1:

 

o MB 600 e o Sub 1000 estão dando o que fala ficaram top mesmo...

 

mais mudando de assunto ninguem melhor do que o que fez o falante pra falar X caixa é melhor hehe tamo no aguardo

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais mudando de assunto ninguem melhor do que o que fez o falante pra falar X caixa é melhor hehe tamo no aguardo

 

:legal:

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São 22:45... acabei de medir os cabos de energia e para os falantes... primeiro tirei um parafuso aqui... outro ali... e acabou q deu nisso... kkkk

Alguém ai arrisca dizer quantas peças vão sobrar??? Já adianto que se me intregarem alguma coisa de 3 peças... pelo menos uma sobra... hehe

 

dsc02589.jpg

dsc02590d.jpg

 

30m de PP2x6mm para a fonte... (acho q esse cabo vai ficar em casa, pq eu custei a carrgar ele hoje na minha bicicletinha... kkkk quase fui atropelado...)

dsc02588y.jpg

 

Agora é organizar a bagunça, pq senão não dá nem pra limpar o quarto...

As chapas de compensado naval já estão aqui... agora é só definir a caixa e começar a cortar... acredito que no fim de semana estão prontas...

Os SDs e o processador, pelo que vi no site dos Correios, chegam amanhã... amanhã compro a fiação que acabei de medir e a noite já devo começar a montar o rack...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com dúvidas com relação aos cabos... pensei no seguinte...

 

Sub: PP 4x10mm-> serão 5,00 metros

MB: PP4x6mm-> serão 5,50 metros

Driver: PP2x4mm-> 4,40 metros

SD8000: 50mm-> 0,50 metro

SD2500: 35mm-> 0,70 metro (já tenho)

FT120: 35mm-> 1,20 metro (já tenho)

SD500ab: 21mm-> 0,80 metro

Baterias: 50mm-> 2,10 metros (será um par de 50mm para cada bateria direto no barramento)

Terra: 50mm -> 1,20 metro

 

Devo investir nessas bitolas de cabos ou para esse comprimento não é necessário tudo isso? Quanto mais puder economizar, melhor...

 

Abs,

 

Lucas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Super dimensionamento em cabos é sempre bem vindo hein?! :legal:

 

Eu só achei os PP dos MB e dos SUBs um pouco exagerados... acredito que 4mm seria suficiente hein?!

 

Tem tudo pra ser um excelente trio!

 

Parabens!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Super dimensionamento em cabos é sempre bem vindo hein?! :legal:

 

Eu só achei os PP dos MB e dos SUBs um pouco exagerados... acredito que 4mm seria suficiente hein?!

 

Tem tudo pra ser um excelente trio!

 

Parabens!

 

Abraços!

Valeu Armando!

 

4x6mm pros SUBs, 4x4mm pros MB e 2x2,5 Drivers???? assim?? rsrs

Editado por lucasoreia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou com dúvidas com relação aos cabos... pensei no seguinte...

 

Sub: PP 4x10mm-> serão 5,00 metros

MB: PP4x6mm-> serão 5,50 metros

Driver: PP2x4mm-> 4,40 metros

SD8000: 50mm-> 0,50 metro

SD2500: 35mm-> 0,70 metro (já tenho)

FT120: 35mm-> 1,20 metro (já tenho)

SD500ab: 21mm-> 0,80 metro

Baterias: 50mm-> 2,10 metros (será um par de 50mm para cada bateria direto no barramento)

Terra: 50mm -> 1,20 metro

 

Devo investir nessas bitolas de cabos ou para esse comprimento não é necessário tudo isso? Quanto mais puder economizar, melhor...

 

Abs,

 

Lucas

 

Artigos Autoforum tem de tudo la hehe

 

tabelacabos.th.jpg

 

http://autosom.net/artigos.asp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desse jeito ficou com 100,76 litros internos pra cada sub, faltando descontar o volume ocupado pelos dutos, falantes, qubra-canto e travamento. Ela já tem 4 dutos de 44,75 x 6cm.

 

Lucas

 

O volume da caixa ficou bom, eu lhe daria duas opções de dutos para essa caixa.

Sintonia em 60hz, que daria esse duto que vc já projetou por 9cm de profundidade.

Sintonia em 50hz, esse mesmo duto com 18cm de profundidade.

Lembrando que sintonia mais baixa deixa a caixa mais “mansa” com resposta mais plana e conseqüentemente menor SPL. Com sintonia mais alta, temos um maior pico, mais “punch”, porem o sistema descerá um pouco menos e teremos necessidade de subsônico em 40hz.

Eu particularmente prefiro a sintonia um pouco mais alta, pois o pico maior impressiona mais, em determinadas musicas a diferença chegará perto de 3dBs...

 

A caixa dos médios está com 38,44 litros internos pra cada medio, faltando descontar o volume ocupado pelos dutos, falantes, qubra-canto e travamento. Ela tem 8 dutos de 8x8xx11,3 cm (alt. comp. hipotenusa). Os dutos ficaram triangulares, pq queria baixar um pouco a caixa... se for ficar ruim, vou ver se consigo colocá-los retangulares...

Não precise ficar preso a essas litragens não... se for o caso, dou um jeito de conseguir mais...

 

Ai nos dutos dos MBs acredito que os triângulos precisam ser maiores, passar para triângulos de 10 x 10, com a profundidade de 15mm (só a parede da caixa mesmo). Os MBs devem ser sintonizados a 90hz, com subsônico em 75~80hz.

 

Abraços

 

Rafael Oliveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Artigos Autoforum tem de tudo la hehe

 

tabelacabos.th.jpg

 

http://autosom.net/artigos.asp

Saulo,

 

Com relação aos cabos para os falantes, resolvi pelos artigos mesmo. Valeu!! Já li eles tantas vezes e acabei me esquecendo de olhar...

Agora sobre o cabo para o SD8000, as baterias e o terra, ainda tenho minhas dúvidas pelo seguinte. No manual do SD, recomenda 50mm. Pela tabela do autosom, seria 70.

Para as baterias não tem jeito... acho q tem que ser 70 mesmo... Agora e o terra que vai no chassi do carro? seria 70? ou 140??? já que nele passaria 400+400 A?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lucas

 

O volume da caixa ficou bom, eu lhe daria duas opções de dutos para essa caixa.

Sintonia em 60hz, que daria esse duto que vc já projetou por 9cm de profundidade.

Sintonia em 50hz, esse mesmo duto com 18cm de profundidade.

Lembrando que sintonia mais baixa deixa a caixa mais “mansa” com resposta mais plana e conseqüentemente menor SPL. Com sintonia mais alta, temos um maior pico, mais “punch”, porem o sistema descerá um pouco menos e teremos necessidade de subsônico em 40hz.

Eu particularmente prefiro a sintonia um pouco mais alta, pois o pico maior impressiona mais, em determinadas musicas a diferença chegará perto de 3dBs...

 

 

 

Ai nos dutos dos MBs acredito que os triângulos precisam ser maiores, passar para triângulos de 10 x 10, com a profundidade de 15mm (só a parede da caixa mesmo). Os MBs devem ser sintonizados a 90hz, com subsônico em 75~80hz.

 

Abraços

 

Rafael Oliveira

 

Rafael,

 

Muitíssimo obrigado cara!!! Já vou começar as caixas hoje mesmo. Espero no fim de semana já ter alguma coisa para mostrar aqui no forum....

Vou seguir sua dica e usar a sintonia mais alta...

Mesmo usar corte em 48dB, precisa ser em 40Hz? Passa baixa em torno de 150Hz, ou melhor fazer de ouvido mesmo?

Sobre os MB, já alterei os dutos aqui... eles tocam até quanto? 1,5kHz?

 

Att.

Lucas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rafael,

 

Muitíssimo obrigado cara!!! Já vou começar as caixas hoje mesmo. Espero no fim de semana já ter alguma coisa para mostrar aqui no forum....

Vou seguir sua dica e usar a sintonia mais alta...

Mesmo usar corte em 48dB, precisa ser em 40Hz? Passa baixa em torno de 150Hz, ou melhor fazer de ouvido mesmo?

Sobre os MB, já alterei os dutos aqui... eles tocam até quanto? 1,5kHz?

 

Att.

Lucas

 

Lucas

 

Eu cortaria a principio os Subões em entre 40 a 500hz, os MBs de 80 a 5Khz, e os drivers Ti pode cortar em 2Khz pra cima!

Os MBs "falam" muito e bem definido mesmo! To achando que logo logo passo ai em MG só pra ouvir esse teu set ai ....

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lucas

 

Eu cortaria a principio os Subões em entre 40 a 500hz, os MBs de 80 a 5Khz, e os drivers Ti pode cortar em 2Khz pra cima!

Os MBs "falam" muito e bem definido mesmo! To achando que logo logo passo ai em MG só pra ouvir esse teu set ai ....

 

Abraços

 

Rafael

 

Valeu Rafa!!!

 

Vou ficar te esperando ehim....

Quando tiver por aqui... passa aqui em Patos que terei o maior prazer em te receber...

Quem sabe vc não monta um estande aqui, em algum evento automotivo que tiver... hehe

 

Abraços,

 

Lucas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Saulo,

 

Com relação aos cabos para os falantes, resolvi pelos artigos mesmo. Valeu!! Já li eles tantas vezes e acabei me esquecendo de olhar...

Agora sobre o cabo para o SD8000, as baterias e o terra, ainda tenho minhas dúvidas pelo seguinte. No manual do SD, recomenda 50mm. Pela tabela do autosom, seria 70.

 

50 mm é o mínimo recomendado , em alimentação a regra é sempre quanto mais melhor sem exceções :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vai ficar forte.

 

Cadê os equipamentos, chegou mais alguma coisa Lucas?

Opa Elias... chegou sim... a correria é que está grande... ai nem to tendo tempo pra tirar fotos e postar... mas tá ai...

dsc02594b.jpg

dsc02606i.jpg

 

Chegaram também, o inversor q esqueci de tirar foto e a capota maritima q tinha comprado...

 

As caixas ja foram cortadas cerca de 70%... amanhã termina e sabado acredito que monto elas..

 

Ah... vê se não some, pq vou precisar de ajuda pra configurar o processador... hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais um pouco do andamento... Não sabia q dava tanto trabalho assim... hehe.... perco a noite toda e não rende nada...

dsc02615u.jpg

dsc02614s.jpg

dsc02613jc.jpg

dsc02610aw.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vc ali de vermelho?

 

ta ficando bonito, e essas stroke que luxo hehehe

 

[]-[]

De vermelho??? ai vc pegou pesado comigo.... kkkk aquele é meu pai... ele tem quase 60 anos... hehe... é ele quem faz quase tudo... ele foi marceneiro muitos anos... e é muito esperto... ai vou falando o q preciso e ele vai fazendo e eu ajudando... ou atrapalhando... kkkk

Quanto as stroke, não achei luxo não... de todo jeito ia precisar de pelo menos esses 800A q vou usar... se fosse comprar baterias de 150, pelo menos por aqui, ia sair muuito mais caro, sem falar no espaço....

Fiquei impressionado com o tamanho e peso delas... tive que gemer pra colocá-las na caçamba... hehe

 

Hoje levei o carro pra colocar vidro, trava, alarme, pelicula e capota maritima... nesse fds termino de montar as caixas e monto o q der dos racks.... devagarinho chego lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...