Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
assouza.diy

[Manifold] com 3 de 18".. compensa??? O que acham?

Recommended Posts

fiquei curioso pra saber o resultado....

quando penso que não vou mecher mais no som, sempre chega alguém com idéias geniais!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
opaaa

fiquei interessado nesse projeto

=))

tenho 2 eros de 18 ja

acho que vou colocar 3x18

posta o video ae :legal:

e ae rapaz!!! andou sumido hein!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Upa, pra ver se alguém posta algo definitivo sobre o resultado da caixa.

Abraços

Charles Rafael

OpO:+1

Compartilhar este post

Link para o post

eu tava pensando em colocar 3 eros de 18 na manifold

mais acabei desistindo por causa do peso

coloquei 4 eros de 15 800 rms

ficou muito bomm

Compartilhar este post

Link para o post

eu tava pensando em colocar 3 eros de 18 na manifold

mais acabei desistindo por causa do peso

coloquei 4 eros de 15 800 rms

ficou muito bomm

posta fotos e videos... serão muito bem vindos

Compartilhar este post

Link para o post

posta fotos e videos... serão muito bem vindos

Desculpem a demora, mas o forum saiu do ar e estive viajando. Como disse, a caixa toca legal,mas não é nada do outro mundo, pra fazer 'bum' é mais fraca que a minha turbobass antiga...pra alguns tipos de grave ela tá muito boa, pra outros nem tanto, e neste caso chegando a dar uma impressão que 2 de 18 em uma bass reflex poderiam render mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a demora, mas o forum saiu do ar e estive viajando. Como disse, a caixa toca legal,mas não é nada do outro mundo, pra fazer 'bum' é mais fraca que a minha turbobass antiga...pra alguns tipos de grave ela tá muito boa, pra outros nem tanto, e neste caso chegando a dar uma impressão que 2 de 18 em uma bass reflex poderiam render mais.

posta um video aeee

Compartilhar este post

Link para o post

Virou lenda! [^]

Compartilhar este post

Link para o post

se bass reflex tende a render mais, pode ter certeza q tua caixa tem falhas na construcao ou no projeto

Compartilhar este post

Link para o post

se bass reflex tende a render mais, pode ter certeza q tua caixa tem falhas na construcao ou no projeto

Desculpem o post anterior curto, estava apressado numa lan house. Falhas na construção eu acredito

que nao tenha, ela nem vibra.....

Bom vamos lá ver como que esta o som

Graves e subgraves: 3 eros 818sds empurrados por um 4k2d;

Essa caixa nitidamente puxa para graves mais baixos, agora a frequencia em si nao sei precisar,

mas ela é otima para tocar drumnbass e graves extendidos. como pagode e swingueira;

como havia dito, algumas musicas tocam muito bem (ex:lambada mexicana the vidic, djavu, forró zabumbada...)

...outras deixam a desejar (forrós em geral), e isto pode ser pq ela rende bem pras outras e pode deixar

uma (pseudo?)impressão de que ela rende menos que dutada normal em alguns momentos.

Ela manda o grave longe, mas nao pensem que é a "vibraçao", é so o som mesmo. Como disse,

a caixa nao vibra, somente as paredes da camara central, em cima e em baixo, os fones excursionam pouco.

Como usava caixas turbobass não me surpreendi muito com o rendimento da caixa...

já tinha ideia do que esperar, porém com a manifold deixamos o banco traseiro do carro

e ela tem menos som de barril do que as turbobass. Toca de 40/50-120Hz. A caixa visualmente chama atençao,

e muitos curiosos ja botaram a cabeça lá dentro pra ver o que é que tem.

Médio grave: 2 pw310 empurrados por 200 rms de um saturno s4;

originalmente seriam 2 e312lc empurrados tb por um a600d, modulo digital da powersystems, que

como o nome sugere tem potencia em torno de 600 rms (segundo o manula na bridge de 2 ohms ela manda 800rms).

por questao de espaço tivemos que ficar com os pw3 de 10, que tocam de 120-800/1200Hz. Infelizmente esse

a600d so tocou 5 minutos e queimou....pensei que fosse ficar fraco o medio-grave, mas me agradou.

Médio; 2 d405 empurradas por um A600d;

Aqui eu tiro o chapéu....as cornetas são umas da eros, 7200 se nao me engano. Cada drive recebe teoricos

250rms, é claro que não uso dessa forma, é tudo equalizado certinho, mas, quando a gente precisa, pensem

em drivers zuadentos. Nunca tinha usado driver de 2 polegadas antes. É muito alto mesmo.....800/1200-5000Hz.

Agudos: 2 st400 trio empurrados por 50 rms do mesmo saturno. Tão no saturno pq tirei um t400 que tava

tocando elas. na primeira noite os reparos queimaram, pensei que fosse por causa do t400 que podia estar

com problema, ou entao o cross deixou vazar alguma coisa. Essas tuitas sao muito boas.

Falando em primeira noite...estávamos com o som do lado de fora duma festa. Comentários:

"oxe, eu pensei que tinha era um paredão ligado";

na troca do reparo na manha seguinte: "ah, era tu que tava com aquela belina ontem?

eu sabia que ia queimar alguma coisa, tava "competindo com o som da festa" rpz..."

Alimentação: 3 bats.:150, 100 e 75 A, todas moura e novas; mais o megacapacitor boss de 30 farads

e uma fonte ft120 da soundigital; essa ft120 nunca passou a tensao acima dos 13 volts, sera que veio com defeito?

Tb foram usados barramentos de latao para positivo e negativo.

Complementam o sistema ainda um cross da jfa de 5 vias e um equalizador clarion de 7 bandas,

que somadas as do cd-player ficamos com 10 bandas de equalização.

não vou postar detalhes de construçao das caixas pq foi o duilio que projetou,

não tenho os valores exatos, então tudo que dissesse seria meio impreciso.

Fotos e videos tb vou ficar devendo, pois estou numa cidade do interior e o cabo usb da camera

fotografica nao esta comigo.

:legal:

Editado por guitobox
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Agora fiquei na dúvida...

O q rende melhor...

4x falantes 15" em dutada ou 3x falantes 18" nessa mainfloid???

Será q uma boa briga eu algum dos dois se destacam?

Compartilhar este post

Link para o post

otima explicação do QUitobox

1º a fonte, está correta sim, pq vc está com uso do som, então, ela procura estabilizar a tensão em 13,8v mas tem o consumo dos modulos tocando, que não é pouco, então, o que resta a ela, é fornecer energia e nunca deixar cair a tensão abaixo dos 12v nos picos, que pode reparar, nestes picos, é muito dificil ela cair dos 12,6v

quanto a resposta da caixa, para que ela tenha um otimo rendimento para todas as musicas, a camara tem que ser enorme mesmo, não somente os 210L brutos, como o diogenes citou, é usado este volume sempre na região do tico som, justamente pelo estilo de musica, mas se ele projetar para tocar todos os tipos de musicas, concerteza o projeto é muito diferente, falo isso com certeza, pois ocorre isso tambem na manifold de 2 falantes, que projeto sempre para tocar o maior numero de estilos musicais possiveis, mas sempre peca em alguns, é normal mesmo da cx

Compartilhar este post

Link para o post

A minha manifold tb perdia e muito no forró em geral, já no grave estendido dava show, achei que a minha tinha problema, mais acho que não né, agora tô pensando em montar meu próximo trio com TB Dutada mesmo, pq escuto muito forró.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

otima explicação do QUitobox

1º a fonte, está correta sim, pq vc está com uso do som, então, ela procura estabilizar a tensão em 13,8v mas tem o consumo dos modulos tocando, que não é pouco, então, o que resta a ela, é fornecer energia e nunca deixar cair a tensão abaixo dos 12v nos picos, que pode reparar, nestes picos, é muito dificil ela cair dos 12,6v

quanto a resposta da caixa, para que ela tenha um otimo rendimento para todas as musicas, a camara tem que ser enorme mesmo, não somente os 210L brutos, como o diogenes citou, é usado este volume sempre na região do tico som, justamente pelo estilo de musica, mas se ele projetar para tocar todos os tipos de musicas, concerteza o projeto é muito diferente, falo isso com certeza, pois ocorre isso tambem na manifold de 2 falantes, que projeto sempre para tocar o maior numero de estilos musicais possiveis, mas sempre peca em alguns, é normal mesmo da cx

Maior volume que vc diz.. é naquela camara central (onde juntam os 3 falantes) ou na caixa mesmo (parte fechada)????

E qual seria o volume ideal pra tocar de tudo numa manifold dessas??

Quanto ao rendimento, diógenes comentou que fica beem mais forte que 4x18' em dutada.. isso confere na prática??

Compartilhar este post

Link para o post

lilofsa

dificil de responder.......mas creio que 4 de 15 dêem mais impacto.

wendell_rm

Se entendi bem o que vc postou, ela devia ficar segura

em 13,8V com som baixo, so que a minha

tende a ficar, quando parece estar funcionando, em 12,8.

Com a fonte ligada a tensao cai abaixo dos 12V nos picos, e, curiosamente,

por 2 vezes ela me deixou na mão, ligada ou desligada não alterou em nada

a tensão do voltimetro, e muito menos o rendimento do som. A primeira vez que a

liguei foi muito estranho, as baterias marcavam 12,2 sem a fonte e continuaram

marcando a mesma coisa quando a fonte foi ligada (isso me abalou emocionalmente...)

no dia seguinte, pela manha, liguei so para teste, e a tensao subiu, o marcador

do contador da casa começou a rodar mais rápido, mas nao passou dos 13V. Da última

vez, numa vaquejada, fonte ligada, som tocando fraco que fez vergonha e tensao

caindo para 11,4V? E isso apos uma carga de +/- 18 horas nas baterias. Ela tem esse

comportamento caso as baterias nao estejam com carga plena ou o uso de megacapacitor

pode dar alguma interferencia?

vou ligar pra fabrica essa semana.

Teixeira Palio g3

a perda relativa de rendimento é tao notavel que já cheguei a cogitar a

possibilidade de um dos 3 fones estar parado. Como vc usa pickup, acho melhor

as TB.

blOom

Como o diogenes falou, eu tb imaginava, e até fiz "propaganda", que ela tocaria como

4 de 18 em dutadas normais....mas pelo que ja vi, 4 de 18 é pancada de banda, e a minha não tem

isso,e outra coisa, a caixa da belina é diferente da do tico som.

Talvez no subgrave, subgrave de verdade, ela possa ganhar, mas seria necessario

um medio-grave bem bacana, tocando a partir duns 70Hz quem sabe, pra complementá-la.

videos

varias musicas:

bonde do maluco:

drumnbass:

lady gaga:

balacubaco:

aviões do forro:

harmonia do samba:

Fotos:http://img109.imageshack.us/gal.php?g=som2y.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Maior volume que vc diz.. é naquela camara central (onde juntam os 3 falantes) ou na caixa mesmo (parte fechada)????

E qual seria o volume ideal pra tocar de tudo numa manifold dessas??

Quanto ao rendimento, diógenes comentou que fica beem mais forte que 4x18' em dutada.. isso confere na prática??

com 3 falantes eé complicada a situação na camara central srrs, qualquer erro resulta em caixa ruim, eo volume eu me referi a camara de traz, e não a central(parte fechada)

Compartilhar este post

Link para o post

Agora fiquei na dúvida...

O q rende melhor...

4x falantes 15" em dutada ou 3x falantes 18" nessa mainfloid???

Será q uma boa briga eu algum dos dois se destacam?

cara eu ia montar 3 eros de 18 800 rms na manifold

so que meu projeto é movel ai desisti pq ia ficar muito peso

nao posso falar de 3x18 pq nunca ouvi

mais coloquei 4 eros de 15 sds 800 rms

ai eu posso falar

o negocio é bruto viu

ficou muito bom

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu ia montar 3 eros de 18 800 rms na manifold

so que meu projeto é movel ai desisti pq ia ficar muito peso

nao posso falar de 3x18 pq nunca ouvi

mais coloquei 4 eros de 15 sds 800 rms

ai eu posso falar

o negocio é bruto viu

ficou muito bom

só tá faltando o tópico do seu set, Flávio!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, dando uma reativada no tópico...

...agora que as manifold estão 'com tudo', ninguém mais teve curiosidade de fazer uma dessas?

É a ideia perfeita pra quem não pode colocar 4x18' e quer mais SPL que 2x18'.. o que me dizem?! [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Se bater uma loucura vou ver se arrisco 3 SDS 18' no gol =P rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

ha um tempo atraz estava pensando em fazer uma dessas, troquei uma ideia com o user guitobox, ele não me indico muito essa caixa não

segundo ele não tem um ganho tao grande quanto a manifold comum, e em outro topico vi subsonic se não me engano sitando q essa caixa não

tem nada de manifold é so um arrando de 3 falantes que o falante do meio fica em uma corneta

Compartilhar este post

Link para o post

ha um tempo atraz estava pensando em fazer uma dessas, troquei uma ideia com o user guitobox, ele não me indico muito essa caixa não

segundo ele não tem um ganho tao grande quanto a manifold comum, e em outro topico vi subsonic se não me engano sitando q essa caixa não

tem nada de manifold é so um arrando de 3 falantes que o falante do meio fica em uma corneta

na verdade o subsonic deve ter se expressado errado!

Manifold é tudo onde vc soma duas coisas em função de uma só tarefa! Ex.: Se tu tem um aquário e coloca 2 compressores pra alimentar 1 mangueira de oxigenação, tá usando o princípio manifold! Se tu tem um carro e quer "adaptar" duas turbinas... provavelmente usará o princípio manifold! E por aí vai!

Acho que ele quis dizer que não tem nada a ver, no sentido de... essa manifold (desse tópico) em comparação com as que estamos costumados a ver (que o wendell postou no tópico). Mas o princípio manifold essa caixa leva sim!

E outra coisa que eu acredito (mas por enquanto não tenho como testar na prática): Essa caixa pode ter mais ganho sim! Pode ser que o guitobox tenha errado em algo ou feito algo errado na caixa dele! E mesmo assim, o som dele tava tocando muito! Subgrave bacana, jogando longe!!! Eu arriscaria fazer uma caixa dessa se tivesse tempo e dinheiro no momento! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom eu sei disso, so sitei o que ele disse,

acredito que o ganho dessa caixa não seja suficiente grande como o da mani comum, que tem uma camara de compreção menor

gerando + spl, a não ser que eu veja uma tocando eu não me arriscaria não

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...