Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SantosAutoParts

MTX 9515 - Gol Quadrado

Recommended Posts

hehe

pessoal... vamos analisar a real necessidade antes de indicar algum equipamento..

para o 7512 um amp de 500w/600w está ótimo... não precisa mais...

1200w pra 1 7512 é desperdicio.. pra 1 par ainda vai..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ernany ... essa tarefa vai ser sua ... pode ser? huahuahuauh

Ultimamente eu só vejo pessoal indicando amp gigante pra falante pequeno, sem nem saber o objetivo do cara, o som que o cara escuta, e sem avisar que o cara vai precisar de 90Kg de bateria auxiliar....

Acho que vai ser uma luta infinita mudar certos conceitos por aqui ...

Compartilhar este post

Link para o post

Ultimamente eu só vejo pessoal indicando amp gigante pra falante pequeno, sem nem saber o objetivo do cara, o som que o cara escuta, e sem avisar que o cara vai precisar de 90Kg de bateria auxiliar....

Eu sempre defendi a teoria de que amp tocando com folga é melhor, desde que tenha como mante-lo.

Vou citar apenas pra ilustrar, o exemplo de dois amplificadores (ficticios) da RF:

240x4:

40wrms @ 4ohms com THD 0.05%

60wrms @ 2ohms com THD 0.1%

...que custa R$ 450,0

400x4

60wrms @ 4ohms com THD 0.05%

100wrms @ 2ohms com THD 0.1%

..que custa R$ 500,0

(os valores são aproximados, apenas pra ilustrar)

...então, se vc quer tocar, suponhamos.. um falante de 50wrms... porque usar o 240x4 que vai fornecer a potencia "na conta" e com thd relativamente alta (Consequentemente perdendo damping, aumentando chance de clipping..) se vc pode, por 50,0 a mais.. ter o 400x4, um amp que vai tocar o mesmo falante com mais folga, menos aquecimento, menos thd, menor probabilidade de clipping.......

...outra coisa: Se eu tenho um falante de 500wrms... e tenho dois amplificadores... um SD1000 e um SD3000... e eu quiser botar o falante pra tocar.... vou precisar de "mais bateria" por usar o SD3000? Claro que não! Com 500wrms o falante está "satisfeito"... supondo-se 1000wrms pra deixar um belo headroom... tanto o SD1000 quanto o SD3000 vão precisar da mesma bateria (pra fornecer os 1000wrms)... sendo que o SD3000 estará tocando com folga, sem clipping.. longe do seu limite! Enquanto que o SD1000, SE fornecer os 1000wrms.. estará no limite do amp! (citei SD apenas pra ilustrar, não quero entrar no mérito das marcas)

Agora, tem q reexplicar pros incautos: Não estou indicando nenhuma das marcas citadas acima, nem que usem SD3000 pra tocar falante de 500wrms! Estou apenas dizendo que.. se vc tiver condições (ou não houver muita diferença).. pode usar um amplificador mais potente que o falante.. desde que saiba regula-lo!

E só pra constar, eu usei um Endurance 8' da bravox (tem menos de 300wrms) num SD1000 e vendi o falante do mesmo jeito que comprei.. perfeito! O SD1000 conseguia tocar o falante com perfeição, sem nem sonhar em clipar.. nem em aquecer! =)

Outra coisa.. se headroom fosse ruim, pq todos os engenheiros estariam recomendando? E pq todos os técnicos de PA estariam utilizando?! Nem vem falar em "processamento" que esse nada mais é do que um "led de clip externo" à grosso modo.. jutno com equalizador e etc! No processamento não existe nenhum "anti-queima" como muitos sonham!

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que eu vi o som do Guto, acho que deveria ter comprado amplificadores mais fortes. Todos eles (exceto o do stereo... 320Wrms para cada falante de 90W está bom :vts)

Mas, concordo com o noise, basta dizer que a partir de XXX W o subwoofer tocará bem, e também concordo com o Bloom, um ampli de XXX Wrms tocará bem, mas um de YYY Wrms tocará melhor, e com folga...

xD

Não falei nada né?! Mas e dai? :P

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Não se pode Generalizar esta Folga... eu usava uma ponte do fosgate 400.4 pra cada mid 60D... mas o ganho era zerado e o volume nunca no talo.. quantos wrms de verdade? nao sei... ah.. detalhe.. o corte era sempre 100hz ou mais as vezes.. ai sim os mids levavam.. agora.. tocar subgrave com amp cavalo?? a nao ser que o subsonico esteja bem alto, pois do contrario o sub vai sofrer as consequencias...

dizem ai que o certo é usar um amp de 3000w pra um sub de 1000w.. mas com 2500w o sub ja bateu bobina.... o que adianta tem uma reserva enorme mas nao usar?

se headroom fosse ruim, pq todos os engenheiros estariam recomendando? E pq todos os técnicos de PA estariam utilizando?! Nem vem falar em "processamento" que esse nada mais é do que um "led de clip externo" à grosso modo.. jutno com equalizador e etc! No processamento não existe nenhum "anti-queima" como muitos sonham!

BLOOM.. nos PA's (som profissional) processamento quer dizer LED CLIP EXTERNO??? tem certeza disso??

ja ouviu falar em compressor e limiter???

mais uma vez.. pessoal. vamos com calma, nada de 1000w pra um sub de 400w... pois existe muitas variaveis pra se ter ou nao ter o tal HEADROOM...

Compartilhar este post

Link para o post
Não se pode Generalizar esta Folga... eu usava uma ponte do fosgate 400.4 pra cada mid 60D... mas o ganho era zerado e o volume nunca no talo.. quantos wrms de verdade? nao sei... ah.. detalhe.. o corte era sempre 100hz ou mais as vezes.. ai sim os mids levavam.. agora.. tocar subgrave com amp cavalo?? a nao ser que o subsonico esteja bem alto, pois do contrario o sub vai sofrer as consequencias...

dizem ai que o certo é usar um amp de 3000w pra um sub de 1000w.. mas com 2500w o sub ja bateu bobina.... o que adianta tem uma reserva enorme mas nao usar?

BLOOM.. nos PA's (som profissional) processamento quer dizer LED CLIP EXTERNO??? tem certeza disso??

ja ouviu falar em compressor e limiter???

mais uma vez.. pessoal. vamos com calma, nada de 1000w pra um sub de 400w... pois existe muitas variaveis pra se ter ou nao ter o tal HEADROOM...

Ernany, vc não é criança.. nem precisa ser hipocrita! Então vamos cortar esse climinha de dar indiretas, vamos deixar isso pros estilistas e famosos.

No meu caso, o sub bateu bobina DE PROPOSITO! Soquei frequencias abaixo de 20hz com mais de 2000wrms... e as simulações já diziam isso! Que abaixo de 20hz, a excursão vai pras cucuias!! Inclusive nesse momento estava enviando sinal clipado também! Mas como já disse, foi apenas pra teste! Ou seja.. não foi nem 3 segundos fazendo isso. Sei das possíveis consequencias, sei que não é bom pro sub e etc etc.. mas eu QUIS ver essa reação do sub! Quis ver se ele realmente atingiria o x-max (como nos vídeos gringos) ou ficaria sempre "morrendo após 20hz" igual aos que usam SD.

Mas no caso de música, ou qualquer coisa que se toque acima de 20hz, o sub toca os 3000wrms NUMA BOA! Inclusive, se aplicar um bom subsonico (25hz tá de bom tamanho) pode-se até aplicar um pouco mais de 3000wrms! Inclusive o sub suporta mais potencia (wrms) que o Stetsom 2k5D pode enviar! O sub só chega a esquentar a bobina quando o Stetsom começa a dar clipadas. Então, pra quem sabe o que tá fazendo........... :legal: (não vou me delongar nesse assunto, pq só não entende quem não quer!)

Outra coisa.. se vc ler todo o post, vai ver que falei: "A GROSSO MODO", em outras palavras... "pra todo mundo entender"... só que não funcionou contigo!

O que é o led de clipping afinal? Seria um QUASE-limiter... pois ele não limita, mas indica o momento que deve ser "limitado manualmente". Fora que os limiters tem vários níveis de clipping (+3db, +6db....). Então fazendo uma analogia.. pode-se entender q o led clipping tem a mesma função do limiter porém de forma mais simples.

Vou explicar novamente pois parece vc tem uma certa deficiencia no entendimento: Não estou falando q led de clip seja limiter... nem que os nossos amps possuem limiter ou coisa parecida. Estou apenas colocando o led de clip como um 'pedaço de limiter', q seria o led vermelho no bargraph, mostrnaod que a distorção está sendo enviada pro falante. Já a "limitação" temos que fazer manualmente (baixando o bass, volume, ganho.. seja o que for).. enquanto que os limites fazem isso automaticamente (de forma pre-definida).

Então é isso! Sabendo usar, headroom é bem vindo... sempre uso e usarei... e indicarei a todos em que eu tenha acesso ao som (e possa ensinar como montar e usar).

PS.: Ah, esqueci que vives nas bandas onde o pessoal abusa do bass boost.. então headroom por aí realmente não cái bem! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

blza bloom..

fica com suas teoria..... QUASE-limiter é interessante tambem..

falow

Compartilhar este post

Link para o post

NUm disse que vc tem deficiencia no entendimento? Ou faz isso numa tentativa frustrada de me "chatear" ao demonstrar que não entendeu nada do que eu falei?

Ah, a teoria não é minha.. mas de um punhado de engenheiros, incluindo o H7, carlos correia, edu silva, etc etc.. enfim.. bando de "sabe-nada" :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É noise.. a coisa tá tensa... vou deixar a tarefa pros mais entendidos...

Compartilhar este post

Link para o post
É noise.. a coisa tá tensa... vou deixar a tarefa pros mais entendidos...

Devia ter feito antes =)

Compartilhar este post

Link para o post
Devia ter feito antes =)

putz cara..

nao sabia que o mais entendido era vc..

me desculpa mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom,

o que está ocorrendo cara?? o cargo(moderador) subiu a kbça? a mtx folgou o cerebro ??

não estou vendo necessidade dessa briga ai cara, ultimamente vc tem mudado a sua postura no forum, e eu ja vi o caminho final disso no TRIO a meses atras, mude cara, pois isso não leva a nada :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Meu deus, não vejo esse tipo de ataque desde o Jardim de Infancia! "Cala boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu"

Kleber, acho que já tinha que ter trancado e não mais reaberto, o topico mesmo já morreu a muito tempo!

Esse amassa barro ai é pessoal, de um outro topico, e que este está cada vez mais parecido.

Ja não bastasse o Bloom tumultuar o forum que ele é moderador e veio aqui tumultuar tbm?

Compartilhar este post

Link para o post
PS.: Ah, esqueci que vives nas bandas onde o pessoal abusa do bass boost.. então headroom por aí realmente não cái bem! :legal:

Adoro esse lugar mais mió de bao desse mundao véi sem portera.

E eu nunca vou usar um headroom tao grande porque nao preciso.

Compartilhar este post

Link para o post

[^]

sorte que meu tempo de discutir assim passou !

sem briguinhas pessoal ...

Bloom ... vc deve se lembrar que defendeu MUITOS os SD quando eu falava que não tocava sub grave , que os xing ling tem um grave mais "bonito" que eles .

Se mudou , que bom ... mais uma empresa nacional para oferecer qualidade . Eu não passo mais raiva de ver um som sem render o que poderia por culpa do amplificador .

headroom só adianta se tiver alimentação para tal ! 1000 watts rms precisa de 200 A , 2000 watts rms precisa de 400 A ... se pode alimentar a criança , faça o filho nascer .

tenho total certeza que consegue um set mais linear se conseguir alimentar corretamente um amplificador de 1krms do que usando um 2krms mal alimentado . ( sub grave consome mais energia de grave , ai ele fica xoxo em 30 hz por falta de alimentação e 50hz dá aquele pico " eu acho ... eu testei ... eu não tenho fonte fora os meus ouvidos " )

sem mais .

Beto

Compartilhar este post

Link para o post

Eita! Fecharam o pau de leve aqui e só agora eu vejo huauha ...

Headroom é bem interessante quando ouvimos música de verdade ... e não é o que ocorre com a maioria da galera do SPL. Colocar um puta de um amp 3 ou 4x mais forte que o falante e colocar pra tocar um Rap fudido que muitas vezes são senóides quase perfeitas .... isso é matar pernilongo com bazuca. Sem contar a compressão dinâmica que pode diminuir em até 3dB a eficiência .... qual o sentido pra tacar o pau no falante então?

Falar em amplificador de 1000W RMS há 10 anos atrás era algo estúpido ... hoje é o que mais tem em tudo o que é canto. E se for 500W RMS? É pouca coisa? P ORRA! É força demais ainda nos tempos de hoje e quase nada disso vai virar música!

Compartilhar este post

Link para o post

Tb concordo com isso 1000wrms é muiita coisa.

Rpz já ouvi set com 2x pioneer 307 em um roadstar 700D para n da pra ficar dentro do krro.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...