Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nikita

Alguém conhece esse motor? É confiavel?

Recommended Posts

Postado em

SAlve Galera ! ! ! :rever1:

 

Estou em dúvida sobre o Motor FIAT 1.3 MPI FIRE 8V FLEX... Alguém sabe se esse motor é confiável? Dá muito problema?

 

Estou interessado num Palio WEEKEND com esse motor só que fiquei em dúvida sobre "durabilidade"...

 

Se alguém conhecer, por favor, me ajude a esclarecer se compensa a compra...

 

 

Abrsss :legal:

Postado em

Esses motores Fire não dão problema não, o 1.3 8v é um pouco fraco, ainda mais pra uma Weekend.

Mas não vai encomodar não, se bem cuidado tem que fazer mais de 200.000 km na boa.

Postado em

os motores "geralmente não dão problema" eles são muito robustos projetados para rodar no minmo 150.000km em condições normais (leia-se sem tuchar o pé o tempo todo), isso independente da marca, porem tem de se saber a procedencia. Se for um 0km não tem com que se preocupar! Desde que se coloque oleo, o MINIMO o recomendado em termos de espcificações viscosidade partida fria/motor quente e bla bla bla, abastecer com combústivel confiável, sistema de arrefecimento com dosagem certa entre fluido e água... (sem essa de completar os 3 dedinhos que baixou o nivel só com agua... isso ferrar com o cabeçote do carro ao decorrer do tempo....)

 

Agora itens que costumam da problemas nos carros, são bombas de combustiveis (sim ficar andando com tanque meio baixo queima a bomba de combustivel pois ela é refrigerada no próprio combustivel, suspensão graças ao asfalto meia boca do brasil, de resto é só revisão...

 

boa compra!

Postado em

Motor muito tranquilo, sem stress! Fiz 16km/l na gasosa no Siena 1.3 do velho. Na estrada anda como um 1.0 16v (170-180 de final), mas na cidade é mais gostoso de dirigir que eles porque tem mais torque. O Siena faz sempre acima de 11km/l com a/c ligado na cidade.

 

Abraços

Postado em
Esses motores Fire não dão problema não, o 1.3 8v é um pouco fraco, ainda mais pra uma Weekend.

Mas não vai encomodar não, se bem cuidado tem que fazer mais de 200.000 km na boa.

Vc diz que ele é fraco comparado a um 1.8 ou 1.6?

Postado em

Não fui eu que disse isso, mas ele é fraco se comparado aos 2 motores...

 

motor 1.6 atual tem pelo menos 100cv, motor 1.8 110cv e 2.0 120cv (tudo 8valvulas)

 

Um motor 1.3 8v deve ter coisa de 75 a 80cv (o motor 1.4 8v do palio novo tem 85cv)

 

abraços

 

DCS

Postado em

O fire 1.3 flex tem 71cv e 11,7m.kgf no álcool. A potência aparece em 5500 giros e o torque em 2250, ou seja, a curva de potência é bem generosa em giros mais baixos, e é o que deixa o carro mais agradável e esperto do que qualquer 1.0, mesmo os mais potentes... e é por isso que ele é tão ou mais econômico que os mesmos carros equipados com o fire 1.0 flex...

 

ps> o fire 1.3 16v tinha 80cv @ 5500 e 12m.kgf disponíveis em curva bem plana, com mais de 80% dele disponível a 2000rpm e que também mostravam serviço em giro alto. Na prática andava mais que o 1.4 atual bebendo o mesmo que o 1.3 8v de 10cv a menos... Na minha opinião foi o melhor motor que a fiat já produziu aki...

 

Abraços

Postado em

O motor é muito bom... nunca vi um aberto pq phodeu algo... agora qto a potencia.. ele é um 1.0 com mais torque, comparando o Fire 1.0 8v com o 1.3 8v.

Postado em
O motor é muito bom... nunca vi um aberto pq phodeu algo... agora qto a potencia.. ele é um 1.0 com mais torque, comparando o Fire 1.0 8v com o 1.3 8v.

 

A meu ver, de igual a 1.0, somente a potência máxima. Abaixo dela, tem mais potência e é isso que faz a diferença hehehe.

Postado em

Acho esse motor bem fraquinho pelo que promete, não difere muito dos 1.0, imagine um 1.0 com Ar e Direçao mas que nao perca potencia ao ligar tudo... pronto é esse 1.3 (se desligar o ar ele fica mais esperto que o 1.0 - e faz diferença).

 

Quanto a durabilidade, vai longe... esses motores Fire são muito robustos (como a maioria dos motores de hoje)... já andei mais de 190.000km com um Fire 1.0 e não tive dores de cabeça.. claro, a manutenção tem que estar em dia... no mais, bom motor, bom carro e felicidades....

Postado em
Vc diz que ele é fraco comparado a um 1.8 ou 1.6?

 

Fraco de potência e torque pra uma perua, tem 70cv. Meu Uno tem 65 e pesa bem menos, mesmo assim é lerdo.

Dizem que o 1.4 é melhor, tem 10cv a mais. Então já são 15% mais potentes que os 1.3.

 

Se você não gosta de andar rápido é uma boa, o motor não costuma dar problemas e é econômico.

Ja dirigi o 1.3 16v, gostei do desempenho, é a mesma potência de um 1.4.

Postado em
O fire 1.3 flex tem 71cv e 11,7m.kgf no álcool. A potência aparece em 5500 giros e o torque em 2250, ou seja, a curva de potência é bem generosa em giros mais baixos, e é o que deixa o carro mais agradável e esperto do que qualquer 1.0, mesmo os mais potentes... e é por isso que ele é tão ou mais econômico que os mesmos carros equipados com o fire 1.0 flex...

 

ps> o fire 1.3 16v tinha 80cv @ 5500 e 12m.kgf disponíveis em curva bem plana, com mais de 80% dele disponível a 2000rpm e que também mostravam serviço em giro alto. Na prática andava mais que o 1.4 atual bebendo o mesmo que o 1.3 8v de 10cv a menos... Na minha opinião foi o melhor motor que a fiat já produziu aki...

 

Abraços

 

Assino em baixo, tive um Siena 1.6 sevel e na epoca dirigi um Palio 1.3 16v. O bixinho é esperto mesmo, não sei porque a Fiat deixou ele de lado. Acompanhava o Sevel 1.6 e não tinha que virar sócio do posto. Que motorzinho beberrão esses Sevel.

 

Edit: Sevel e não fiasa. Valeu Phaer.

Postado em

Aluguei uma Doblò 1.3 16v em fortaleza ano passado... O carro é uma bosta, mas gostei do motor... anda bem (nada extraordinário, mas imaginei que fosse ser uma lesma... e não era), e as médias ficavam sempre em 9-11 no álcool, andando geralmente com o ar ligado. Mas rodei bastante por estradas, e, como balançava muito, ficava sempre na faixa dos 110km/h, o que pode ter influenciado essa média.

 

Diria que gostei do motor. Bem melhor que 1.0 (vejam, era uma dobló!), bom torque e econômico.

Postado em
Assino em baixo, tive um Siena 1.6 fiasa e na epoca dirigi um Palio 1.3 16v. O bixinho é esperto mesmo, não sei porque a Fiat deixou ele de lado. Acompanhava o Fiasa 1.6 e não tinha que virar sócio do posto. Que motorzinho beberrão esses Fiasa.

 

Acredito que tenha deixado de produzir porque percebeu a rejeição crescente pelos 16v em carros pequenos, e que podia vender um 8v, mais barato pra produzir, pelo mesmo preço e com melhor aceitação... Brasil é fod@ ehhehe

 

Sobre desempenho, ele andava igual ao Sevel 1.6 monoponto de 82cv, com melhor consumo... e não ficava tão longe do Sevel 1.6 mpi de 92cv. Não existe Fiasa 1.6 hehehe

 

Abraços

Postado em
Aluguei uma Doblò 1.3 16v em fortaleza ano passado... O carro é uma bosta, mas gostei do motor... anda bem (nada extraordinário, mas imaginei que fosse ser uma lesma... e não era), e as médias ficavam sempre em 9-11 no álcool, andando geralmente com o ar ligado. Mas rodei bastante por estradas, e, como balançava muito, ficava sempre na faixa dos 110km/h, o que pode ter influenciado essa média.

 

Diria que gostei do motor. Bem melhor que 1.0 (vejam, era uma dobló!), bom torque e econômico.

 

Era convertido pra álcool, o Doblo??? Que eu lembre não saiu fire 1.3 16v a álcool... Esse motor na gasolina, no Palio, faz 11-12 na cidade e 15 na estrada fácil, com a/c ligado.

 

Abraços

Postado em
Era convertido pra álcool, o Doblo??? Que eu lembre não saiu fire 1.3 16v a álcool... Esse motor na gasolina, no Palio, faz 11-12 na cidade e 15 na estrada fácil, com a/c ligado.

 

Abraços

 

Creio que sim, pois o cara avisou que tava com o tanque cheio de álcool... e na hora de devolver, eu enchi de álcool de novo...

Postado em
Aluguei uma Doblò 1.3 16v em fortaleza ano passado... O carro é uma bosta, mas gostei do motor... anda bem (nada extraordinário, mas imaginei que fosse ser uma lesma... e não era), e as médias ficavam sempre em 9-11 no álcool, andando geralmente com o ar ligado. Mas rodei bastante por estradas, e, como balançava muito, ficava sempre na faixa dos 110km/h, o que pode ter influenciado essa média.

 

Diria que gostei do motor. Bem melhor que 1.0 (vejam, era uma dobló!), bom torque e econômico.

 

 

Comparando com outros 1.3 é bom mesmo, eu também imaginava ele bem mais lento.

Anda mais que 1.4.



AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...