Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LeandroM

Auxílio com sintonia X opção musical

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, se alguém puder me explicar o que ocorre já fico contente. Como gosto de tudo quanto é musica, acabo ouvindo um pouco de tudo, menos pagode, gosto também mas quase não ouço. Pois bem, no meu carro tenho tenho dois BP 12 550, em caixas de 54lts brutos, com dois dutos por caixa de 38 cm, empurrados por um ice, deve estar sintonizada ~ em 47 hz, se estou certo. Antes de construí-la, lí bastante os artigos e posts, e optei pela dutada, resumindo, coloquei um pagode pra tocar e cadê o grave, bem fraquinho, na hora pensei, vixe queimou tudo, mas não, com dance, sertanejo, black nem se fala, fica ótimo, mas com pagode e axé é uma ...... Fui dar uma nova olhada no artigo que fala sobre caixas e realmente a indicação para pagode é a dutada, porém seria numa sintonia maior, no gráfico do winlsd a dita fica com f3 em 42 hz e pico de 5db em 58 hz, teria que ser maior? Dá pra melhorar isso, ou vou acabar perdendo nas outras?

Abraços !

Postado em

É isso mesmo dudu, o negócio fica feio, agora o porquê? Se tentar ganhar um pouco no bass por exemplo da uma embolada feia. A única coisa que eu ainda tenho que tentar, seria ao menos uma vez colocar um cd original, em alguns casos já tive surpresas com isso. Uma vez fiquei meio encanado e coloquei um duto menor, não me lembro mais do quanto era, mas não gotei do resultado não, porém não ouvi pagode com a outra configuração, se eu achar ele aqui vou testar de novo.

Henrique, será uma maldição dos Bp? Fiquei encanado depois de ouvir um nitro, acho que era aquele de 15, e 1000 e alguma coisa, estava tocando pagode redondinho, e estava também numa dutada, bem grande por sinal. Mexer agora eu não vou mesmo, falta $$$$$, mas seria interessante que eu entendesse, pois se foi alguma cagada minha eu corrigiria na próxima.

Postado em

Esses tipos de músicas exigem uma frequência de sintonia maior da caixa. Mas tá estranho isso. Vou testar umas músicas de pagode no meu carro com a minha caixinha minúscula de 57 litros dutada com um duto de 3"x30cm para um sub de 10".

Uma coisa eu digo, exagerei em deixar a caixa com esse volume todo ehehe, mesmo com 3 garrafas pet de 2 litros cheias de areia, não resolveu na diminuição de volume eheh, em algumas músicas o sub embola, mesmo em alguns hip-hops, ele embola. Ainda junta o fato do sub ser de 400Wrms e recebendo apenas 250Wrms, complica. Mas vou testar depois e te falo se acontece esse mesmo lance comigo.

Claro se o meu 707Dx puxar o cd pra dentro ehhehe :banghead , já estou agoniado para mandar arrumar logo isso!

Postado em

Dudu, se não puxar, empurra! kkkkkkkkk

Se você estiver sozinho, parado em casa, ele toca, mas se tiver gente perto, entra a famosa lei de Murphy: Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

Voltando testa aí também e depois diz pra gente.

:legal:

Postado em

o pico no pagode tem q ser nos 80~100hz.. tá beeem baixo esse pico, ideal pra hip hop, psy, etc..... mas se tu botar o pico nos 80hz.. tu perde completamente o subgrave! eu não faria isso.. preferiria usar um bass boost nos 80hz =P rsrs

Postado em

Imaginava isso Bloom, porém no achismo, prefiro os subgraves, mas eu tava boiando. E se eu quiser subir um pouco a sintonia da caixa sem subsônico fica muito bom não né, ou não tem nada a ver? Andei procurando e não encontrei muito a respeito deste assunto, que seria mais ou menos as sintonias para caixas X os diferentes estilos de musicas, sabe onde posso pesquisar mais sobre isso?

Postado em
Esses tipos de músicas exigem uma frequência de sintonia maior da caixa. Mas tá estranho isso. Vou testar umas músicas de pagode no meu carro com a minha caixinha minúscula de 57 litros dutada com um duto de 3"x30cm para um sub de 10".

Uma coisa eu digo, exagerei em deixar a caixa com esse volume todo ehehe, mesmo com 3 garrafas pet de 2 litros cheias de areia, não resolveu na diminuição de volume eheh, em algumas músicas o sub embola, mesmo em alguns hip-hops, ele embola. Ainda junta o fato do sub ser de 400Wrms e recebendo apenas 250Wrms, complica. Mas vou testar depois e te falo se acontece esse mesmo lance comigo.

Claro se o meu 707Dx puxar o cd pra dentro ehhehe :banghead , já estou agoniado para mandar arrumar logo isso!

Como vc fez pras garrafas pet nao ficarem soltas lá dentro? To pensando em botar umas 3 garrafas dentro de cada câmara dos meus BP T_T

Postado em
Dudu, se não puxar, empurra! kkkkkkkkk

Se você estiver sozinho, parado em casa, ele toca, mas se tiver gente perto, entra a famosa lei de Murphy: Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

Voltando testa aí também e depois diz pra gente.

:legal:

Essa Lei de Murphy funcionou sim! óH boca essa sua hein LeandroM kkkkkkk, só que foi ao inverso! Levei meu player para o Kleber Biba dar uma olhada, quando vou ligar o player para ele ver que não tava puxando o cd, o fdp do player puxou o cd!!! :banghead: Aí falei, tá vendo só agora o bicho dá a louca e funciona!!!

Nesse final de semana nem deu para eu tentar fazer o teste, pois deixei o player com o Kleber Biba...

Postado em
Como vc fez pras garrafas pet nao ficarem soltas lá dentro? To pensando em botar umas 3 garrafas dentro de cada câmara dos meus BP T_T

Como essa caixa que estou usando tem uma divisória e apenas abri um buraco grande nessa divisória, as garrafas se encaixaram perfeitamente na outra câmara. Mas a caixa duplicou o seu peso!

Postado em

BP desce muito mesmo, nunca vai responder como um woofer, pode tentar qualquer caixa que quiser, mas na tentativa de manter o seu sistema, tenta deixar a curva de SPL mais plana possível, ajustando volume e sintonia e aumenta o headroom... já vai perceber diferença, outra coisa tira os loud e outros reforços do player

abs :legal:

Postado em
BP desce muito mesmo, nunca vai responder como um woofer, pode tentar qualquer caixa que quiser, mas na tentativa de manter o seu sistema, tenta deixar a curva de SPL mais plana possível, ajustando volume e sintonia e aumenta o headroom... já vai perceber diferença, outra coisa tira os loud e outros reforços do player

cara, o complicado é achar alguem q simule meus subs... como são bobina dupla, nem eu nem meu irmão não sabemos simular... aí fica fo**...

se alguém puder simular pra mim... ficaria agradecido.

Specs do Sub:

SWBPN15- D4

Z: 2x4

Pe: 550

Spl: 89db

Fs: 23hz

Qts: 0,54

Vas: 210L

Bl: 21,6tm

Sd: 830cm³

Xmax: 11

Re: 2x3,2

Vw: 3,0L

Postado em
cara, o complicado é achar alguem q simule meus subs... como são bobina dupla, nem eu nem meu irmão não sabemos simular... aí fica fo**...

se alguém puder simular pra mim... ficaria agradecido.

Specs do Sub:

SWBPN15- D4

Z: 2x4

Pe: 550

Spl: 89db

Fs: 23hz

Qts: 0,54

Vas: 210L

Bl: 21,6tm

Sd: 830cm³

Xmax: 11

Re: 2x3,2

Vw: 3,0L

deixa de ser preguiçoso gaúcho heheh

a única diferença que me lembro agora é na impedância nominal Z que vc tem que colocar o valor que vai usar, se vai usar bobinas em paralelo coloca 2 ohms, se vai usar em série coloca 8 ohms e na Re em analogia a Z

tenta lá e posta as dúvidas aqui que a galera tenta ajudar

lembra que eu te falei que seria missão difícil achar sub misto bom como o upgrade heheh, já tive upgrade e tive papão, com o papão fiz tremer carro do lado em movimento, mas pra fora ele não rende, talvez com uma caixa de 200L e um bom processador, mas nem cabe, pois nao foi feito pra isso

Postado em

Dudu,não é praga não heim !!! O negócio vai ficar zerado de novo.

Delimaju, vou tentar sim, mesmo que for só para ir testando e aprendendo. Como é meu primeiro set, sabe como é, no começo é só empolgação, o carro começa a tremer ficamos felizes da vida, depois de um tempo .... começamos a ver mais coisas. Você falou em headron, na teoria o ice mandaria 1400 em 4 ohms, o ideal seria um pouco mais?

Abraços e agradeço por opinarem.

Postado em
Delimaju, vou tentar sim, mesmo que for só para ir testando e aprendendo. Como é meu primeiro set, sabe como é, no começo é só empolgação, o carro começa a tremer ficamos felizes da vida, depois de um tempo .... começamos a ver mais coisas. Você falou em headron, na teoria o ice mandaria 1400 em 4 ohms, o ideal seria um pouco mais?

infelizmente é só na teoria mesmo, inclusive essa combinação ice+papão já deu muita incomodação aqui no fórum mesmo, o que ficou da época é que o ice só dá essa potência com onda quadrada, ou seja, clipada ao extremo e que os papões não aguentam um mínimo de distorção

Postado em
Dudu,não é praga não heim !!! O negócio vai ficar zerado de novo.

Tava te zuando pow, relaxe! Mas essa lei funcionou mesmo ehheheh. Pq é assim, o player só puxa o cd, quando há muito tempo ele fica ligado, ou depois de eu tentar milhares de vezes até fazer ele puxar. Nessa de sábado de manhã só foi eu ligar o player para mostrar para o kleber que não tava puxando, que o bruto funcionou não na primeira tentativa, mas sim na segunda ahuahauhauhau :blink:

kleber tá vendo isso aê diretinho pra mim, talvez vai ter que trocar algumas besteirinhas dele hehehe.

Sobre o lance de simular uma caixa band-pass, eu já tentei simular pelo WinISD e não consegui, o programa joga duas sintonias de frequências de cada câmara. Cada câmara tem uma resposta diferente, aí fica complicado. Vc tem que, tipo decifrar o programa quando vai simular uma BP. Muito complicado :(

Postado em

Cara.. o interessante é fazer uma sintonia mais baixa q o sub conseguir sem embolar.... pq se tu faz sintonia picuda, só favorece certos tipos de músicas!

ex.:

80~100hz = pagode, forró, axé....

60~80hz = dance.. techno...

40~60hz = hip hop, drum'n bass.. e cds de bass test =P

Já numa flat, tu ouve de tudo! =)

Postado em

Bloom, pra encerrar, pra saber se não vai embolar, na simulação ela tem que ter uma queda digamos brusca abaixo do f3, no mínimo 6db/oitava e um outro parâmetro seria o delay?

Postado em

LeandroM O delay que informa se o falante vai embolar ou não. basta prestar atenção no curso do delay, vc vai ver que nas frequências mais altas dos graves o delay vai abaixando, variando com a sintonia da caixa. Até 16m/s é o limite, no qual vai embolar, mas num limite aceitável, acima disso, o sub já vai embolar bastante na maioria das músicas tocadas.

Yurisiera a caixa band-pass é uma das mais perfeitas para reproduzir graves, ela proporciona uma banda-passante mais definida, é a mistura de uma caixa dutada com uma selada. Esse tipo de caixa gera um ganho de 6dB. Mas sua construção é muito complexa e tem que avaliar os mínimos detalhes, um erro em algum cálculo, pode levar todo o sistema a ruínas. Ela serve para tocar todos os estilos musicais, se bem projetada, tocará tudo!

Postado em

Na verdade, quanto menos "ms", melhor! Prum fã de hip hop, até uns 25ms é aceitável! Mas prum jazz, 16ms já tá embolando! ;)

No mais, eu sempre penso num som BOM pra tudo, assim: Sub com FS baixa, caixa sintonizada na fs do sub e duto deixando delay sempre baixíssimo! N tem erro!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...