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Benincá

CURVAS, como saber a que velocidade entrar?

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Entao pessoal, aprendi a dirigir ha alguns anos, mas sempre na cidade, pegando pouca estrada. E esticando muito pouco, nunca fui muito bom com a velocidade.

 

Ultimamente (provisória chegou em agosto) tenho pensado muito no assunto.

 

Como saber qual curva que da pra fazer em qual velocidade??So "testando"?? uhuhuh

 

So meio cabaço no assunto ainda, e tem o grande fato da parati estar com pneus REMOLD e carecas, entao nem rola querer fazer muita coisa! auhauhhaa

 

Mas enfim, como voces sabem a que velocidade que da pra entrar na curva?? Experiencia???

 

 

valeu!

Benincá

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É um conjunto de analises que vai lhe dizer

como você disse, os pneus nao sao muito bons, entao é melhor nao curvar forte

a falta de experiencia, o estado do carro

com um tempo você vai ta manjando tudo, comece devagar nada de exageros

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a velocidade ideal é aquela que fica abaixo da velocidade que vc perde o controle do carro, hehehehe!!!

Cara, depende de mtas variaveis, quais pneus, qual carro, grip da pista, conhecimento do trajeto e tua habilidade pra controlar o carro qdo se perde o controle dele.

Vc tem que conhecer as respostas do carro pra situações que vc imprime nele.

 

Se vc dar uma guiada na direção, o que acontece com o carro?

Se vc entrar numa curva aberta em alta velocidade, como o carro se comporta?

 

Tem que ir tentando. Eu vou indo um pouco de cada vez! Entro numa velocidade, qdo me acostumei com as reações do carro, entro mais rapido e assim vai indo...

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bom, com meu carro já estou mais q acostumado ( 9 anos com ele), existem 3 variáveis: pista, carro e piloto.

 

pista : asfalto de boa qualidade (analizar ranhuras, rugosidade etc...) e principalmente o angulo de inclinação da pista que aqui no Brasil costuma ser 80% errado (declive para o lado de fora)

 

Carro: tração traseira ou dianteira, relação do peso dianteiro x traseiro, potencia do motor para consertar um possível erro, tipo de freio (disco nas 4... ABS ..), controle de tração, largura e altura do pneu (detalonamento) etc...

 

Piloto: dizem que vc só conhece seu limite qdo ultrapasse ele !!! (mas nem todos estão vivos para contar), a experiência conta muito !!! e muito importante: a partir do momento q vc ingeriu " um cheirinho" de bebida alcoólica, tire o pé do acelerador !!! pois sua percepção e noção de perigo foi alterada !!

 

eu te aconselho a começar de leve, procure um local que vc conehça (com curva), de preferência com pouquíssimo movimento e comece a forcar aos poucos o carro e perceber seu comportamento (sai de traseira, frente), eu aconselho a começar em baixa velocidade (baixa mesmo !!), e com o piso molhado, para começar a sentir as reações do carro !!

 

Tres fatos que aconteceram comigo:

 

Fato 1 - estava acelerando (uns 160km/h), e fiz uma curva (que eu conheço desde que nasci), e achei que o carro faria numa boa, mas no meio dessa curva há uma pequena descida (a rua começa a descer bem na curva), o carro "flutuou", perdeu aderencia nos pneus e foi de lado, de 160km/h à 0km/h com o carro de lado, nem preciso dizer como sou grato do carro não ter virado !!

 

Fato 2- Qdo comprei o carro ele tinha pneu Firestone (não durou 10.000km), mas ele agarrava muito no asfalto, qdo troquei, coloquei o Pirelli P6000 (na minha opinião deveria ser proibido na dianteira), o carro não estabelecia aderência nenhuma (eu coneguia cantar pneu de 3ª para 4ª marcha), em curvas então era uma desgraça o carro passava reto !!! Me reeduquei (não acelerava mais), e quando coloquei os Michelin eu senti a diferença, agarrava como o firestone (e não cantava nem de 2ª para 3ª).

 

Fato 3 - Eu subi a rodovia anchieta SP a uns 6 anos atrás bem no natal (pista vazia), e para não dar sono, comecei a acelerar com um Brava HGT, ele ia na frente e eu acompanhando, qdo passei ele comecei a tirar o pé para fazer as curvas (consequentemente ele tb), até uma hora que resolvi não tirar :unsure: (conhecia bem o limite do carro e da estrada), o Brava tb não tirou, foi uma das piores cenas que já ví (e pelo retrovisor !!), o Brava (até então achava que fazia mais curva que o meu), conseguiu sair de frente e traseira ao mesmo tempo, e quase caiu baranco a baixo, eu não ví, mas acho q "alguem" colocou a mão para aquele carro não cair !!!

 

ahh: meu carro é um escort 94 Conversível 2.0, pesando míseros 1.500kg com som :blink:

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acho q tem muita coisa envolvida nisso....carro, penu, pista, piloto...eh meio fo** saber ao certo !!

Eu queria saber como controlar o carro qndo ele sai de frente !? se acontecer comigo nao tenho idéia do que fazer !

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Cara vai sem medo....pisa mesmo....chegando perto da curva vc puxa o freio de mão (só um toque!) e vira para o lado contrario da curva.....e mete o pé no acelerador sem dó!!!...

VC vai ver em pouco tempo vc estará no D1!

 

 

abçs...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Zuera manow......Direção é igual wiske....qnt mais tempo melhor!............vai de boa nas curvas....tira o pé e seja feliz.

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Peso tb é essencial numa situação como essa... além das calibragens dos pneus...

 

Tenho um corsa 1.0 ... vez em quando vou pra ilheus de carro (salvador-ilhéus - 450km + -) e com o peso de 2 passageiros, bagagens e o peso do som na mala (vide foto do avatar) eu entrava nas curvas a 100-140 de boa... pneus aro 14 calibrados em 34 libras na frente e 40 libras atrás, conforme recomendações da montadora quando o peso é grande...

 

Uma vez, inventei de viajar sem som ... tirei o som e coloquei as bagagens no porta malas, lugar do som ... esqueci de recalibrar os pneus ... foi numa dessas que eu derrapei na pista... minha sorte é que nao vinha carro do outro lado .. senao eu nao estava aqui hoje ... o carro jogou a traseira legal ... mas consegui retomar o controle acelerando mais ainda pra voltar a minha faixa..

 

Depois deste episódio, parei no primeiro posto e recalibrei os pneus pra menos libras... melhorou e muito o grip do carro no asfalto ... tá bom, eu tb nao corri mais tanto uhahuahuhuaa quase me mijo de medo huahuahuhuahua

 

Abraços

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quando vi que o teko era o ultimo que tinha comentado

tinha certeza que o conselho seria esse

uahuahauhau

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depende mt do carro e dos pneus

c o carro ta bem acertado

altura do carro

peso

tipo de curva

e braço

 

nao tem como generalizar

 

o mesmo carro mais com pneus diferentes ou ate calibragens diferentes ja sao suficientes pra mudar a velocidade de fazer a curva

 

 

sempre começa devagar

e só faça c tiver seguro disso

sem beber sempre

e com segurança

 

c tiver um 4x4 esportivo ajuda bastante huahuaahuauhahuahuauahahuahuauaahuauahua

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Vai com calma. Se ñ tem muita experiência, o melhor q vc pode fazer é dirigir, dirigir e dirigir mais. Procure ñ frear durante a curva nem tentar corrigir bruscamente. Nem sempre a gente sabe o q vai encontrar numa curva ou logo após dela. Buracos (nada difícil encontrar um, né?), sujeira/água ou imperfeição na pista pode fazer o motorista virar passageiro facilmente.

Outra dica é: esquece o q vc vê em televisão pq é tudo mentira. hehehe!

O q quero dizer é q o melhor q vc pode fazer é ser prudente.

Agora, se na sua cidade tiver um autódromo p/poder brincar, ai a conversa muda bastante. :vts:mac1

Com o tempo o cara vai sentindo o comportamento do carro. Vendo se ele costuma sair de frente ou traseira e a hora q isso acontece, mas esse momento vai depender da velocidade e do trajeto q vc está fazendo, claro (fazendo a curva mais aberta ou fechada). O piso, o pneu, a pressão dele e a suspensão tb farão diferença e com o tempo, depois q vc se acostumou c/o comportamento do seu carro, perceberá como um amortecedor estourado (por exemplo) pode fazer uma diferença absurda, tanto nas curvas quanto nas frenagens.

Mudanças de marcha numa curva tb ñ são aconselháveis.

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Isso só depende da quantidade de alcool q vc tomou.

 

Faço cada curva ao sair do buteco q ninguém ia acreditar!

 

Um poste em especial, esse sim, acredita!!! :pirou:

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Quando eu era noob, achava que era só entrar correndo e virar o volante. Resultado: Nem sempre dava certo. Aí lá ia o carro pra desempenar torre, rodas, alinhar, balancear... trocar homocinéticas, balança, caixa de direção e ponta de eixo traseiro... :vts

 

Com o tempo vc vai pegando a prática de analisar a velocidade. O segredo é sempre entrar numa velocidade mais baixa (bem mais baixa que o limite) e ir acelerando dentro da curva, sentindo as reações do carro. Se você é um daqueles que acham que têm que ficar dando guinadas rápidas no volante pro carro fazer curva rápido, pode tirar esse hábito ridículo do seu dia-a-dia.

 

E nada de pisar no freio dentro da curva, a não ser que você saiba se antecipar às reações do carro. Ainda assim, vc pode acabar passando reto.

 

O detalhe: Leva um tempo pra pegar confiança... e quando vc se fode, adeus confiança...

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Eu sempre seguro o carro quando ele ta curvando, nao fico dando batida pra ele curvar nao...

Kleber, o fo** é que perdi a confianca...............em junho eu tava com o astra da irma, fui entrar numa curva aqui (gigante!) na metade dela, a frente saiu.........................ACHO que eu reduzi, e como tava molhada a pista fodeu tudo!

 

ae to tentando aprender como curvar direito! com o tempo vou aprendendo, mas vou tentar o que o pessoal falou, pegar as manhas do carro!!

 

valeu pessoal

quem tiver mais opinioes, poste a vontade!

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Acho que o mais importante é entender as respostas que o volante e os pedais mandam. Assim você pode saber de forma um pouco antecipada quando o carro começar a perder aderência (É dessa forma que os pilotos sabem o quanto devem acelerar na chuva) E a velocidade de entrada vai depender do traçado. Recomendo pesquisar sobre tangência (apex) e tangência tardia (late apex).

 

Outro detalhe importante é ser bastante suave com as manobras. Frear e acelerar (se o carro tiver muita potência) bruscamente afeta o equilibrio do carro, e girar o volante com tudo faz as rodas perderem aderência. Comece dirigindo devagar, se possivel com as marchas mais "altas", aumentando aos poucos.

 

 

 

 

alguns links úteis para "pilotos de fim de semana" hehe (se tiver tempo disponível, leia! :legal: ):

 

http://www.cockpitvirtual.com.br/Escola_de_Pilotagem.pdf (português)

 

http://www.turnfast.com/ (inglês)

 

Espero ter ajudado hand26

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Eu sempre seguro o carro quando ele ta curvando, nao fico dando batida pra ele curvar nao...

Kleber, o fo** é que perdi a confianca...............em junho eu tava com o astra da irma, fui entrar numa curva aqui (gigante!) na metade dela, a frente saiu.........................ACHO que eu reduzi, e como tava molhada a pista fodeu tudo!

 

ae to tentando aprender como curvar direito! com o tempo vou aprendendo, mas vou tentar o que o pessoal falou, pegar as manhas do carro!!

 

valeu pessoal

quem tiver mais opinioes, poste a vontade!

 

Uma coisa que me deu confiança de novo, foi escolher uma curva que eu passava todo dia, e ir "trabalhando" nela. Cada dia ia forçando mais um pouco. Quando bati, não podia nem ouvir barulho de pneu, que já gelava. Essa curva foi me dando confiança à ponto de conseguir fazê-la a 80km/h, 20km/h mais rápido que o meu amigo mais "corajoso"...

 

Como eu disse, tem que entrar mais lento na curva. A entrada da curva é o ponto onde o carro acaba "jogando" pro lado com mais força, por isto é mais fácil errar na entrada do que no meio. Se você não usa pneu perfil baixo, vc vai sentir algo parecido com uma leve saída de traseira ao entrar na curva. Tudo isto vc precisa ir acostumando.

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vem acelerando, ponta dos dedos no freio e calcanhar no acelerador, marcha pra cima, tangecia a curva acelerando de leve pra nao escapa de frente :rolleyes:

live for speed rox :blink:

na vida real sou cagaum faço curva 20km/h abaixo do permitido pasmafaute

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:unsure:

vem acelerando, ponta dos dedos no freio e calcanhar no acelerador, marcha pra cima, tangecia a curva acelerando de leve pra nao escapa de frente :rolleyes:

live for speed rox :blink:

na vida real sou cagaum faço curva 20km/h abaixo do permitido pasmafaute

 

Se eu botar meu calcanhar no acelerador, a ponta dos dedos vai ficar no puxador do capu... hauhauhauhauhauhauhauhau

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Cara na boa.

 

PRIMEIRA coisa, trocar seus pneus... nem se não der para por um 0km, poe um meia vida de qualidade.

 

SEGUNDA, procure sempre sair da curva com mais velocidade do que voce entrou, EU NÃO ESTOU DIZENDO PARA VOCE ENTRAR NA CURVA A 120 PARA SAIR A 150, tente se educar, conhecer o carro e as curvas da estrada principalmente se voce for pegar esta com frequencia, como voce esta aprendendo procure entrar nas curvas a 80 e conforme voce for saindo desta comece a acelerar.... p/ retomar aos 100.

 

TERCEIRA Jamais pise fundo no freio em uma curva, e quase certo que voce perdera a traseira, e mesmo sem pisar no freio voce pode perder a traseira se o seu peneu estiver ruim, e é por este fato que as mais conceituadas fabricantes e revendas de pneu recomendo deixa nas rodas traseiras o melhor jogo, para ajudar a te segurar. Se no meio da curva voce ver que esta rapido demais p/ sair dela com segurança, tire o pé do acelerador e reduza a marcha p/ voce grudar mais ainda.

 

 

Já fui varias vezes p/ vitória, nao me lembro de onde voce poderia praticar por ai, mas se fosse Campinas, Sampa, ia falar p/ voce dar uma voltas no anel viario, voce ja vai pegando jeito.

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acho q tem muita coisa envolvida nisso....carro, penu, pista, piloto...eh meio fo** saber ao certo !!

Eu queria saber como controlar o carro qndo ele sai de frente !? se acontecer comigo nao tenho idéia do que fazer !

 

 

Sair de frente é relativamente facil segurar tem que manter o volante na posiçao que voce quer ir e fazer as rodas tracinonarem denovo, o problema é sair de traseira, 90% das vezes voce vai se tornar um rélez passageiro.

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:unsure:

 

Se eu botar meu calcanhar no acelerador, a ponta dos dedos vai ficar no puxador do capu... hauhauhauhauhauhauhauhau

essa dica soh vale pra quem calça até 40 41 :pirou:

no seu caso vc tem que refazer o pedal de freio no lugar do puxador de capo entao ehauiehaheia

ou compra um gol box que ta resolvido, qdo pisar no acelerador automaticamente vc vai estar pisando no freio devido aos pedais serem mt bem posicionados :huh: heuaheahuea

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Vei... contar um fato rapido aqui procês... Tem um viaduto q eu sempre passo por ele PELO MENOS 2x ao dia. Ele tem uma subida (na ida) e uma descida (na volta) que sempre faço....

 

Certo dia eu vinha a uns 60~80km/h, e a curva do viaduto é beeem contadinha (fechada).. que o carro sempre fazia (à essa velocidade) cantando pneu de leve, mas de forma que eu sempre seguro numa boa. Mas nesse bendito dia, acho q tinha passado uma caçamba derramando areia de construção... só q eu só percebi NO MEIO da curva! Resultado: no meio da curva, quando percebi a areia, tirei o pé do acelerador (freiar ia dar mer**, era areia beem fina) e deixei o carro ir reduzindo sozinho! Só que em coisa de segundos, aconteceu +/- isso: Percebi o carro saindo de fundo.. tentei controlar pra ele não dar uma 'bundada' na muralha de fora.. mas enquanto eu puxava pra dentro (pra ele num triscar fora), a dianteira tava quase tocando o muro. dei uma 'raspada' no freio pro carro não ir de cara no muro, mas foi o suficiente pra destracionar completamente! assim q encostei no freio, a roda dianteira travou e a traseira do carro 'jogou' de vez... o carro deu uma volta e meia na pista (540 graus) e parou de frente pros carros q vinham! Cara... isso tudo q contei foi coisa de 2 a 5segundos (N deu tempo nem noção na hora).. e o susto foi incrível. Após o carro parar, eu tava tremendo, com os pés e mãos gelados.. um cheiro de borracha queimada (do pneu) e os olhos esbugalhados! mas mais espantado que eu, estava um pessoal que vinha no carro de trás... tinham umas cinco pessoas (2h 3m) e ficaram todos boquiabertos com cara de "putakepareeu"...

 

 

Vendo de fora, dava a sensação de que eu tinha conseguido "domar" o carro, pq evitei que ele batesse nas muretas... e o viaduto é muito estreito! Mas eu não sei se foi eu que fiz algo de fato, ou se foi pura sorte! Lembro que a direção ficava mole.. e eu ia tentando fazer o carro "parar" sem bater nos muros.. joguinhos de drift ajudam nessa hora... mas garanto q a situação não tava 100% sob meu controle =/

 

 

 

Enfim, por mais q vc conheça a curva, esteja preparado pra imprevistos! ;)

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prática e seguir as dicas do pessoal, nada de ficar quicando no volante, entrar com velocidade abaixo e ir imprimindo maior velocidade e vendo as reações, prudencia.

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Cara é por isso que eu sou contra o método de conseguir carteira de motorista no Brasil.

 

Concordam comigo que se o Beninca tivesse dirigido desde os 16 anos até os 18 anos, somente com alguém de maior ao lado dele e que tivesse carteira para absorver as responsabilidades do condutor, hj ele não estaria perguntando isso no fórum, devido a prática que ele já teria adquirido???

 

Mas não esses fia das putas de políticos não pensam nisso.

 

po*** cara. Hj o cara aprende o significado das placas e estacionar na auto escola com 18 anos e já está apto a pegar uma BR-101 Floripa-POA por exemplo que é uma selva.

 

Sou totalmente contra este método. Pra mim o cara com 16 anos já poderia dirigir desde que com alguém de maior e habilitado ao lado. Com 18 anos tira a carteira provisória e com 20 anos a definitva. Isso seria o correto.

 

Cara eu pego BR desde que tinha 15 anos com meu pai do lado, começamos em estradas vazias até trajetos de mais de 1000 km.

 

Quando tirei a carteira ninguém precisou me dizer o que fazer....

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Deus me livre dividir a via com alguém de 16 anos. Hoje eu tenho quase 27, e vejo o quanto era cabaço com 16, mesmo dirigindo pra todo lado desde os 13. Não tinha 1/100 da noção de espaço, do reflexo... NADA. Era uma criança mesmo, como qualquer um de 16.

 

Certa vez um FDP mirim acertou meu carro no trânsito, e ainda tentou fugir... isso com papai do lado. Por sorte tava engarrafado e eu consegui bloquear a Alfa 164 que o pequeno infante acreditava estar "tocando".

 

Aprender antes realmente me deu mais experiência aos 18. Mas me fez fazer MUITA mer**. Cheguei aos 18 fazendo gracinha, pq achava que já sabia "pilotar"... um moleque, cheio de coragem e com uma carteira na mão é um perigo quando vai pro trânsito pesado.

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Entao, saber dirigir eu sei neh.. huhuhu

Mas a questão é querer curvar melhor, em velocidades maiores ou até em velocidades normais mas reduzindo riscos..

Ja viajo de Vix- NV 260km, uma viagem com bastante curva...vou de 80-160, no gás, entao a minha direcao eh trankila! O que eu to querendo aprender é aprimorar, pq eu tenho mt poca experiencia ainda, minha auto-escola foram apenas 2 aulas, pois o que se aprende em auto-escola eu ja sabia....o q eu quero aprender, sei que só vou conseguir com muita experiencia!

mas de qlquer forma, queria algumas dicas pra facilitar o ganho de experiencia!

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