Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

BYRONALD

[Peugeot 307] Projeto todo DIY...

Recommended Posts

Postado em

Mp enviada!!!

PESSOAL , ESTOU PENSANNNNDO EM RECOLOCAR O KIT SELENIUM, ENTÃO SE ALGUEM TEM INTERESSE EM ALGUM KIT , FAVOR MANDE MP QUE QUANDO FOR VENDER ( SEJA QUAL FOR ) EU AVISO .ATT,

Ronald

Postado em

Bom como o rádio faz 03 way, vamos ver como fica o negócio...

Antes disso, eu apenas mudei o tweeter de local, ou mais e menos isto. Pois resolvi furar a tampinha do local original do tweeter ( onde ele encontrava-se ) e coloquei os mesmos lá .

A princípio não irei fazer uns peitinhos ou algo assim.

2903091649.jpg

By BYRONALD at 2009-03-29

2903091614.jpg

Resultado: Melhorou uns 20% a percepção do agudo, uma vez que, antes tinha a outra tela ( do carro ) e mais o vidro/película para bater/refletir . Parece que antes os som saia atrás de um muro.

E para ajudar eu tinha no meu "estoque" um Ampli Pioneer GM-400 que dá os impressionantes 2x18WRMS em 04 Ohms ! Então resolvi usar ele para tocar os tweeter do Kit .

2803092112.jpg

Agora ficou assim:

* Player 9887 em 03 way

* 4.6x tocando os mid 6.5" do Kit Fosgate ( em estéreo ) e bridge no JL 10W0

* GM-600 tocando os Tweeters do Kit Fosgate

Procurei manter o crossover do Kit somente para os tweeters, pois os mesmos são muitos "sensíveis" .

Resultado: Médio-grave aumentou e a definição do agudo também (etc... ) e principalmente a ambiência melhorou e muito.

P.S: Estes dias fui dar uma passada numa loja de POA e vi o som do carro de um forista daqui( 307 SW ) ... Ele tinha os pezinhos do famoso Leandro Paganini e REALMENTE o cara é bom demais, mega bem feito . Também tinha as colunas que fez em outro lugar ( acho que em Curitiba ) e ficou interessante .

Abraço,

Ronald

Postado em
Bom como o rádio faz 03 way, vamos ver como fica o negócio...

Antes disso, eu apenas mudei o tweeter de local, ou mais e menos isto. Pois resolvi furar a tampinha do local original do tweeter ( onde ele encontrava-se ) e coloquei os mesmos lá .

A princípio não irei fazer uns peitinhos ou algo assim.

2903091649.jpg

2903091614.jpg

Resultado: Melhorou uns 20% a percepção do agudo, uma vez que, antes tinha a outra tela ( do carro ) e mais o vidro/película para bater/refletir . Parece que antes os som saia atrás de um muro.

E para ajudar eu tinha no meu "estoque" um Ampli Pioneer GM-400 que dá os impressionantes 2x18WRMS em 04 Ohms ! Então resolvi usar ele para tocar os tweeter do Kit .

2803092112.jpg

Agora ficou assim:

* Player 9887 em 03 way

* 4.6x tocando os mid 6.5" do Kit Fosgate ( em estéreo ) e bridge no JL 10W0

* GM-600 tocando os Tweeters do Kit Fosgate

Procurei manter o crossover do Kit somente para os tweeters, pois os mesmos são muitos "sensíveis" .

Resultado: Médio-grave aumentou e a definição do agudo também (etc... ) e principalmente a ambiência melhorou e muito.

P.S: Estes dias fui dar uma passada numa loja de POA e vi o som do carro de um forista daqui( 307 SW ) ... Ele tinha os pezinhos do famoso Leandro Paganini e REALMENTE o cara é bom demais, mega bem feito . Também tinha as colunas que fez em outro lugar ( acho que em Curitiba ) e ficou interessante .

Abraço,

Ronald

Pow nem chamam ein...

Queria ter visto essa 307 ae tambem...

Mas tá show o som ronald... e vai fazer os pezinhos ou não? hehehe

Já comprei a fibra aki só falta coragem e tempo hehehe

Postado em (editado)

NOVA VÍTIMA , CARRO DA PATROA !!!!

( será um micro DIY, acredito que possa ajudar alguém)

Bom eu não tinha nada para fazer no meu , milagre... Resolvi então dar uma força no som da patroa, ela trocou o celta por um Novo Ka prata ( eu já tive 02 ) e indiquei um kit 02 vias etc... O rádio seria o mesmo , um pioneer .

Segue algumas fotos da instalação:

Kit de 1º socorros

0404091045.jpg

By byronald at 2009-04-10

Chicote antigo, agora com conector ISO.

0404091044.jpg

Vítima

0404091639.jpg

Sem namorado presente ( lâmpada ovo frito )

0404091638.jpg

Com namorado presente ( acho que ficou melhor )

0404091637.jpg

By BYRONALD at 2009-04-10

Porta original ( buraco de 5x7)

moto0044.jpg

Com falante de 6" e sem Baffle

moto0046.jpg

Porta do Ka com um camada de espuma para acomodar o baffle

0404091545.jpg

Porta e o baffle. Como não tinha madeira, ferro, granito, criptonita ... Resolvi usar o velho baffle de "prástico" original, porém o mesmo era para 5" e o kit era de 6" ... Nada que uma tico-tico na resolva.

0404091614.jpg

Mid no lugar. Porta + espuma + baffle + massa de calafetar + mid = alegria !

0404091601.jpg

Parece mentira, mas demoramos mais de 02 horas para achar 01 dos conectores de trás ... Que estava escondido na coluna direita , sempre é bom avisar ...

Editado por BYRONALD
Postado em

Pois amigos, acho que a vítima não foi o Ka acima , mas eu ... Dá um look !

Osso do dedo ficou aparente, por pouco não quebrou... Motivo: esmagamento da porta do Ka + minha mão + árvore. ( minha namo apagou o carro e ele tava engatado, deu um coice e eu estava com a mão no mesmo.

Fui recomendado por 03 médicos que ficasse com a mão para cima e não fizesse esforço , risco grande de complicações ... Mas, advinha ??? Tive que colocar a mão na massa, ou melhor, na fibra !!!

1004090240.jpg

Pontos ON!

1004091515.jpg

1004090318.jpg

Que comecem os jogos !!!

1004091753.jpg

Vou tentar tomar coragem e fazer uns pezinhos, não sei de aguentarei por muito tempo, pois calço 41/42 e tal...

Aquisições:

Manta, resina, lixa, pincéis, disposição !!!

1004091610.jpg

By BYRONALD at 2009-04-10

Antes de mais nada comecei com o aspirador

1004091058.jpg

Após o empapelamento ( gastei 01 rolo nos 02 lados )

1004091124.jpg

Camada e resina + fibra

1004091650.jpg

Bom pessoal, este DIY está praticamente em tempo real, pois agora estou deixando secar para retirar do carro e dar mais umas camadas de fibra , etc...

Postado em

Hehe . Pode deixar Fernando .

Hoje cheguei ao ponto de pensar , ou suicído-me ou acabo com estes pezinhos!!! ( Ontem fiquei até as 09:00 na função... JANTA NO SOGRO AS 08:00 !!! ).

Vamos lá... Mais ...

Medidas pré-caseira para mensurar a litragem

1104092343.jpg

By byronald at 2009-04-12

1104091907.jpg

Baffle

1104091415.jpg

By BYRONALD at 2009-04-12

Começando a medir ...

1204091649.jpg

1204091643.jpg

Um ao relento e o outro já com tecido

1204091813.jpg

Secagem forçada

1204091859.jpg

Por hoje é só ...

Postado em

Pôxa vida, o Rapaz não perde tempo...

mesmo sem dedos o cara vai lá e mete o que sobrou da mão na massa..hehehe

Estão ficando Show estes pezinhos, tirou quantos litros?

Já é pensando no Tempo?

Parabéns pelo trabalho, tá ficando bom..

Abraço.

Qualquer coisa estamos ai..

Postado em

muito legal o trabalho cara, só esta faltando o kit morel para vc ter um som show de bola...

o tweeter é muito pau, responde apartir de 1800hz, meus tweeters estao localizados em cima do painel assim como no seu, e o palco esta bem alto...

com o 9887 fazendo os cortes vai ficar muito bom!!!

Postado em

Fala Joel,

Cara obrigado pela força !!!

Ainda não medi os pezinhos , falta passar massar , etc... Chuto ( muito sem noção) que de uns 4 litros no mínimo ) TOMARA !!!!

Fiz pensando principalmente no tempo.

Abraço,

Ronald

Pôxa vida, o Rapaz não perde tempo...

mesmo sem dedos o cara vai lá e mete o que sobrou da mão na massa..hehehe

Estão ficando Show estes pezinhos, tirou quantos litros?

Já é pensando no Tempo?

Parabéns pelo trabalho, tá ficando bom..

Abraço.

Qualquer coisa estamos ai..

Postado em

ai Arthurff , blz?

Cara vejo que voce pegou bem o espirito do fórum, onde quando eu precisei , mesmo sem conhecer-me, teve a maior boa vontade em explicar de forma detalhada no papel, ou melhor, no e-mail a sonoridade dos equipamentos ...

Assim como tantos outros ( que não conheçco pessoalmente ) : Vitorchardud, Gas, Lucas Mazer, skyline... (se a grafia estiver errada, desculpe)

To quase fechando negocio no tempo de 5". ( para os pezinhos)

Falow!!!!

muito legal o trabalho cara, só esta faltando o kit morel para vc ter um som show de bola...

o tweeter é muito pau, responde apartir de 1800hz, meus tweeters estao localizados em cima do painel assim como no seu, e o palco esta bem alto...

com o 9887 fazendo os cortes vai ficar muito bom!!!

Postado em (editado)

A SAGA dos pezinhos continuam ...

Resolvi refazer os pezinhos , pois ficaram muito grandes ( desproporcional entre eles e no carro ) .

*Parte de baixo: 03 camadas de fibra e resina e + 02 de resina;

*Armação: Baffle de MDF de 15mm;

*Tecido com 04 camadas de resina + massa plástica , de repente vou reforçar mais...

Passando a "faca" nos pezinhos .

1804091355.jpg

Entao para fazer tudo nos conformes , esperei chegar o novo contratado...

Eis ele.

0305091834.jpg

2304092013.jpg

Retomando o projeto :

Cortei um pouco o pezinho ...

Fiz uma prévia de como seria o formato dele e o que daria de litragem... RECOMENDO esta dica, vide foto

0105092119.jpg

Da forma acima é possível "desenhar" o pezinho , medir e ter noção da litragem.

Comprei 15Kg de arroz de cachorro ( claro que depois terá uso, alguém quer ?) . O volume dele equivale a menos ( + -) 10% a menos que os litros.

1804091126.jpg

Exemplificando :

Se a caixa deu 4.5Kg( com arroz preenchendo ) seria em torno de 5 litros de volume ( fiz o teste ! )

Após escolher o formato/litragem da caixa, você poderá montar o baffle , angulando no carro . Preferi ser egoista, os 02 apontando para mim.

0205091457.jpg

Após colocado o tecido mais as resinas, resolvi ( novamente ) colocar o arroz para verificar se o desenho( com a caixa aberta ) deu certo . ( deu até entao cerca de 4,5Kg, ou seja, 5 litros .

Segundo o importador o recomendado seria de 4 a 4,5 litros quando selada e 6 dutada ( não falou o duto )

1804091133.jpg

Depois de seco o tecido ( com as 4 camadas de resina ) é hora de cortar a borda do falante, 02 tesouras a menos em casa ...

0305091307.jpg

Agora é a etapa da massa plástica( etapa que nunca tive momentos legais ).

0305091601.jpg

No local, para acomodações... ( DETALHE: DO CONTROLE REMOTO NO BANCO, COM AS FAMOSAS 03 CAPAS DE PLÁSTICO PARA NÃO ESTRAGAR !)

0305091642.jpg

CONTINUA ...

Editado por BYRONALD
Postado em

show d bola!! nunca que eu tenho as manhas de fazer isso! parabéns...

teu carro tem o descanso de pé de metal? o pezinho cobre ele?

eu acho as portas do 307 muito ruim... vibra muito.. eu tinha um golf antes q a porta era seladinha... nem precisva de pezinhos..

mas agora eu fico pensando se compensa fazer...

depois coloca os resultados! flw abraço

Postado em

Cara, obrigado !!! Mas eu tambem nao tenho a manha ... Vou tentando, errando e perguntando .

O descanso de pé dele é de plástico e eu tirei para "acomodar" melhor o pezinho . O pezinho acaba cobrindo o local dele.

As portas eu dei uma Upzinho nelas , colocando umas borrachas ( no começo do DIY mostra ) e ajudou na acústica da coisa .

Valeu!

show d bola!! nunca que eu tenho as manhas de fazer isso! parabéns...

teu carro tem o descanso de pé de metal? o pezinho cobre ele?

eu acho as portas do 307 muito ruim... vibra muito.. eu tinha um golf antes q a porta era seladinha... nem precisva de pezinhos..

mas agora eu fico pensando se compensa fazer...

depois coloca os resultados! flw abraço

Postado em
hahaha, como eh a do controle ronald?

Fala Murilo , cidadão do mundo !!!

A do controle é : como o neurótico aqui não opera o rádio nele próprio ou uso o controle e com 03 camadas de saquinhos plásticos para ajudar nas "interpéries" da natureza e dos dedos... Coisa de louco !!! rsrs.

Postado em
hahahaha

eu ainda lembro daquela historia do filme nos vidros do 206, que tu fez os caras trocarem umas 45 vezes...

E detalhe : tirei o filme no dia seguinte e ainda peguei o dinheiro de volta. Mas bah se não.

Não gostei da resistência nem da litragem dos pezinhos então resolvi refazer .

Demolição On! ( o martelo tem uns 30 anos,hehe )

0805092357.jpg

0805092358.jpg

0905090001.jpg

0905090105.jpg

By byronald at 2009-05-09

Agora os pezinhos estão apenas com a base .

Fiz novos aneis, na mesma máquina que fez o meu "leãozinho" que tampa o 10W0.

Máquina ( CNC)

0905091147.jpg

0905091145.jpg

By byronald at 2009-05-09

Outro trabalho dela

xwxwxja2.jpg

Continua ...

Postado em (editado)

Vamos lá ...

Acho que agora estou com os pezinhos definitivos ...

A primeira vez: um ficou com( mais ou menos ) 7,5 Litros e o outro com 5 litros .

A segunda vez: Um ficou com 3,5 litros e o outro com 5,3 litros ...

A terceira ( vez atual ): consegui deixar os 02 com a mesma litragem ( inacreditavelmente ): cerca de 4,7 litros cada.

Litragem esta que penso ser razoável , pois o recomendado pelo importador ( comentado acima ) seria de 4 a 4,5 litros...

Fotos do pezinhos sendo lixados para ficar mais uniformes e dar um "tapinha" pois o do motorista estava muito proximo do pedal .

1605090951.jpg

1605090950.jpg

Pezinhos com massa e secando da última medição .

2305091749.jpg

Montagem atual:

Base: 3 camadas de fibra/resina + um resinão por cima

Aneis: de MDF de 15mm

Parte de cima : tecido com 03 camadas de resina + 03 camadas de fibra/resina + um resinão ... Mais 01 camada de massa plástica + um camada de massa plástica/resina.

Internamente( para vedar e nas paredes com tem tecido ): 01 camada de resina + 01 camada de massa plastica/resina.

Resultado: conta bancária pedindo água, hehe!!!

( Mudando um pouco o assunto )

Olha só um trabalho do marceneiro que faz as minhas caixas .

1605091051.jpg

By byronald at 2009-05-23

Editado por BYRONALD
Postado em

Po Ronald, ta ficando show.. Ja instalou os pezinhos ? Como estao ?

Cara, nao sei se lembra, mas na pagina anterior, há um bom tempo comentei do seu 307, que queria colocar as mesmas rodas que as suas pois também não quero rebaixar.. E voce me recomendou instalar.

Pois é broder, mas preferi instalar o som antes de colocar as rodas. Ja comprei o som todo e estou instalando essa semana com o Ernany.

Na verdade vamos começar amanha, como meu carro é o mesmo que o seu, poderia me mandar um MP com msn ou email para caso se tiver dúvida ou algo mais.

Nao gostou dos tweeters no lugar original nao ? Compensa colocar dese jeito ?

Desculpa mudar um pouco o assunto do tópico, mas como já disse, tá muito lindo e estou acompanhando. :legal:

Obrigado companheiro.

Abraços.

Felipe

Postado em

parabéns. ta ficando show

me diz uma coisa....

esse acabamento da tampa foi feito por vc ou é o original de fábrica? que material é esse?

2903091614.jpg

grande abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...