Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

pr_miguel

Direcionamento

Recommended Posts

Postado em
... Quando eu disse que tinha que jogar o balance pra direita com os falantes "na cara", porquê a diferença no SPL jogava o palco pra esquerda, teve muita gente torcendo o nariz...

Isso aconteceu comigo e usei o balance tb. :legal:

Postado em
Eu nunca tentei, mas e ambos apontando para o centro? Não ajudaria a formar uma imagem mais centralizada? Com a ajuda do balance ou mesmo da regulagem de ganho feita lá no amplificador (deixando um pouco menos de ganho para o motorista) o resultado não pode ser satisfatório?

Esse cruzado eu sempre ouvi dizer, mas acho meio esdrúxulo...

Pro centro pode ajudar um pouco... mas a tendência é fechar o palco, pois você não aproveita as reflexões pra "ganhar" espaço.

Ué, mas qualquer direcionamento (que não seja o cruzado) não vai formar um ângulo cujo vértice é para onde se aponta? Ou seja, sempre vai fechar, seja para o motorista ou para o centro...

Postado em
marcelo, 100% motorista ou cruzado?

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

O direcionamento pode não ter mudado, mas alguns conceitos mudaram... Quando eu disse que tinha que jogar o balance pra direita com os falantes "na cara", porquê a diferença no SPL jogava o palco pra esquerda, teve muita gente torcendo o nariz... os mesmos que estão te ajudando a afinar o set... :vts

Eu me lembro quando você falou isso. Na época eu tava com o 7894. Tentei usar o TA em conjunto com o balance, mas achei que não rolou. Por exemplo, pra mim o TA dava algo em torno de 1,5 ms. Se eu usasse o fader em 1, na minha percepção passava do ideal. Só se o 1 da escala do balance fosse grande demais, devendo ser 'zero-vírgula-alguma-coisa'. Se eu deixasse o TA em menos para usar o balance, melhorava um pouco, mas aí eu achava que o resultado era inferior a usar só o TA. Sei lá, acabei usando só o TA mesmo. Mas acho que realmente o SPL de ambos os falantes dentro do carro seja diferente para o motorista, devendo ser regulado.

Eu nunca tentei, mas e ambos apontando para o centro? Não ajudaria a formar uma imagem mais centralizada? Com a ajuda do balance ou mesmo da regulagem de ganho feita lá no amplificador (deixando um pouco menos de ganho para o motorista) o resultado não pode ser satisfatório?

será que vc não tinha algum probleminha de fase?

Postado em

Pro centro pode ajudar um pouco... mas a tendência é fechar o palco, pois você não aproveita as reflexões pra "ganhar" espaço.

Ué, mas qualquer direcionamento (que não seja o cruzado) não vai formar um ângulo cujo vértice é para onde se aponta? Ou seja, sempre vai fechar, seja para o motorista ou para o centro...

Todo falante apresenta dispersão lateral. Quanto mais baixa a frequância, mais ele "espalha". Logo, você pode direcionar de forma que parte do que escapa para os lados reflita onde seja mais interessante, pra compor a percepção espacial. Vale lembrar que é o nosso cérebro quem interpreta essas reflexões, e forma a imagem mental dos objetos, espaço e etc. É nessa hora que se consegue "espichar" o palco.

Postado em
O direcionamento pode não ter mudado, mas alguns conceitos mudaram... Quando eu disse que tinha que jogar o balance pra direita com os falantes "na cara", porquê a diferença no SPL jogava o palco pra esquerda, teve muita gente torcendo o nariz... os mesmos que estão te ajudando a afinar o set... :vts

Kleber, sempre usei desta maneira, e sempre usaram...desde que sei que o pessoal acerta o carro para ter o palco com relação no centro, vc tem que acertar os db´s para chegar correto ao motorista quando se ajusta o metodo egoista.

Miguel, se vc faz cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Postado em

Estou usando os mids direcionados para o centro/alto do carro e os tuiters nas colunas, direcionadas para o motorista. Está biamplificados e uso um cross para o tuiter, cortado em 3,5Khz e o da esquerda atenuado em 4,5db. O palyer, um Kenwood X889 tem TA, complicado de mexer, mas gosto do palco que ele proporciona. Pessoal, se puderem ajudar: caso eu direcione apenas o mid do pezinho esquerdo (motorista), terei alguma melhora, perceptível, algo de mais stereos, ou melhora em palco??

Markto

Postado em
Kleber, sempre usei desta maneira, e sempre usaram...desde que sei que o pessoal acerta o carro para ter o palco com relação no centro, vc tem que acertar os db´s para chegar correto ao motorista quando se ajusta o metodo egoista.

Miguel, se vc faz cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Diana, lembra do 206 do tatu??

que o grave focava no painel? os falantes eram direcionados para frente... quqase local original...

Postado em

Miguel, se vc faz  cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

que o grave focava no painel? os falantes eram direcionados para frente... quqase local original...

hehe....outra particularidade, cortava em 80hz e era em cima da porta virado para o painel....tambem uma otima opção para quem pode fazer isto na porta. :D, um pouquinho diferente de ser direcionado para os pés.

Postado em

Miguel, se vc faz  cruzando os falantes o palco vai fechar, vc como motorista o palco vai começar no volante por exemplo, isto se o tw/full estiverem na coluna.

Explique melhor...

Postado em (editado)

Explique melhor...

Explicando....

IMG_2744.jpg

Quem quiser relembrar...tem mais fotos do pessoal e do carro do tatu

http://autosom.net/fotos.asp?categ=112

Editado por MDIANA
Postado em

Explique melhor...

Explicando....

IMG_2744.jpg

Quem quiser relembrar...tem mais fotos do pessoal e do carro do tatu

http://autosom.net/fotos.asp?categ=112

Esse cheguei à escutar do lado do passageiro,mas gostei!

Postado em
Estava no axxis, só o midbass q joguei pra frente, mas tocava apenas uma oitava. Muuuito anos luz aquem do set futuro hehe, tw selenium não faz nenhum milagre...

Imagino o q deve estar aprontando,quero ver o meu o vai sair,hehe

Postado em

Informativo pessoal:

isso é uma questão com Q maiusculo..... falo isso pq isso me chamou a atençao, entao procurei em foruns e fotos de carros top 5 nas competiçoes IASCA/USCA e EMMA e a grande maioria era off-axis ou cruzado no centro....

no modo motorista (egosita) que ouvi na meriva, p/ motorista é uma delicia, mas p/ passageiro falta MUITA coisa...., tb percebi que aqui, me parece que são 2 juizes que entram no carro, eles precisariam inverter a posiçao para terem noçao do som, certo?!

abs!

Postado em
Informativo pessoal:

isso é uma questão com Q maiusculo..... falo isso pq isso me chamou a atençao, entao procurei em foruns e fotos de carros top 5 nas competiçoes IASCA/USCA e EMMA e a grande maioria era off-axis ou cruzado no centro....

no modo motorista (egosita) que ouvi na meriva, p/ motorista é uma delicia, mas p/ passageiro falta MUITA coisa...., tb percebi que aqui, me parece que são 2 juizes que entram no carro, eles precisariam inverter a posiçao para terem noçao do som, certo?!

abs!

Na competição onde entra 2 juízes, seria a 2-seat, onde o carro é avaliado de ambas as posições, ou seja, do motorista e tbm do passageiro.

Para alcançar isso com perfeição exige muito tempo e testes. :)

Postado em
Informativo pessoal:

abs!

Na competição onde entra 2 juízes, seria a 2-seat, onde o carro é avaliado de ambas as posições, ou seja, do motorista e tbm do passageiro.

desculpe, mas desse jeito nao existe perfeiçao para os dois ouvintes... nao importa o direcionamento, dentro do carro nao da...

Postado em
Informativo pessoal:

abs!

desculpe, mas desse jeito nao existe perfeiçao para os dois ouvintes... nao importa o direcionamento, dentro do carro nao da...

Perfeição talvez não exista. Mas "quase" perfeição é possível.

As competições nos EUA/Europa já fazem esse tipo de julgamento 2-seat há algum tempo.

Se um carro só for bom do lado do motorista não adianta nada nessas classes. ;)

Postado em
Informativo pessoal:

abs!

As competições nos EUA/Europa já fazem esse tipo de julgamento 2-seat há algum tempo.

qro colocar o meu nessa, muito bom 2-seats! [^]

abs!

Postado em
Informativo pessoal:

abs!

bom, pra mim, nao eh perfeiçao

Bom da pra ficar, agora...perfeito, com foco, imagem e ambiencia igual para os dois lados, é impossivel...

Postado em (editado)

Eu já acho que nada é impossível.

Só olhar os carros da categoria "ultimate" da iasca/emma/etc.. Os kras fazem centenas de mudanças no carro, inclusive estruturais, para alcançar esse objetivo. Não que sejam perfeitos/etc, mas devem ficar mto bom em ambos os lados. :)

Editado por Ianaconi

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...