Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
pr_miguel

Direcionamento

Recommended Posts

E, pelo que entendi, um bom posicionamento dos tweeters está representado nas linhas em azul, é isso?

 

Posicionamento%20de%20Tweeters%201_zpslqw53ixq.jpg

 

eu hoje uso no vermelho. seria em cima do freio de mão.

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto, você está se referindo aos midbass, certo? E quanto aos tweeters?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto, você está se referindo aos midbass, certo? E quanto aos tweeters?

 

os tweeters mesmo, midbass é no local original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Estou acompanhando o tópico e tomei a liberdade de fazer um desenho, ainda que bastante "tosco", para servir de base para ilustrar o que vocês estão falando.

 

Como estou entrando na fase de montagem de meu som, está me servindo muito as experiências aqui repassadas.

 

Posicionamento%20de%20Tweeters_zpszcc3kiaw.jpg

 

Fala furlan, blz? eu estava pensando em algo assim:

11258620_10204049822672953_1021235326_n.jpg?oh=2bc460a3e0ec4aeba1f52c2c74ee2717&oe=5554FD1B&__gda__=1431620638_0c934284fe2677aa07897f50fc341003

minha idéia é por o MB no painel também, aí ficarão os 2 direcionados nessa posição que eu disse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

11258620_10204049822672953_1021235326_n.jpg?oh=2bc460a3e0ec4aeba1f52c2c74ee2717&oe=5554FD1B&__gda__=1431620638_0c934284fe2677aa07897f50fc341003

 

 

Minhas colunas foram feitas com esse direcionamento, só que para um kit 3 vias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala furlan, blz? eu estava pensando em algo assim:

 

minha idéia é por o MB no painel também, aí ficarão os 2 direcionados nessa posição que eu disse.

Desculpa pergunta, mas MB no painel?!

Vai precisar de uma coluna com uma litragem parrudinha não vai não?!

Dependendo das polegadas do MB vai ficar meio 'anti estético' não?!

Me surpreendi, nunca vi MB no painel heheheh

Minhas colunas foram feitas com esse direcionamento, só que para um kit 3 vias

As minhas idem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso aí Tiago, até criei um tópico falando sobre isso... É o mid que tenho na mão hoje, se não der certo eu penso em trocar.. é de 5,25 polegadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como o problema é na reflexão do vidro esquerdo, e se aportar o esquerdo mais pro centro e o direito mais egoísta? Ao invés de usar o banco do meio de trás como referencia usar o encosto do banco da esquerda de trás?

 

A não ser que você ande com o banco bem próximo ao painel, o da direita vai ficar bem apontado pros seus ouvidos. Não é totalmente on, mas você estará no eixo. De quebra os peitinhos ficam mais harmônicos visualmente.

 

E, pelo que entendi, um bom posicionamento dos tweeters está representado nas linhas em azul, é isso?

 

Posicionamento%20de%20Tweeters%201_zpslqw53ixq.jpg

 

Em azul você mata a reflexão no vidro e fica com o palco mais largo. Em vermelho, fica com ele mais fechado, porém um pouco mais profundo.

 

Já usei a 90 graus também, um olhando pro outro. A profundidade do palco é incrível, tudo toca lá no capu, mas o palco fica fechadão, dependendo do falante você tem um palco formando a 50cm de cada coluna... Se o tw ou mid/tw for domo, forma bem perto da coluna. Perde um tanto na resposta (bom pra tw gritão!), mas a profundidade do palco impressiona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A não ser que você ande com o banco bem próximo ao painel, o da direita vai ficar bem apontado pros seus ouvidos. Não é totalmente on, mas você estará no eixo. De quebra os peitinhos ficam mais harmônicos visualmente.

 

 

 

Harmonico visualmente? Se se f*** a estética, já to colocando 2 bolas no painel kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Harmonico visualmente? Se se f*** a estética, já to colocando 2 bolas no painel kkk

 

Eu tenho 2 vias no painel. Acredite, a diferença visual é grande. Mid de 5 ou 6 egoísta fica trambolhão.

 

Aliás, os mids eu uso mais fechados e os tws mais abertos. Ficou bem interessante o resultado.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem fotos kleber?

 

Tinha no imageshack, mas quase todas foram perdidas. Tenho que olhar no PC de casa. Nessas semanas os peitinhos estão em reforma, em umas 2 semanas estarão um pouco diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha no imageshack, mas quase todas foram perdidas. Tenho que olhar no PC de casa. Nessas semanas os peitinhos estão em reforma, em umas 2 semanas estarão um pouco diferentes.

:legal: :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 2 vias no painel. Acredite, a diferença visual é grande. Mid de 5 ou 6 egoísta fica trambolhão.

 

Aliás, os mids eu uso mais fechados e os tws mais abertos. Ficou bem interessante o resultado.

 

Coaxial 4" on-axis na GT achei grande já. 5" pra mim, ficaria inviável

 

4bB8Xe0.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coaxial 4" on-axis na GT achei grande já. 5" pra mim, ficaria inviável

 

4bB8Xe0.jpg

Alex, obrigado pela foto.. pelo que percebi no seu carro o alto falante fica na altura dos olhos. Porém no meu, a posição de sirigir é bem mais alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A não ser que você ande com o banco bem próximo ao painel, o da direita vai ficar bem apontado pros seus ouvidos. Não é totalmente on, mas você estará no eixo. De quebra os peitinhos ficam mais harmônicos visualmente.

 

 

 

Em azul você mata a reflexão no vidro e fica com o palco mais largo. Em vermelho, fica com ele mais fechado, porém um pouco mais profundo.

 

Já usei a 90 graus também, um olhando pro outro. A profundidade do palco é incrível, tudo toca lá no capu, mas o palco fica fechadão, dependendo do falante você tem um palco formando a 50cm de cada coluna... Se o tw ou mid/tw for domo, forma bem perto da coluna. Perde um tanto na resposta (bom pra tw gritão!), mas a profundidade do palco impressiona.

 

E quanto a altura de convergência dos tweeters? Deve estar na altura dos ouvidos? Um pouco mais acima? Convergindo no teto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quanto a altura de convergência dos tweeters? Deve estar na altura dos ouvidos? Um pouco mais acima? Convergindo no teto?

 

Não existe regra

 

O negócio é testar o direcionamento ANTES de fabricar as colunas definitivas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em azul você mata a reflexão no vidro e fica com o palco mais largo. Em vermelho, fica com ele mais fechado, porém um pouco mais profundo.

 

Já usei a 90 graus também, um olhando pro outro. A profundidade do palco é incrível, tudo toca lá no capu, mas o palco fica fechadão, dependendo do falante você tem um palco formando a 50cm de cada coluna... Se o tw ou mid/tw for domo, forma bem perto da coluna. Perde um tanto na resposta (bom pra tw gritão!), mas a profundidade do palco impressiona.

Eu uso em vermelho e acho meu palco muito estreito. Ele começa em uns 30 cm da coluna para o meio do painel em ambos os lados, e na profundidade sinto ele quase fora do painel... Ficou bem centralizado, mas muito estreito e perto

Queria dar um pouco mais de profundidade e largura no palco, mas também não queria refazer a coluna mais uma vez :(

Um virado para o outro nunca testei, mas é como vem "originalmente" nos carros, não?! Para 3 vias será que ficaria bom?! Tentei ajustar com T.A e Balance, mas não consegui profundidade nem largura :( Preguiça de desmontar tudo hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Um virado para o outro nunca testei, mas é como vem "originalmente" nos carros, não?! Para 3 vias será que ficaria bom?!

 

 

Totalmente off-axis (um virado p/o outro) vai perder em detalhamento e largura de palco. Tweeter não vai ficar direcionado.

 

Totalmente on-axis vc resolve os dois problemas acima mas fica com um foco mais fraco.

 

Realmente é complicado, o negócio é testar pra ver qual dessas vc pode abrir mão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Coaxial 4" on-axis na GT achei grande já. 5" pra mim, ficaria inviável

 

4bB8Xe0.jpg

 

É porque eles estão altos. Eu faço bem rente ao painel, atrapalha menos a visão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

E quanto a altura de convergência dos tweeters? Deve estar na altura dos ouvidos? Um pouco mais acima? Convergindo no teto?

 

Na altura é sempre bom fazer mais alto, o suficiente para sus ouvidos estarem no eixo vertical. Evita reflexões nas superfícies baixas também, elevando o palco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Na altura é sempre bom fazer mais alto, o suficiente para sus ouvidos estarem no eixo vertical. Evita reflexões nas superfícies baixas também, elevando o palco.

Klb, discordo MUITO disso

No EMMA tinha um Uno feito assim, tw na altura dos ouvidos (não lembro se on ou off) e a dissociação com os mids é absurda, flutuação da altura do palco excessiva

Sem no mínimo um TA não tem como isso chegar pelo menos perto do razoavel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Klb, discordo MUITO disso

No EMMA tinha um Uno feito assim, tw na altura dos ouvidos (não lembro se on ou off) e a dissociação com os mids é absurda, flutuação da altura do palco excessiva

Sem no mínimo um TA não tem como isso chegar pelo menos perto do razoavel

 

Estava falando só do direcionamento, não da posição. A posição tem que ser a mais próxima do mid possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...