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pr_miguel

Direcionamento

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Há algum tempo o pessoal aqui defendia este ou aquele direcionamento dos falantes, com a intenção de centralizar o foco ou mesmo de atenuar algumas freqüências indesejáveis.

Acho que com mais e mais players contando com TA, o direcionamento foi ficando meio que todo voltado ao motorista.

Alguém tem usado diferente?

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SEMPRE egoísta... porém menos rígido, pra aproveitar um pouco as reflexões internas e esticar o palco um "tequim".

 

Ôn Aquissis forévis!

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É, esse é o mais comum. Mas sei de pessoas que não usam assim. Criei este tópico pra gente discutir isso, pois faz tempo que esse assunto não aparece e algumas opiniões podem ter mudado.

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os meus mids são para serem usados em free-air, o lado do passageiro tem como direcionar legal p/ motorista, mas o lado do motorista não tem muito não....

os tw sussegados em colunas, por isso estou pensando no "very old school" de fazer cruzado mesmo!!!

loljl8.gif

 

abs!

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Tudo depende dos cortes.

 

Meus midbass vão ficar nas portas totalmente off-axis. Mas como vou cortar em 200-250Hz não preciso de direcionamento.

 

Já os meus tw/midrange ficarão na coluna, e provavelmente terão um direcionamento mais egoísta.

 

Abraços!

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Tudo depende dos cortes.

 

Meus midbass vão ficar nas portas totalmente off-axis. Mas como vou cortar em 200-250Hz não preciso de direcionamento.

Vou te dizer que mesmo cortando baixo se o mid estiver direcionado ajuda sim....

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Olha cortando abaixo de 200Hz, eu diria que não faz diferença alguma. Pelo menos pra mim.

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Olha cortando abaixo de 200Hz, eu diria que não faz diferença alguma. Pelo menos pra mim.

Eu já escutei carros com o mesmo sistema e cortando baixo...um mid em pezinho direcionado e outro em doorpod, nem portas tratadas eram....e o som era mais agradavel direcionado....cortando em 250hz.

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Eu já escutei carros com o mesmo sistema e cortando baixo...um mid em pezinho direcionado e outro em doorpod, nem portas tratadas eram....e o som era mais agradavel direcionado....cortando em 250hz.

marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Marcelo, quando você diz os falantes da esquerda, você quer dizer os falantes do lado do motorista né?

 

E quando você diz os falantes, isso quer dizer todas as vias?

 

Eu ia fazer no meu carro como disseram aí em cima, cruzado, sendo assim, os tws eu poderia usar do modo egoísta? Ou teria que ser cruzado também?

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

Fader? Balance, ñ? Foi o q eu fiz.

RTA? Em Natal? o-o- Tem nada. :unsure:

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

O direcionamento pode não ter mudado, mas alguns conceitos mudaram... Quando eu disse que tinha que jogar o balance pra direita com os falantes "na cara", porquê a diferença no SPL jogava o palco pra esquerda, teve muita gente torcendo o nariz... os mesmos que estão te ajudando a afinar o set... :vts

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Tudo depende dos cortes.

 

Meus midbass vão ficar nas portas totalmente off-axis. Mas como vou cortar em 200-250Hz não preciso de direcionamento.

 

Já os meus tw/midrange ficarão na coluna, e provavelmente terão um direcionamento mais egoísta.

 

Abraços!

Meu próximo set, com os fullranges nos pezinhos, vão ficar mezzo egoísta, mezzo refletido.

 

Como são 2 fulls em cada pezinho, um vai na base do headshot, o outro apontado pra cima, rebatendo no painel, pois o corte do tweeter vai ser em 8khz 1a ordem, pra não quebrar o palco.

 

HOJE, com mid e tw separados, porém alinhados, o foco tá muito bom, nem parece que o corte tá alto. A idéia é manter isto, usando TA separado pros tweeters.

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

O direcionamento pode não ter mudado, mas alguns conceitos mudaram... Quando eu disse que tinha que jogar o balance pra direita com os falantes "na cara", porquê a diferença no SPL jogava o palco pra esquerda, teve muita gente torcendo o nariz... os mesmos que estão te ajudando a afinar o set... :vts

Eu me lembro quando você falou isso. Na época eu tava com o 7894. Tentei usar o TA em conjunto com o balance, mas achei que não rolou. Por exemplo, pra mim o TA dava algo em torno de 1,5 ms. Se eu usasse o fader em 1, na minha percepção passava do ideal. Só se o 1 da escala do balance fosse grande demais, devendo ser 'zero-vírgula-alguma-coisa'. Se eu deixasse o TA em menos para usar o balance, melhorava um pouco, mas aí eu achava que o resultado era inferior a usar só o TA. Sei lá, acabei usando só o TA mesmo. Mas acho que realmente o SPL de ambos os falantes dentro do carro seja diferente para o motorista, devendo ser regulado.

 

Eu nunca tentei, mas e ambos apontando para o centro? Não ajudaria a formar uma imagem mais centralizada? Com a ajuda do balance ou mesmo da regulagem de ganho feita lá no amplificador (deixando um pouco menos de ganho para o motorista) o resultado não pode ser satisfatório?

 

Esse cruzado eu sempre ouvi dizer, mas acho meio esdrúxulo...

Edited by pr_miguel

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

 

OFF: pois é...

 

o rta free é alguma coisa, mas tem users que postaram nesse topico que tem RTA L4 com serial e ainda não repartiu o pao.... [^]

 

abs!

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HOJE, com mid e tw separados, porém alinhados, o foco tá muito bom, nem parece que o corte tá alto. A idéia é manter isto, usando TA separado pros tweeters.

Que TA? Não vai usar o Godzilla (dinossauro japonês, mais conhecido como Nakamichi)?

 

:vts

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abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

 

OFF: pois é...

 

o rta free é alguma coisa, mas tem users que postaram nesse topico que tem RTA L4 com serial e ainda não repartiu o pao.... [^]

 

abs!

TrueRTA? Eu tenho... em algum CD...

 

No emule tem... já com crack e tudo.

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

 

OFF: pois é...

 

o rta free é alguma coisa, mas tem users que postaram nesse topico que tem RTA L4 com serial e ainda não repartiu o pao.... [^]

 

abs!

TrueRTA? Eu tenho... em algum CD...

 

No emule tem... já com crack e tudo.

:+1

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Que TA? Não vai usar o Godzilla (dinossauro japonês, mais conhecido como Nakamichi)?

 

:vts

O Sony 707DX mesmo... quebra um galhasso! Áudio legal (veja bem... podia ser pior... mas me surpreendeu positivamente. Assinatura sônica não é tão boa, mas é bem detalhado) TA bem preciso (primeira vez que vejo a medida com trena REALMENTE bater com a zoreial)... Vou mantê-lo até poder trocar por um DRZ.

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marcelo, 100% motorista ou cruzado?

 

abs!

Na verdade sempre consegui bons rendimentos direcionando os falantes da esquerda para a altura dos ouvidos esquerdos passando uns 5/10cm a esquerda do mesmo, e os falantes da direita passando a uns 20 cm do ouvido da direita em direçao ao centro do carro.

Fiz assim tb. :legal: Ficou um pouco puxado p/o lado do motorista, mas dei um jeito.

Vc tem que acertar ou no fader ou no ganho do ampli, o ideal é vc colocar o RTA e medir o spl apenas com os falantes da direita, acertando os 87 db's, e medir o spl do esquerdo acertando os 87db's..para no total darem os 90db's com o microfone na posição dos ouvidos.

 

OFF: pois é...

 

o rta free é alguma coisa, mas tem users que postaram nesse topico que tem RTA L4 com serial e ainda não repartiu o pao.... [^]

 

abs!

TrueRTA? Eu tenho... em algum CD...

 

No emule tem... já com crack e tudo.

:+1

eu sou "mule" nao tenho isso...

 

se alguem puder colocar no megaupload ou rapidshare ou 4shared!!!

 

 

abs!

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Eu nunca tentei, mas e ambos apontando para o centro? Não ajudaria a formar uma imagem mais centralizada? Com a ajuda do balance ou mesmo da regulagem de ganho feita lá no amplificador (deixando um pouco menos de ganho para o motorista) o resultado não pode ser satisfatório?

 

Esse cruzado eu sempre ouvi dizer, mas acho meio esdrúxulo...

Pro centro pode ajudar um pouco... mas a tendência é fechar o palco, pois você não aproveita as reflexões pra "ganhar" espaço.

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Vou ver se consigo colocar no Rapidshare dai te mando o link por MSN. Aqui no forum não rola, blz? []s

Edited by Ianaconi

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