Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

Recommended Posts

Maravilha, era isso, queria saber se esse aterramento/parafuso ja existia... Chegando em casa vou ver onde é feito... E vc vai usar cabos automotivos? To com dó de gastar 80 pila só pro BIG 3, ia fazer com aqueles da technoise, ou ia numa loja de eletrica e comprava uns industriais... Nao sei ainda, ia ter terminaid tmb... A brincadeira vai longe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a efetividade do Big3 é feita a partir da substituição dos cabos originais (preferencialmente todos) por outros de maior "porte" ou pela colocação de cabos em paralelo percorrendo o mesmo circuito

 

o que deve ser feito é o seguinte caminho:

POSITIVO

+ bat

+ alternador

+ motor de arranque

um cabo sai da bateria para o alternador, outro cabo sai da bateria para o motor de arranque, outro cabo sai do alternador para o arranque (isso é o ideal, afinal, Big3 = Big Tree = Grande Árvore)

OU

um cabo sai da bateria para o alternador, outro sai do alterador para o motor de arranque

só depende da "logística" adotada em função do material a disposição e facilidade de refazer todo cabeamento

 

NEGATIVO (pode ter variação, depede do veículo)

- bat

- chassi

- bloco do motor ou câmbio

a disposição dos cabos segue a sistemática da parte positiva

quanto a ONDE aterrar no bloco do motor, todos tem possibilidade de se colocar um parafuso para aterramento, caso já não tenha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maravilha, era isso, queria saber se esse aterramento/parafuso ja existia... Chegando em casa vou ver onde é feito... E vc vai usar cabos automotivos? To com dó de gastar 80 pila só pro BIG 3, ia fazer com aqueles da technoise, ou ia numa loja de eletrica e comprava uns industriais... Nao sei ainda, ia ter terminaid tmb... A brincadeira vai longe...

 

Já existe, resta você identificar aonde ele é feito. Tem carro que abrindo o capo, dá pra olhar muito bem tudo. No meu vectra, o alternador, motor de aranque e os aterramentos ficam muito mas muito escondido, só visivel com elevador olhando de baixo e tirando algumas peças. Se tu não conseguir descobrir sozinho e tiver algum serviço agendado, vale a pena perguntar na concessionária.

 

Eu quero usar automotivo, mas tá dificil achar um com 100% de cobre e aonde o venda, sem ser muito caro E ainda mas porque quero usar 54mm. O connection de 54mm que é bem denso custa coisa de 90 reais o metro, muito caro. A grande maioria é cabo CCA que é um lixo, quase tudo só alúminio, cabo grosso que devia ser pesado mas é leve leve. Meu instalador falou pra usar residencial de marca boa, pirelli e uma outra marca que esqueci, mas eu queria automotivo mesmo, por conta da flexibilidade. Os terminais já comprei da tsunami.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu usei cabo pra máquina de solda

teoricamente tem que ser cobre puro, se não dá mer**

e é bem flexível

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, abri o capô do meu corolla e quase cai pra trás... O fio que sai do negativo, como muitos relataram aqui, deve ter uns 10 mm... Tem 2 pernas, uma vai pro chassi, e a outra passa em baixo da bateria, entao nao sei pra onde vai. O que sei é que vi o alternador, e tem umas 4 ou 5 ramificações saindo dele, nao sei qual é negativo, qual é positivo, e pra ficar mais legal, o corolla tem aquela capa protetora em cima do bloco do motor, ou seja, não consegui ver nada... Assim que tiver um tempinho, vou lá dar uma fuçada maior, ver se descubro mais coisas... Quanto ao cabo, vou ficar com industriais mesmo, só nao sei qual...

 

Alguem já fez no Corolla 03-08 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu usei cabo pra máquina de solda

teoricamente tem que ser cobre puro, se não dá mer**

e é bem flexível

 

Que tipo de cabo é esse Cristiano?

 

Se possível manda link dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São cabos usados pra fazer a ligação entre a máquina e o porta eletrodo

Tem que ser flexíveis o suficiente pra não atrapalhar o soldador e bons o suficiente pra transferir uma quantidade alta de corrente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São cabos usados pra fazer a ligação entre a máquina e o porta eletrodo

Tem que ser flexíveis o suficiente pra não atrapalhar o soldador e bons o suficiente pra transferir uma quantidade alta de corrente

 

Qual a marca (modelo) você comprou? E a bitola?

Editado por thiag-o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo no meu agora msm, e fazer com todo o cuidado e nos mínimos detalhes da trabalho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz no meu carro, passe o negativo da bateria para a lata do carro e o positivo da bateria pro alternador do carro.

Não cheguei a fazer o do chassi para o bloco ainda.

Porém a voltagem não subiu nada, só que agora nos picos de grave ele não cai tanto a voltagem como estava caindo antes, ele está segurando melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe é que depois que passei esses 2 cabos meu som ficou com ruídos, o som da partida sai no subwoofer e a aceleração do carro aumenta a rotação da ventoinha do meu amplificador causando um ruído irritante.

 

O que eu posso fazer para tirar esses ruídos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei no Gol G6 aqui uma Auxiliar 100ah, aterrei ela com ~1m de 16mm no cinto banco traseiro,

e passei 2 desses 16mm por ~4,5m do alternador no positivo desta auxiliar.

Cabos Residenciais. (Qto é desses de cobre puro/som automotivo?)

Estava 1 perna dessas ~4,5m em paralelo com a do cofre,

daí tirei o som pra acabamento e o carro ñ pegou fácil como de costume.

 

Qual fusível colocar na Bateria Auxiliar? (Alternador 65A Original VW)

Compensa BIG3 no meu caso?

Não encontrei ponto no alternador para o cabo de aterramento ao motor/chassis,

ele já é aterrado por estar parafusado ao motor, não!? E qual ponto no Motor/Chassis?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a efetividade do Big3 é feita a partir da substituição dos cabos originais (preferencialmente todos) por outros de maior "porte" ou pela colocação de cabos em paralelo percorrendo o mesmo circuito

 

o que deve ser feito é o seguinte caminho:

POSITIVO

+ bat

+ alternador

+ motor de arranque

um cabo sai da bateria para o alternador, outro cabo sai da bateria para o motor de arranque, outro cabo sai do alternador para o arranque (isso é o ideal, afinal, Big3 = Big Tree = Grande Árvore)

OU

um cabo sai da bateria para o alternador, outro sai do alterador para o motor de arranque

só depende da "logística" adotada em função do material a disposição e facilidade de refazer todo cabeamento

 

NEGATIVO (pode ter variação, depede do veículo)

- bat

- chassi

- bloco do motor ou câmbio

a disposição dos cabos segue a sistemática da parte positiva

quanto a ONDE aterrar no bloco do motor, todos tem possibilidade de se colocar um parafuso para aterramento, caso já não tenha

 

Discordo , a melhoria do cabo no Motor de Partida é desnecessário no caso de estar tudo em bom estado, pois ele já esta na medida apenas pra o consumo dele, vc muda o resto devido ao consumo da parte sonsora, e motor de partida definitivamente não muda nada.....

 

E digo mais temos q tomar muito cuidado ai viu, em lances curtos pode-se sim usar cabos com bitola menores sem crise nenhuma! E inclusive sem perdas, se vc não trocou de alternador original do seu carro por um de 200A, usar um cabo 0 AWG do alternador para a bateria no cofre ou um cabo de 21 a 33 mm vai dar exatamente o mesmo resultado.......

 

No Positivo, vc adiciona mais um cabo do alternador para a bateria pronto finalizou o positivo.

 

No Negativo, o alternador tem o sua parte negativa direto na carcaça, automaticamente todo o motor é negativo por assim dizer (as velas agradecem), o q vc precisa fazer é passar mais um cabo ligando a carcaça do motor ao chassis do carro ,e mais um cabo ligando o chassis do carro ao terminal negativo da bateria.

 

 

Portanto o Big 3 é tao e somente a adição de 3 cabos senhores... 1 na parte positivo a e 2 na negativa.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando um pouco, alguém já tentou no C4 ? Com o som no talo, dá uma leve baixada na intensidade das luzes internas do carro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha contribuição pro tópico:

 

 

esse vídeo ajuda a tirar dúvidas!

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To na dúvida pra fazer aqui... é só passar mais cabo auxiliar negativo e um positivo junto ao que já tem originalmente no carro? E no meu caso que tenho uma bateria auxiliar ligada ao sistema e esta é aterrada no parafuso do cinto traseiro, seria melhor então eu ligar o positivo da bateria auxiliar diretamente no positivo do alternador juntamente com um fusivel? ao invés de ligar o cabo positivo da bateria auxliar junto ao positivo da bateria original do carro? desculpem a quantidade de perguntas...

Editado por bravo.fernandes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiquei na dúvida quanto a ligação chassi - motor.

 

olhando ontem, achei esses parafusos aqui que são fáceis de tirar. gostaria de saber se pode ser preso em algum desses parafusos que marquei:

bigtree2_zpsfd4d6786.jpg

bigtree3_zps924fabfc.jpg

 

Obrigado.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu teria preferencia por aterrar na lata e não no motor..

 

sim, mas de qualquer forma, existe um aterramento original do motor na lata. e no bigtree se redimensiona esse aterramento tb... inclusive esse aterramento é um dos mais importantes de todos, pois o alternador é aterrado no motor, e se o motor não estiver aterrado na lata, a bateria não vai carregar e o motor não vai funcionar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Big3 feito no meu new civic, agora só falta colocar uma bateria nova!

 

ApkHVUi.jpg

 

OTg9rXA.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dconet: blz? Chegaste a medir a voltagem de antes e depois da modificação ? Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...